Família Dainesi

A família é de origem italiana e com sobrenome pouco comum no Brasil, usado por raras pessoas. Veremos qual a origem da família, suas curiosidades, as suas variações gráficas e o brasão correspondente.

Origem da Família Dainesi

            A família tem sua origem na cidade de Bolonha, ano norte da Itália. O nome é de origem geográfica, pois significa “aquele que vem da Dinamarca”, ou dinamarquês. Provavelmente, se referiam dessa forma à família e seus membros, e com o passar do tempo, virou sobrenome. Aos poucos o sobrenome foi passando para outras cidades, como Pádua, Rovigo, Veneza e região do Vêneto.

No ano de 1891 chega ao Brasil Pio Dainesi, acompanhado de sua esposa Maria, seu tio Luigi e seus três filhos: Carlo, Dante e Demetria. Em solo brasileiro, já estabelecidos, eles tiveram mais filhos. Fortunato Dainesi, filho de Pio já nascido brasileiro, participou da construção da Estrada de Ferro Sorocabana.

Curiosidades da Família Dainesi

            No Brasil a entrada se deu por pela cidade de Santos – SP, onde houve o desembarque e ficaram na Hospedaria dos Imigrantes, na cidade de São Paulo, e depois seguiram para o interior do estado, morando nas cidades de Capivari e Elias Fausto. Por isso, a presença de seus descendentes é forte na região, na capital e no interior.

No mundo, o sobrenome Dainesi apresenta e países que sofreram influência italiana, além da Itália e do Brasil, tais como: França, Inglaterra, Estados Unidos e Irlanda.

Variantes do sobrenome Dainesi

            Existem algumas variações de escrita desse sobrenome, como em: Dainet (da França); Daini (da Itália); Daino (da Itália); Dainotta (da Itália); Daira (da Espanha, região da Galícia); Daire (da França); Dairo (da Itália); Dairolo (da Itália); Dais (da França) e Daisemberger (da Espanha). No Brasil também encontramos a variação Dainezi e Dainese.

Brasão da família Dainesi

            As cores que faze parte do brasão são as seguintes: azul, verde, vermelho e prata. Há um cavaleiro com armadura segurando o escudo com fundo azul, e dentro dele há um rosto de uma pessoa, dois pássaros e uma flor, e uma grama verde, representando a natureza e elementos bucólicos.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. gabrielpd says:

    Faz sobre o sobrenome DANTAS!!!!

Deixe um comentário