Família Furlan

Se você é descendente dos Furlan, vai gostar de saber um pouco mais sobre as curiosidades dessa família. Veja logo abaixo algumas informações.

O sobrenome Furlan, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Furlan

Furlan é um sobrenome Italiano, conhecido principalmente no norte do país. Ele não é muito conhecido no Brasil, assim como outros sobrenomes de origem Italiana. Os primeiros antepassados foram chegar ao Brasil somente na década de 80. Isso é relativamente cedo se for levar em conta a história dos outros nomes por aqui.

As origens históricas deste sobrenome referem-se a uma pessoa chamada Furlano, oriunda de uma cidade chamada Friuli, região do extremo norte oriental da Itália. Dessa forma, este pode ser tanto um sobrenome toponímico, quanto patronímico. Toponímica pela origem geográfica e patronímica pela origem vinda do nome do fundador da família.

Esta cidade, que é muito antiga, recebe o nome de Forum Julii e fundada pelo imperador Caius Julius Caesar (103-44 ac.).

Curiosidades

Os primeiros imigrantes a chegarem ao Brasil saíram da Itália aproximadamente no ano de 1989, para trabalhar nas colônias de café.

Na Itália encontra-se atualmente o sobrenome Furlan em centenas de municípios. Acredita-se que em aproximadamente mais de 700 municípios há descendentes do sobrenome Furlan. Ele é concentrando, sobretudo na região nordeste e norte da Itália onde originou o sobrenome.

Vêneto, Friuli-Venécia, Giulia, Trentino-Alto Ádige, Lombardia, Piemonte e Lácio são alguns dos vários municípios com pessoas que herdaram este sobrenome.

Variantes do sobrenome Furlan

Furlan, apesar de não ser um sobrenome comum e simples, é pequeno e bem especifico. Ele é oriundo de um nome pessoal e com o passar do tempo sofreu muitas alterações gráficas (Furlano, Foriulli, etc.) até se definir como Furlan.

Brasão da Família Furlan

O Brasão da Família Furlan é simples quando comparado a outros brasões. Mesmo assim é um brasão marcante e bem colorido. Ele é constituído por cores fortes e chamativas como o vermelho, preto, prata, azul e amarelo. No timbre do brasão tem-se uma armadura preta de metal, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

50 Comentários

  1. juliano furlan says:

    sou furlan tb, só sei de uma coisa, é a familia que mais bebe do brasil

  2. Milene Fulã says:

    Olá, meu avô era italiano e dele tenho o sobrenome Fulã, mas nunca acho esse sobrenome em sites, será q ele é uma variação do Furlan? Gostaria muito de saber, quem souber por favor me avisa. Gracias

  3. Gidraete Furlan says:

    Mais uma Furlan aqui gente, sou Gidraete Furlan,sou filha de José Furlan,moro em cachoeiro de Itapemirim,Espirito santo, conhecida como terra do Rei,cantor Roberto Carlos pois ele nasceu aqui,mais vamos ´lá, meus avós vieram da Itália,meu pai conta que vieram em três irmãos,mais se perderam no navio,onde pai dele, conseguiu chegar em Anchieta cidade do estado do Espirito santo,hoje ja encontramos bastante Furlans por aqui,temos até um time de futebol que participamos em torneios entre famílias,muito legal,o melhor temos coleções de troféus rsrs,que tal nos organizar e fazer uma festa para juntar toda Furlanzadas,fica ai a dica.BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS

  4. Julia Maria Furlan says:

    Boa noite a todos
    Sou Julia Maria Furlan, Filha de Santo Furlan.
    Há muito procuro pela família do meu tio João Furlan(irmão do meu pai), casado com Sra. Adelia de Paula.
    Meus avós eram Luiz Furlan e Maria Piovezan Furlan.
    Meus tios sairam de Potirendaba, interior do Estado de São Paulo e foram para o estado do Paraná, não sei ao certo para qual cidade…
    Meu pai, já um tanto sem memória, com 92 anos, em alguns momentos diz que foram para São João do Caiuá, em outros diz que foram para Londrina, em outro, para Maringá…Portanto, não sei ao certo.
    Se tiver alguém que seja descendente(Neto, bisneto) do Sr. João Furlan e Sra. Adélia de Paula, entrar em contato… pode ser pelo Facebook, em meu nome…
    Grata
    Julia Maria Furlan

