Família Gomes

A família Gomes tem o seu espaço por aqui. Esta não é uma familia com o sobrenome mais popular, mas está entre os que costumam ser mais populares. Confira abaixo informações sobre a origem, o brasão e curiosidades da família Gomes.

O sobrenome Gomes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Gomes

Sobrenome de origem portuguesa que provavelmente vem de uma abreviação do visigodo Gomoarius. Seu significado é Homem de guerra, o qual por vezes foi utilizado como nome próprio. Dessa forma, pode se classificar este como um patronímico, ou seja, derivado do nome do fundador deste tronco familiar ou de o nome próprio de uma pessoa.

O nome que deu origem a este sobrenome é Gomo ou Gome. Este, como já foi dito, pode ser ou não do fundador da família. O que pode acontecer também é de os descendentes de Gome terem adotado o sobrenome, uma vez que a terminação “es” pode significar “filho de”.

Curiosidades

O sobrenome Gomes é considerado relativamente popular no Brasil. Sua grande notoriedade é vista em países hispânicos, com a variante Gomez.

Variantes do sobrenome Gomes

Dentre as variantes que já foram registradas podemos destacar Gomizi, Gomiz, Gomez, Guemes, Gómez, entre outros. Os Gomez são bastante conhecidos em países hispânicos. As variantes mais conhecidas dentre estes são Gomez e Gomes.

Brasão da Família Gomes

O brasão da família Gomes possui algumas caracteristicas básicas oficiais. Fora isso, pode-se encontrar algumas diferenças nos modelos de brasão. Ele é constituído de um escudo em azul que possui em seu interior uma ave com o seu ninho e filhotinhos. Seu timbre possui a mesma ave do escudo dos dois lados com o que parecem ser gotas de sangue no bico. Em cima é possível ver uma armadura de ferro e vermelho.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

51 Comentários

  1. Flavio says:

    Me chamo Flavio e meu sobrenome é Gomes. Meu avô Francisco Ruas e minha avó Amélia Ruas Gomes. Ele natural de Chaves em Portugal veio para o Brasil casou com minha avó. Tenho vontade de conhecer Portugal e a cidade de Chaves berço da familia.

  2. Bom dia a todos, meu nome e joao Batista Gomes da Silva, Eu estava procurando informacoes a respeito de Como adquirir a cidadania European e me deparei com uma historia muito interecante a respeito da familia Gomes. Sou uma mistura de trez familias familia Rufino, familia Torres e familia gomes, meus irmaos tem o sobrenome Torres descendentes do meu avo materno, Pedro Luis de Torres, minha avo Materna tem o sobrenome Rufino, Francisca Maria Rufino, Eu erdei o sobrenome Gomes do meu pai, Anastacio Gomes da Silva, Somos todos nascidos no interior de pernambuco regiao da zona da mata, Bonito. Nao Moro mais neste local mais todos os familiares com os respectivos sobrenomes Moran nesta localidade.

  3. leilton gomes says:

    Para os alquimistas o pelicano era um símbolo da regeneração. Na antiga seita cristã, o Pelicano era considerado o símbolo do Salvador. Isso devido lenda que relata que essa ave dilacerando o peito, derrama seu sangue para para manter viva sua prole. (Homem de guerra)
    Não é de se estranhar, portanto, que a Maçonaria nos seus Altos Graus (REAA) tenha adotado o Pelicano como Símbolo para o Grau de Cavaleiro RosaCruz, grau eminentemente cristão.

  4. Darciana says:

    Meu pai era do cearà tmb Gomes

  5. João Gomes says:

    Olá meu nome é João António de Oliveira Gomes, meu pai era Francisco Gomes, meu avô João Geraldo Gomes, bisavô era Manoel Augusto Gomes e meu trisavô Francisco Matos Gomes, tenho um filho chamado Francisco Gomes 😉 O sobrenome Gomes é mais usual no norte de Portugal, sobretudo no Minho e Trás-os-Montes. Muito provavelmente de origem visigoda (povo celta vindo da Europa mais a norte), Braga (minha cidade) foi capital do Reino Visigodo alguns séculos antes da formação de Portugal. Braga é uma cidade com cerca de 2000 anos, mais velha que Portugal, fundada pelos romanos com o nome de Bracara Augusta, basicamente é a conjugação do nome “Bracarae” povo que habitava a região, bastante lutador e aguerrido com o nome do imperador (Cesar) Augusto. Grande parte da emigração portuguesa no Nordeste do Brasil é originária do Minho e zona do Douro. Aconselho quem poder a conhecer estas regiões e a sua história.

