Família Guimarães

O sobrenome Guimarães é muito conhecido no Brasil, porém não chega a ser tão popular quanto o sobrenome Silva ou Souza. Veja a seguir seu processo de formação, suas curiosidades e modelo de brasão.

O sobrenome Guimarães, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Guimarães

Guimarães é de origem toponímica. Segundo historiadores ele tem origem Germânica. A palavra primitiva que deu origem a esse nome é wigmar e seu significado é cavalo de guerra. Posteriormente formou-se o nome Vimara e depois originou Wimaranis (terra de cavalo de batalha), que acabou sendo o nome de uma vila.

Acredita-se que os primeiros conquistadores tenham surgiram do norte de Portugal, por isso ficaram conhecidos como Vimaranis e mais tarde como conquistadores.

Nesse local houve a construção da cidade de Guimarães por volta do século V. O mosteiro foi o primeiro a ser construído e em seguida o castelo. Sendo assim, as pessoas fixaram-se ao seu redor e formaram povoados, vilas que deram origem a cidade.

Segundo os historiadores, ocorreram muitas peregrinações para esse Mosteiro Real. Ele recebia inúmeras doações de nobres e reis da época. Nesse contexto, Guimarães tornou-se uma cidade importante e virou a capital do condado, sendo imposto por D. Henrique. e D. Afonso, filho de D. Henrique, que nasceram nessa cidade. Vale ressaltar que este foi o fundador do Reino de Portugal.

Curiosidades

Com a formação da cidade de Guimarães, o Mosteiro Real e a elevação da cidade a capital do condado, pessoas que moravam nesse local aderiram o sobrenome para serem identificadas como cidadãos desta cidade. Assim, surgiu o sobrenome Guimarães.

Variantes do Sobrenome Guimarães

O sobrenome Guimarães, diferente dos outros, apenas foi uma derivação de Wigmar, passando para Vimara e depois para Wimaranis, até ganhar a forma que tem hoje. Sendo assim, sua única grafia conhecida é Guimarães, sem nenhuma variação.

Brasão da Família Guimarães

O brasão da Família Guimarães é constituído por três cores: branco, vermelho e azul. As cores brancas e azuis são o esmalte do escudo e no centro há figura de um leão azul. O leão representa bravura, domínio e guerra. Já a cor azul representa a nobreza e soberania. A cor vermelha representa os guerreiros e o sucesso da guerra.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

101 Comentários

  1. Jader Pinheiro Guimaraes says:

    Meu nome é Jader Pinheiro Guimarães. Muito orgulho deste sobrenome herdado do meu avô.

    Sugiro que todos os Guimarães fomassem um grupo.

  2. fabio says:

    boa noite alguém tem o sobrenome Gonçalves ribeiro guimaraes ?

  3. GUIMARAES says:

    JOAO FERREIRA GUIMARAES FILHO DE JAO BARBOSA DA CRUZ E URSULINA MARIA DO CARMO

  4. João Victor Rochaite Guimarães says:

    Meu nome é João Victor Rochaite Guimarães e meu pai é (Josiel da Silva Guimarães) e meu avô é (João da Silva Guimarães)

  5. Anderson Guimarães says:

    Meu Nome é ANDERSON DOS SANTOS GUIMARÃES

  6. Duarte Nuno M. Ferreira Guimarães says:

    Sou um Guimarães com grande orgulho. Estou a tentar construir a minha árvore e gostava de conhecer pessoas que me ajudassem nessa tarefa. Meu avô e meus tios avôs nasceram em Belém e sei que um deles ficou no Brasil. Era Arlindo da Costa Guimarães. Um dos meus tios avô era o pintor Valdemar da Costa Guimarães. Alguém me pode ajudar? Muito obrigado. O meu email é: dunoguimaraes@gmail.com

    • Almir dos Santos Guimarães says:

      Olá primo..Por coincidência meu tio avô tinha exatamente esse nome: Arlindo da Costa Guimarães, só que aqui no semi-árido nordestino. Eis meu zap, 04183 9. 99485048 (TIM). Criamos um grupo com todos os Guimarães espalhados pelo país, termos honra q vc faça parte,,E recentemente organizamos o segundo encontro anual em Cabaceiras – PB. Abraços

  7. Ana C B Guimarães says:

    Sou Ana Cintia Borges Guimarães, filha de Cenon Prado Guimarães e neta de Joaquim Guimarães de Souza. Moro na Austrália.

