Família Gonçalves

O sobrenome Gonçalves é um dos mais populares no Brasil. Por aqui, não só o sobrenome é encontrado em grande parte da população como também pode ser visto nos nomes de artistas muitos famosos tanto na música, quanto no teatro, etc. Confira logo abaixo algumas informações sobre a origem da família Gonçalves e curiosidades sobre este sobrenome.

Origem da Família Gonçalves

O sobrenome Gonçalves surgiu em Portugual, embora há também variantes gráficas de outros países. Este é um sobrenome de origem patronímica, ou seja, derivado do nome do pai, fundador da família. Sobrenomes assim ganham forma quando os filhos passam a ser reconhecidos como “Fulano filho de Gonçalves” o que posteriormente se tornará “Fulano de Gonçalves” e então, “Fulano Gonçalves”.

Com o crescimento populacional cada vez maior, chegou uma época na história que não era mais possível reconhecer uma pessoa apenas por seu primeiro nome. Dessa forma, as caracteristicas de uma família, como o nome do pai ou o lugar de onde vieram, passaram a ser forma de reconhecimento especifico, dando assim origem aos sobrenomes.

Não se sabe ao certo em que região de Portugal surgiu o sobrenome Gonçalves, uma vez que há a possibilidade do sobrenome ter surgido em regiões diferentes em um curto espaço de tempo, dificultando assim a investigação da história.

Curiosidades do sobrenome Gonçalves

No Brasil o sobrenome Gonçalves é bastante comum e algumas famílias mais tradicionais são reconhecidas pelo sobrenome acompanhado de outros, como Gonçalves da Câmara, Silva Gonçalves e Veiga Gonçalves.

Por se tratar de um sobrenome comum entre os Brasileiros, também é possível ver algumas cidades que levam o sobrenome, como Gonçalves, Bento Gonçalves, Ribeiro Gonçalves e Antônio Gonçalves. Todos estes são nomes de brasileiros que tiveram valor significativo para a história do país e foram homenageados dando seus nomes para cidades.

Variantes do sobrenome Gonçalves

Das variantes do sobrenome Gonçalves podemos destacar a forma espanhola Gonzalez, o inglês Gosalves e a grafia mais arcaica do sobrenome que é Gonsalvez. O último é um sobrenome raro de ser encontrado tanto no Brasil quanto em outros cantos do mundo.

Brasão da Família Gonçalves

O brasão da família Gonçalves é bem simples e fácil de ser reconhecido. Ele é um modelo de brasão bem característico que representa, aparentemente, a maioria das famílias com este sobrenome, exceto aquelas que possuem um próprio brasão. Ele é feito de um escudo verde com uma faixa transversal da esquerda para a direita, de baixo para cima na cor prata. Dentro da faixa se encontram dois leões na cor roxa.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

57 Comentários

  1. CARLA CARVALHO DA SILVA says:

    BOA TARDE ESTOU A PROCURA DOS IRMÃO DA MINHA mãe
    GENI CARVALHO
    NASC. 04/06/1948
    FILHA DE : ARGEMIRO CARVALHO e MARIA LEOPOLDINA DE CARVALHO
    AVÓS PARTERNOS: MANOEL CARVALHO e ELVIRA ROSA
    AVÓS MATERNO: JOÃO FRANCELINO e AMBROZINA GOLÇALVES
    FOI REGISTRADO NO CARTÓRIO NOGUEIRA NO DIA 28/11/1967
    TERMO: 29.182
    LIVRO: 25
    FOLHA: 212 EMCONTAGEM / MINAS GERAIS

  2. Cláudia Gonçalves says:

    Nenhum Goncalves do Ceará mais precisamente Fortaleza?

  3. Aline Gonçalves says:

    Boa Noite pessoal sou da Família Gonçalves e consegui achar cartões de imigração de meus parentes no site FamilySearch. o site é de graça o seu acesso e pesquisa. Tenho encontrado muitos registros da família gonçalves por lá abraço. deixei a dica 😉

  4. Joao says:

    Eu sou negro e tenho sobrenome. Gonçalves isso significa que meus antepassados foram escravos dessa família nojenta portuguesa. Nunca vou saber minha origem africana.

  5. Carla de Araújo Silva Cunha says:

    Estou a procura de minhas origens, minha bisavó Emília Gonçalves veio de Portugal, da cidade de Porto, veio de navio com a irmã gêmea dela (que não sei o nome) ela ficou no Rio de Janeiro e separou da irmã que foi para Manaus, se alguém souber me mande um email.
    obrigada! carlamuriae@yahoo.com.br

  6. Claudia Maria gonçalves says:

    Sou Cláudia Maria goncalves filha de josefina neta goncalves avós Maria Isabel da Silva e avô jose mariano goncalves nunca conheci meus parentes biológicos e hoje vivo. Em outra familia só sei que minha mãe veio da Bahia para belo horizonte então a minha familia por parte de mãe e sei que meu pai e estrangeiro

  7. Vander Carlos Gonçalves says:

    Olá. Meu nome é Vander Carlos Gonçalves. , meu pai Narciso Gonçalves natural de Berilo MG. Ele veio para o Paraná com seus irmãos muito novo. Hj ele tem 73 anos e fala q tem uma prentela muito grande nesta cidade. Caso alguém q estiver lendo e for da região achar q tem parentesco gostaria q etrasse em contato comigo. Obrigado.

  8. procuro qualquer parente de JOSÉ JOAQUIM GONÇALVES DE MELO de melo que more na cidade missao do sahi senhor do bom fim BAHIA ele tinha uma irmâ chamada LINA que já faleceu sou filha dele e moro em são paulo

  9. PAULO CESAR says:

    MEU SOBRENOME É GONÇALVES MEU AVÔ VEIO DE PORTUGAL PARA O BRASIL COM 17 ANOS O NOME DELE É LUIZ GONÇALVES ELE ERA DE UMA CIDADE EM PORTUGAL VILA DO POMBAL

    UM ABRAÇÃO PRA TODOS OS GONÇALVES

  10. Cameron says:

    Cameron Gonçalves se oliveira Filho de Camerino Gonçalves de oliveira neto de Isaías Gonçalves de oliveira meu avô era da bahia

  11. Roberto Gonçalves Ferreira says:

    Meu avô se chamava Antônio Gonçalves Ferreira não sei em que cidade nasceu, mas meu pai Luiz Gonçalves Ferreira era natural de Água Boa MG

  12. Marina Gonçalves says:

    Sou Marina Gonçalves,filha de Francisco Gonçalves de carvalho de Cataguases MG.
    Pai falecido,a única coisa que sei que tenho um tio com nome de Manoel Gonçalves de Carvalho ambos filhos de Arminda Simões,lembro que meu tio Manoel tem duas filhas,adoraria ter notícias deles.

  13. Charles Almeida Gonçalves says:

    Meu Pai Era José Gonçalves Netto, Meu avo João Gonçalves. Região de Goiana MG , Perto de Juiz de Fora MG.

  14. Eduardo says:

    Meu avô veio para o Brasil em 1952 ele é de Fervidelas, Montalegre – Portugal

  15. Àlvaro de Melo Gonçalves says:

    sou neto de Joaquim Felix Gonçalves, meu bisavô Joaquim Gonçalves dos Reis foi um dos fundadores do distrito de Felicina,em açucena MG.Sempre quis saber mais sobre minha família, a origem.

  16. Leandro Valério Gonçalves says:

    Meu nome é Leandro Valério Gonçalves , meu avô chamava-se Francisco Gonçalves , da cidade de Pindamonhangaba e Cunha , interior de SP.

  17. Cácia says:

    Me chamo Cácia Gonçalves, sei muito pouco de onde veio a familia do meu avô , que hoje já é falecido e se chamava Sebastiāo Gonçalves da Silva , e sou natural de Cerro Negro Santa Catarina.

  18. simone afonso says:

    Minha mae se chamava arlete goncalves dos santos ela tinha um irmao que se chamava bolivar goncalves dos santos e o utro esmael que eu me lembre minha vo se chava dijanira goncalves dos santos eram de tibagi PR.

