Família Fantinati

Confira logo abaixo algumas informações sobre a família Fantinati. Veja um pouco mais sobre sua história de origem e outras curiosidades.

O sobrenome Fantinati, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Fantinati

Este é um sobrenome de origem italiana que deriva de uma atividade profissional que no caso foi exercida pelo fundador do tronco familiar. Esta é uma das origens comuns dos sobrenomes. A palavra vem de Fantino com o sufixo plural ati o qual indica situação ou grau. Fantino era a forma diminutiva de Fante, Fante vem do latim infans, infantis (menino), no latim medieval se reduz a fans, fantis e indica o soldado a pé, o membro das tropas de infantaria e também o serviçal que executava as tarefas mais humildes nas cortes e nas casas nobres.

Pode ter sido tomado como sobrenome por qualquer um que exerce tais atividades e como forma de alcunha, passou a reconhecer o pai desta familia. Posteriormente este sobrenome foi passado aos descendentes e ganhando a forma como é disseminada nos dias de hoje. O primeiro a utilizar este sobrenome viveu em por volta de 1539, na Itália.

Curiosidades

A origem vinda de uma atividade profissional é comum como história do surgimento de muitos sobrenomes. Mesmo assim, as origens que mais são comuns entre os sobrenomes são toponímicas e patronímicas, nome de uma região e nome do pai, respectivamente.

Variantes do sobrenome Fantinati

Não foram encontradas variantes populares para o sobrenome Fantinati. Mesmo assim, podem ser encontradas outras grafias como Fantinatti, uma vez que o arranjo das palavras permite este tipo de alteração. Estas novas grafias costumam surgir com o tempo, quando as famílias começam a dar novas características ao sobrenome da família.

Brasão da Família Fantinati

O modelo de brasão encontrado para os Fantinati possui cinco cores diferentes: Azul, prata, vermelho, amarelo e preto. Ele é um brasão bem característico e fácil de ser reconhecido. Ele vem partido ao meio, com a parte superior do escudo feita de amarelo com um símbolo negro. A parte de baixo é feita de vermelho com duas faixas nas cores prata e azul, na esquerda e na direita respectivamente, formando uma espécie de triângulo ao terminar nas bordas do brasão.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário