Família Gatto

A palavra gato no Brasil é conhecida pelo animal doméstico. Contudo, existe uma variante desta palavra que é utilizado como sobrenome. Confira logo abaixo a história de origem, modelos de brasão e mais da família Gatto.

O sobrenome Gatto, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Gatto

Este é um sobrenome de origem italiana. Sua origem deriva de uma alcunha (apelido) do portador inicial, fundador da família. A palavra vem do latim cattus, que originalmente significava filhote de animal. Com a introdução do gato doméstico no império romano, ideia importada do Egito antigo, este felino passou a ser designado pelos romanos como cattus.

Como sobrenome relembra um apelativo relacionado com os atributos deste animal, na época era tradição assumir nomes e sobrenomes de animais, pois os antigos acreditavam que assim encarnariam suas qualidades, como a vigilância, a sagacidade, a esperteza, a agilidade e a destreza do gato.

Este sobrenome, pelo que consta nos registros, surgiu na Itália e também em Portugual. Pode ser que este tenha surgido em outros países, uma vez que o gato é um animal comum, domestico desde os primórdios da humanidade.

Variantes do sobrenome Gatto

Das variantes para o sobrenome Gatto, a mais comum, popular é a grafia Gato. Provavelmente esta surgiu com o tempo, de forma a simplificar o sobrenome. É mais provável que tenha caído um T do que adicionado um.

Brasão da Família Gatto

Foram encontrados dois modelos de brasão para esta família: um para a família Gatto da Itália e um para a família Gato de Portugual. Outros modelos de brasão podem ser encontrados para essas famílias. Mesmo vindo de uma origem comum, cada família possui a sua particularidade, o que torna diversa esta linhagem.

Na Itália, o escudo é feito de ouro, com um gato de preto. Ele está sobre um gramado, verde obviamente, com uma faixa branca entre duas faixas pretas logo abaixo.

Outro modelo de brasão encontrado é feito ouro, com dois gatos de azul, passantes, um sobre o outro. Também possui bordadura de vermelho, carregada de oito crescentes feitas de prata.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Adelino says:

    Que bela Família!

Deixe um comentário