Família Guedes

A família Guedes tem bastante reconhecimento no Brasil. Por se tratar de um sobrenome português, este tem mais popularidade por aqui. Confira logo abaixo algumas informações, curiosidades e modelo de brasão dos Guedes.

O sobrenome Guedes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Guedes

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como patronímico, por variar de um nome próprio (Gueda). Os Guedes tem como patriarca da família Gonçalo Vasques Guedes, fidalgo galego, que se passou a Portugal em tempo de el-rei D. João I. Em sua forma original, Guedes era Guedez. Mesmo com a terminação Z, não pode se dizer que este é um sobrenome de origem espanhola.

Curiosidades

O sobrenome Guedes tem significado de galego. Esta é uma curiosidade interessante se for pensar que ele surgiu no reino de Galiza. Dessa forma, nativos deste reino eram chamados de galegos, o que posteriormente evoluiu para um sobrenome.

Variantes do sobrenome Guedes

Das variantes para o sobrenome Guedes a mais conhecida é Guedez. Além de ser a origem deste sobrenome, a palavra ainda pode ser associada a grafia espanhola, por conta da letra Z no final.

Brasão da Família Guedes

Como esta é uma família antiga, ela teve bastante tempo para se difundir. Com isso, houve a possibilidade de descendentes dos Guedes criarem famílias com características próprias que acabaram por receber o seu próprio brasão das armas.

Mesmo assim, existe um modelo de brasão que parece ser o oficial da família Guedes. Ele possui um escudo bem simples, feito de azul com cinco flores de lis postas duas em cima, uma ao centro e duas embaixo. O timbre deste brasão é também uma flor de lis de ouro, idêntica a do escudo, em tamanho maior.

Existe um brasão de uma família (Fratini) que possui caracteristicas semelhantes ao brasão dos Guedes. No entanto, este possui seis flores e uma faixa de ouro na parte superior do escudo. É necessário ficar atento às diferenças entre os dois.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

53 Comentários

  1. William says:

    Me chamo William Guedes dos Santos, Guedes da minha mãe – Lusanira Guedes da Conceição, Filha de Maria de Nazaré Guedes da Conceição, neta de Ruanna Guedes, galega de Portugal. Quero saber mais sobre a família Guedes me add no face
    fb.me/william11k

  2. guedes says:

    Ola bom dia a todos estes Guedes eu chamo-me Antonio Ferreira Guedes nasci numa pequena aldeia de Portugal que se chama Castanheiro do Sul linda regiao que todo mundo havia de vizitar meu pai chamava-se Francisco Ferreira Guedes e minha mae chamava-se Maria de Lurdes Ferreira beijos a todos os GUEDES.

  3. Francisco Guedes says:

    Bom dia chamo-me Francisco Guedes. Sou dos arredores de Vila Real Portugal.
    Vivo na suiça, este ano conheci um senhor Brasileiro cuja avó viveu numa aldeia que fica a uns 5km de onde eu vivo.
    Um país tão pequeno que espandio por todo o Grande Brasil.
    Alguém que queira falar mais sobre a Família Guedes pode adicionar-me no Facebook o meu mail é : xguedes.1992@hotmail.com
    Whatsapp 0041767670101

  4. Gerlândia Aguiar says:

    Gostaria de saber mais sobre a família Guedes que é da minha avó paterna Maria Guedes de Aguiar ,Aguiar do meu avô Antônio Pedro de Aguiar ,de Orobó Pernambuco, Todos os dois de Portugal alguém conhece?

    • Alessandra says:

      Minha mãe era Guedes ela não tem muita informação sobre a família dela pq os pais dela ( meus avós) morreram.qunf ela era ainda bem novinha. Mas gostaria de Sá mais da história

  5. Marisa says:

    Minha família é Guedes e Scelfo, mas a história da minha família é diferente porque meu avô contava que eles não vieram de Portugal e sim da Alemanha na época após abolição da escravidão no Brasil, vieram para o Sul e interior de SP, já com contrato para trabalhar no Campo. Gostaria de saber se al chegar no Brasil houve algum erro ortográfico, pois todas as fontes que eu pesquiso fala sobre os galegos portugueses????

  6. Karin Greice Guedes says:

    Meu avô se chamava Alexandre Guedes. Ele era do interior de São Paulo e dizia que era o caçula de uma família com vários filhos homens. Dizia, também, que seu pai se chamava Manoel Guedes e era português, e que a diferença entre ele e seu irmão mais velho era de 20 anos. Como meu avô era de 1916, acredito que sua família remete à década de 1880.
    Gostaria de resgatar essa parte de minhas raízes.

  7. Geraldo Guedes says:

    Meu nome é geraldo guedes e sou do Rio grande do sul, mais precisamente da cidade de Santa Cruz do Sul e me orgulho de ter este sobrenome.

