Família Duarte

Os Duarte são família conhecida aqui no Brasil. Pode ser que todos não tenham a mesma origem e ancestrais, mas a história de surgimento da família é basicamente a mesma. Confira abaixo algumas informações, curiosidades e brasão da família Duarte.

O sobrenome Duarte, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Duarte

Este é um sobrenome que ganhou a sua forma em Portugual, embora as suas palavras de origens não tenham surgido por lá. Ele é classificado como um patronímico, uma vez que deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar.

O nome Duarte é uma modificação da forma antiga, mais arcaica: Eduarte. Este pode vir tanto do francês Edouart, quando do Inglês Edward. Como nome próprio ele era mais utilizado como uma variação de Eduardo, nome este bastante popular no Brasil. Assim os filhos do Sr. Duarte passaram a serem conhecidos apenas como “Fulano Duarte” – e assim se propagou ao longo dos tempos.

Curiosidades

O nome que deu origem ao sobrenome (Edward, Edouart, Eduardo) tem o significado de guardião.

Variantes do sobrenome Duarte

Mesmo com tantas variantes no nome próprio que deu origem ao sobrenome, o mesmo não ganhou muitas formas durante o tempo. Por onde foi disseminado entre os descendentes, o mesmo permaneceu Duarte. Este também é um fato curioso, uma vez que suas palavras de origem possuem muitas variações e traduções para outras línguas.

Brasão da Família Duarte

Um dos brasões encontrados para a família Duarte é feito de um escudo partido em quatro. A primeira e a quarta parte possuem um grifo de ouro, enquanto a segunda e terceira são feitas de xadrez em vermelho e ouro. Por cima destas quatro partes se vê um novo escudo de prata com uma rosa vermelha.

Este é um escudo bem bonito e fácil de reconhecer. Confira logo abaixo algumas fotos de modelos de escudos da família Duarte. Não deixe de reparar nas diferenças e principalmente nas semelhanças entre eles.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

33 Comentários

  1. Aurea says:

    Sou Duarte e gostaria muito de saber a árvore genealógica dessa família

  2. geveson duarte says:

    meu nonme geveson duarte meus assetrais vivian aqui em pernambuco

  3. Franciane says:

    Sou Duarte, meus antepassados aqui no Brasil viviam em Ibitipoca Minas Gerais.

  4. Anderson says:

    Sou Anderson Hudson Duarte De Oliveira Costa

  5. laura roehe duarte says:

    alguem ai é da familia duarte do rio grande do sul ou de santa catarina filho e filhas do Jose carlos duarte?

  6. keilomar says:

    sou keilomar duarte

  7. raphael duarte rezende says:

    Oi, eu tbm sou um Duarte

  8. Alessandro Duarte says:

    Eu sou Alessandro Duarte , filho de José Vinícius água Duarte e Rosana Duarte

  9. Daniel says:

    eu tambem so duarte

  10. Diogo Duarte says:

    Eu sou Diogo Duarte, nascido em Recife-PE

  11. MARCOS DUARTE says:

    EU SO MARCOS DUARTE MIOCOLIHO POSE
    DUARTE

  12. Ritta Duart says:

    A origem do nome e/ou sobrenome Duarte tem, provavelmente, várias vertentes.
    Vamos a elas:
    1. Escócia/Irlanda: há um castelo na Escócia cujo nome é Castelo Duart. Tem esse nome porque aquele lugar tinha esse nome. E as gentes do lugar, naquela época, por volta de 1200, eram alcunhadas como “fulano + Duart”. Dali teriam saído, expulsos ou como emigrantes, várias dessas famílias ou indivíduos para várias partes do mundo. Estabelecendo-se, primeiramente nos arredores e posteriormente em outros reinos (Inglaterra, França, Portugal, Espanha e suas colônias mais tarde.
    2. O nome Duarte teve várias derivações ao longo desses séculos: Duart (e ou) -> Edward -> Edouard -> Eduarte -> Duarte, tanto como nome próprio quanto como sobrenome.
    Portanto, a origem de DUARTE é vária não é simples.
    E, como se trata de nome/sobrenome muito antigo/arcaico, sempre haverá polêmica.
    Obrigada.

