Família Fontenele

O Brasil possui um grande número de registros de sobrenomes. Apesar da sua diversidade, sabemos que quase todos estes sobrenomes encontrados em nosso país não são de origem brasileira, uma vez que a terra foi colonizada por portugueses, que posteriormente trouxeram suas famílias para viver aqui.

Além disso, estrangeiros de outros países também se mudaram definitivamente para cá, trazendo consigo sua família. Alcunhas portuguesas, italianas, francesas, espanholas, japonesas e de várias outras nacionalidades já fazem parte da nossa cultura.

Origem da Família Fontenele

O sobrenome Fontenele tem origem na França e ele chegou ao país através de Jean Fontainelles, filho do casal Suzanne e Jean Pierre Fontainellles, que eram naturais da cidade francesa Melun.

Como é possível notar, o sobrenome ganhou uma adaptação brasileira em sua grafia. Enquanto que a alcunha Fontainelles possui grande popularidade e registro na França, aqui no Brasil apenas a sua versão chegou aqui.

Melun que foi fundada em 53 a.C. atualmente faz parte da região metropolitana de Paris. Conhecida como Île de France, o local está situado perto da região de Fontainebleau.

Curiosidades

Embora os pais de Jean Fontainelles sejam naturais de Melun, muitos acreditam que a inspiração para a criação do sobrenome Fontainelles seja  a cidade francesa Fontainebleau, devido a grande semelhança entre os nomes e a proximidade da região com Melun.

Variantes do sobrenome Fontenele

Pelo mundo, existem diversas variantes do sobrenome Fontenele. Dentre os mais populares, podemos citar: Fontenelle (também utilizado no Brasil), Fontenel, Fontainelles, Fontinele, Fontinelle, Fontnel, Fontenelli, Fontenella, Fontenello e Fontes.

Brasão da Família Fontenele

O brasão da Família Fontenele é constituído de um brasão branco, onde em seu interior é enfeitado com quatro símbolos vermelhos. Sobre o topo do escudo, está situada a cabeça de um cavaleiro medieval de perfil. Dos dois lados da cabeça do cavaleiro, há grandes folhas nas cores branca e vermelha, que também envolvem o escudo abaixo.

No topo da cabeça do cavaleiro medieval, há uma espécie de pergaminho aberto na cor branca, onde está escrito “Fontenelle”. Já abaixo do escudo, há outro pergaminho branco aberto, que tem como escrita “France” – país de origem da Família Fontenele.

Veja a imagem do Brasão:

https://2.bp.blogspot.com/-irR4JnhV2cM/VDcUPf0ptZI/AAAAAAAAB5s/k0sXQWDc80s/s1600/1%2B-%2BBras%C3%A3o%2Bda%2Bfam%C3%ADlia%2BFontenelle.jpg



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário