Família Gandolfi

Os Gandolfi não são muito conhecidos no Brasil. Mesmo assim, este sobrenome deixa seus descendentes por aqui. Confira abaixo algumas informações da origem, curiosidades e modelo de brasão da família Gandolfi.

O sobrenome Gandolfi, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Gandolfi

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador inicial deste tronco familiar, patriarca da família.

O nome que deu origem ao sobrenome vem do germanico Gandwulf que é formado por duas palavras (Gand – bastão ou vara magica e Wulfa – lobo). A junção dessas palavras acabou por formar uma com sentido de lobo dotado de força mágica, nome de guerreiro. O lobo era um animal sagrado entre os antigos. Ele era símbolo de força, astúcia e ousadia.

O sobrenome latinizado em Gandulfus se definiu pela expressão Filius Quondam Gandulfus ou Filho do senhor Gandulfus e toma sua forma atual quando este se pluraliza através da expressão Cassata dei Gandolfi que seria a Casa dos Gandulfus. A terminação i em italiano geralmente representa a forma plural das palavras.

Curiosidades

Uma das origens relaciona o Gandolfi com outro animal, o golfinho. Foi encontrado até mesmo um brasão com a figura no animal do escudo. Mesmo assim, o que prevalece é a origem dos lobos.

Variantes do sobrenome Gandolfi

Não foram encontradas muitas grafias diferentes para este sobrenome. Pode ser que, com o tempo, algumas famílias acabaram por criar identidade própria. Desse modo, podem surgir grafias como Gandolffi ou até mesmo o singular Gandolfo.

Brasão da Família Gandolfi

O brasão encontrado para a família Gandolfi conta com um escudo metade preto, metade branca. Na parte branca há um lobo na cor preta, enquanto na parte escura tem se em contraste um lobo branco.

brasao-sobrenome-familia-gandolfi

Outros modelos de brasão podem ser encontrados para esta família. Com o passar do tempo novos clãs acabam por surgir e se firmar com certa tradição. Assim, algumas variantes deste sobrenome podem ter seu brasão diferente do apresentado.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 Comentários

  1. Liege says:

    Olá, gostaria de ter contato com famílias Gandôlfi em Santa Catarina. Meu bisavô era Vitório Gandôlfi e bisavó Carolina Truppel. Não tenho certeza mas acho que meu avô,David Amadeu Gandôlfi, tinha irmãos morando em Rancho Queimado e Siderópolis. Facebook Liege Gandolfi.

  2. danilo says:

    Familiares e Ancestrais da Família Gandolfi/Gandolfe da cidade de Aguaí/Mogi Guaçu entrar em contato no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004861986382&fref=ts
    Estamos Reunindo fotos e informações da Família em um grupo.

    • maxsuel estevam gandolfi says:

      boa noite meu nome é maxsuel estevam gandolfi vc esta atraz se fotos dos gandolfi ,achou alguma coisa ? pois tenho interesse tnbm

  3. Vilma Vaz dos Santos says:

    Ainda não encontrei o registro onde minha bisavó foi registrada nem sua origem.

  4. Vilma Vaz dos Santos says:

    Continuo procurando a origem de meus bisavós

  5. Vilma Vaz dos Santos says:

    Minha bisavó por parte de pai se chamava Joana Gandolfi. Tenho muita curiosidade de saber mais sobre a família, mas não sei onde ela foi registrada.

Deixe um comentário