Família Fonseca

Confira a seguir a trajetória da família Fonseca, que teve duas origens e se espalhou pelo mundo. Se você pertence a esta família, vale a pena conferir sua origem, as curiosidades, as variantes e o brasão dos Fonseca.

O sobrenome Fonseca, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Fonseca

O sobrenome Fonseca possui duas origens. Em Portugal, Fonseca é classificado como toponímico. Ele deriva do catalão “Fontseca” cujo significado é “fonte seca”. No século XIII, na época de D. Sancho I em Portugal, o primeiro a adotar o sobrenome Fonseca foi Afonso Gonçalo da Fonseca e deu origem a vários descendentes.

A outra origem dessa família vem da Espanha e provem da linhagem dos Riba Douro, que são os descendentes de D. Moninho Viegas, conhecido como o Gasco. Ele se casou com dona Valida Trocosendes e tiveram um filho (D. Rodrigo Garcia), que foi morto na conquista de Riba Douro. D. Rodrigo teve dois filhos e um deles foi chamado de D. Garcia Rodrigues, que ficou conhecido como Fonseca por causa da região onde morava.

Embora sejam retratadas duas possíveis origens para esse sobrenome, a mais aceita é a de Portugal, por ser mais antiga e todos os sucessores de Afonso repassarem o sobrenome Fonseca.

No Brasil, um dos membros mais importantes foi Hermes Rodrigues da Fonseca (“Marechal Hermes”) o oitavo Presidente do Brasil.

Curiosidades

Um dos descendentes da família Fonseca foi Fernão Martins de Affonseca, que seguiu o caminho de seus antecessores e foi senhor do couto em Leomil. Com essa sucessão de familiares no mesmo cargo surge os Coutinho, que é uma derivação do apelido couteiro. Fernão era conhecido por esse apelido. Nessa linha de raciocínio os Coutinho são descendentes dos Fonseca.

Variantes do Sobrenome Fonseca

O sobrenome Fonseca tem algumas variantes por ter se espalhado por vários países. Os mais conhecidos são Fonséque, Fonsecha, Fonsega, Fonsecca e Affonseca. Atualmente existem vários descendentes dessa família espalhados pelo mundo. No Brasil o mais popular é Fonseca.

Brasão da Família Fonseca

O Brasão da família Fonseca é constituído por um escudo de esmalte amarelo com a representação de cinco estrelas vermelhas com sete pontas. O seu timbre é constituído por uma armadura de um cavaleiro, com um boi vermelho na parte superior. No boi há uma estrela perto do pescoço. A cor amarela faz referência ao ouro, à soberania e ao poder, enquanto a vermelha representa a guerra.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

79 Comentários

  1. Silvio fonseca says:

    Meu bisavô se chamava Angelo custódio da Fonseca e veio de Portugal para o Brasil no século 19. Meu avô nasceu no Maranhão em 1900 e se chamava Emídio silva fonseca.

  2. Cristiano says:

    Sou Cristiano da Fonseca Gomes com orgulho

  3. Gaudencia Ferreira da Fonseca says:

    Meu pai:Vicente Peixoto da Fonseca : Natural de Minas Gerais.Eu quero muito saber a origem do Fonseca do meu nome.

  4. Dolores says:

    Eu tbm gst de conhecer os meus parentes, sao da familia dos fonsecas viçosa.minha mae era.maria julia da fonseca

  5. Tiago dos santos fonseca says:

    Eu tmb sou Fonseca com muito orgulho, neto Luis aristides Gregorio da Fonseca, morava em Belizario-Muriae – MG.

  6. Rodrigo says:

    Genteeeeeeeeeee😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 é cada nome 😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  7. eu tambem sou miguel fernando goncalves da fonseca e gostava de saber sa minhas origens

  8. Elias Rosa Fonseca says:

    Também sou Fonseca com orgulho. Meu nome é Elias Rosa Fonseca, filho de Walmir Luiz da Fonseca, neto de Adélio Luiz da Fonseca, bisneto de Pedro Barroso Fonseca, família oriunda de Patos de Minas, MG.

  9. Maria Izilda Marques Fonseca says:

    Tbm sou Fonseca. Meu pai se chamava Marcilio Marques Fonseca e era de Curvelo mg.

  10. Maria Izilda Marques Fonseca says:

    Eu tbm sou Fonseca. Sobrenome herdado do meu pai que era de Curvelo mg.Marcilio Marques Fonseca

  11. Alexsandro Gomes says:

    Minha avó se Chamava Maria José da Fonsseca Gomes.
    Foi Casada com José Maria Gomes.

