Família Figueiredo

A família Figueiredo é bem reconhecida no Brasil. É fácil encontrar descendentes dessa família por aqui. Se você é um dos muitos descendentes dos Figueiredo, vai gostar de ver abaixo algumas curiosidades e informações desse sobrenome.

O sobrenome Figueiredo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Figueiredo

O sobrenome Figueiredo é de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Sua geologia refere-se a um lugar onde há figueiras (árvores de figo), conhecido por Figueiral.

Outra provável origem para este sobrenome está relacionada a uma lenda ocorrida por volta do ano 783. Segundo a lenda, um cavaleiro arrancou o tronco de uma figueira para salvar donzelas em perigo.

O cavaleiro era Goesto Ansures. Ele salvou donzelas cristãs de cativeiros quando eram conduzidas pelos mouros para pagamento do tributo de cem donzelas destinadas a concubinas do Rei Córdova. Os Mouros eram povos oriundos do Norte da África, que invadiram a Península Ibérica, onde hoje está localizado Portugal e Espanha, e dominaram toda a região. O herói arrancou o tronco de uma figueira e assim expulsou os inimigos e libertou as moças do cativeiro.

Curiosidades

O cavaleiro Goesto Ansures apaixonou-se por uma das damas que ele salvou do cativeiro. Posteriormente casou-se com uma delas. Inicialmente tomou Figueereido como sobrenome. Posteriormente, depois de alterações gráficas, firmou-se Figueiredo.

Variantes do sobrenome Figueiredo

Existem duas variantes para o sobrenome dessa família. São elas: Figueiredo ou Figueredo. As duas variantes são bem reconhecidas e comuns de se encontrar. No Brasil, Figueiredo é a grafia mais popular para o sobrenome.

Brasão da Família Figueiredo

Muitas vezes a maioria das famílias possui mais de um brasão. Isso ocorre pelo fato de algumas famílias criaram a sua própria identidade. Foram encontrados muitos brasões relacionados a esse sobrenome. Veja a descrição do que parece ser mais original logo abaixo.

No centro do brasão há um escudo vermelho com cinco folhas de figueira na cor verde. No timbre tem-se uma armadura, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal. Esta armadura está presente na maioria, ou em todos os brasões encontrados.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

16 Comentários

  1. denise says:

    Olá sou Denise Figueredo de SC fiquei bem feliz de saber a origem do sobrenome Figueredo.Abraços

  2. Arlindo Alves Munis says:

    Meu avô era João Gomes Figueiredo… minha Maria Perciliana Alves Munis… minha avó registrou o meu pai sem o sobrenome do meu avô… fiquei muito triste de perder um sobrenome tão forte e de tradição… mas fica pra história… somos da região Norte de Minas e Sul da Bahia… hoje moro em São Sebastião SP… Meu nome ARLINDO ALVES MUNIS… ABRAÇO A TODA FAMÍLIA FIGUEREDO…

  3. Jasmine Figueiredo says:

    Todos os Figueiredo são parentes *-*??????

  4. Celio figueiredo says:

    Sou celio figueiredo.é vejo que somos muitos.que legal.talves sejamos todos parenteres.poisnao é possivel que alguem colocou esse sobre nome sem ser um.isso vem de linhagem.65 999253841 para nos conhecermos e saber mais sobre nossa origem.abraços

  5. Demetrius says:

    Sou Demetrius Figueiredo, filho de Anotnio Francisco Figueiredo e neto de Serafim Figueiredo (natural de Traz os Montes). Residimos em Guaratinguetá-SP.

  6. Delano says:

    Sou Delano José figueredo de Sousa
    meus familiares são de serra branca PB
    Neto Manuel figueredo

  7. Figueiredo says:

    Sou Luis Henrique Figueiredo.Meus Bisavós eram Espanhois

  8. Mª Talita L Figueredo says:

    O sobrenome Figueredo ou Figueiredo são da mesma familia? mesmo mudando ou faltando a letra? Alguem consegue me dizer se um figueiredo veio vários para o Brasil ou foi se formando familias com esse nome?

  9. Diomedes Saraiva de figueiredo . Moro.em.sao Paulo capital tenho muito orgulho do meu sobrenome. Segundo o que conta a história o primeiro figueiredo adotou esse sobrenome porque ele lutava contra os mouros que haviam invadido a península ibérica com um galho de “figueira” preso a ? orelha. Isso era para dá sorte?. O brasão da família e lindo! Abraço a todos os figueiredos do mundo ? outro dia falando com um americano ele me falou que o vizinho dele em new york tem o sobrenome figueiredo. Estamos em.muitos países do mundo! Abraço a todos!

  10. Ruan says:

    Sou Ruan Figueiredo nome que vem dos meus bisavós no Estado do Pará

  11. Fátima says:

    Procuro Marcia Maria Figueiredo, filha de Marcelo Figueiredo e Gessy Marques Lins

  12. Liliana Figueiredo says:

    Ola SOu a Liliana Figueiredo os meus avos do distrito de viseu … o meu avo de sao cipriano e a minha avo de sabugosa (tondela) … tenho muita pena porque nao conheco ninguem para alem deles …

  13. lincoln santiago louzada junior says:

    antonio carlos figueiredo e meu bi zavo gostaria de saber . onde ele naceu pais e cidade

Deixe um comentário