  8. Robson Guedes says:

    Meu nome é Robson Guedes Alves, sou de Juazeiro da Bahia meu avó se chamava João Guedes

  9. Angela Maria Virgolino Guedes says:

    Sou de Pedra Lavrada – PB
    Tenho duas avós que eram Guedes, e o meu avô era tambem, seu nome era José Dario Guedes Pereira, de Taperoá – PB

    • Alessandra says:

      Minha mãe era Guedes ela não tem muita informação sobre a família dela pq os pais dela ( meus avós) morreram.qunf ela era ainda bem novinha. Mas gostaria de saber mais da história ela nasceu na Recife e de lá foi para Paraíba

  10. Rubem Guedes says:

    Sou Rubem Alexandre de Oliveira Guedes, tenho muito orgulho do meu sobrenome, me sinto honrado porque nossa família tem brasão, minha bisavó paternal Brazilina em vida, nos contou que nossa tataravó sua mãe, era dona de frota de navios e era portuguesa. Bem hoje vivo em Belém -PA, mais nasci em Serra do Navio -AP próximo a capital de Macapá, Estado do Amapá, onde vivem milhares de Guedes cheios de alegria e de muita garra e orgulhosos por serem Guedes. Pense em uma parte dos Guedes de alta astral, somos nos de Macapá -AP. Se vc quiser nos conhecer, te receberemos.

  11. guedes jose says:

    Ola.
    Meu nome é /Guedes José de Oliveira, moro na cidade de Ceres-Go. Meu pai também foi registrado dessa forma, o sobrenome primeiro, e procuro a origem ja que meu pai e desaparecido.

  12. ANAHI REGINA PEREIRA GUEDES says:

    Meu nome é Anahi Guedes, sou do Paraná, mas moro no Mato Grosso. Sou neta de Carlos Pereira Guedes, e bis neta de César Pereira Guedes, nascido na Bahia.

  13. elizete says:

    olá! eu sou Elizete guedes Rossato, meu pai é guedes e eu moro em Nova Palma, RGS, Rossato é meu esposo,eu sou filha do Laydes Guedes, resolvi pesquisar pra descobrir um pouco mais deste sobrenome, porque aqui na minha cidade a maioria me chama de dona guedes e dizem que sou parecida com as portuguesas, e achei muito legal o que descobri.

  14. Vinicius says:

    Sou Vinicius Guedes. Moro em salvador . Orgulho do meu sobrenome

  15. Diego Guedes says:

    Ser Guedes é ser TOP !! É um sobrenome de peso . #OrgulhodeserGUEDES

  16. kerlaguedes@hotmail.com says:

    Olá GUEDES de todo Brasil, sou do Piauí, aqui tem muito Guedes. Abraços a todos!!

  17. Romildo Ramos Guedes says:

    Eu percebi que na região de Pernambuco,Paraiba e Rio grande do Norte, o guedes é bastante devulgado.
    O meu avô, segundo o meu pai,era Jose Maria guedes dono do engenho são sebastião no estado de Pernambuco, porem meu pai ere muito fechado e não contava a historia de sua família por parte de seu pai. Tenho vontade de saber a história do meu avô e família.
    (83) 98841-4479

  18. Ivaneide guedes says:

    Sou neta de antonio guedes e sebastiana vinheram de minas recem casados paro o parana deixando para traz toda a familia a mas de 65 anos e nunca mais voltou …

  19. Giovani Guedes says:

    Giovani Guedes, Pequeri MG

  20. Maria Guedes says:

    Tb sou Guedes e tenho o maior orgulho de meu sobrenome….Moro em Rio Branco no Acre.

  21. jacqueline guedes lourenço de oliveira says:

    Também sou Guedes,nome de solteira é Jacqueline Guedes Lourenço,também sou do Rio de janeiro. Gostaria de obter a naturalização portuguesa, meu avô era Avelino Monteiro Guedes de Tras os Montes,e estou começando a pesquisar,para obter pois só tenho certidão de casamento dos meus pais falecidos!

  22. Valdson says:

    Sou Guedes por parte de pai e mãe. Moro em Santa Rita de Cássia Bahia. Orgulho de ser Guedes

  23. José Aparecido Guedes says:

    A família de mamãe e do Rio Grande do Norte era Zé Guedes mane Guedes e outros que não os conheci

  24. José Aparecido Guedes says:

    Quero saber mais sobre os Guedes a minha mãe era do Rio Grande do Norte era filha de Zé Guedes ou mane Guedes mas não tenho muita informação

  25. Wendel Guedes says:

    É bom saber a origem do nosso sobre nomes.sou guedes com orgulho ,e sou de Macapá-ap.

  26. Alexandro says:

    Meu nome é alexandro Guedes da silva

  27. Luzenice says:

    Sou Luzenice de Jesus Guedes do Tocantins . Adoro meu Guedes, acredito que é um sobrenome muito forte e bem chique.

  28. Ricardo Guedes says:

    Sou Ricardo Guedes. Moro no Rio de Janeiro. Meu avô era de Aveiro/Portugal.

  29. isac guedes says:

    sou Isac Guedes, sou de Belém do Pará , tem muitos portugueses em Belém , tenho orgulho do meu nome , meu filho de 6 anos fala que vai ser medico , é vai se chamar Dr. Guedes .