    Ela de Gouveia MG -Ele de Diamantina MG.

    Sei pouco sobre ela é estou em busca de resgatar a história de minha família.
    Se alguém souber de algo!

    Obrigado.

  12. ola sou da família Joaquim coelho Fonseca de Portugal queria saber sim tem algum família conhecida com este sobrenome em portugal

  13. adraino fonseca says:

    Sou Adriano Fonseca, médico, ultilizo o nome fonseca em homenagem ao meu avô que foi médico, teve 7 filhos e nenhum seguiu medicina. Eu, neto mais velho, resolvi estudar medicina e apesar de ter o fonseca como nome do meio( adriano fonseca silva) adoto o nome de ADRIANO FONSECA.

  14. abel da fonseca jr. says:

    ola eu sou Abel da Fonseca junior, meu pai Abel da fonseca, Meus avos paternos eram José da Fonseca e Isaura da Fonseca…….Meus tios avô(ó) e fillhos se desencrontraram pós-guerra mundial e da Angola, mas todos deste lado da família fonseca temos uma pinta de bom tamanho no lado esquerdo do rosto….se vc também tem vc pode ser meu parente e não sabe……………………….KKKKKKKKKKKKKKKK

    • Kaio fonseca says:

      Krl mano so fonseca e tenho uma pinta do lado esquerdo do meu rosto na testa uahshshshshshd do lado da sobrancelha lol q coincidencia

    • Elias Rosa Fonseca says:

      Também sou de uma enorme família Fonseca, oriunda de Patos de Minas, MG. Os Luiz da Fonseca, meu pai e o meu irmão têm uma pinta no lado esquerdo do rosto, mais ou menos do tamanho de um botão de camisa, na altura da bochecha e coberta de pêlos. Eu também tenho, mas bem menor a mancha e com menos pêlos. Rsrs. Eu sou Elias Rosa Fonseca, filho de Walmir Luiz da Fonseca, neto de Adélio Luiz da Fonseca e bisneto de Pedro Barroso Fonseca. Minha família ainda mora praticamente todos na cidade de Patos de Minas.

  15. SIMONE LEITE FONSECA says:

    Meu nome é Simone Leite Fonseca meus avós são Antonio Cabral da Fonseca e Aristenes Carvalho Fonseca, não sei quase nada sobre meus antepassados. Sei q eles eram do interior do ES, Presidente Kennedy.

  16. Marco says:

    Marco aurelio fonseca cajuru sp meu bisavo joaquim fonseca. Meu vo luiz fonseca

  17. Tereza says:

    Tereza Ortega da Fonseca, filha de Lourença Ortega e Luiz Máximo da Fonseca, ( ambos falecidos)

  18. Nilton Santos da Fonseca says:

    Nilton Santos da Fonseca, filho de Gentil Alves da Fonseca, neto de Manoel dias da Fonseca. Sou natural de Pedra Dourada MG.

  19. maria clara says:

    eu tenho eu me chamo maria clara Foenseca eu sou fonseca por que minha mae é meu piza vó e o teodoro da fonseca o 1 fundador do brazil

  20. roosevelt fonseca says:

    Ola o meu nome e Roosevelt Fonseca da silva. Moro em Cuiaba mt. Sou filho de Demetrio Fonseca silva, neto de Generosa Fonseca silva.

  21. Marcos says:

    Oi galera, Meu nome e Marcos Fonseca, Sou do Rio de Janeiro e queria saber a minha origem. pode me ajudar?

  22. Eumodan Raimundo da Fonseca says:

    Meu nome Eumodan Raimundo da Fonseca sou do rio grande do norte minha liagem vem do meu avó que vem da liagem de Hermes da Fonseca oitavo presente do Brasil

  23. Marcos Affonseca says:

    Pq o meu tem o A na frente?? meus avos são de Portugal .

  24. Mayara Fonseca says:

    Meu sobrenome também é Fonsêca, herdei do meu avô Adão Gomes Fonseca, de Formosa região de Brasília.

  25. ISAEL FONSECA says:

    Ola a todos, meu nome é ISAEL FONSECA, moro em Alagoas, herdei o sobrenome de meu avô materno!

