Família Goulart

A família Goulart é bem conhecida no Brasil. Este provavelmente não está entre os mais populares, mas não é um sobrenome raro por aqui. Confira abaixo algumas informações, historia de origem e modelo de brasão dos Goulart.

O sobrenome Goulart, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Goulart

Dos registros estudados sobre este sobrenome, todos o identificam de origem francesa. Ao que tudo indica, este faz referencia a um apelido ou característica do portador inicial, fundador deste tronco familiar. Seu significado seria guloso ou comilão, e em alguns casos, foi dado a ele também o significado de gritador, tudo relacionado à expansividade.

Sua grafia é uma das razões pelas quais podemos ter certeza de que esta é uma família vinda da França. Este sobrenome ficou bem reconhecido por lá, onde ganhou força e se disseminou por outros cantos da Europa. A fácil migração entre países permitiu que os Goulart franceses constituíssem família em outras regiões, fazendo assim a família possuir descendentes em países diferentes na Europa.

Este chegou ao Brasil provavelmente depois de ter passado a Portugual. O país ficou conhecido por exercer grande influencia em nossa nação, fazendo assim com que vários sobrenomes, não só o Goulart, fossem adotados por aqui.

Variantes do sobrenome Goulart

Existe variação Goulard que possui a mesma origem e significado. Outras variações mais regionalizadas de acordo com cada país podem ter surgido. Mesmo assim, o sobrenome que ficou mais conhecido foi realmente Goulart.

Brasão da Família Goulart

Por se tratar de uma familia relativamente especifica, fica fácil reconhecer um brasão da mesma. Pode se que exista outros brasões vindos de famílias que começaram a ter identidade própria, mas o que vamos descrever é provavelmente o mais original de todos eles.

O brasão é simples, feito de azul com um animal, que parece um leão, feito em ouro. Existem outros modelos de brasões parecidos com este pertencentes a outras famílias. Mesmo assim, eles são geralmente feitos de outra cor, com uma representação diferente do animal, mas é bom ficar atento.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

73 Comentários

  1. Jose Vicente Goulart says:

    Boa Tarde , Sou Jose Vicente Goulart, filho de Alvandir jose Goulart, neto de Victorino Jose Goulart e bisneto de Serapião jose Goulart de Viamão RS.
    Gostaria de fazer parte do grupo da Familia,

  2. Jane Goulart Carrijo e Vaz says:

    Olá também sou Goulart, meu avô chama-se João Goulart Filho e meu bisavô João Pereira Goulart e eles vieram de São Tomás de Aquino para a cidade de Amanhece MG, sou de Araguari MG. Segundo meu avô a sua família veio de São Paulo para Minas.

    • Matteus says:

      Boa Noite…Achei uma conhecidencia meu Bisavô era natural de São Tomás de Aquino MG…ele se chamava João Goulart Sobrinho. ..morava em Araguari depois casou sua prima Maria Teresa Lopes…e veio pra Goiás. ..Deixou toda sua familia em Araguari MG…..

    • joana carla goulart says:

      Sou filha de Clóvis Stecanela Goulart, filho de José Manoel Goulart – Natural de Caxias do Sul, gostaria de criar nossa árvore genológica à fim de buscar cidadania.

  3. Dia 07.01.2017 tivemos o 1º Encontro a Família Goulart descendente de Joaquim Claudino Goulart e Guilhermina Sant Ánna Goulart. onde reunimos 75 pessoas foi muito gratificante . Comentamos a origem dos Goulart . Meu bisavô era José Claudino Goulart. Já estamos planejando daqui 2 anos realizar outro.

    • EDERVAL ROBERTO GOULART CUNHA says:

      Desejo fazer parte da familia, meu nome é EDERVAL ROBERTO GOULART CUNHA,sou neto de jose goulart, pelo que narram meus tios
      meu avo e nascido em uma cidade de minas gerais, e se ausentou da familia nunca comentou nada a respeito de seu pais muito menos irmaos.
      tenho interesse em conhecer alguem da familia para saber mas do passado misterioso do meu avo. abraço a todos.

  4. robson says:

    Me chamo Robson Silva Goulart de Souza, sou carioca RJ
    tenho o prestigio e orgulho de ter este nome GOULART que levo comigo ate minha morte.
    um grande abraço a todos.

  5. João Marcos Goularte,morro em Ribeirão Prêto SP.

  6. joão Marcos Goularte .Eu tenho orgulho ser goularte

  7. Ana says:

    Sou Ana Goulart de foz Iguaçu Paraná , sou filha de Lourdes Maria Goulart , meu avó Agenor Goulart de Oliveira , meu bisavô se chamava Joaquim Goulart de oliveira , meu tataravô era Napoleão Goulart da cunhá.

