Família Galvão

A família Galvão tem sua origem incerta. Nada se confirma quando se trata da origem desta família. Galvão não é um sobrenome que carrega muitas curiosidades. Se você quer conhecer um pouco da história dessa família, veja abaixo algumas informações relacionadas ao sobrenome Galvão.

O sobrenome Galvão, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Galvão

Galvão é um sobrenome português. Pouco se sabe sobre a origem dessa família, pois na verdade sua origem é incerta. A princípio, para alguns, o sobrenome Galvão era originário da palavra gavião, ave de pequeno porte. Já outros acreditavam que o sobrenome Galvão surgiu da palavra carvão.

Há registros de que esse sobrenome poder ter vindo do latim Galbanus, que é o nome de uma planta sempre verde. Outros indícios apontavam que o sobrenome Galvão vinha de Gaulês Gwalwanus, espécie de falcão branco.

Outra provável origem era que Galvão fosse uma família inglesa – e que trazia suas origens da família “Galvim” que viviam em reinos ingleses.

Curiosidades

Uma curiosidade interessante é que no Brasil encontra-se uma linhagem bem populosa da família Galvão. Este é um sobrenome comum e fácil de encontrar, apesar de não possuir muita popularidade como outros sobrenomes, por exemplo, Silva ou Souza.

Variantes do sobrenome Galvão

Para maioria dos sobrenomes são encontradas variações na grafia, mas não é sempre que isso acontece como no caso da família Galvão. Não foram encontradas variações para essa família. Muitas vezes isso ocorre por tratar-se de sobrenomes simples e específicos.

Brasão da Família Galvão

O brasão de armas da família Galvão é constituído por três cores. São elas: preto, vermelho e prata. É um escudo divido em duas partes. Na primeira parte, de cor prata, tem uma ave que lembra uma águia preta e ela está com as asas abertas, já a outra parte é de cor vermelha. No timbre, a mesma ave do escudo em cima de uma armadura.

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

16 Comentários

  1. Izilda Ferreira Galvão says:

    Meus bisavós eram Galvão e vieram da Ilha da Madeira.Eles ficaram no interior de São Paulo na plantação de café. E outros foram para o interior do Paraná. Até hoje temos este sobrenome. Este sobrenome é repassado para a minha familia,desde o século retrasado (19).

  2. pablo galvao bueno says:

    tem uma parte na Turquia no seculo 13

  3. Valdir Alves says:

    Também existe uma família Galvão em Cabo Verde. Óbvio, de origem portuguesa. Alguém disse a original é de ascendência judaica

  4. José Roberto Amaral Vieira says:

    Tinha comigo que a origem do nome Galvão era francesa. Meu pai comentava sobre a origem que seria Galvan de France!

  5. Dulce says:

    Ola tenho interesse de saber mais sobre o Galvão qual parte de Portugal, meu bisavô era mas não levo o mesmo sobrenome.

  6. na minha família dizem que meu tataravó era filho que padre,eu nao sei bem mais gostaria de saber essa origem

  7. marcones ribeiro galvao says:

    interessante

  8. Daniel Galvão says:

    Interessante!!

  9. Mariana Galvão says:

    Eu sou galvao e uns parentes meus sao ingleses

  10. Wagner Galvao says:

    Muito interessante!!!

  11. Dario Galvão says:

    Gostei do comentário do Ari. Mas gostaria de saber o exato país onde teve origem a família Galvão.

  12. Lilian galvao says:

    Tambem sou da família galvao gostaria muito de saber mais sobre a origem dessa família

  13. Gostei demais desse site.Sou Mormom e nos interessamos muito pela genealogia, nossos antepassados,de onde viemos nossas origens.
    Obrigada
    Maria Galvão

  14. Maria S Galvão says:

    Tenho vontade de descobri a origem da familia Galvão.
    Faço parte dessa familia, o que sei é que dois irmãos cuja nacionalidade era da Holandeza, fugindo de guerras foram para Portugal e de lá vieram para o Brasil, no Brasil se separaram, um foi para o Norte e o outro foi para o Sul.

  15. Ari Galvao says:

    Sou o Presidente da https://pt-br.facebook.com/Galvaoamericadosul
    Sou pesquisador genealogista , tambem de heraldica , temos todas as provas necessarias para constestar como esse dessa pagina sobre a familia dinastica referida , nos temos 20 variantes , grafia original inicial e Gawain , filho of King Lot from scotland, tambem temos suporte de mais 2 associaçoes como mais de 350 anos de existencia , cujo nome e / Gauvin des L´europe / e gauvin des amerrique , Canada , tudo oficializadoe reconconhecido por institutos de genealogia e heraldica da Europa.

Deixe um comentário