Família Dornelas

A família Dornelas é pouco conhecida no Brasil. Por aqui este é um sobrenome que pega uma pequena parte da população, mas sua história de origem é bem consistente. Alguns sobrenomes possuem histórias muito abertas, o que permitia que muitas famílias surgissem com o mesmo sobrenome, mas este não é o caso dos Dornelas. Confira abaixo informações sobre a origem do sobrenome Dornelas, variantes ortográficas e brasão da família.

Origem da Família Dornelas

Dornelas é um sobrenome que surgiu em Portugual trata-se de família muito antiga por lá. A família tem por solar a honra de Ornellas ou Dornelas, na terra de Entre Homem e Cávado, no concelho de Amares, distrito de Braga, de onde surgiu o sobrenome. Este, portanto, pode ser considerado um toponímico, ou seja, tem sua origem derivada de uma região, uma localidade.

Existiram outras famílias Dornelas pela Europa e algumas delas até mesmo utilizavam outras variantes ortográficas para se identificar. O sobrenome original era Ornellas e os integrantes da primeira família tinham como sobrenome D’Ornellas, ou De Ornellas, que era a região em questão que deu origem ao sobrenome.

Curiosidades do sobrenome Dornelas

O sobrenome Dornelas e todas as suas variações são pertencentes a uma mesma origem. É possível que esta seja uma família só e que desde o começo até os dias de hoje possuem os mesmos integrantes passando o sobrenome de geração para geração. As mudanças na ortografia são só questão de evolução do sobrenome e não obrigatoriamente porque a família não seja a mesma.

Variantes do sobrenome Dornelas

As variantes ortográficas para Dornelas são Dornelles, Dorneles, Dornellas, Dornelas, Ornellas e Ornelas. Todas estas variantes pertencem à mesma família e, portanto, tem o mesmo brasão. A grafia mudou e evoluiu ao longo do tempo, mas em uma boa chance de os membros da família serem descendentes diretos uns dos outros.

Brasão da Família Dornelas

Como já foi dito, o brasão das armas da família Dornelas é um só, seja para qualquer variante que o sobrenome tiver. Este é um brasão bem característico e pela descrição você será capaz de reconhecer facilmente. O escudo do brasão é feito de azul, com duas sereias separadas por uma faixa transversal dourada. Nesta faixa há três flores-de-lis na cor vermelha.

Este é o brasão oficial da família Dornelas e qualquer variação poderá ser desconsiderada como representante deste sobrenome.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Joelcarlosdornelas says:

    Foi muito bem o informativo. Bom.Parabens,pela pesquisa.

    Obrigado Joel Dornelas.

Deixe um comentário