  8. tais goulart says:

    Meu nome e Tais goulart sou do RS meu pai e Sergio da silva goulart meu avo paterno era tbm Goulart gostaria de participar de grupos si tiver

  9. tais goulart says:

    Ola bom dia meu nome e Tais goulart herdei esse nome do meu pai sergio da silva goulart meu vo paterno tbm goulart sou do RS gostaria de participar dos grupos si tiver ok obrigada

  10. Regina Goulart da Silva says:

    Meu nome e Regina Goulart da Silva herdei esse nome do meu pai Hélio Goulart da Silva , meu avô paterno se chamava José Marcelino Goulart da Silva, sou natural do Rio de Janeiro.

  11. Regina Goulart da Silva says:

    Meu nome e Regina Goulart da silva, herdei esse sobrenome do meu pai sou carioca meu avô se chamava Marcelino Goulart da Silva.

  12. luciana Gonçalves says:

    Minha mãe é filha de Sebastião goulart Gonçalves,sabemos que ele tinha muitos irmãos no interior do RJ. Aguardamos contato

  13. Jacqueline Goulart says:

    Oi, sou de Araranguá SC, Jacqueline Cardiga Goulart, filha de Zanoni Goulart, neta de Joao Pedro Goulart e bisneta de José Pedro Goulart e tetraneta de José Goulart.

  14. Lucinea da Silva Fagion says:

    Sou Lucinea na década de 70 trabalhei com um casal em Brasília que se chamava Norma Goulart e Edir Goulart, Sargento da Aeronáutica,morava no bairro do Cruzeiro,tenho varias lembranças daquele tempo.

  15. Thayna says:

    Sou neta de Sebastião goulart ele nasceu em Minas Gerais porém moramos em limeira estado de São Paulo

  16. Rosa Elaine Goulart Ramires says:

    Oi tambem sou Goulart moro em Rio Grande R|S.neta de Patrocino Goulart Pinto meu avo nunca falou de seus parentes

    • Luiz Gouart says:

      Se o seu ramo ê do sul deve ser descendente do francês Jean Goulart como foi o presidente João Joulart

    • Anderson Goulart says:

      Olá. Também sou Goulart, natural de Rio Grande.
      Meu avô paterno e seus ancestrais são da família Rodrigues Goulart de Piratini. Caso tenha informações referentes ao sobrenome, estou à disposição. Tenho bastante informações.
      Atenciosamente,
      Anderson – Viamão RS
      andersonturviamao@yahoo.com.br

      • Oseias Goulart says:

        Ola, sou Oseias Goulart, nascido em Uruguaiana/RS, se puder me passar mais informações sobre a origem da minha familia, serei muito grato. Meu avô é José de Oliveira Goulart, e as poucas informações que tenho é que meu pai é primo de segundo grau, do presidente João Goulart, e segundo meu pai, pelo pouco que ele lembra, a familia se originou de imigrantes franceses.

  17. Meu nome é Ronaldo Goulart, nasci em Tubarão -SC, e moro em Florianópolis, meu avô paterno nasceu na serrã Catarina se chamada Bom Jardim próximo a São Joaquim. O nome dele era Antônio Silveira Goulart.

  18. RonaldO Goulart says:

    Eu sou Ronaldo Goulart nasci em Tubarão -SC, meu avô se chamava Antônio Silveira Goulart e era de Bom Jardim da Serra, perto de São Joaquim -sc.

  19. Ary Goulart Jr says:

    Deize de que cidade vc é ? Nera de João Goulart de que cidade? Seria Laguna Sc

  20. Ary Goulart Jr says:

    Deixe de que cidade vc é? Neta de João Goulart da cidade de Laguna?

  21. Eu sou Clelia Goulart! Meu avô era Vicente Goulart, de MG… Algum parente?

  22. Luiz Eduardo Goulart says:

    Em tempo.
    Jean Goulart, meu antepassado, não tinha brasão e foi um fidalgo deportado

  23. Luiz Eduardo Goulart says:

    Hoje, descendentes diretos do francês JEAN FRANÇOAIS DU PEN GOULART somos poucos e estamos radicados em São Paulo (4)Paraná (6)Rio de Janeiro(1)BH-JF(6) e estou tentando montar a árvore genealógica.
    No Facebook tem o Grupo GOULART com mais de 400 participantes.

