Família Estevão

Os genealogistas ainda não encontraram muitos relatos a respeito da Família Estevão, mas o que foi encontrado está registrado abaixo. Se você pertence à família Estevão, vai gostar de saber um pouco mais sobre sua origem.

O sobrenome Estevão, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Estevão

O sobrenome Estevão origina-se de um nome próprio. Deste modo é caracterizado como patronímico. Estevão tem origem da palavra grega Stéphanos, cujo significado faz referência à coroa e no latim é Stephanu. A palavra coroa nesse contexto significa uma tiara que os atletas ou generais recebiam como prêmio atlético ou militar. Já a coroa como forma de poder real surge séculos depois no ocidente.

Provavelmente o primeiro lugar a utilizar este nome como sobrenome foi Inglaterra. De acordo com o novo testamento, no livro de Atos aparece a figura de Santo Estevão, um diácono que foi apedrejado até a morte. Ele foi considerado um dos primeiros hereges (que discordou das doutrinas impostas pela igreja).

Curiosidades

Há hipóteses de que o nome Estevão tenha sido considerado sobrenome como forma de abençoar os descendentes da família. Já que Estevão foi um santo injustiçado pelos preceitos da igreja na época.

Outra provável evidência diz que segundo os registros históricos, na Inglaterra os nomes passaram a ser sobrenome para identificar o local de origem das pessoas. O sobrenome Estevão é considerado um dos sobrenomes mais encontrados nos Estados Unidos.

Variantes do Sobrenome Estevão

O sobrenome Estevão não tem variações no Brasil. Nos outros países ele varia de acordo com o idioma do país, podendo ser registrados Stephen, Estevez, Steffen, Tschepe, Esteve, Etienne e Estevam.

Brasão a Família Estevão

O brasão da família Estevão tem a forma de um escudo quadrada e arredonda nos cantos direito e esquerdo e uma ponta na base. Seu esmalte é azul com prata. Na parte azul encontramos o desenho duas aves amarelas e embaixo perto da ponta um triângulo de cor prata. O timbre é representado por uma armadura de ferro com uma coroa e na parte superior outro pássaro amarelo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

10 Comentários

  1. Adriano says:

    Eu sou Adriano Estevão moro na baixada santista

  2. Roselane dos Santos araujo says:

    eu sou Wallace rogers estevao.Filho de Iolanda Brandão Estevao e Heraldo Jose Estevao

  3. Michele says:

    Michele Estevão

  4. Fabio Estevao says:

    Adorei a Matéria. .. amo meu Sobrenome..

  5. Ismael says:

    Esteves x Estevão sao a mesma coisa ?

  6. Sandra braga says:

    Procuro parentes de Estêvão Celestino de Paula. Quem for descendente deste maravilhoso homem, por favor comunique aqui. Desde já muito grata. Meu nome é Sandra Braga. Sou filha de Camélia de Paula Souza e neta de Cristiano Cardoso de Paula e Isolina Avelina Dias.

  7. Eliana says:

    Eu sou Eliana Estevam, mas meu avô é Eduardo Estêvão

  8. LUCIENE DAS GRAÇAS ESTEVÃO DA SILVA says:

    EU SOU LUCIENE ESTEVÃO

  9. Ana Cristina Estêvão de Souza says:

    Gostaria de saber se tem alguém com o meu sobrenome?

Deixe um comentário