Família Hoffmeister

Confira logo abaixo algumas informações da origem do sobrenome da família Hoffmeister. Esta é uma família alemã que tem o seu espaço no Brasil – principalmente no sul do País. Veja as informações que conseguimos para você.

O sobrenome Hoffmeister, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Hoffmeister

Este é um sobrenome alemão. Ele tem sua origem derivada de uma atividade profissional. A palavra Hoffmeister significa chefe ou professor de pátio. Assim eram chamados os professores que reuniam as crianças da região no pátio de sua casa e ensinava-lhes, dava as lições.

Os Hoffmeister vieram da Alemanha para o Rio Grande do Sul em 1826 e instalaram-se na Real Feitoria do Linho Cânhamo, onde hoje localiza-se a cidade de São Leopoldo (na região metropolitana de Porto Alegre).

Atualmente há vários Hoffmeister em Campo Bom, Novo Hamburgo, Taquara, São Leopoldo e outras cidades do Rio Grande do Sul. Conta-se que com o passar dos anos um dos irmãos Hoffmeister, insistindo na ideia de casar-se com uma moça de outra religião, desagradou os demais familiares que tentaram dissuadi-lo da ideia. Como o rapaz não desistiu, a família resolveu virar-lhe as costas e como sinal de reprovação, obrigou-o a modificar a grafia do seu nome, passando de Hoffmeister para Hofmeister.

Curiosidades

Família Hoffmeister também é o nome dado a uma família de asteroides que existe a mais de 100 milhões de anos. Ela está localizada no cinturão principal de asteroides e é bem conhecida entre os estudantes do espaço.

Variantes do sobrenome Hoffmeister

As grafias mais encontradas para este sobrenome são Hoffmeister e Hofmeister. Estes são os modelos utilizados para este sobrenome. Outras variantes deste são desconhecidas, mas devido ao tempo, pode ser que elas existam.

Brasão da Família Hoffmeister

Um dos brasões encontrados para a família Hoffmeister é feito de um escudo com um muro vermelho na diagonal. A parte acima do muro é feita de azul representando o céu com um asteroide com uma espécie de estrela de seis pontas, em prata e ouro. No muro são encontradas três flores brancas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

10 Comentários

  1. Larissa Francieli Debus Hoffmeiser says:

    Sou Larissa Francieli Debus Hoffmeister, tenho 14 anos, meu pai é Hoffmeister, casado com uma Debus. Meu nome foi registrado com ff.

    • Ana Paula Grzybowski says:

      Oi Sou Ana Paula Hoffmeister (nome de casa),meu pai Lindolfo Hoffmeister, filho de Arlindo e Rosa Hoffmeister que moravam em Canela no RS>

    • maria da graça says:

      bom dia fico muito feliz por uma hoffmeister entrar em cont.
      a bastante tempo procuro dados sobre meu avo,sou flha legitima de analio vargas hoffmeister, filho legitimo de felipe edmundo muller hoffmeister,casado c maria gonçalina vargas filha legitima de isaltina vargas nacimento vargas, mas preciso saber sobre meu bisavo pai de felipe edmundo,so sei q ele veio bem pequeno p o brasil e foi feito novo registro ,portanto devia ter registro c outro nome na alemanha se puderes me ajudar procuro o registro de obito dele possivel ano de 1960. podes me informar o nome de teu pai e avos p ver a q ramo pertences>?

  2. Ana Paula Grzybowski says:

    Sou Ana Paula Hoffmeister, filha de Lindolfo Hoffmeister,nascido em canela,RS, filho de Arlindo Hoffmeister e Rosa Hoffmeister.

  3. maria da graça h. says:

    sou neta de felipe edmundo muller hoffmeister,ele separou se de minha vo paterna, ela veio p porto alegre e numca mais soube dele,um dia uma diretora do colegio inti tuto de educaçao flores da cunha aqui em p.alegre me chamou e d ise q meu avo queria falar c meu pai estava internado na sta casa e queria ver os filhos ,mas uma tia nao deixou eu contar ao meu pai. desde en tao procuro pela diretora que o conheceu.esta e a primeira vez que entro aqui para solicitar este pedido.espero resposta.ok?

  4. maria da graça h. says:

    sou neta de felipe edmundo muller hoffmeister,ele separou se de minha vo paterna, ela veio p porto alegre e numca mais soube dele,um dia uma diretora do colegio inti tuto de educaçao flores da cunha aqui em p.alegre me chamou e d ise q meu avo queria falar c meu pai estava internado na sta casa e queria ver os filhos ,mas uma tia nao deixou eu contar ao meu pai. desde en tao procuro pela diretora que o conheceu.

  5. Tania Lima says:

    Minha avó materna Olivia Hoffmeister nascida em Bento Gonçalves veio pra Curitiba qdo minha mãe tinha seus 7 anos e aqui faleceu. Minha mãe Etelvina Périco tinha muita vontade de conhecer os tios e tias, mas faleceu com essa vontade. Se alguém tiver alguma informacão , me mande por favor. Obrigada!!!!

  6. vitória Azevedo says:

    A bisa do meu pai era dessa família, mas quis casar com um bugre então cor doze anos foi deserdada e fugiu. Acho que para onde é hoje tabai, antes era Taquari, mas não sei de onde ela era se alguém souber

  7. Katucha Hoffmeister says:

    Uma história parecida aconteceu com meu avô Alvízio Oscar Hoffmeister, ele conheceu minha avó Olga Kappel, e ele era pobre e minha avó rica de família nobre, a informação que temos é que a família da minha avó não deixou o casamento deles acontecer por causa da diferença de classe, foi aí que meu avô e avó fugiram pra SC, na cidade de Chapecó, onde nasceu meu pai. Se alguém tiver mais alguma informação, por favor me passe! Eu não conheço ninguém da família do meu avô, devido essa história. Nunca mais meu avô manteve contato com a família dele, nem minha avó com a família dela… Eles já são falecidos.

  8. Ramiro Hofmeiste Martins-Costa says:

    Trata-se de Ulrich Hoffmeister, pai do saudoso Dr Carlos N. Hofmeister (um dos primeiros pediatras do RS). Ulrich, natural de Dios Irmãos, ao se registrar em Santa Maria teve o sobrenome alterado para Hofmeister. Reparem a assinatura do Ulrich (na época com 29 anos) com ff e o nome registrado, com um f só, no documento do linck abaixo.

    https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=87ef26c0c3&view=att&th=12492402a08c04f7&attid=0.1&disp=emb&realattid=0.2&zw&atsh=1

Deixe um comentário