  24. Noelson says:

    Ola pessoal, meu nome eh Noelson Jefferson Goulart, meus pais são de Minas Gerais, a cidade se chama Sao Tomas de Aquino, meu pai Nelson Pereira Goulart e minha falecida mãe Noemia Alves Goulart, vieram pra Sao Paulo na década de sessenta onde moramos ate hoje. As historias que meu pais contam eh que meus bisavós vieram de Portugal, mas, a verdadeira origem nunca ficamos sabendo. Um ABRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO a todos os GOULART

  25. FRANCISCO SOARES says:

    Goulart é um sobrenome muito comum no Arquipélago dos Açores, principalmente nas Ilhas do Faial e Pico, para onde foram muitos colonos para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  26. Elaine Goulart says:

    Eu herdei este sobrenome do meu avô paterno, família Belém Goulart e também Belém Jardim. Também gosto muito do meu sobrenome e tenho que ficar sempre soletrando.

  27. Carla Goulart says:

    Herdei o nome da minha bisavó q é descendente de Espanhol. O que diz na matéria q o nome significa guloso e gritador, somos exatamente assim.

  28. Luiz Eduardo Goularg says:

    Um ramo dos Goulart veio para o Brasil diretamente da França, após a Revolução Francesa, conforme consta dos arquivos encontrados pelo JOÃO EDUARDO GOULART, bisneto de JEAN FRANÇOAIS DU PEN GOULART no Prefeitura de Paris.
    Jean, fidalgo frances, foi DEPORTADO para as Guianas de onde fugiu para o Brasil. Foi fazendeiro em Minas onde hoje é a cidade de PAINS (foneticamente Pen). Na cidade existe uma rua chamada padre Goulart. Todos os descendentes diretos tem João Goulart no nome

  29. Elisabeth says:

    Oooi tbm sou uma Goulart com orgulho sou de Rio do Sul dizneta do ontigo prefeito kkk ganhei o sobrenome do meu pai … Bjs para os descendentes dos Goulart

  30. Eduardo goulart says:

    Eduardo Vieira goulart. Sou do Rio e o sobrenome é do meu pai. Edgard Vieira Goulart. Meus avós de Portugal.

  31. Fabricio says:

    Opaa Fabricio Gularte variação do meu avô Josino Goulart q moravam em Minas Gerais alguem aí conhece na vdd eu não conheço os parentes do meu avô q atualmente mora em fundão ES

  32. Gabriel Goulart says:

    Orgulho!!

  33. Ary Goulart jr says:

    Ary Goulart Jr, família de laguna, neto de João Goulart, vo Joca, de laguna e fiho de Ary Goulart de laguna

  34. Terezinha Goulart, sou do MS, meus pais vieram de Santa Catarina, região de Araranguá… Somos parentes e DEUS é nosso PAI poderoso…

  35. Laura Goulart says:

    Sou bisneta de um Goulart, herdei o sobrenome graças….Moro em Goiás. Beijos

  36. flavio goulart says:

    Flávio goulart meto de geronimo goulart!!!!

  37. Jorge Goulart says:

    Poderiamos criar um blog para a nossa família. Que tal? Eu não sei confeccionar, mais fica a sugestão. Eu sou do Rio de Janeiro. E herdei o sobrenome do meu bisavó que era neto de francês.

  38. Marcos Goulart says:

    Oi, também sou da Familia Goulart, aqui do Rio de Janeiro. Tem Goulart por todos os cantos mesmo.

  39. oi para vocês se vocês achao que do noso nome o sobre nome goulart foi o melhor sobre nome que nosas mae colocou em nois digao sim e se nao foi digao nao

  40. diogo says:

    tamben sou da familia goulart moro em biguaçu santa catarina e nasi em 18 07 2004 etambem tenho orgulho de ser um goulart

  41. Pedro Goulart says:

    também sou da família Goulart moro em brasília erdei esse nome da minha mãe que nasceu no maranhão

  42. Sophia Goulart says:

    oiiiiii

  43. Marcia says:

    ola sou da Familia Goulart nascida em Tubarao santa catarina e Criciuma

  44. Rodrigo says:

    Goulart orquiz. alguem?

  45. CENEDIR MARIANO GOULART says:

    MEU AVÔ CHMAVA-SE MARIANO CANDIDO GOULART ,alguem conhecem no passado.

  46. Irã says:

    Muitos Goulart por aqui, hein? tenho orgulho.

  47. Gilmar Goulart says:

    Oi, meu pai era Rosalino Caetano Goulart, tem alguém dessa família ai?

  48. Valdeni Delfino de Oliveira says:

    Boa noite…meu avô chama-se Antonio Gonçalves Goulart. Por acaso existe algum familiar cuja origem é de umas destas familias?

    Obrigado

  49. Pamela Goulart says:

    tb tenho

  50. Matheus Goulart says:

    eu tenho orgulho de ser um Goulart

Deixe um comentário