Família Estevam

A família Estevam, apesar de ser reconhecida no Brasil, não tem a popularidade como outros sobrenomes de origem estrangeira. Se você é um descendente da família Estevam, veja abaixo algumas informações e curiosidades sobre este sobrenome.

O sobrenome Estevam, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Estevam

Estevam é um sobrenome com duas prováveis origens. São elas: de origem portuguesa ou espanhola. Trata-se de um sobrenome patronímico, ou seja, derivado do nome próprio de um antepassado.

A genealogia deste sobrenome está relacionada ao nome do pai, o fundador da família. Incialmente, os filhos dos senhores que se chamavam Estevam (Estêvão) eram conhecidos por “Fulano filho do Estevam” e posteriormente foram chamados simplesmente por “Fulano Estevam”.

Curiosidades

Incialmente, quando algum antepassado desta família era conhecido por “Fulano Estevam”, já se entendia que era filho do senhor Estevam. Uma curiosidade interessante é que, com o passar do tempo, os antepassados da família Estevam ficaram conhecidos também por um apelido, Esteves.

Posteriormente, o que era só um apelido de família, originou outro sobrenome. Há registros de documentos com o sobrenome Estevão, oriundo de Esteves, que é classificado também como um sobrenome patronímico.

Variantes do sobrenome Estevam

Foram encontradas três variantes para o sobrenome desta família. São elas: Estêvão, Estevão e Estevam. Estevam e Estevão são as variantes mais comuns de serem encontradas no Brasil.

No entanto, de todas as variantes encontradas para este sobrenome, a mais conhecida popularmente é: Estevão. Provavelmente isso corre pelo fato desta ter uma grafia mais fácil de se entender e reproduzir na língua portuguesa.

Brasão da Família Estevam

Foram realizadas algumas pesquisas para encontrar o brasão da família Estevam, mas não se obteve êxito. Ao contrário de algumas famílias onde encontramos relacionados ao sobrenome mais de um brasão, para essa família não foram encontrados brasões relacionados ao sobrenome.

Pode ser que eles existam, mais não foram oficialmente conhecidos como tal. Algumas de suas variantes possuem brasões, mas elas não podem ser atribuídas aos Estevam.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

35 Comentários

  1. andre says:

    Meu nome é André Estevam, Moro em Araranguá – SC.

  2. adenilson peres says:

    Minha avó é de Uberaba MG, se chamava Adevolina Estevam e faleceu em Orlândia SP e deixou se não me engano duas ou três irmãs em uberaba mais gostaria de saber mais de sua origem

  3. Aparecido Estevam says:

    SOU FILHO DE JOSÉ ESTEVAM FILHO , NATURAL DE MINAS GERAIS, CIDADE DE BOM FIM, MEUS AVÓS PATERNOS SEGUNDO ME INFORMARÃO VIERAM DA BAHIA, FEIRA DE SANTANA.

  4. Livia Estevam says:

    o meu é de Pacajus

  5. Livia Estevam says:

    o nome do meu avô era José Estevam de Freitas ele era do RN

  6. Livia Estevam says:

    ola meu nome é Livia Estevam e tbm so nordestina do Ceará

  7. Anna Xudre says:

    Meu Nome é Ana Paula Estevam Xudre , sou nascida em Santa Catarina atualmente moro. São Jose Dos Campos .
    Legal saber sobre aborigem do sobrenome.

  8. Natália Estevam says:

    Eu sou da familia Estevam de Uruburetama- CE, sempre tive curiosidade de saber sobre a origem da família. Se alguém possa ter parentesco meu whatsapp é : 88 99994-4985.

  9. Matheus Estevam says:

    Olá, me chamo Matheus Estevam, sou do RN, tenho curiosidade de onde vem o sobrenome “Estevam” se alguém for daqui com o msm sobrenome ou souber algo a respeito me chama no wts.
    (84) 99463-0304

  10. Matheus Estevam says:

    Ola sou Matheus Estevam dos santos origem familiar de minas gerais e interior de são Paulo meu vo chamava Anesuo jose Estevam a sua mae era Maria Luiza Estevam

  11. heidi pereira says:

    meu nome è HEIDI PEREIRA meu pai veio de minas gerais para paranà o nome dele è ANTONIO ESTEVAM PEREIRA se alguem achar que è parente entre em contato
    os pais dele se chamava ANGELO ESTEVAM PEREIRA E APARECIDA BUENO DE GODOI

  12. Mercino Frfeitas Alves says:

    Meu bisavô era uma mascate e teria vindo de Pelotas para Rosário do Sul. Nesta cidade, passou a ser chamado de Esteves e, com sua morte, ficamos sem saber a origem da família. Sabemos que ele era de origem árabe. Qualquer coisa, agradeço

  13. hortencia says:

    Minha mãe se chama Geralda Estevam Da Silva, ela é de pernambuco, estou a procura de alguma parente dela.

    • heidi pereira says:

      meu pai chama-se Antonio estevam pereira ele agora mora no parana mais veio de minas gerais seu pai se chamava Angêlo Estevam Pereira ve com sua mãe se ela conhece?

  14. estevam says:

    Meu nome e estevam sou Nordestinho dês de muito tempo kk

  15. Diego Estevam says:

    E ai primos interessante saber que tenho parentes que nem conheço sou de Goiás Diego Estevam Ferreira

  16. Antonio says:

    Meu nome é Antônio Estevam meus pais são de origem nordestina, cearenses da cidade de lpu, mas não sei se são decendentes de europeus gostaria de saber…o nome do meu pai: Marcelino Estevam da Costa se alguém achar que temos algum parentesco entre em contato…(64)9906 8547

  17. recebi o nome de meu pai é de origem africana,por conta de meu tataravo que casou se com uma mineira

  18. Ezequias Estevam says:

    Concordo que a origem seja a península ibérica. Mas vi coerência na história do companheiro que disse que há uma relação com os cristãos novos.
    Eu nasci no Recife e moro em Macaé -RJ.

    • Anna Xudre says:

      Oii vou perguntar para minha mãe , mais axu que meu avô tinha um irmão que se chamava Ezequias Estevam, conhecidencia, meu avô já faleceu se chamava Artur Estevam

  19. Weverton says:

    A minha familia é de origem nordestina, eu fiz uma pesquisa e descobri que Esteves uma variante desse sobrenome nos registros da Inquisição e o acusado estava sendo condenado por praticar Judaísmo, então pode ser o motivo dessa família não ter um Brasão, pois eram Cristãos Novos!

  20. Ilma Estevam says:

    meus avós vieram da italia

  21. Endy Estevam says:

    Minha família tem origem nordestina tbm

    • Everton says:

      Olá, Roberto. Minha família também tem origem nordestina. Meus avós dizem (meu avô já faleceu) que era da divisa entre RN e CE, com maior parte em São Miguel. Será que há algum parentesco? Abraço!

  22. Roberto Estevam says:

    Minha família tem origem nordestina aqui no Brasil, qual q origem de vocês dois?

  23. edilene estevam says:

    eu fiz uma pesquisa e descobrir,que seria origem grega quesignifica coroado e existem algumas variacoes,exemplo:
    stefano,stephen.etienne.

  24. Meu nome e R onaldo estevam

Deixe um comentário