Família Fermoselli

Uma coisa que gera bastante curiosidade nas pessoas são as origens dos sobrenomes. Sejam eles os sobrenomes de sua descendência, de familiares mais diante, de amigos ou até mesmo de desconhecidos; a busca pelo conhecimento da origem dos sobrenomes e suas demais curiosidades é muito alta.

Desde os sobrenomes mais comuns aos menos populares, os brasileiros gostam de pesquisar detalhes como significado, variações e até mesmo o brasão (talvez a parte que mais interesse o público).

Só no Brasil, existe uma série de sobrenomes distintos, oriundos de países europeus, uma vez que fomos colonizados por eles. No artigo de hoje, vamos falar sobre a sobrenome Fermoselli. Você já ouviu falar neste distinto sobrenome?

Pouco conhecido aqui no Brasil, a origem do sobrenome Fermoselli se dá na Espanha. No país, existe uma cidade chamada Fermoselle, localizada na província de Zamora.

A seguir, conheça a origem detalhada deste sobrenome, suas curiosidades, variações e seu Brasão.

Origem da Família Fermoselli

Assim como muitos sobrenomes europeus, o sobrenome Fermoselli possui origem toponímica, ou seja, a sua procedência é geográfica.

Fermoselle é um município raiano pertencente a Espanha, situado na província de Zamora.  É uma comunidade de Castela e Leão com área 69,34 km.

Fermoselle faz limite com as seguintes cidades: Villar del Buey (no sentido nordeste), Villarinho dos Ares, Trabanca e Almendra (sentido sul), e Miranda do Douro e Mogadouro (sentido oeste).

No Brasil, o sobrenome Fermoselli não é muito conhecido pela grande massa, no entanto, há registros do sobrenome no país. Mesmo em seu próprio país de origem, hoje, o sobrenome Fermoselli não possui tantos descendentes.

Curiosidades do sobrenome Fermoselli

De acordo com alguns relatos históricos, acredita-se que membros da família Fermoselli vieram da região fugidos de uma guerra.

Infelizmente, não se sabe de que época são estes dados históricos, tampouco a suposta guerra mencionada por estas pessoas.

Variantes do sobrenome Fermoselli

O sobrenome possui poucas variações, mesmo em seu país de origem. Podemos citar, por exemplo, o nome originário da região espanhola, Fermoselle, Fermosella e Formosa.

No Brasil, das variações a única bem popular é o sobrenome Formosa.

Brasão da Família Fermoselli

Infelizmente, não há registros de imagens do Brasão da família Fermoselli na web. No entanto, segundo algumas informações obtidas na rede, sabe-se que o escudo da família possui as seguintes características:

Sua cor predominante é o azul claro. Em seu interior, existe uma cruz de ouro, juntamente de um coração da mesma cor, pingando algumas gotas de sangue. Considerando os relatos históricos de que muitos familiares da família Fermoselli apontam sobre terem fugido da guerra, a sua simbologia faz sentido.

Gostou deste artigo? Para conhecer a origem e curiosidades de outros sobrenomes, continue acompanhando nossos artigos. Diariamente, nós atualizamos o site, trazendo mais conhecimento para você!



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 Comentários

  1. Juliana says:

    Olá!
    Sou neta de Orlando Fermozelli Rodrigues.
    Gostaria de saber mais informações sobre a origem e ter contato com os familiares!
    Também tenho um interesse em pesquisar a incidência de casos de cânceres (principalmente mama) na família.
    Aguardo um retorno para Trocar informações!
    Juliana

  2. pedro fermoselli says:

    Corrigindo o que informei no dia 23 de julho de 2012, meu avô, Manoel Fermoselle Pires, teve, no segundo casamento, 8 filhos (Emilia, Pedro, Orlando, Leonor, Josefina, Manoel, Osvaldo e Célia) e não 7 como tinha informado.

    Pedro L G Fermoselli

  3. Maria Aparecida O. Barbin says:

    Em tempo, trouxe de FERMOSELLE, as certidões ( cópias ) de Manoel Fermoselle, meu tio de São João da Boa Vista e de meu avô Antonio Fermoselle.

    Maria Aparecida O. Barbin

  4. Maeia Aparecida O. Barbin says:

    Estive em Fermoselle (Espanha) com minha filha em 2010, pois segundo minha mãe que era filha de Antonio Fermoselle, nossa famíla tinha suas raízes ali. Trouxe um CD do local. Fiz várias cópias e as oferci a alguns Fermoselles , de São João da Boa Vista, Brasíla e São Paulo.
    Atualmente FERMOSELLE é destinada ao Turismo Rural, pelas maravilhosas paisagens.
    Vale muito conhecer FERMOSELLE!

  5. pedro fermoselli says:

    O Sr. Manoel Fermoselli Pires foi casado em primeiras nupcias com Maria Gonçales, com quem teve 5 filhos (Dolores, Helena, Antonio, Clemente e Tereza). No segundo casamento, com Maria Rodrigues Ascencio, teve 7 filhos (Orlando, Leonor, Emília, Josefina, Manoel, Osvaldo e Célia).
    Manoel Fermoselli Pires veio para o Brasil ainda criança (acredito que tenha sido em 1897) com seus pais e diversos irmãos, dentre eles o Sr. Antonio Fermoselli Pires que viveu na cidade de Vargem Grande do Sul, onde tem maioria de seus descendentes.

    • José R. Rego says:

      Olá. Sou descendente da família Gonçalves, neto de uma irmã da primeira esposa de Manuel Fermoselli. Gostaria de ajuda na pesquisa dos antepassados de minha avó, sei que eram Juan Gonzales Peres e Dolores Esteban Lopes e vieram da região de Granada-Espanha. Agradeço se já tiverem avançado neste ramo e se puderem compartilhar as informações.

Deixe um comentário