Família Hellmeister

A família Hellmeister é pouco conhecida no Brasil. Este sobrenome raro de se encontrar faz com que os seus descendentes ainda tenham contato com a cultura do seu país de origem, que é a Alemanha. Veja abaixo algumas das informações, curiosidades e mais dos Hellmeister.

O sobrenome Hellmeister, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Hellmeister

Este é um sobrenome alemão. Ele composto por duas partes. A palavra Hell é um toponímico para o homem que viveu na cidade de Heller. Algumas pessoas vieram dessa cidade, o que fez com que eles fossem reconhecidos como Hellmeister.

Posteriormente, descendentes que vinham deste lugar acabaram por se espalhar pelo resto da Europa, formando assim outras famílias com origem em outros países. Mesmo com descendentes de origens diferentes, o sobrenome tem a sua origem na Alemanha.

Este é um sobrenome que provavelmente tem só uma origem. Se repararmos que este é composto por uma palavra Alemã e originário da cidade de Heller, devemos reconhecer que é quase impossível encontrar outras origens para ele. Mesmo assim, pessoas que não possuíam o mesmo sangue adotaram o sobrenome, o que faz com que esta não seja uma só família.

Curiosidades

O sobrenome vem do alemão Heller (luz) e Meister que tem a tradução de campeão. Sendo assim, o significado de Hellmeister pode ser campeão da luz.

Variantes do sobrenome Hellmeister

Uma das variantes de Hellmeister foi Ihellmeister. Este também não é um modelo conhecido deste sobrenome. Por esse motivo, se Hellmeister já não é tão conhecido, fica praticamente impossível encontrar descendentes que portam o sobrenome com a grafia Ihellmeister.

Brasão da Família Hellmeister

Não foi encontrado um modelo de brasão para a família. Esta é uma família pouco conhecida e provavelmente não houve ainda a oportunidade de ser reconhecida ao ponto de receber um brasão das armas. Pode ser que o modelo do brasão exista, mas este não foi reconhecido, assim como a família Hellmeister também não tem tanta popularidade.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

12 Comentários

  1. Ronaldo Maciel says:

    Eu também gostaria de obter mais informações a respeito dos meus antepassados. Sei que minha Avó tinha aproximadamente 11 entre irmãos e irmãs.
    Mas não sei muita coisa, pois minha avó tinha nascido em 1900.

  2. Ronaldo Maciel says:

    Ola , Minha Avó se chamava Margarida Hellmeister, sei que minha avó era de Charqueada e meus bisavós vieram de Rio Claro. Na minha familia não existe mais este sobrenome.
    Mais se que na Alemanhã é bem antigo este sobrenome. A origem do nome vem dos ferreiros que forjavam o ferro A Palavra Hell vendo do fogo, que significa luz, conhecimento e transformação.
    Eles trasmutavam um elemento para o outro. Por isso eram mestres de luz e o nome Hellmeister vem disso.

  3. Adriana killer says:

    Olá!!! Minha tataravó Marcolina Hellmeister, casou-se com Carlos Killer, em Cordeirópolis, fazenda Ibicaba… Consta chegada dos colonos imigrantes, muitos alemães, suíços por volta de 1856, antes mesmo da abolição da escravatura… Sei que o pai da minha tataravó chamava-se Philipe Hellmaister e sua mãe Valentina…

  4. Ubiratã Lopes Paccini says:

    Estou tentando encontrar os ancestrais do meu pai, nascido em Rio Claro, no dia 8 de fevereiro de 1917, filho de Júlia Helmeyster Pacini e João Pacini. Não consigo localizar esta família Helmeyster de Rio Claro . Meu irmão já esteve na cidade de Rio Claro, mas pouca coisa conseguiu a não ser algumas informações da família Pacini.
    São parentes de Arthur Pacini e de Alcides Pacini, que moraram em Lins, estado de São Paulo.

  5. César José Hellmeistere says:

    Bom dia,
    Estou estudando a possibilidade de conseguir cidadania alemã, você poderia me ajudar a respeito, minha família é grande e os documentos estão perdidos.

  6. Tania Aparecida says:

    antonio M Hellmeister.

    Hoje conseguimos encontrar os nomes de meus triavós: são Valentin Martins Hellmeister e Maria
    José Leite, através da certidão de nascimento de um irmão de minha avó, onde constava osnomes dos avós dela, o nome de minha bisavó era Olympia Rodrigues Hellmeister.
    Caso você tenha alguma informação mande pelo meu e-mail: tania_dsd@yahoo.com.br.
    Obrigado

  7. Tania Aparecida says:

    Bom dia, Antônio
    Desculpe pelo atraso na resposta, pois é, por parte de meu avó Attilio Fantucci, a família é imensa e nós ainda não conseguimos concluir.

    A única que sei é nome de minha bisavó como relatei : Olympia Rodrigues Hellmeister casada com
    José Rodrigues dos Reis(bisavó) e tiveram os seguintes filhos: Vicente, Braz (que devido a um acidente de trabalho perdeu parte do braço),Lazaro Rodrigues dos Reis(com quem tive muito contato, mas é falecido),Filomena e a Tia Maria, e minha avó paterna Lazara Rodrigues, sei que nasceram em Jaú-Sp e mais nada. Estou tentando mais informações mais a maioria faleceram.

    Obrigado Tânia

  8. antonio M Hellmeister says:

    Tânia, vamos lá. Eu posso te ajuda, mas preciso do nome do seu trisavô, tem?
    Aí, eu te enviaria tudo o que você precisa dos seus ancestrais.

  9. Tânia Aparecida Fantussi says:

    Boa Noite,
    Eu, Tãnia Aparecida Fantussi, estou a procura das origens de minha bisavó paterna seu nome era Olympia Hellmeister, casou com Jose Rodrigues, acrescentou o Rodrigues meu Bisavó.
    Gostaria de saber onde posso conseguir estas informações

  10. RUY HELLMEISTER says:

    O sobrenome HELLMEISTER , segundo meus ancestrais vem de origem da profissao do Homem que ascendia os postes na epoca em que nao havia luz eletrica , ou seja , HELL ( CLARO ) MEISTER (MESTRE) , SERIA ENTAO OS MESTRES CLAROS

  11. Oswaldo Hellmeister Junior says:

    O sobrenome Hellmeister é constituído de duas palavras: um adjetivo (hell) e um substantivo (meister). Quanto a Hell ser um topônimo, tenho dúvidas e sérias, como adjetivo significa: claro, iluminado, derivado de heller = luz. Posto que meister significa, entre outras coisas “professor”.
    A tradução para Hellmeister é Professor Claro, Mestre Iluminado, ou simplesmente Bom Professor.

Deixe um comentário