Família Freitas

A família Freitas é bem conhecida aqui pelo Brasil. Ao longo de sua história, este parece ser um nome bem conhecido e antigo. Confira abaixo algumas informações sobre a história de origem, curiosidades e modelo de brasão dos Freitas.

O sobrenome Freitas, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Freitas

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, uma vez que é derivado da palavra Fracta, que significa quebrado. Dessa forma, o sobrenome tem origem de um lugar onde possuía muitas pedras quebradas, um terreno acidentado ou uma predreira em exploração.

A origem do nome de qual derivado o sobrenome vem do latim. Inicialmente fracta, como já foi falado, a palavra significa quebrado.

Os Freitas procedem de Diogo Gonçalves, que morreu na batalha de Ourique. D. João de Freitas foi o primeiro que tomou este como sobrenome para uso, do julgado de Freitas, junto a Guimarães, solar desta família. Posteriormente este foi disseminado aos seus descendentes.

Curiosidades

O brasão, segundo documentos antigos de Portugual, foi dado pelo rei D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Quem o recebeu foi o vassalo Diogo Gonçalves pelo seu feito de ajudar o rei nas guerras que fundaram o reino Portugal. Ele livrou o rei da morte em uma batalha, grato pelo ato, o rei deu a Diogo Gonçalves o brasão e terras. Por esse motivo, este também é considerado um nome bastante antigo na história.

Variantes do sobrenome Freitas

Atualmente, não existem variantes conhecidas do sobrenome Freitas. Este é um sobrenome que, antes de se firmar como é hoje, teve algumas variáveis, mas hoje em dia, o que se passa pelos descendentes é só Freitas.

Brasão da Família Freitas

Seu brasão é constituído de cinco estrelas de seis pontas de ouro em um escudo de vermelho. Este é um escudo simples e ao que parece, o mais original deles. É possível que se encontre outros modelos de escudos, advindos de outra origem. Mesmo assim, ao que parece, a maioria é constituída de ouro e vermelho.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

54 Comentários

  1. maria rosa de freitas says:

    Sou Maria Rosa de Freitas meus pais vieram como emigrantes de Portugal Ilha da Madeiras e deixaram parentes
    Meu pai ..Joâo de Freias …filho de Manoel de Freitas e Madalena de Jesus

    mãe Maria Dumingas Mendes de Freitas filha de João Mendes Luiz e Maria Luiz

  2. Eduardo de Freitas Dornelas says:

    Sou neto de Manoel Soares de Freitas e Maria Gonçalves de Freitas, José Manoel de Freitas. (irmão do avô e tinha uma fabrica Campelo em Portugal) Chegou ao Espirito Santo em 1938. Gostaria de saber qual a cidade o meu avô nasceu, só sei que é Trás o Monte e lá tem 20 municípios.

  3. NARA G. F.DE FREITAS says:

    meu nome é= NARA FREITAS DE FREITAS sou da capital porto alegre R/S fico feliz de ver quanto extenso é a família FREITAS , MEUS AVOS GRACILIANO FREITAS E ELVIRA SOARES DE FREITAS , MEU PAI DORIVALDINO SOARES DE FREITAS E MINHA MÃE CELANIRA ALVES MEDEIROS DE FREITAS TODOS JA FALECIDOS TODOS DO R/S NATURAIS DE SANTIAGO R/S , SÃO FRANCISCO R/S ,JAGUARI R/S SE ALGUEM CONHECEU ALGUM DELES POR FAVOR DEIXE UM RECADO OBRIGADO

  4. Sou Carlos Magno Freitas filho de Manoel Salvino de Freitas neto de Maria de Almeida de Freitas

  5. Ivanilde Freitas Sousa says:

    Ivanilde Silva Freitas, meu nome de solteira. O Freitas herdei de meu pai Jeronimo Rodrigues Freitas. Pelo que entendi todos os Freitas, no fundo são parentes.