  5. Jose Carlos furlan says:

    Meu nome é José carlos Furlan meu avô veio da Itália casado com antonia montagner também mourou em santa Rita do pasa quanto seu nome é mariano Furlan de santa Rita foi para Tejupá onde eu não hoge moro em sp

    • Antonio Jaci Montanher says:

      Jose Carlos, por acaso o seu avo é o Sr. Mariano Furlan??? Se for, sua avó Antonia Montagner é irmã de meu avô Giovanni Montagner

    • Antonio Jaci Montanher says:

      José Carlos, voce sabe ou tem alguem que saiba o porque dos Furlan e Montagner ter saido de Santa Rita do Passa Quatro, indo se instalar em Piraju/Tejupa

  6. Antonio Jaci Montanher says:

    alguém sabe informar o porque da família Furlan ter saído de Santa Rita do Passa Quatro indo se instalar na região de Piraju/Tejupa

  7. Olá meu nome é Carina bisneta de Joao Baptista Furlan casado com Emilia Cancian Furlan, onde sou neta de Elda Furlan Teixeira estou fazendo a genealogia da familia, e como minha avó veio da italia preciso de uma pesquisa minuciosa, para realmente saber a origem de meus bisavos e antepassados!!! vou ser eternamente grata!!! forte abraço!!!

  8. kelly furlan says:

    Pensei qui so tinha minha familia de furlan kkk

  9. Marcia Gomes Furlan says:

    Olá , também sou Furlan
    Meu nome é Marcia Gomes Furlan,
    Sou filha de João Furlan, que é
    Filho de Jacinto Furlan.
    Moro no Paraná.
    Gostaria tambem de encontrar parentes de minha avó paterna,
    que tambem é Italiana , ela se chamava : Adelia Pinotti Furlan
    bjus Furlans

  10. adailton says:

    Ola a tds os Furlans, meu tata se chamava Bernardo Furlan, e meu bisavo Joao Furlan, sera que tem algum parente por ai? se tiver gostaria de informaçao. obr. adailtonveigas@hotmail.com

  11. Luiza says:

    Minha avó se chamava Luigia Furlan Cabrini e se casou com Bentivoglio Cabrini somos de Araras São Paulo bjos.

  12. Elisa says:

    Meu nome é Elisa Furlan.
    Meu avós paternos vieram da Itália.
    Alberto Furlan e Zoraide Valério Furlan.
    Grande parte da minha família se concentra em São José do Rio Preto e imediações.
    Porém sei que há agregados que moram no Paraná.
    Gostaria muito de conhecer mais pessoas desse clã Furlan.
    Obrigada e beijo à todos os Furlan.

  13. Cinara Furlan says:

    Olá sou do Espírito Santo me chamo Cinara Furlan e aqui tem muitos Furlan!!
    Essa informação que os primeiros antepassados chegaram na década de 80 (1.980) está completamente errada!!

  14. Anselmo Furlan Junior says:

    Olá! Sou Anselmo Furlan Junior, meu avô veio da Itália da cidade de Pádova em 1913. Morou em Santa Rita do Passa Quatro, SP e depois em definitivo em Cafelândia, SP.

  15. Jorge Furlan says:

    Meio furada esta reportagem, década de 80, veio ao Brasil em 1989?

  16. Edilson Furlan says:

    Meu avo se chamava Baptista Furlan,casado com Emilia Cancian Furlan ,somos de ARARAS SP. Meu nome e Edilson Furlan

    • Oi Edilson tudo bem??!!! meu nome é Carina sou bisneta de Joao Baptista Furlan casado com Emilia Cancian Furlan, sou filha de Maria Cristina Teixeira Dozzi Tezza filha de Elda Furlan Teixeira, estou fazendo a genealogia da familia vamos trocar informações?!!! Obrigada grande abraço!!!

  17. Ighor Furlan says:

    Olá tbm sou um Furlan, ñ conheço muito de minha família estamos aki no Norte do Paraná.
    https://www.facebook.com/iFurl4n.