  30. Fabrício Guedes says:

    Sou Fabrício Guedes , Rio de Janeiro . Muito bom saber um pouco sobre nosso antepassado , nossas origens , isso é História pura , meu telefone é (21) 97523-9957. Sou Fotógrafo e instrutor de voo livre . quem vier ao Rio e quiser conhecer melhor, pode fazer contato . Abraços

  31. Maria Petrúcia says:

    Sou Maria Petrúcia Guedes Da Silva
    Sou Guedes de Pernambuco mas precisamente de Garanhuns.
    Minha bisavó que nus presenteou com esse sobrenome,ela era de Lagoa do Arroz município de Brejão PE e chamava-se Maria Anunciada Guedes enfim a história é longa mas muito interessante e meu sobrenome ha esse amo mais que chocolate bj para todos os Guedes afinal somos uma só família.Uma única descendência.

  32. Nascí na cidade de Alhandra, estado da Paraíba. Esta cidade fica no Sul do estado. Sou descendente dos Guedes Alcoforado por parte de mãe e dos Costa Lima por parte de Pai. Todos descendentes de Portugueses. A cidade de Alhandra éra toda propriedade dos Guedes Alcoforado. Com o falecimento do meu avô, as terras foram sendo doadas aos moradores ou vendidas a interessados. Com o falecimento de minha última tia Hermínia Guedes Alcoforado, as últimas casas foram conforme testamento distribuidas entre os herdeiros. Mas estes foram vendendo aos moradores na época, pois a grande maioria dos herdeiros residiam fora da cidade de Alhandra e em outros estados da união, como foi meu caso e de meus irmãos. Meus irmãos residem atualmente em Recife. Tenho apenas uma irmã que reside na cidade de Conde na Paraiba, onde assumiu por alguns anos o cargo de delegada na nossa cidade, onde nascemos. Tenho muitos amigos em Alhandra, alguns que conseguí pelo antigo Orkut e continuo ainda no Face. Cidade maravilhosa. Tenho muita saudade daquela terra. Na paróquia da cidade há dois túmulos de nossos antepassados. Entrando no corredor da sacristia, se não me engano, do lado esquerdo. São muito antigos, pois não os tenho em minha lista de familiares conhecidos. Interessados deixem seus recados no meu face. Terei muito prazer em conhece-los.

    • Patricia says:

      Sou neta de Renato Guedes Alcoforado, pai de meu pai José Peixoto Guedes. Moro em JP e tenho propriedade em Alhandra.

    • Alessandra says:

      Minha mãe era Guedes ela não tem muita informação sobre a família dela pq os pais dela ( meus avós) morreram.qunf ela era ainda bem novinha. Mas gostaria de saber mais da história…
      Minha mãe nasceu em Recife e foi criada na Paraíba

  33. maria aparecida guedes says:

    tem muito orgulho do meu sobrenome

  34. amo meu sobrenome minha mãe e dos guedes de uma cidade chamada malacacheta minas gerais e tem muito orgulho do meu sobrenome

  35. david guedes says:

    Bom dia
    Vamos faZer um grupo grande dia guedes mané um zap para 82 999296912

  36. Júlia Guedes meu sobrenome veio da família do meu Avô … Tenho muito orgulho ainda mais agora que sei que foi um sobrenome bem respeitado

  37. Sergio Alves guedes says:

    Quero saber sobre minhas origens e e raizes

  38. Renato Guedes pereira says:

    Em busca de um sinples conhecimento dos meus antepassados.

  39. Daiana says:

    Olá, não tenho Guedes no meu nome,pq quem tinha Quedes era os pais da minha avo,no sobre nome do meu pai so veio o do meu avô, mas estou puxando a história da minha família e fico feliz em saber que sou descendente dos Guedes.

  40. Caio says:

    Meu Avô Paulino Guedes disse que seu pai João Paulino Guedes morava no Rio Grande do Norte. Alguém conheceu essa família lá?

  41. Oi eu estou tentando resgatar os meus antecedentes meu avô veio de São Carlos é só o que sei.

  42. Ines de Fatima Guedes says:

    Meu avô Felisbino Guedes veio com seu pai ainda jovem para Mato Grosso . Chegaram pelo Paraguay e se estalou na região sudoeste de MS. Gosto do meu sobrenome Guedes . Apesar de sermos pobre é um nome respeitado.

  43. Outrta fonte diz que Guedes – veio da Grécia, simplesmente.
    Pode haver confirmação disto?

  44. julio Guedes says:

    Nome de Guerreiro Guedes Julio Cesar da costa Guedes 975579305 meu numero

  45. Amaro Guedes says:

    nome forte e gosto muito, assino com esse nome

  46. Lis Guedes says:

    Eu amo ser chamada pelo meu sobrenome Guedes e tenho muito orgulho!!!

  47. Ana Paula Costa Guedes says:

    Adoro ser chamada pelo meu sobrenome sei q tem até brasão.Nossa quanta nobreza q orgulho!!

Deixe um comentário