  6. MEU NOME É JOZIELDA FREITAS, SOU NATURAL DE AUTAZES-AM, MEU PAI RAIMUNDO NONATO DE FREITAS,NATURAL DE MANICORÉ/AM, FILHO DE ODETE ASSUNÇÃO DE FREITAS,,ESTAMOS A PROCURA DE SEU IRMÃO JOÃO FREITAS, QUE HOJE SE ESTIVER VIVO TEM APROXIMADAMENTE 70 ANOS,SE TIVEREM NOTÍCIA NOS AVISE, JA FAZ 38 ANOS QUE ELE VIAJOU, E ATÉ HOJE NÃO SABEMOS NOTÍCIAS.

  7. Edmilson Freitas says:

    Meu nome é Edmilson José de Freitas, filho de Enir José de Freitas e Doraci Castro de Freitas de Porto Alegre RS.

  8. Roberto Ricardo Amado says:

    Sou casado com uma Navarro de FREITAS OLIVEIRA ,de Barbacena Minas .Seu pai Eng. Jo-
    sé de Freitas Oliveira é de Cabeceira de Basto e seu avô de Revelhe-Fafe o qual imigrou para
    o Brasil no ano 70 do SEC.XIX. Para providenciar passaportes portugueses para minha espo-
    sae filhos fui à Cabeceira de Basto e no anexo de sua bela Catedral onde funciona o Setro de
    registro recebi a certidão de Nascimento de meu sogro.Depois fui ao BAR DO FREITAS onde
    degustei uma taça de vinho dos toneis expostos. A região e cheia de FREITAS na área rural.
    Meu nome é Roberto amado e meu e.mail é tenamado@gmail.com
    Saudações a todos

  9. Letícia de Freitas says:

    Sou neta de Marcelino Paulino de Freitas e Anna Augusta de Freitas, moravam em Niterói e vieram de Minas Gerais não sei ao certo de qual cidade. Não conheço a outra parte da família somente os meus tios, irmãos do meu pai. Gostaria de encontrar.

  10. Wallace says:

    Sou filho de ENI ALVES DE FREITAS ….sera q somos todos parentes..?😂😂😂😂

  11. JAIR ORANDES DE FREITAS says:

    Gostei. Por isso deixo meu comentário também:
    Meu avô era José Correia de Freitas, meu pai, João Maria de Freitas, eu Jair Orandes de Freitas, com 79 anos. Todos somos da região Anita Garibaldi (SC), Campo Belo do Sul (SC), Capão Alto (SC), Lages (SC). Meus tios eram: Juvenal Freitas, Maria das Dores Freitas, Etelvina Freitas, todos da mesma região.
    Estou montando uma linha genealógica e suas informações nesse sentido seria muito importantes para mim. Meu Abraço com meus agradecimentos.

  12. Adriana says:

    Gostei de saber um pouco mais sobre meu sobrenome . Me chamo Adriana Aparecida de Freitas e herdei o sobrenome do meu avô José Pedro de Freitas .

  13. sergio freitas says:

    sergio antonio de freitas souza filho de sarita jussara de freitas souza,neto de hortencia credidio de freitas,todos nascidos na região da fronteira do rio grande do sul,Bage,Lavras do Sul,cachoeira do sul -r/s.

    • Alex Freitas says:

      olá tudo bem, vocês são da família Freitas de lavras do sul? Meu sobre nome também é Freitas e meu pai disse que saiu de lavras do sul quando era menino ainda, o nome dele é Antônio Bastos de Freitas. ele sonha em encontrar familiares, se tiverem alguma ligação entre em contato. meu whatts é (51) 98645 9985 me chamo Alex Freitas

  14. Carlos Guilherme de Freitas says:

    Boa tarde aos demais. estou tendo dificuldades de montar a linha do tempo da família Freitas. talvez possamos nos ajudar não sei se já existem sites e grupos no face ou blogs. caso não tenha podemos criar em conjunto para montar esse grande quebra cabeça. acho que tanto toda ajuda é bem vinda mesmo as dos Freitag que em determinada época assumiram Freitas como apelido.