  19. adriane de quadros bueno says:

    O sobrenome da minha vó e da minha mãe é Gonsalves a possibilidade de ser de origem inglesa?

  20. minha mae se chama catarina gonçalves machado..ela e de santiago..hoje tem 80 anos..nome de solteira dela catarina gonçalves…hoje moramos em canas rs

  21. meu nome e Mirian gonçalves machado…sou de canoas rs…minha mae catarina gonçalves machado..nasceu em santiago…nao conheço nenhum parente dela de la

  22. Renato says:

    Sou Renato Gonçalves meu avô era Manoel Gonçalves da Silva do interior de Goiás ele morreu eu tinha 2 anos sei pouco da origem da minha família nasci e cresci em Rondonópolis MT hoje moro na capital Cuiabá
    renatoapg85@gmail.com whats 065-99315-3169

  23. Wagner dos santos says:

    meu pai se chamava Bolívar Gonçalves dos Santos, ele nasceu na cidade de Tibagi PR.
    se tiver alguém que seja parente me manda uma mensagem no meu email. wagnersantos.vendas@gmail.com. sou filho de Bolívar. meu nome e Wagner dos Santos

  24. Mariana Sousa de Assis says:

    Estou impressionada como a grande parte das pessoas que tem o sobrenome “Gonçalves” estão ou veio do MG, Paraná ou Rio Grande do Sul.
    Estou a procura de parentes também. Minha família possui o sobrenome “Gonçalves de Assis”

  25. M. Helena Goncalves says:

    Meu pai chamava-se Albino Goncalves. Original de Mondim-de-Bastos, Trás-os.Montes, Portugal. Se algum familiar ler este comentário, gostaria que me escreva uma pequena notícia para xadria55@aol.com. Obrigada.

  26. Alex Sandro Gonçalves says:

    Minha família é de São Borja RS, sou filho de Rosane Weber Gonçalves, filha de Plácido Gonçalves da Silva(1926-2001) e Zenóbia Weber.

  27. Raquel says:

    meu Nome é Raquel Gonçalves SIlveira Barbosa Meu avô Dorvino Gonçalves ele nasceu em Minas Gerais porem teve seus filhos no Paraná em Siqueira campos Com minha avó Nercina Candido Gonçalves

  28. Leandro says:

    Me chamo Leandro Gonçalves dos Santos, moro no Maranhão, mais minha família por parte de Gonçalves e de origem de Brejo Santo Ce, minha Vó se chama Odete Amâncio Gonçalves, família grande nesta cidade!!

    • Leandro says:

      Me chamo Leandro Gonçalves dos Santos, moro no Maranhão, mais minha família por parte de Gonçalves e de origem de Brejo Santo Ce, minha Vó se chama Odete Amâncio Gonçalves, família grande nesta cidade!!

  29. Me chamo José Gonçalves dos Santos, filho de Joaquim Gonçalves dos Santos e Josefa Nogueira dos Santos, gostaria de encontrar primos que não nos conhecemos, são filhos de Domingo e Concelina, supostamente Gonçalves.

  30. Meu nome é José Gonçalves dos Santos, filho de Joaquim Gonçalves dos Santos e Josefá Nogueira dos Santos, gostaria de encontrar alguns primos que não nos conhecemos, são filhos de Domingo e Concelina Gonçalves.

  31. Meu nome é Marcos Eduardo Gonçalves, sei que sou descendente de portugueses por parte de minha mãe , dona deste sobrenome lindo, seu bisavô era um importante e famoso Barão em MG nos tempos do café riqueza nacional, tenho primos, tios em Maringá e em MG muitos aos quais nem sequer os conheço. Minha mãe chamava se Carmelina Antonia Gonçalves e sua mãe Sebastiana.

  32. assis says:

    me nome assis bhasil goncalves filho de jose osvaldo goncalves filho de alzira goncalves filhade maria da gloria goncalves filha de maria evituvirgem goncalves.
    todos pelo que fui informado de sao borja riu grande do sul

  33. MARILENE DA ROSA GONCALVES says:

    MEU PAI SE CHAMA ROMARIO DA SILVA GONCALVES ELE E DO PARANA E MINHA MAE HELENA DA ROSA ELA E DO PARANA. EU SOU DE AMAMBAI MATO GROSSO DO SUL.

