Família Fraga

A família Fraga tem o seu reconhecimento no Brasil. Por aqui este sobrenome chega a ser bem popular, mas não tanto quanto Silva, Souza ou Oliveira. Confira abaixo algumas curiosidades, história de origem e modelo de brasão dos Fraga.

O sobrenome Fraga, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Fraga

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Até então, sua origem permanece muito forte ligada ao nome e você entenderá o porquê logo mais abaixo.

Ela é uma variante do sobrenome Fragoso, o qual seria um lugar onde há muitas fragas ou penedias. O significado da palavra proveniente do latim denota um terreno acidentado, de terra rochosa. Deste modo, famílias que vinham de lugares assim acabaram por adotar esta característica como sobrenome para se identificar e ser reconhecida perante a sociedade.

Há registros que mostram esta como uma antiga família genovesa, procedente de um duque. Há também a probabilidade de estes terem dado origem aos Fagosos de Pernambuco.

Curiosidades

Mesmo sendo uma variante de Fragoso, Fraga é bem mais popular no Brasil do que sua palavra de origem. Isso provavelmente se deve ao fato de que, ao evoluir, este passou a ser difundido com mais força entre os descendentes.

Variantes do sobrenome Fraga

O sobrenome Fraga em si é derivado de Fragoso. Este também é utilizado como sobrenome. Mesmo assim podem ser encontradas variantes como Fragosa, Fragas, etc. Isso se dá pelo fato de que ao longo do tempo as famílias vão mudando a grafia do mesmo originando assim um sobrenome com certa identidade própria.

Brasão da Família Fraga

O brasão da família Fraga é o que mostra como sua origem permanece fortemente ligada ao sobrenome. Ele é constituído todo em prata com um enorme vulcão simulando o terreno rochoso, fragoso. Este vulcão está em erupção fazendo referência às transformações que o solo sofre após este acontecimento, deixando-o diferente do original. No timbre encontra-se o mesmo vulcão do escudo, em tamanho menor.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 Comentários

  1. Duda Fraga says:

    Meu nome é Eduarda Teixeira Santos “Fraga” sou brasileira e procuro pela árvore genealógica e também sou descendente de italianos,francesas e portugueses

    • Vagner Pereira says:

      Meu sobrenome é Fraga Pereira e tenho certeza absoluta de que tenho descendentes franceses e portugueses. Em qual estado você mora?

  2. silvana says:

    Sou Silvana Sant”Anna de Fraga, nacionalidade brasileira e natural de Viamão berço da colonização açoriana e descendente da família do Coronel tristão de Fraga.Aqui temos a historiadora da Família a Dra. Maria Fraga Dornelles da costa -Escreveu dois livros sobre a família.Viamão o berço da colonização Gaúcha e Os Fraga,A Sagra de uma Família .

    • Diego moraes fraga says:

      Meu nome é diego moraes fraga! Estou atras de meus parentescos e minha familia de viamao tbm. Vc sabe alguma coisa para me ajudar?

  3. CLEMENTE FRAGA says:

    procuro por arvore genealogica.

  4. felipe says:

    El apellido Fraga tiene escudo heráldico o blasón español, certificado por el Cronista y Decano Rey de Armas Don Vicente de Cadenas y Vicent.

    Según consta en los archivos de la Real Chancillería de Valladolid, los Fraga hicieron probanza de su hidalguía en esta institución.

Deixe um comentário