  18. oswaldir FURLAN rodrigues filho says:

    sou bisneto de Francesco Antonio FURLAN, nascido no imperio Austro Hungaro em março de 1882 em San Fogliano que passa a ser territorio Italiano após a 1ª guerra mundial- vindo para o Brasil com 6 anos de idade, foram para Mogi Mirin, SP. ( fazendas de café) e meu bisavo veio constituir familia em sampa no bairro do limão.

  19. Dayse says:

    Oiii tenho um amigo que se chama Gustavo Furlan, e mora em são Paulo tbm, mais Axu que pisei na bola com ele, agora vou tentar sair daqui do interior de minas, na esperança de encontrar ele em são Paulo e pedir desculpas pessoalmente, eu sei que vcs não tem nada a ver com isso ” sem ser o nome” rsss mais já que tá todos falando algo.rss

  20. Eder Furlan says:

    Oi sou Eder Furlan e moro em São Paulo capital e todos meus familiares são de Ourinhos interior de SP.

  21. Pedro Furlan says:

    É Furlan pra todo lado os outros q se cuidem eheuehuehue

  22. Sirlani serrato says:

    Sou neta de Amabile Furlan si to orgulho de ter o sNgue de mi há avó maternauma verdadeira italianinha

  23. Giovanna Furlan says:

    Mais uma Furlan \o/

  24. Gabriela Furlan says:

    sou de Sp, quem quiser contato https://www.facebook.com/gabriela.furlan.9484

  25. Gabriela Furlan says:

    Meus parente tudo aqui gente!!!! <3

  26. caio says:

    oii gente, furlanzada é fodaaaaaaaaaa

  27. Gustavo Furlan says:

    Oi galera, eu sou de São Paulo é bom saber que existem outros Furlans

  28. reynaldo furlan says:

    Reynaldo da silva furlan barra de são francisco es

  29. helio ap. furlan
    sou de assis-sp neto de joao furlan

  30. Priscila Furlan says:

    Olá também sou Furlan…cidade de Sorocaba -SP. Aqui a família é grande!

  31. Bruna Furlan says:

    Eii boa noite!!! Sou do ES de uma cidade chamada Vargem Alta, nossa família Furlan é enorme!!! Quem sabe um dia podíamos reunir os Furlans do Brasil todo! Aqui somo bastante festeiros rsrs

    • Bruna Furlan says:

      Somos ***

    • ADEMIR FURLAN says:

      OLÁ. SOU MAIS UM FURLAN.
      MEU BISAVO, VICENZO FURLAN, NASCEU EM MUZILI, VIZINHA DE SAN DONÁ DE PIAVI, PROVINCIA DE VENEZIA.
      NASCEU EM 25.11.1873, CASOU-SE EM 25.11.1893 COM ANTONIA SCOMPORIN E FALECEU EM 16.08.1942.
      ESTAMOS EM PIRAJU, NO ESTADO DE SÃO PAULO DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBE-LOS.

      ADEMIR FURLAN-PIRAJU

      • Antonio Jaci Montanher says:

        Ademir, seu bisavô é pai de Angelo Furlan que foi casado com Elisa Montagner minha tia. estou tentando descobrir o porque a família Furlan e Montagner saíram de Santa Rita do Passa Quatro e foram para a região de Piraju/Tejupá. Você saberia dizer ou conhece alguém que saiba?

  32. Cassiane Furlan says:

    Olá gente! Sou do RS e vcs?

  33. katiane furlan says:

    Gostaria de conhecer mais pessoas com o sobrenome furlan pois meu avo veio da italia equem sabe nao encontro meus parentes.

    • VALDEMIR FURLAN says:

      OI KATIANE , MEU BISAVO DESEMBARCOU NO DIA 08/06/1888 NO BRASIL, DEPOIS FORAM TRABALHAR NA REGIAO DE SAO CARLOS,

      • Liz says:

        Olá Valdemir, também sou Furlan, qual era o nome de seu bisavô e por acaso você sabe dizer se algum irmão ou primo dele se radicou em Santa Catarina? Abraços

  34. dalila furlan says:

    gostaria saber mais sobre família furlan. meu avô santo furlan veio da italia quando os italianos vieram de maquina a vapor viagem levou 36 dias.

  35. Pertenco a familia furlan gostaria de saber mais da origem desse nome

Deixe um comentário