  34. MARILENE DA ROSA GONCALVES says:

    GOSTARIA DE SABER AS DOS SOBRENOMES ROSA E GONÇALVES.

  35. Rosana de Cassia Gonçalves says:

    Meu nome é Rosana de CAssia Gonçalves, filha de Anizio Gonçalves e tudo que sei é que tinha parentes proximos a Chapada Diamantina. Gostaria de saber informações sobre meus avós paternos.

    • Anizio says:

      Engraçado, meu pai se chama Anizio Gonçalves da Silva, ele é da Bahia, região de Xique-Xique. Eu nasci em Goiás, e herdei o sobrenome Gonçalves Filho.

  36. aldeno costa gonçalves says:

    sou gonçalves mas tenho tambem costa meu avo chamava zeferino gonçalves costa do estado da bahia.

  37. Marta says:

    Meu nome de solteira era Marta Gonçalves de Oliveira sou de Itaberaba Bahia sou neta de Amaro Gonçalves

  38. Marta says:

    Meu nome de solteira era Marta Gonçalves de Oliveira sou de Itaberaba Bahia sou neutraneta de Amaro Gonçalves

  39. Abelina Gonçalves Arruda says:

    Sou Abelina Gonçalves Arruda

    Procuro minha família:

    ANITA GONÇALVES ARRUDA
    MARIA DAS DORES GONÇALVES ARRUDA
    RIVODALVO GONÇALVES ARRUDA

    Somos filhos de:

    MANOEL LIMA ARRUDA
    ADELINA GONÇALVES ARRUDA

    Moramos em Atalaia MG, viajamos a cavalo, passamos por pedra Azul ES. EU AINDA ERA CRIANÇA.
    E finalmente me lembro de morar com os meus pais em Belo Horizonte MG, próximo da AV. António Carlos.

  40. Delcio batista gonçalves de lima says:

    Meu nome e Delco batista goncaves de lima .fillo de Daniel goncalves de lima gostaria de encontrar parentes do pai obrigado atodos que coloborar

  41. Elani says:

    Meu pai tem o sobre nome Gonçalves de Sá realmente é muito bom sabe de nossas origens

  42. Interessante meu pai se chama Paulo Cândido Gonçalves somos de Guarabira/PB mas moramos em João Pessoa/ PB.

  43. Interessante meu pai se chama Paulo Cândido Gonçalves somos de Guarabira/PB mas moramos em João Pessoa/PB.

  44. PEDRO PAULO PAIS says:

    olá,meu avó se chamava JOSÉ PINTO GONÇALVES,casado com NASCIMENTA PAIS veio morar no Paraná,no periodo de guerra ,por volta de 1932 ,se tiver alguém que tenha alguma informação de possíveis familiares dessa árvore genealógica ,por favor ,me avisem,obrigado.
    Pedro Paulo Pais.

    • Camila says:

      Olá meu nome é Camila Gonçalves dos Santos minha vó veio do rio grande do sul para o Paraná por essa época … O nome dela é Joaquina Gonçalves dos Santos😉

  45. Fábio C. Gonçalves de Assis says:

    Legal saber nossas origem. Me chamo Fábio Cândido Gonçalves de Assis

  46. Meu pai se chama Joseilton Gonçalves nasceu em camamu Bahia e mudou se para Salvador ainda jovem tem uma irmã chamada Ivanildes por parte d pai e mae,mas nao conheço seus irmãos por parte so de pai, se alguém conhecer ficarei feliz em ter noticias

  47. Elaine Gonçalves says:

    Familia muito grande mesmo.

  48. Elifas Goncalves says:

    Muito Bom saber as origens do meu sobre nome. Meu pai se chamava: Adair Candido Goncalves.
    E ele sumiu no mundo… ele era da cidade de Goiania…

Deixe um comentário