  8. Milton Guimarães Neto says:

    Sou Milton Guimarães Neto,
    filho de (Milton Guimarães Filho),
    e neto de (Milton Guimarães e Magdalena Tapajós Guimarães).

  9. vicente says:

    meu nome Vicente de Paulo Guimarães, sou de Sabará mg
    ]

  10. Wesley says:

    Eu sou Wesley de Souza Guimarães, filho de Salvador Guimarães, bisneto de José Guimarães um dos fundadores da vila de Umbaúba, na cidade de Rio do Antônio BA. Meu bisavô hj tem seu nome na principal rua da vila. É muito orgulho pertencer a uma família tão grande e tradicional vinda dos colonizadores portugueses

  11. ana claudia guimarães says:

    Ola sou Ana Claudia Guimarães meu pai Jorge Luiz Guimarães filho de Vitor Luiz Guimarães.
    sou de sao João da boa vista .sp interior
    o meu avó nasceu em minas gerais.
    19 994500930 zap

  12. Marta Guimarães says:

    Sou Marta Guimarães. Meus ascendentes são de Portugal! ♥

  13. Silvio jose schmitz guimaraes says:

    Sou Silvio jose schmitz guimaraes, sou de viamão Rio Grande do Sul, meu pai, Jose Leopoldo guimaraes, e avos sendo.Palmira Bernarda dos santos e Leopoldo jose guimaraes..

  14. Luan says:

    Sou Luan Guimarães Werneck, meu avó é Elisa Guimarães alguém. 24 988094663 ZAP minha família é de são Vicente aonde existe uma igreja dá família Guimarães…

  15. Samara says:

    Boa tarde sou Samara Guimarães sou de campina grande PB moro agora no rio RJ sou filha de Rita Guimarães tem como matriarca teonilia Guimarães

  16. Isabela Maria Luciano Guimaraes says:

    Bom dia . Gostaria de localizar parentes em Portugal. Sou filha de Alberto de Sousa Guimarães irmão de Serafim de Sousa Guimarães. Tenho primos lá e perdi contato faz tempo. Gostaria de localizá-los e ter a árvore genealógica da família. Estou no Brasil cidade de Brasília. Tenho mais dois irmãos Ana Lúcia e Manuel Fernando. Meus tios e primos moravam em Ermesinde Portugal. Ficaria feliz de encontrá-los. Obrigada.

  17. izabel de Azevedo Guimarães says:

    Meu bisavô transmitiu para toda família o orgulho de ser Guimarães. O pai dele era da cidade Guimarães, cidade-útero de Portugal. Tenho muito orgulho de ser Guimarães, de pertence à gênese de guerreiros.Meu bisavô era Joaquim Leite Guimarães, meu pai Sebastião Guimarães. Sou de Caxias-Maranhão

    • Duarte Nuno M. Ferreira Guimarães says:

      Olá Isabel. Também eu tenho muito orgulho de ser um Guimarães, sobrinho neto do pintor brasileiro Valdemat da Costa Guimarães, filho de Evaristo Lopes Guimarães, meu bisavô.Vivo em Guimarães e segundo parece também o meu bisavò o era. Sou Duarte Nuno Guimarães e tenho o email: dunoguimaraes@gmail.com. Obrigado

      • Marcos Daniel de araujo says:

        Ola bom dia ,embora eu não tenha Guimarães no nome meu pai tem Guimarães e avos sobrenome pereira meu avô veio da Baia para minas gerais proximo a governador Valadares saiu meio fugido devido a problemas com fazendeiro vizinho ,abandonou sua fazenda que posteriormente veio a pertencer ao presidente garrastazul medice ,desculpe meu português é ruim, minha vó se chamava Teotonia Doroteia pereira era da familha dos linos pereira de santa efigenia de minas até são pessoas da politica que para mim nao são grandes coisa. Preso muito estes sobrenome de meus avós.abrasos.

  18. Clóvis says:

    bom dia meus Ilustres!. sou da família Guimarães Materno, Obs: Avó materna são das famílias Ferreira de Mello, ou Mello, Campos e Rodrigues Paterno. Também amo esses sobrenomes! por favor? Alguém tem como me dar uma Luz? tenho ascendência de portugueses e de hebreus…ou judeus!..Nasci no interior de São Paulo, Araras… Meus PAIS passaram por muitos lugares!..rsrsssrss…que eu me lembro? Rio Claro, Descalvados, Conchal, Mogi-Mirim, Campinas, etc.. Desde já..muito agradecidos!

