Família Fontoura

Veja a seguir a origem e as curiosidades da família Fontoura. No Brasil, uma das figuras mais importantes dessa família foi Vicente de Fontoura que ficou conhecido por ter uma vida ligada à política no sul do país.

O sobrenome Fontoura, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Fontoura

O sobrenome Fontoura é de origem portuguesa e como boa parte dos sobrenomes, possui raiz toponímica. Segundo os relatos da época, os Fontoura provem de uma expressão portuguesa. “Fonte áurea” faz referência ao limonita, um importante minério de ferro na forma estalactítica que ficava no fundo da água.

A expressão citada deriva do latim cujo significado é fonte de ouro. Levando em consideração o contexto, limonita, na forma de pó, tem a cor castanha amarelada, lembrando assim a cor do ouro.

O patriarca dessa árvore genealógica provavelmente morava perto desta fonte que foi a base para dar início a essa grandiosa família.

Curiosidades

No Brasil, Vicente de Fontoura foi uma das pessoas mais importantes dessa família. Ele era um homem ligado à política do país e um admirador das ideias iluministas difundidas por filósofos como Jean Jacques Rousseau e Voltaire.

Fontoura participou da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. O resultado dessa guerra foi o surgimento da República Rio-Grandense. Desse modo, Fontoura foi agraciado com o cargo de chefe de polícia da comarca de Rio Pardo e depois ocupou outros cargos importantes.

Variantes do Sobrenome Fontoura

O sobrenome Fontoura não teve alterações. Sua grafia permaneceu a mesma em todos os países. Isso permite que árvore genealógica dessa família seja uma das mais fácies de ser desvendada.

Brasão da Família Fontoura

brasao-sobrenome-familia-fontoura

O brasão desta família é partido ao meio, colorido nas cores verde e branco. O lado esquerdo é verde e tem a representação de uma fonte de água na cor amarela, que faz alusão a origem do sobrenome. Já o lado direito é representado pela cor branca e possui o desenho de uma árvore com uma bandeira na parte superior e de um animal embaixo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

14 Comentários

  1. Maragrete says:

    Meu nome é Margarete fontoura……
    Fico feliz de conhecer vcs

  2. Fernando says:

    Também sou da familia Fontoura, meu nome é Fernando José de Quadros Fontoura

  3. meu numero de contato é (033)99111 8746 zap

  4. Renê Fontoura Barbosa says:

    Boa noite meu nome Rene Fontoura Barbosa, sou bisneto do SR Maciel Fontoura que é filho de Joao fontoura moro em Manhumirim MG, gostaria de conhecer mais membros desta familia.

  5. Sou da família Fontoura e moro em cachoeira de Macacu RJ,se um dia tivesse um em contato aqui por perto gostaria de se avisado para poder saber mas sobre essa família que eu não sei nada minha vó não me contou sobre a família dela ,o nome dela ela Jarmelinda Fontoura e me contou na o brigacao de conhecer meu passado sabe de onde vem , só sei que o pai dela ela portuguese mas nada…… Meu ZAP vou deixar aqui ( 21 ) 975789693

  6. João Matheus says:

    Meu nome completo é João Matheus Braga Nunes Figueira da Fontoura será q tem ligação cm algumas famílias grandes de antes?

  7. Juliana da Fontoura says:

    Minha mãe e Maria do Carmo da Fontoura neta de Amancia da Fontoura, procura familiares em Ijui e antiga Jóia. Fone pra contato (51)82318825.

  8. E ae viva aos fontoura sou de lajeado/rs

  9. jéssica says:

    oi paulo gostaria que me ajudasse a achar joao fontoura costa de sao sepé, irmao de calixto fontoura costa,gostariamos de encontra-lo meu esposo rafael é sobrinho neto dele!!!qualquer informação 55 84096396

  10. Jean Morales says:

    Oi paulo, estava fazendo uma pesquisa e vi que vc estava procurando por Fontoura em São Sepé
    Meu avô Chamava -se Mariano Alves Fontoura
    Meu pai é Cleber Alencar Ilha Fontoura

    • paulo moeira says:

      jean favor entra em contato comigo pelo cel 51 96 70 62 73 ou res 51 3671 32 47……………… CAMAQUÃ RS OU FECE paulinho falcetta moreira

    • paulo moeira says:

      jean favor entra em contato comigo pelo cel 51 96 70 62 73 ou res 51 3671 32 47……………… CAMAQUÃ RS OU FECE paulinho falcetta moreira tua avó sera que não é irmã de ADOLPHINA SANTOS FONTOURA ???? OU PRIMA PARENTE ME LIGA.

  11. ANTONIO PAULO MOREIRA says:

    SOU FILHO DE ‘JULIETA ” E PROCURO FAMILIARES ONDE LEMBRO RESIDIREM EM SÃO SEPE RIO GRANDE DO SUL…………CONTATO 51 96 70 62 73 ………….

  12. ANTONIO PAULO MOREIRA says:

    ” procuro familiares de JULIETA SANTOS FONTOURA,na cidade de SÃO SEPÉ RIO GRANDE SUL…FILHA DE ” ADOLPHINA SANTOS FONTOURA…….. entra em contato com ” ANTONIO PAULO MOREIRA ” OU NO FACE……’ PAULINHO FALCETTA ” OU PAULINHO KILING ” ………

Deixe um comentário