Família Dias

A família Dias é bem popular no Brasil. Por aqui esse não é um sobrenome recorrente como Silva ou Oliveira, mas também é um dos mais populares. Este é um sobrenome pequeno e simples e que tem uma história diferente do que muitos podem pensar. Confira abaixo algumas informações sobre a origem do sobrenome Dias, variantes ortográficas e modelo de brasão da família.

Origem da Família Dias

A família Dias é de origem portuguesa. Este é considerado um sobrenome patronímico, ou seja, tem origem derivada do nome próprio do pai da família. O nome próprio que deu origem ao sobrenome Dias é Diogo ou Diego. Por sua história de origem, é possível que este sobrenome possua famílias diferentes vindas de diversas regiões de Portugual.

Ao contrário do que muitos pensam, o sobrenome Dias não possui ligação com a palavra dias, que é uma unidade de tempo. Sua origem patronímica já descrita formou famílias em regiões de Portugual e também na Espanha. Por lá o sobrenome era escrito de uma forma diferente, que você poderá ver mais abaixo nas suas variantes ortográficas.

Curiosidades do sobrenome Dias

Embora este não seja um sobrenome derivado da palavra Dias, que é uma unidade de tempo, é possível encontrar traduções do sobrenome em países diferentes, com línguas distintas, também como sobrenome. Este é um nome relativamente novo para história, mas ganhou popularidade em alguns países da Europa e América Latina.

Variantes do sobrenome Dias

Das variações ortográficas do sobrenome Dias podemos destacar sua versão espanhola Díaz ou Diaz. Este é um sobrenome muito comum em países hispânicos, ainda mais porque, em alguns casos, o sobrenome surgiu no próprio país onde é popular.

Brasão da Família Dias

O brasão das armas da família Dias foi concedido primeiro em 4.3.1752 a Manuel Passos Dias, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Depois disso outras famílias com cavaleiros com grandes feitos tiveram a honra de receber o mesmo brasão, mas a família de Manuel foi a primeira a ser reconhecida legitimamente.

O brasão dos Dias é bem simples. Ele é feito de um escudo azul com uma estrela dourada de dez pontas ao meio, sem mais detalhes. Ele é bem característico e pode ser considerado o brasão oficial da família Dias.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

27 Comentários

  1. Cláudio Dias Aguiar says:

    Sou Cláudio Dias Aguiar, único filho do casal Raimundo Gabriel Aguiar e Inês de Maria Dias Aguiar. Minha família materna é DIAS de Sobral, no Ceará. Sou muito feliz por fazer parte dessas duas famílias: DIAS & AGUIAR. Minha única filha também tem ambos os sobrenomes. Abraços pra vocês.

  2. Ricardo Dias Pinto says:

    sou Ricardo Dias Pinto

  3. Suely says:

    Dias, meu sobrenome vem dos meus familiares por parte de mãe, que temos decência indígenas todos levavam esse sobrenome

  4. Elaine Dias says:

    Olá, meu nome também tem Dias, originado do meu avô paterno Francisco Torquato Dias, com lindos olhos azuis, acho que era de origem portuguesa, somos de São João del Rei, interior de Minas Gerais.

  5. Rogerio Da Silva Dias says:

    Em conversa de Familia descobri Nomes de alguns Irmãos de Meu avô sendo
    Manoél provavelmente tbm Dias JOÂO DIAS EMILIANA DIAS PEDRO DIAS e GLORIA DIAS esses SÂO ALGUNS IRMÂOS DE meu AVÔ q se chamava URSULINO DIAS SE ALGUEN SOUBER OU SE IDENTIFICA COM OS NOMES ACIMA POR FAVOR ENTREN EM CONTATO

    • Valdir Dias says:

      Olá Rogério,

      Também tenho Dias no nome: Valdir Dias é o meu nome. Vou citar alguns nomes de meus familiares,

      Sebastião Manoel Dias – avô
      Osmar Manoel Dias – pai
      José Manoel Dias – tio
      Adelina de Jesus Dias – avó

      São originários de Lisboa.

    • Flora Emília Rodrigues Dias says:

      Oi, meu nome tem Dias, origem do meu avô paterno Adalcidio Vaz Leão Dias que era português

  6. pedro Dias says:

    meu nome é pedro dias, sou neto de José Dias baiano de sento sé,ele tinha alguns filhos homens, chamado Esperidião Dias, Esalto Dias,Rodrigo Dias, vieram da bahia pra minas, meu avõ faleceu aqui na cidade de Januária e Pedras de maria da cruz, beira rio são francisco, mas os filhos foram embora pro paraná e pra são paulo. algum parente por ai??

  7. joao batista dias junior says:

    meu nome é João Batista Dias Junior, nome bastante comum na familia, descendo de portugueses e indios.

  8. Maria Eduarda Dias says:

    Ola sou Maria Eduarda Dias Pereira, neta de Jorge Dias Pereira e bisneta de Domingos Dias Pereira e Amancia Joaquina Pereira, meu pai Carlos Alberto Dias Pereira gostaria de encontrar alguém da familia, quem souber de alguma coisa por esta informação passada, por favor nos procure.

  9. edson dias says:

    gostaria de saber de existem algum dias no rio de janeirro relacionados ao senhor ricardo dias do espirito santo

  10. Victor Hugo Dias says:

    Sou Victor Hugo Dias dias e desde de criança quando fui na casa de um professor e ali avistei o brasão da família dele era “” Arrabal “” fiqui fascinado desde então. Acho lindo esses brasões quero 1 na minha casa

  11. Inês Maria says:

    Meu sobrenome tem Dias , pesquisa família de salobro pesqueira PE, Dias Barbosa e temos antecedência índio, negro e daí a procura é meu Avô Sebastião Dias Barbosa, meu pai José Dias Barbosa, e tias e tio E desde a infância separados lá se foi 50anos e meu pai queria conhecer os irmãos e irmãs, nesse Brasil q segue a largos passos encontrei tia e um tio Maria Donzilia e tio Dimas, e primos em Cacoal, e se alguém souber algo, comenta

  12. Rogerio Da Silva Dias says:

    tbm gostaria de saber um pouco mais da minha arvore geonologica sei que meu avo tinha mais ou menos uns 30 irmãos o nome dele era Ursulino Dias ele me contou um pouco a historia dele saiu de casa com12 anos seguiu lampeão por uns tempos depois foi para são paulo onde ficou pouco tempo e depois veio ao parana onde residiu ate seu faleçimento enfin gostaria de saber se alguen q possa ter grau paraentesco podesse entrar em contato

  13. marcos daniel dias palma says:

    Sou Marcos Daniel Dias Palma

  14. Shirley de Fátima Dias says:

    Sou Shirley de Fátima Dias, amo e tenho profundo orgulho desse sobrenome! 💜

  15. Sou Pedro Puati Dias, descrente de pai europeu-português, Agostinho de Matos Dias, comerciante e creio que tenha sido agente da PIDE, tenha tido muitos filhos e filhas em Angola, procuro os meus irmãos paternos, abraço do vosso querido… Dias “saídas”

  16. Meu nome também contém a palavra Dias e vem de uma linhagem bem longa misturando portugueses e italianos… Também tem Oliveira no nome do meu falecido pai… Ficando assim: Silvio de Oliveira Dias. Já eu peguei o sobrenome da minha mãe… Rosário… Ou seja descendo de três ou quatro famílias….

  17. Vanessa says:

    Meu nome é Vanessa Pascoalino Dias, o Dias é do meu pai Luíz Eliziário Dias, origem portuguesa. Meu avô se chamava Lourenço Dias de Minas Gerais, que se mudou para o Paraná.

  18. Geraldo dias says:

    Eu tbem procuro a origem da família Dias eu sou o geraldo dias

  19. Allan says:

    Meu nome é Allan Dias, sou branco e de olhos verdes, minha família é oriunda do Portugal e Itália.

  20. Rudiere Dias says:

    Descobri que meu sobrenome Dias era de minha bisavó que era cigana… Alguma explicação?

  21. Inaiá Dias says:

    Olá Nehemias. Sou Dias e negra também. Pesquisando as origens de minha família descobri recentemente que o Dias veio de meu bisavô, Eduardo Dias, que foi o descendente de uma pessoa (ou a própria pessoa, a esclarecer) sequestrada da África por um traficante de escravos espanhol de sobrenome Diaz. Pessoas traficadas receberam o sobrenome dos traficantes ou compradores aqui no Brasil.

    Eduardo viveu na cidade de Bauru, calculo que entre 1850 e 1900 (pesquisa em andamento). De onde sua família é?

    Meu face é Inaiá Dias, Ribeirão Preto, SP.

  22. Nehemias Pereira Dias says:

    No meu caso, o sobrenome Dias, veio do meu pai, consequentemente do meu avô, raça negra, vindo da África, provavelmente, de pais deportados como escravos para o Brasil, de um país dominado por Portugal, qual seja Angola ou Moçambique, ou outro qualquer.
    Tem alguma explicação para isto?

Deixe um comentário