  15. Ivan De Freitas Nunes says:

    Ivan De Freitas Nunes, neto de, Dorgival De Freitas Amarantes. de Pio IX – PI

  16. Joao de freitas says:

    Meus avós eram freitas naceram em
    Desterro do melo minas gerais
    Gostaria de saber se tem algum parente
    Por la

    • oi me chamo jozielda freitas, sou filha de Raimundo Nonato de Freitas, ele é natural de manicoré, ele tem um irmão chamado joão, ja faz 38 anos que ele saiu pra trabalhar e até hoje não temos notícia dele, ele foi pra manaus trabalhar em uma companhia chamada montebol,se vcs conhecem um homem com aproximadamente 70 anos com esse nome, por favor envie notícias.temos parentes em maués, mais não conhecemos pessoalmente.obrigada

  17. FATIMA GUERRA RIBEIRO says:

    MEU NOME DE SOLTEIRA É MARIA DE FÁTIMA FREITAS GUERRA. FILHA DE JULIA FREITAS DE OLIVEIRA. MINHA VÓ MATERNA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS. RESIDIA EM SUSSUARANA/CE

  18. lucas freitas says:

    ententi tudo so que nao

  19. marta Ribeiro Vieira says:

    Me chamo Marta meu marido è Josias Antunes Vieira.
    Minha sogra è Odete freitas vieira.foi casada c Dorval Antunes Vieira
    Filha de Américo Luiz de Freitas
    Segundo ela eles vieram da região de Itaperuna Rio de janeiro .
    Minha sogra tem muita vontade de saber noticias do irmão João Luiz de Freitas.
    A muitos anos perderam o contato.
    Ela está com 93 anos e è a caçula dos irmãos
    Certamente ele ja deve ter falecido
    Se alguem se identificar como semdo da familia favor fazer contato.
    Ela tem muita vontade de saber noticias.

  20. Graciela Freitas says:

    Wow

  21. Nadya Castilho says:

    tambem sou FREITAS,VEM DE MEU AVÖ MATERNO Sr.Felix Candido de Freitas,ele veio de Macae RJ.Por isso provavelmente tenho parentes no estado do Rio de Janeiro,quem conhecer esse nome por favor entre em contato.(nadya.chn@hotmail.com).

  22. Raiana Freitas neves says:

    Meu nome é Raiana Freitas Neves … gostei do artigo !!

  23. Evandro de Freitas says:

    Meu nome é Evandro de Freitas, e herdei esse nome do meu avô Joaquim Pocino de Freitas

  24. Bruno luz de freitas says:

    sou Bruno luz de freitas e esse nome veio de meus avõs paterno. e sou de são jão de meriti Rio de janeiro

  25. Sou da família freitas milha bisavô se chamava Marta freitas Lacerda nacida em Ituiutaba minas gerais o meu bisavó. E ra Teodoro gonsalves de Freitas.
    Milha a vo e ra Ana freitas Lacerda gostaria muito de saber onde entra os Pereira junto com os Freitas

  26. Agimael Freitas says:

    Meu bisavô Francisco Freitas é de Crato no Ceará venho para Manaus em 1910 e deixou em Crato 9 irmãos hoje acho que lá deve ter milhares de Freitas .

  27. Agimael Freitas says:

    Me chamo Agimael Freitas meu bisavô nasceu na cidade de Crato ,C.E seu no era Francisco Freitas em 1910 ele veio para Manaus amazonas e por lá em Crato ficaram seus 9 irmãos todos Freitas tbm .

  28. Julio Cesar Freitas says:

    Júlio Cesar Freitas. gostei muito de saber da origem do meu sobrenome Freitas que herdei de meu avô Bernadino de Freitas.