  6. Naor Massarutti Gomes says:

    Olá.
    Sou Naor Massarutti Gomes. Meu pai é Adelino Gomes, filho de José Pedro Gomes e Maria Tereza da Conceição. Tinha um irmão chamado Amado Gomes. Ele nasceu em Itaporanga-SP. O avô de meu pai tinha o nome de Adão Gomes e na cidade que ele nasceu eles eram conhecidos pelo apelido de Tomé. Uma outra cidade que ele morou na juventude foi Santana do Itararé. Ele casou-se com minha mãe de família Italiana chamada Massarutti em Jundiaí do Cinza-PR.

  7. aparecido gomes filho says:

    Bom dia me chamo Aparecido Gomes filho meus avós vieram da Ilha da madeira portugal, prazer em conhece-los.
    Email. aparecido.gomes.filho@hotmail.com

  8. gomesjfg says:

    Meu nome é gomesjfg, sou da linhagem mais antiga de Numância, minha família rodou o mundo como escrava até meu tarara avô conseguir fugir com sua família para o Brasil, aqui fixou residência, isso não significa liberdade pois mais de 1500 anos cativos não esquecemos nossas lendas e histórias, não esquecemos nossa língua matre, falamo galego celta.
    Descobrimos ser uma das três famílias sobreviventes do massacre de numância.

  9. claudemilson callou says:

    Não me assino com gomes mais minha esposa sim.muito orgulho pois sou descendente de um senhor aqui do sertão pernambucano que se chamava saturnino gomes sà..ele teve quatro filhos e a única mulher desses era minha vida maria saturnino..

  10. sandra gomes says:

    li os comentarios aqui gostei de saber estas coisas e verdade gomes e uma familia guerreiras batalhadoras…sempre em lutas costantes mais nao param de lutar Deus abensoe a todos Gomes amem.

  11. sandra gomes says:

    nao sei voceis mais eu gosto muito do meu nome e sobrenome tem tudo aver comigo o brasao ali…intao sou uma brasileira portuguesa…que Deus abensoe todos da familia Gomes amem…

  12. Bruno Gomes de Freitas says:

    o Simbolo do Brasão da Familia é um Pelicano …

    Que Se Fere, e Alimenta a Própria Ninhada com Seu Sangue

  13. marcia gomes says:

    Meu nome e marcia gomes e silva, meu avô era jose gomes de ferreira de aves, satão portugal

  14. Gisele Gomes says:

    Ola, me chamo Gisele Gomes, sou natural do parana, mas sei que meu Sobrenome veio de meu Bisavo Francisco Gomes que veio de Viseu Portugal entre 1914 e 1922, para residir e trabalhar na cidade de Ipaussu e Quata em São Paulo, devido a um desentendimento de familia meu antonio aparecido gomes se desligou da familia e nada sabemos destes entes queridos que o tempo apagou de nossas memorias, hoje meu avo infelizmente ja é falecido e levou com ele os nomes de seus irmãos que eram 8 homens e 1 mulher, gostaria muito de encontrar esses familiares e resgatar um pouco da historia de minha familia, por favor se vc é algum descendente de Francisco gomes portugues da cidade de Viseu, que tenha nascido na cidade de ipaussu ou quata entre em contato comigo no e mail gigomes2009@hotmail.com. Deus os abençoe.

  15. Ola Meu nome é Brandon lee gomes da silva Sou de natal rn Rio grande do Norte Brasil Procuro parentes Meu meu whats 084 87709414

  16. KATIA GOMES says:

    MEU NOME E KATIA GOMES, MEU AVO E JOSE MANOEL GOMES, IMIGRANTES VINDOS DE TRAS DOS MONTES PROCURO MINHA ARVORE GENEALOGICA

  17. André Gomes says:

    Me chamo André Gomes e sou do Rio de Janeiro, meu pai também carioca, chamava-se Paulo Gomes o nome veio do meu avô, Manoel Barbosa Gomes, imigrante português da cidade do Porto!

  18. esas pessoas tem omeu sobre nome

  19. eses nomes gomes sao da minha familha

  20. Sou Margareth gomes ele sobrenome de de parte da minha mae Margarida gomes da silva e o nome do meu avô e João Gomes da silva ele é do Pernambuco ele disse que é

  21. Bruno says:

    Meu nome é Bruno Gomes
    Minha familia vem de Pernambuco por parte de avó materno .

  22. Miguel Gomes says:

    Meu nome Gomes, veio do meu bis-avó que também veio de Portugal a séculos atrás, e eram de Pernambuco, e meu avó foi morar na Bahia, e assim ficamos baianos da região de Irecê.

  23. Luciana Rabelo says:

    A família da minha avó materna é dos Gomes de São José do Egito/Pernambuco.

