Família Girotto

Confira abaixo algumas curiosidades e informações da história de origem da família Girotto. Esta é uma família de informações um pouco restritas, mas dá para se ter ideia de como ela surgiu.

O sobrenome Girotto, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Girotto

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como tendo sua origem em uma alcunha do portador inicial, um apedido que representava suas características mais chamativas.

Com a grande fama de um certo senhor relacionada ao seu apelido, este posteriormente passou aos seus descendentes como forma de sobrenome e acabou ganhando espaço em vários países diferentes, principalmente na Europa, onde este sobrenome surgiu.

Girotto é uma forma diminutiva de Giro, o qual vem do latim Glis, Gliris (esquilo). O sobrenome é um apelativo dialetal vêneto (no italiano é Ghiro) conferido a cidadão por relembrar os atributos desse roedor, como a agilidade, a graça, a voracidade e também a longa hibernação por que passa.

Curiosidades

Apesar de ter uma história de origem que pode ser comum a diversas regiões diferentes, este sobrenome não parece ter surgido em lugares diferentes. Sendo assim, há uma possibilidade desta família ser uma só, ou ter uma linhagem mais restrita.

Além disso, é possível que todos os seus descendentes diretos sejam de origem italiana, uma vez que a palavra que constitui o sobrenome é da língua do país citado.

Variantes do sobrenome Girotto

Não existem variantes conhecidas para este sobrenome. Mesmo assim, ao longo de sua história, pode ser que tenham existido grafias como Giroto. Esta é uma maneira mais simples de escrever o sobrenome e manter o seu som original.

Brasão da Família Girotto

O brasão da família Girotto não foi encontrado. Se existe, provavelmente não foi reconhecido como sendo o oficial desta família. Sendo assim, não se tem informações oficiais sobre o mesmo.

Mesmo assim, levando em conta a sua historia de origem, pode se supor que este seja constituído de cores da bandeira italiana e faça referencia também ao esquilo, animal que deu origem a toda a história.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

4 Comentários

  1. dagmar nascimento girotto says:

    meu pai veio da italia com 15 anos em um navio também sdegue os dados que conheço nome Rino Girotto filho de Valentim Girotto e Gema Cutiero Girotto nascido em padova no lugarejo chamado Adria proximo ao mar Adriatico com meu pai vieram tambem minhas tias e tio de nome Moiseis Girotto/ Marina Girotto/ Sabrina Girotto/ Ema Girotto /Miguel girotto se alguem dessa linhagem quiser trocar informaçoes estou a dispor

    • giliarde fernando girotto says:

      eu tambem e girotto o meu bisavo chamava miquel girotto

    • Regina Marta terçariol Dudu says:

      Dagmar, lendo o seu comentário, vejo que somos primos pois, sou filha da que você colocou como Sabrina e que realmente era Angela (Sabina é como apelidaram-na).Seu pai nós o chamávamos de tio Guerino e fui na sua casa quando a Vó Gemma Contiero Girotto ainda era viva.Da história que sei o nosso avô faleceu junto com o tio Miguel numa descarga elétrica pouco tempo depois que chegaram ao Brasil. Nossa Avó é quem se tornou a chefe de faília após essa tragédia.Tia Marina, Tia Ema(sua filha Delma), Tio Moisés, Tio João (nascido no Brasil) e minha Mãe – todos falecidos. Por isso,gostaria que você descrevesse mais sobre o que sabe porque estamos com uma documentação em andamento para tentarmos a cidadania italiana e se juntarmos o conhecimento ás vezes podemos deslanchar com mais facilidade. Mamãe sempre falava de Pádova e um lugarejo Pozzo Nuovo. Adria já veio acrescentar, espero que você tenha algo a mais para mim. Um abraço fraterno.

  2. YOZUMAGIROTTO says:

    LEGAL FERA

Deixe um comentário