  19. Bom dia grande e orgulhosa família. Não esqueçamos de por nossos contatos. Esses são os meus:

    E-mail: almirphotus@gmail.com

    Facebbok: Almir Guimarães – Soledade – Paraíba

    Whatsapp: 83 99948-5048

  20. ALMIR DOS SANTOS GUIMARAES says:

    Bom dia grande e histórica família GUIMARÃES. Me chamo Almir dos Santos Guimarães, sou filho de Adauto Alves Guimarães; Neto de Crispim Alves Guimarães e Bisneto de Ulisses Ferreira Guimarães. Moro na cidade de Soledade, mas nossos familiares se espalham por todo Cariri do estado da Paraíba. Somos uma família de etnia caucasiana e conforme pesquisei nossas origens portuguesas, meus antecedentes têm as mesmas características dos povos antigos fundadores da cidade de Guimarães em Portugal. Estou tentando montar nossa árvore genealógica mas não é fácil. Acho devemos nos unir e descobrir nossas origens e ramificações. Agradeceria imensamente a quem me passasse alguma informação de algum fato sobre a migração da nossa família para o nordeste brasileiro, em especial a Paraíba. Sou fotógrafo profissional, seguindo a tradição familiar, já que meu pai foi o primeiro fotógrafo da região. Creio que com certeza somos todos o mesmo sangue, pois segundo meu avô, um Guimarães sempre se orgulhou do sobrenome e não deixava que outro sobrenome o omitisse historicamente. Esse é meu e-mail: almirphotus@gmail.com – Facebook: Almir Guimarães – Soledade – PB – Whatsapp: 83 99948-5048. Abraços a todos!!

  21. Fabio says:

    Boa noite tenho algum parente rico aí kkkkkkk Fábio Gonçalves ribeiros Guimarães

  22. Fabio says:

    Boa noite eu também fiquei surpreso pelo meu nome mais uma coisa não entendo porque não sou rico kkkkkkk Fábio Gonçalves ribeiro Guimarães

  23. Duarte Nuno M. Ferreira Guimarães says:

    Tenho um orgulho imenso em ser um Guimarães. Embora de origem portuguesa, os meus avós nasceram no Brasil (Belém e Pará). O meu bisavô era o comendador Evaristo Guimarães, que foi um grande negociante de borracha em Manaus. O meu tio avô era o pintor brasileiro Waldemar da Costa Guimarães.Estou a fazer a árvore genealógica e gostava de saber se ainda tenho família no Brasil. Podem contatarem-me através do facebook em nome de Duarte Guima. Obrigado

  24. Joelson Albano Guimarães says:

    Sou o Joelson Albano Guimarães….
    Bisnetos de Varela Agostinho Guimarães,
    neto de Agostinho Canhungo Guimarães,
    filho de João Piedade V. Guimarães
    e de Sandra Maria A. Guimarães…

    Independentemente de quem Ela será, mas meus descendente serão
    ( assim; Admar ……………. Guimarães, Joelma …………. Guimarães e Waldemar ………… Guimarães)

  25. Rodrigo Guimarães says:

    Massa quantos Guimarães por aqui rsrsrs poderia criar um grupo Guimarães neh kkk

  26. vanda says:

    Amo ser uma Guimarães…Me chamo Vanda Ap Guimarães ,filha de João Antonio Guimarães,Neta de um Gaúcho chamado João Guimarães….
    bj no coração de todos os Guimarães……

    • Monica Guimarães says:

      Oi Vanda, sou Guimarães gaúcha de Ibiruba RS, filha de Justino Guimarães Neto, neta de Carlos Boaventura Guimarães, bisneta de Benjamim Guimarães e tataraneta de Domingos Guimarães de Passo Fundo RS

  27. Caio Tibúrcio says:

    Sou conhecido como Caio Tibúrcio e sou da Família Guimarães. Nasci em Patos de Minas (MG).

    Meu pai chama-se Baltazar Guimarães Silva e vai fazer 91 anos nesta semana. Ele nasceu na localidade de Santana de Patos, onde a família tinha terras.

    E morou em outra localidade onde membros da família eram fazendeiros e que hoje se chama Guimarânia (MG).

    A cidade de Guimarânia (MG) fica entre Patrocínio e Patos de Minas.