  24. Bruna Gomes says:

    O meu Gomes veio do meu bisavô que veio de Portugal para Minas Gerais.

  25. Luan Carlos Gomes says:

    Posso estar falando besteira,mas,o Gomes é forte no nordeste.O meu veio da minha avó que era de Pernambuco.

  26. Nathan Gomes says:

    Legal saber um pouco da história do meu sobrenome.

  27. Francisco Gomes says:

    Meu avô paterno, Francisco Jerônimo Gomes, nascido em 1876, é de Araruna, na Paraíba.

  28. Ana Paula gomes says:

    Meu comes e de minas pai joao rodrigues gomes

  29. vilmagomes says:

    legal esses comentarios… também tenho o sobrenome gomes,sou de natal rn meu pai se chamava pedro gomes mais era da paraiba,por conhecidencia meu avó materno tambem era gomes,gosaria muito de saber de onde vem o meu sobrenome,pois sou aqui do nordeste,mais tenho tracos europeus as pessoas sempre me perguntam se eu sou daqui mesmo. morro de curiosidade!!!

    • Ana Santana Gomes says:

      Também sou do RN, de Caicó e tenho sobrenome Gomes… O meu avô, que tem noventa e um anos, me disse que nossa família se mudou para cá em 1900… Quando estava pesquisando em outras fontes a origem dessa família, descobri que ela é oriunda das Penínsulas Itálica e Ibérica, na qual há informações que dizem que, na Itália, eram uma família nobre e constituídas de cristãos novos, ou seja, judeus convertidos(obrigados a se converterem) à religião cristã.

      • sandra gomes says:

        oi ana qe kegal gostei d saber disso…..sou de sc..

      • Fábio Gomes says:

        Bom saber, Ana. Sou Fábio Cabral Gomes da Silva, neto de Cícero Feliciano Gomes. Moro em São Gonçalo/RN. Meu whats é 84 – 994745134. Mandei mensagem para o professor Bráulio Gomes, do IFCE, solicitando mais informações sobre nossa família, ele escreveu um livro sobre a genealogia dos Gomes. Aguardo contato. Obrigado. Vou contactar o Brandon Lee Gomes.

  30. Carina dos Santos Gomes says:

    adorei saber um pouco mais sobre o significado do sobrenome gomes.Meu nome é Carina dos Santos Gomes e sou bisneta de italianos,sou grata por saber q este sobrenome tm como identificação a força pois sou uma pessoa muito batalhadora q corre atrás de seus ideais e nunca desisti.

  31. Leonardo Gomes says:

    Meu Gomes veio de Portugal, de meu avô Português, Manuel Gomes. Me orgulho muito da origem portuguesa e estou feliz em ver que temos um brasão tão imponente

  32. Rogério de Souza says:

    Sou tataraneto de João José Gomes, natural de Bananal, São Paulo, consegui o registro de casamento de seu filho, meu bisavô Manoel José Gomes, mas as pesquisas param nos registros paroquiais, que tem uma burocracia, para ter acesso. Se alguém tiver ascendência de familiar Gomes, da cidade de Bananal. e tiver mais informações. agradeço

  33. Juliet Gomes says:

    O meu gomes veio dos dois lados da família
    Do meu pai q herdou do meu avô, e da minha mãe que herdou do pai dela meu avô. Ambos são do nordeste minha mãe pernambucana e meu pai veio da paraiba. Eu nasci e moro no rio de janeiro. Bom não sei se é conhecidencia mas acho meu estranho se forem todos da mesma família e não sabiam seila rsrs.

  34. wanderson gones teixeira says:

    Gomes familia muito Unidada?

  35. Dionísio Gomes says:

    Gostei do escuto (:

  36. Victtor Gomes says:

    Está é uma família tradição muito batalhadora eu sou cearense de fortaleza meus país são português minha mãe nasceu Aldeia estrela do norte e meu pai nasceu Macedo cavaleiros em Portugal são todos gomes

    • Yasmin says:

      Estou muito feliz de saber dessas historias. Eu sou do Rio de Janeiro e o nome Gomes veio da minha Avó que até onde eu sei nasceu no Espirito Santo.

  37. Ana Virgínia Gomes Pinto says:

    Muita massa saber dessas histórias!! Minha família é do Ceará.

  38. Ana Lúcia Gomes says:

    Olá!!!

    Orgulho dos Gomes!

  39. emily gomes says:

    Gomes!!!

  40. nina says:

    vou concordar com vc, nunca vi uma família mais batalhadora que os gomes

  41. Henrique gomes says:

    Concerteza é um sobrenome de guerra, minha família eh bem batalhadora !

Deixe um comentário