  26. Suany Fonseca says:

    Sou Fonseca erdo o sobrenome dos meus bisavós Pedro Fonseca e Antônia Fonseca de São Vicente de Ferrer interior de são luis do Maranhão.
    Todos os anos fazemos o encontro da Família Fonseca . 👏😘

  27. Patricia says:

    Olá sou Fonseca herdei este sobrenome da minha mãe e pai pois São primos. Moro em Gurupi Tocantins. Meus pais nasceram no estado do Maranhão.

  28. Manoel Fonseca says:

    Sou do RJ, o Fonseca é do pai da minhã mãe.

  29. Keylla Ap. Fonseca Dross says:

    Tenho Fonseca no meu nome tbm. Meu avô era de Minas Gerais. Sebastião Máximo da Fonseca. Procuro parentescos.

  30. Eray Proença Muniz says:

    Ah, esqueci de mencionar somos de MS, Rio Brilhante.

  31. eray proença Muniz says:

    Minha bisavó casou-se com João Barbosa da Fonseca, minha avó se chama Iracema da Fonseca, sou filha de Fonseca mas não assino Fonseca, tenho a descendência no sangue.

  32. Elizabete Fonseca says:

    Sou Fonseca do Paraná, meu avó se chamava Isaias Fonseca, minha família mora em Maringá, Londrina e Assaí

  33. romilde says:

    Romilde Rosa Fonseca

    sou nascida em central de minas em minas gerais meu pai era Manoel Jose Da Fonseca Filho tenho muito orgulho de ter o sobrenome Fonseca fico feliz de ter uma familia tao grande que os Fonseca!!!

    • Ten Jorge Amaral says:

      Olá Romilde. Nos meus ancestrais, tem o mais antigo aqui da região, que deu origem a família, que era o coronel Manoel José da Fonseca.
      Sou do RS, Santo Ângelo, região das Missões.
      Whats 055 9162-5025.

    • Elias Rosa Fonseca says:

      Eu também sou um dos Rosa Fonseca, e a minha família tambem é de MG, da cidade de Patos de Minas… Será algum parentesco? Rsrs.

  34. Ricardo Fonseca says:

    Eu também tenho o sobrenome Fonseca. Meus avós são de Ouro Preto Minas Gerais. Francisco Leonardo da Fonseca e Ana Maria Fonseca.tenho o maior orgulho de se chamar Ricardo Fonseca.

  35. Eloizo Paulo da Fonseca Júnior says:

    Somos descendentes desta família que desde do século 13 existe na Terra, nós temos direitos também da fortuna desta nossa grandíssima família; e porque temos que ser pobres? Temos como reclamar nossa Herança? Senão, então de nada me vale ter sobrenome….

  36. carlos alberto fonseca says:

    Eu me chamo Carlos Alberto Fonseca Vargas. Eu nasci em Santa Cruz, na Bolivia. Meu pai é brasileiro. Ele se chama Eraldo Fonseca e moraba em Florianópolis faz muito tempo. Eu gostaria de conhecer meus tios, minhas tias, primos. Meu email: carlosfonseca@uagrm.edu.bo

  37. RALNEY FONSECA says:

    Olá! !!
    Sou descendente dos quaresma fonseca de Minas Gerais, no entanto sou natural do estado do Paraná. Filho de Antônio Quaresma Fonseca, de Joaima – MG.

  38. Tatiani says:

    Sou do rio.. meu sobrenome é Fonseca.
    Herdei da minha mãe, meus avós eram portugueses..

  39. Rosangela Fonseca dos Santos Jarawara says:

    Sou de Sergipe Hoje moro no norte do Brasil, casada com indígena, recebi o nome da etnia dele, mas não deixei retirar meu lindo sobre nome. Agora me chamo Rosangela Fonseca dos Santos Jarawara

  40. xande says:

    Ola! Sou alexandre Fonseca . De poa . Minha avó é eva da Fonseca de lajeado RGS E minha mãe é ana Maria Fonseca… Tbm de lajeado só eu já coloquei no mundo 3 filhos e duas filhas Fonseca e eles me deram 4 netos Fonseca …. Ó gloria….

  41. nidia says:

    sou fonseca tbm, procuro familiares pai alexandre antonio da fonseca.