  28. Luiz Guimarães says:

    Ana Lucia Guimarães, eu tenho parentes com o nome de José Guimarães.

  29. Luiz Guimarães says:

    Bom dia, como tem Guimarães espalhado pelo Brasil!
    Nasci no Brasil, mas sou filho de Portugueses e atualmente estou fazendo a Genealogia (buscando parentes).
    Meu pai nasceu em Queirã, Vouzela, Portugal.
    Alguém por aí com descententes neste local?

  30. Elizabeth Guimarães says:

    Sou Elizabeth Guimarães tenho orgulho do meu sobrenome. Meu pai era Octávio Jarbas Guimarães e por coincidência minha mãe quando solteira o seu sobrenome também era Guimaraes, eles se casaram e o juiz de paz deveria ter colocado o nome da minha mãe de Olga Guimarães e Guimarães naquela época não fizeram. Então, eu tenho Guimarães pelo lado do meu pai e da minha mãe. Duas vezes Guimarães é o máximo.

  31. LUIZ ANTONIO GUIMARÃES says:

    LUIZ ANTONIO GUIMARÃES FILHO DE JOSE PEREIRA GUIMARÃES POPULAR ZELAU
    TENHO ORGULHA DE SER GUIMARÃES

  32. Adriana says:

    Olá á todos!! Meu nome é Adriana Guimarães. Sou neta de Maria Isaltina Guimarães e filha de Antônio Guimarães dos Santos.
    Tem algum parente direto, aí??

  33. Adhemar Guimarães Jr. says:

    Muito bom saber um pouco de nossas origens.
    Bom também saber a nossa trajetória até aqui.

  34. gilberto de lima guimarães says:

    Tenho orgulho de ser um GUIMARÃES, no exercito meu nome de guerra era GUIMARÃES, na Polícia Militar também foi GUIMARÃES por 28 (vinte e oito) anos de serviço, sou mais conhecido como GUIMARÃES.

  35. Domingos Sávio de Novaes says:

    Também me sinto orgulhoso em ser membro da família Guimarães, apesar de não ter em meu nome. Sou Domingos Sávio de Novaes, brasileiro, casado, servidor público, filho de Amauri Guimarães Novaes e Maria do Carmo Novaes,natural de Floresta/PE. Sou trineto de Miguel Francisco de Lisbôa e Guimarães, natural de Portugal, bisneto de Miguel Francisco de Souza Guimarães, natural de Rodelas/BA e neto paterno de Ana Guimarães Novaes, nascida em Floresta/PE em 12/01/1899 e falecida nesta cidade de Floresta/PE em 08/04/1975.

  36. Edivania says:

    Meu nome é Edivania Guimarães, amo demais esse sobrenome!

  37. Sou “Guimarães” até morrer

    Tenho amo e honra pelo meu sobrenome..

  38. Maria says:

    Oi, não assino Guimarães mas minha família é Guimarães. Estou procurando por meu Tio, André Luiz Guimarães que sumiu a muitos anos, ele é natural de são domingo do Prata-MG Se alguém conhece por favor entre em contato.

  39. Adiel Guimarães da Silva says:

    Sou Guimarães com muito orgulho.

  40. Marilene Campos Guimarães says:

    sou Marilene Campos Guimarães filha de José Campos Guimarães e neta de Lindolfo Pereira Guimarães e Palmira Campos Guimarães amo os Guimarães se alguém tem algum parentesco comigo entre em contato por favor lenafg@yahoo.com.br abraços

  41. Henrique Anderson Guimarães says:

    Que foda sabendo das origens

  42. jucisley guimaraes says:

    sou guimarães com orgulho meu avó e pedro alexandre guimaraes e minha bisa vô e maria gomes guimaraes

  43. Allan says:

    Caros Guimaraes

    Sou filho de Wanderley Guimarães, neto de Florencio Guimaraes e de Maria Junqueira Guimaraes. Meu pai nasceu em Anapolis, Goias.

    Ele tinha um irmao que era Inspetor de Ensino em Taubate.

    Moro no sul e gostaria muito de encontrar parentes. Meu email é allang@terra.com.br

    Allan Guimaraes

  44. Sergio Henrique Guimarães says:

    Sérgio Henrique Guimarães com muita honra!

  45. Gabriel Guimarães says:

    Hola morro em São Carlos – SP
    Minha Familia aqui do BRASIL todos temos o nome e ja em seguida o sobrenome Guimarães.
    Queria viajar pra Portugal para vê a cidade de Guimarães !!
    Agora sei que juntos somos fortes!!!
    GUIMARÃES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS !!

  46. Bárbara Miranda says:

    O nome do meu avô materno era Mário Guimarães Miranda já falecido, morava em Itabuna Bahia. Gostaria de saber mais sobre a origem do nome do meu avô, já que minha mãe é filha única e não conheceu os seus parentes paternos.

  47. Olá,gostaria de rever parentes que perdi contato. Obrigado

  48. Gostaria de reencontrar parentes

  49. Sou de Araçatuba_SP, filha de José Nazareth Gomes Guimarães Sobrinho, neta de João Gomes Guimarães. Gostaria de reencontrar parentes que perdi contato .

    • Luciana says:

      Oi Lea!!! Sou Luciana Guimaraes, meu avô que não conheci era o Pedro Gomes Guimarães, sou filha do João Vitor Guimarães. Entre em contato!! Acho vc é tia do meu pai né???

    • Paulo Sérgio L. Gomes Guimarães says:

      Luciana
      7 de outubro de 2016 às 0:52 / Responder

      Oi Lea!!! Sou Luciana Guimaraes, meu avô que não conheci era o Pedro Gomes Guimarães, sou filha do João Vitor Guimarães. Entre em contato!! Acho vc é tia do meu pai né???

  50. Maria Aparecida Barroso says:

    Carrego no peito o orgulho de assinar Guimarães. Fui a Portugal para conhecer a linda Cidade de Guimarães. Me sente identificada com a mesma.
    Sou de Coluna Minas Gerais. Meu nome é Aparecida. Não assino Guimarães por erro de Cartório mas a minha mãe era Sebastiana de Araújo Guimarães.

    • Maria Inês Almeida says:

      tSou da família Guimarães também não tenho o sobrenome.Minha avó materna era Araújo Guimarães.Tambem estive em Guimarães Portugal e identifiquei o estilo das casas com a casa da fazenda dos meus avós.Gostaria muito de saber algo mais sobre nossa família Guimarães.Minha avó nasceu no sudeste MG , em 1826 .Faleceu com quase 100 anos. E contava muitas histórias dos Araújo Guimarães. Você tem Facebook? Vamos pesquisar mais sobre a nossa família Guimarães?

      • Bom dia grande e histórica família GUIMARÃES. Inês, como estamos o mais próximo possível, segundo minhas pesquisas, acredito qye temos alguma ligação. Me chamo Almir dos Santos Guimarães, sou filho de Adauto Alves Guimarães; Neto de Crispim Alves Guimarães e Bisneto de Ulisses Ferreira Guimarães. Moro na cidade de Soledade, mas nossos familiares se espalham por todo Cariri do estado da Paraíba. Somos uma família de etnia caucasiana e conforme pesquisei nossas origens portuguesas, meus antecedentes têm as mesmas características dos povos antigos fundadores da cidade de Guimarães em Portugal. Estou tentando montar nossa árvore genealógica mas não é fácil. Acho devemos nos unir e descobrir nossas origens e ramificações. Agradeceria imensamente a quem me passasse alguma informação de algum fato sobre a migração da nossa família para o nordeste brasileiro, em especial a Paraíba. Sou fotógrafo profissional, seguindo a tradição familiar, já que meu pai foi o primeiro fotógrafo da região. Creio que com certeza somos todos o mesmo sangue, pois segundo meu avô, um Guimarães sempre se orgulhou do sobrenome e não deixava que outro sobrenome o omitisse historicamente.

        Esse é meu e-mail: almirphotus@gmail.com – Facebook: Almir Guimarães – Soledade – PB – Whatsapp: 83 99948-5048. Abraços a todos!!

    • Regina Sguissardi says:

      Ola Maria Aparecida Barroso,meu nome é Regina Sguissardi ,sobrenome do meu marido.Meu pai era Leopoldo Soares de Guimarães,que tinha uma irmã com o nome de Sebastiana,você sabe o nome dos teus avós,meu avô era Lafaete Guimarães casado com Maria Soares

      • ANA MARIA GUIMARAES PEREIRA says:

        Ola Regina Sguissardi, seu comentário me chamou atenção quando você adicionou o nome de seu pai. Minha avó materna era Luíza Soares Guimarães. Tinha irmas e irmãos que nunca conheci. Minha mãe se casou muito cedo e se separou de sua família materna. Vou procurar minha mãe como era o nome de suas tias e tios.