  29. Gorete Freitas says:

    Meu nome é gorete de Freitas. herdei da minha avó paterna Maria esmeraldina de Freitas.nascida em cruzeta.região seridoense do Rn.

  30. Filipe Oliveira de Freitas says:

    Gostei mas a divergências com outras pesquisas…

  31. Claudio Jose says:

    Sou da geraçao dos Freitas do Irará Ba. Meu avô era Jose Bernardino de Freitas, filho de Firmino Freitas, maestro na cidade. Minha avó era Sarah Correia de Freitas, filha de Maria Mendes .!!!

  32. dimas de oliveira freitas says:

    dsou dimas de oliveira freitas:meus avos freitas sao de carmopolis de minas orgulho de ser um freitas porque eles eram trabalhadores e onestos.

  33. Maria Cezira da Silva says:

    A minha vó materna se chamava Maria Rosa de Freitas era natural de Palhoça SC

  34. Vanilma Da Silva Freitas says:

    Fiquei feliz em descobrir a origem do sobrenome Freitas que herdei do meu avô

  35. Adenildo says:

    Sou adenildo Freitas santos nasci em Taiobeiras mg herdei da minha vó

  36. Aline Freitas says:

    Muito interessante saber a origem do meu sobrenome

  37. Sanduval Purceno de Freitas. says:

    Sou da família Freitas oriunda da cidade de Comendador Gomes MG, meu pai era Ildefonso Luiz de Freitas, nascido aos 18-06-1888, natural desta mesma cidade, que tinha seu pai com nome de Ildefonso de Freitas, o qual foi um dos doadores do patrimônio para criar a cidade de Comendador Gomes. Ficaria muito feliz saber mais sobre a historia de meu avô e sua origem.

  38. Fernando Paulo Novais de Freitas says:

    Freitas, junto a Guimarães? Façam o favor de fazer trabalhos sérios, indo às origens. Freitas é uma freguesia do concelho de Fafe. Os Freitas estiveram sempre ligados ao primeiro Rei de Portugal, sendo mesmo escudeiros do seu Pai o Conde D. Henrique. Aliás, a freguesia de Freitas fez parte das terras de Monte Longo, actual concelho de Fafe. As terras de Monte Longo, quando receberam o Foral, limitaram-se a “arquivá-lo”, pois estas terras já possuíam uma organização, que o Foral apenas vinha legitimar. Caso também não saibam, as Terras de Monte Longo são anteriores à fundação de Portugal. Já agora, quanto à Justiça do actual Concelho (Fafe), convém que se perceba que ela é mais inteligência e menos violência, e convém conhecer a história do Visconde de Moreira do Rei! Obrigados!

    • Dayse de Freitas says:

      O meu bisavô era José Novais de Freitas, nasceu em Portugal,e veio para o Brasil talvez pelo ano de 1850, não sei ao certo, gostaria de descobrir de que lugar em Portugal ele nasceu!

  39. sabrina freitas says:

    Adorei saber um pouco sobre meu sobrenome que erdei do meu avô…

  40. Jorge Luis Freitas says:

    interessante !!!

    • Alvicea says:

      Meu avô chamava-se Aristides Marques de Freitas era filho de uma cidade chamada Queimadas , ele morreu no ano de 1965 com 84anos os pais dele eram portugueses.

  41. Debra freitas santos says:

    amei. parabens pela historia

  42. Lia says:

    Amei saber um pouco sobre este sobrenome que erdei de meu avo

  43. j morais p. da cruz says:

    sou neto de afonso gonsalves de Freitas e antonia Cardozo leal também gostaria muito d encontrar minha origem..

  44. sarah emily barbosa sousa lima rochan freitas says:

    que bom agora sei como e

  45. Nilton Jorge Silva Angelo says:

    Fico muito feliz por tomar ciência da origem do meu Bisavô.

Deixe um comentário