  42. Marco Antônio Corrêa da Fonseca says:

    Sou Marco A. C. da Fonseca, meu avô paterno era Josaphat Franca Fonseca , Boquim ou Buquim, Sergipe. estou em busca de meus antepassados. Meu e-mail: marcaofonseca@hotmail.com

  43. Geraldo Aloisio Vicente Da Fonseca

    Tiradentes/MG,gostaria de saber mais ,muito bom sabe nossas origens

  44. Nair says:

    Sou Fonseca de São Paulo. Meu pai é Paulo Fonseca Filho. Ele viveu em Campinas e Sorocaba, depois veio pro litoral de São Paulo

  45. Herbeth dos Santos Fonseca says:

    Olá. Meu nome é Herbeth Fonseca e sou de São Luis no Maranhão. O meu Fonseca herdei do meu pai. Heider Duarte Fonseca, que o herdou de seu pai. Abraço a todos os Fonseca deste Brasil.

  46. Paulo Sergio Sousa says:

    Sou Paulo Sérgio Fonseca, de Salvador, parte dos Fonsecas aqui na Bahia são da cidade de Irará, o meu Fonseca é da parte paterna.

  47. Lucineide Fonseca says:

    Lucineide Fonseca de Montes Claros, MG. Com muito orgulho!

  48. Max Fonseca Fernandes says:

    Sou Fonseca também. Meu avô, pai da minha mãe era de Sergipe.

  49. Sergio Wanderson Fonseca says:

    Sou Fonseca, de Nova Friburgo.

  50. Luís Carlos Barbosa Fonseca says:

    Uma honra saber que fazemos parte da história do Brasil!

  51. Arthur says:

    Sou Arthur D’Affonseca

  52. Conceiçao Aparecida da Fonseca says:

    sou Fonseca com muito orgulho sempre digo tenho orgulho em ser Paranaense e assinar Fonseca

  53. JOSE VITORIO BONOTO FONSECA says:

    SOU FONSECA DE CACHOEIRINHA RS

  54. Karina says:

    Tenho uma grande honra de colocar ao mundo um casal de gêmeos descendentes..
    ” Anthoni & Sofia Fonseca”!!❤❤

  55. Jose Fonseca says:

    Sou Fonseca oriundo do primeiro rabino das Américas.

  56. Soraya F. G. Bittar says:

    Sou bisneta de um Fonseca que saiu de Portugal da freguesia de Queirã do concelho de Vouzela e distrito de Viseu , estou a procura de descendentes

    • leandro fonseca says:

      De onde vc é Soraya? Tb sou Fonseca e estou a procura dos meus antepassados. Meu Avô Salvador dos Santos Fonseca e meu bisavô Ernesto dos Santos Fonseca

    • Jimmy Swaggart R A S M says:

      Qual é o nome dele?

      meu bisavô
      chama JOÃO FERREIRA DOS SANTOS , Ele nasceu em Uberlandia morreu em Anicuns-GO. Já o meu tataravô se chama JOSÉ FERREIRA DA FONSECA.

  57. Leorique Fonseca says:

    Sempre tive a curiosidade de saber sobre meu sobrenome ,por que minha bisavó era portuguesa e agora estou muito mais feliz por saber que sou descendente de uma família nobre e que minha família faz parte da história do Brasil ! Obgd aos desenvolvedores dessa Cite.

  58. Celso Fonseca says:

    Sou Fonseca do eixo Saquarema x Araruama RJ

  59. Giovanna says:

    Sou Giovanna Fonseca De Souza ? bom muito orgulho

  60. Virinha da Fonseca Cardoso says:

    Fonseca com orgulho

  61. Alice Fonseca says:

    Tb tenho Fonseca e sempre tive curiosidade de saber mais sobre o nome Fonseca Linhagem azul e coisa de nobre (Alice Albano Fonseca)❤❤

  62. Auriana fonseca says:

    Eu tb me chamo fonseca com muito orgulho (Auriana Albano FONSECA)❤❤❤❤

  63. filomeno fonseca says:

    orgulhoso de pertencer esta familia. aproveito a informar que tem uma grande familia fonseca em guine-bissau onde eu faço parte.

  64. Maria Lucia Fonseca Vasquez says:

    Sou Fonseca, com muita honra! Fonseca é Fonseca!

  65. Antonio Carlos Da Fonseca says:

    Ajudamos a formular nossa pátria através de Deodoro da Fonseca, Hermes da Fonseca…

  66. Antonio Carlos Da Fonseca says:

    Sou Fonseca com muito orgulho

  67. Leonardo says:

    Eu também sou descendente de Fonseca e tenho muita curiosidade em saber sobre a origem desse sobrenome. obrigado.

Deixe um comentário