  51. Paola da Silva Guimarães Oliveira says:

    Também tenho muito orgulho de carregar o Sobrenome Guimarães…

  52. keilla says:

    keilla leticia gama guimaraes bommmmm demais!

  53. José de paula Guimarães junior says:

    Sou Guimarães com muito orgulho sou de piracanjuba em Goiás levo meu nome no peito este sobrenome com muito carinho

  54. Selma says:

    Olá! Eu me chamo selma guimaraes tô muito feliz em conhecer a origem do meu sobre nome lindo e forte amei.

  55. Roosevelt Guimarães says:

    Sou Roosevelt Guimarães, tenho o orgulho imenso de ter meu sobrenome GUIMARÃES!!! ainda mais sabendo da origem do sobrenome “GUIMARÃES”!!!.

  56. Stela Guimarães says:

    Sou GUIMARÃES com muito orgulho..
    Amo essas informações…Brasão da Família Guimarães

    O brasão da Família Guimarães é constituído por três cores: branco, vermelho e azul. As cores brancas e azuis são o esmalte do escudo e no centro há figura de um leão azul. O leão representa bravura, domínio e guerra. Já a cor azul representa a nobreza e soberania. A cor vermelha representa os guerreiros e o sucesso da guerra.

  57. Dayane Rodrigues Guimaraes says:

    Sou da família Guimarães e temos uma peculiaridade. Somos portadores de uma doença genética rara: a porfiria aguda intermitente. Mais alguém com esse histórico?

    • Meire says:

      Oi!!!sou Meire vieira guimaraes. Filha de luis antonio guimaraes barbosa.Meu pai e neto de MIlitao. Guimaraes. Da cidade de Guimarães em Portugal.

  58. Álecson Vinícius Machado Guimarães says:

    Esse familia é muito grande

  59. ivanilda aparecida ribeiro guimaraes says:

    gostaria de conhecer mais sobre Ribeiro Guimaraes e muito grande

  60. Amo ser parte do seio Guimarães. Fico feliz e me sinto completa em saber que esse sobrenome vem de uma ordem de clã em Portugal.

    Orgulho de ser Guimarães.

  61. Fernando Guimarães says:

    Interessante.. Eu já conhecia o brasão mas não a historia por trás disso!!
    Eu só não consegui montar minha arvore genealógica ..
    Obg ao site pelas informações.. Parabéns pela matéria!

  62. Ricardo says:

    Tenho orgulho de ser um GUIMARÃES

  63. Edgelson Ribeiro Guimarães says:

    Sou Guimarães com muito orgulho.

    • ivanilda aparecida ribeiro guimaraes says:

      ola me chamo ivanilda aparecida ribeiro guimaraes sou de Aparecida de Goiania meu pai se chamava Gentil ribeiro guimaraes

  64. Carlos says:

    Não sou Guimaraes mas sou de Guimaraes: cidade berço de Portugal!
    Uma cidade de gente muito orgulhosa das suas origens guerreiras!
    Aqui nasceu Portugal!

    Abraço aos que têm orgulho em ser Guimaraes!

  65. José Anselmo de Souza Guimarães says:

    José Anselmo de Souza Guimarães
    Adoro este nome, foi a primeira coisa que meu pai me deu.

  66. Raimundo Guimarães Soares says:

    Sou GUIMARÃES com muito orgulho, pois é uma origem forte de sangue quente.

  67. Ataide Guimarães says:

    Tenho muito orgulho de ser Guimarães , vivi alguns anos em Portugal e conheci a cidade berço da Nação Portuguesa !!
    Sou tão fanático, que meu clube e futebol é o Vitória de Guimarães !!!!!!!!!

  68. Rosilene Guimarães says:

    Também sou Guimarães. Um sobrenome muito bonito.

  69. Alice Guimaraes Couto says:

    Que orgulho ser Guimarães☺️

  70. Lucas Guimarães Sousa da silva says:

    Ainda bem que eu tenho o sobrenome Guimarães

  71. Neli Guimaraes says:

    Também sou Guimarães com muito orgulho!

  72. ana lucia guimarães says:

    Sempre tive orgulho de meu sobrenome,sem saber de tudo isso agora sim é que digo: eu sou uma GUIMARÃES com muito orgulho,dizia meu PAI. Jose guimarães.

Deixe um comentário