Família Fuhrmann

O sobrenome Fuhrmann é de origem alemã e bastante raro de se encontrado no Brasil, com poucas pessoas registradas. A seguir, falaremos sobre a origem da família Fuhrmann, algumas curiosidades, variantes gráficas e o brasão correspondente.

Origem da Família Fuhrmann

            O sobrenome Fuhrmann é de origem alemã, de origem antiga e cristã. Os documentos mais antigos com o registro dessa família aparecem no período de 1346 a 1378. O termo em alemão “vuorman” quer dizer transportador ou carroceiro, e também pode derivar da palavra alemã “vëren”, que significa liderar ou transportar.

Então podemos afirmar que essa família tem o seu nome baseado em uma origem ocupacional, que remete à uma profissão ou atividade. Essas palavras eram muito usadas na Alemanha no período de 1100 a 1500, aproximadamente.

Curiosidades do Sobrenome Fuhrmann

No Brasil, encontramos a família Fuhrmann especialmente nos estados em que a imigração alemã foi forte, como:

  • São Paulo;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul.

No mundo, percebemos que também há presença de pessoas com esse sobrenome nos países em que a imigração alemã esteve presente, além de Brasil e Alemanha, que são os seguintes:

  • Estados Unidos;
  • Áustria;
  • França;
  • Argentina;
  • Polônia;
  • Austrália;
  • Suíça;
  • Canadá.

Outro ponto que podemos citar é que existem diversos empreendimentos no Brasil com o nome de Fuhrmann, como uma loja de chocolates em Curitiba, uma confecção de roupas em São Paulo e uma loja dedicada à música no interior paulista.

Variantes do Sobrenome Fuhrmann

            Existem algumas variações de grafia do sobrenome Fuhrmann, como veremos a seguir: Fuhrmeister (da Alemanha); Fuhs (da Alemanha); Fuhszagel (da Alemanha); Füht (da Alemanha); Fuica (da Espanha, da região de Biscaia); Fuille (da Espanha); Fuingariño (da Espanha); Fuini (da Itália); Fuino (da Itália) e Fujero (da Itália).

Brasão da Família Fuhrmann

            O brasão da família Fuhrmann possui as seguintes cores em sua composição: branco, vermelho, azul e amarelo. Podemos observar um cavaleiro com armadura segurando o escudo. No escudo, podemos ver uma torre vermelha, com fundo branco, e o final verde, representando a grama, um ambiente tradicional, antigo e bucólico.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Renato says:

    Oi, sou Fuhrmann de Florianopolis filho de Rodolfo Fuhrmann E neto de Bruno Otto Fuhrmann. OK!!!

  2. valéria moraes Fuhrman says:

    Muito bom, mas gostaria de saber a orígem deste sobrenome mais a fundo, assim como , se os fuhrman são de originalmente judeus-alemães, nascidos em Varsóvia ou outro lugar da europa.
    Parabens pela postagem.

  3. valéria moraes Fuhrman says:

    Meu sobrenome é fuhrman, gostaria de contactar com outros fuhrmans….há anos procuro – os

Deixe um comentário