  13. Maraisa Duarte says:

    Minha família Duarte Costa
    Waldith Duarte / Delmari Silvestre Costa
    Filhos e Netos – Jussara Duarte ( Maraisa Duarte, José Henrique Duarte), Ricardo Duarte, Nadja Duarte, Fátima Duarte (Marcelo Duarte, Douglas Duarte, Mariana Duarte) Cesar Duarte (Felipe Duarte, Júlio Duarte, Yasmin Duarte) Sandra Duarte (Amanda Duarte) Dayse Duarte (Danielly Duarte, Denise Duarte, Wellinton Duarte) Andrea Duarte ( Anderson Duarte, Rafael Duarte, Luiza Duarte) Andre Duarte
    fora todos os bisnetos que levam Duarte como o último a nascer Charlie Duarte… todos levam Duarte Cost. Duarte da minha avó e Costa do meu avô. .. Recife-PERNAMBUCO \o/

  14. Já parou pra pensar que todos do comentário pode ser “parentes” distantes ??

  15. egilda says:

    Sou Duarte, mas não sei se tenho mais vergonha da minha origem portuguesa ou espanhola…

  16. Joao says:

    Saudações.
    Gostaria de informações como posso conseguir o visto ou passaporte de portugal. meu nome é João Duarte dos Santos. Moro no Brasil, mas desejo morar em portugal. meus avós paternos são portugueses, mas não tenho nenhum documentos deles. podem me ajudar.

  17. aurelio fausto duarte says:

    Apelido de origem patronímica ,derivado do nome próprio Duarte, isto é, começado a usar por alguém cujo pai recebeu em baptismo esse nome próprio. nasceram assim várias famílias tanto em Portugal como em Espanha, em cujas Chancelarias, aliás, as armas aqui mencionadas foram registadas.Os genealogistas espanhóis apontam-lhe como mais remotas origens a Andaluzia, sabendo-se que foi de Sevilha que passaram às Canárias e daí à América do Sul, aí se fixando D.Pedro Cerrón Duarte fundador do grande Morgado de Arucas.Em Portugal vários foram os Duarte que se distinguiram quer no Reino quer em África, India, ou Brasil, merecendo dos nossos Reis diferentes Mercês Régias. Foi o caso de Bento Madeira Duarte, de Stª Cruz, Guimarães, que recebeu de D.João IV em 1680, Alvará de escudeiro e cavaleiro Fidalgo, ou de Vicente Duarte, de Portimão, filho de outro Vicente Duarte que teve também Alvará de Escudeiro Fidalgo em 1656, ou de João Gomes Duarte, de Leomil, que recebeu em 1646 Alvará de Moço de Câmara com a condição de ir à India.

  18. jordana Gomes Duarte says:

    Eu também estou com duvidas . Pois queria saber a origem correta mas ninguém sabe informar.

  19. claudiomiro says:

    Bá eu gostaria muito de saber realmente qual a origem da família Duarte pois eu sou Claudiomiro Silveira Duarte.alguém teria a certeza para nos dar essa informação correta? Uns dizem ser de origem Portuguesa outros de origem Espanhola.

  20. João Duarte says:

    Eu sou português de Lisboa e chamo-me João Duarte . Há muitos Duartes em Portugal !

    • Joao says:

      Saudações.
      Gostaria de saber como posso conseguir passaporte ou visto portugues. meu nome é João Duarte e moro no Brasil. Desejo morar em portugal. Voce pode me ajudar.

  21. Ivonete V. M da Silva says:

    De fato, a avó de meu esposo por parte de pai é Duarte e, era de origem portuguesa.

  22. Jesabel Duarte says:

    minha bisavó é português e o meu sobrenome é Duarte. Tenho quase certeza que é português sim, nunca soube que era espanhol.

  23. Verônica Duarte says:

    Desculpa, mas meu bisavô é português e o nosso sobrenome é Duarte…acho que deve ter nos dois países.

  24. jose duarte says:

    naum sei se eh de origem portuguesa ou espanhola,quem tiver a certeza eh so fala…

  25. Polo says:

    Ou serà que tem origem Inglesa ?

  26. Augusto Duarte says:

    Verdade, Duarte tem origem no Espanhol, e não do português!

  27. Thayna Duarte says:

    é Duarte vem do espanhol

  28. ana says:

    cala a boca, cara, vai estudar

  29. felipe says:

    Duarte é de origem espanhol e não portugues

  30. Minha filha é Maria Eduarda Duarte Euzébio = dobrou

Deixe um comentário