Família Cupertino

A família Cupertino não é tão famosa no Brasil quanto provavelmente é em seu país de origem. Confira logo abaixo algumas informações sobre origem, variantes, curiosidades e modelo de brasão dos Cupertino.

O sobrenome Cupertino, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Cupertino

Sobrenome de origem Cristã, do confessor São José de Cupertino (1603). Este era usado por pessoas que eram devotas ao santo, pessoas que acreditavam que nomes cristãos traziam bons frutos a família e famílias que queriam se firmar como bons cristãos perante a sociedade.

Este também pode ter sua origem geográfica, vinda de uma região. Para esta origem, ele é classificado como um toponímico. Sua origem é Italiana, proveniente da cidade de Copertino. Assim, que era nativo deste local era reconhecido como “Fulano de Copertino”, que posteriormente foi passado aos descendentes da família e ganhando uma nova forma.

Curiosidades

São José de Cupertino é considerado santo padroeiro dos aviadores e astronautas. Alguns dizem que ele também é padroeiro dos alunos com deficiência mental ou com “cabeça no ar”, como eram reconhecidos na época.

Cupertino também é o nome de uma cidade norte americana localizada no estado da Califórnia. Ela é considerada uma das melhores cidades pequenas para se viver.

Variantes do sobrenome Cupertino

Das variantes do sobrenome Cupertino, a mais famosa e que ainda pode ser encontrada é Copertino, proveniente de sua origem toponímica. Além dessas, não são encontradas muitas outras grafias para o nome, embora elas sejam possíveis de existir, uma vez que é possível fazer modificações na palavra sem alterar sua sonoridade.

Brasão da Família Cupertino

Não foi encontrado um modelo de brasão para a família Cupertino. Pode ser que existam brasões para este nome, mas estes estão relacionados à localidade e não ao sobrenome propriamente dito. Para brasões deste sobrenome existentes, a explicação é que eles são novos e ainda não foram reconhecidos como tal.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

48 Comentários

  1. OLA PESSOAL MEU NOME É SERGIO DOS SANTOS CUPERTINO, SOU DE SÃO PAULO, MEUS PAIS SÃO PONTE NOVA MINAS GERAIS, SE CASARAM E VIERAM MORAR EM SÃO PAULO EM 1964, FICO MUITO HORADO EM SER CUPERTINO , NOME DO SANTO PROTETOR DA CIDADE DE COPERTINO NA PROVINCIA DE LECCE NA ITALIA, CIDADE MUITO BONITA PACATA E BASTANTE CONSERVADORA, MEU PAI TAMBEM SE CHAMAVA JOSÉ DOS SANTOS CUPERTINO EM ITALIANO SAN GIUSEPPE DA COPERTINO, UM ABRAÇO A TODOS E SE DEUS QUISER VISITAR A CITTÁ DI COPERTINO UM DIA……!!!!!!

  2. shirley says:

    sou neta de jose cupertino pereira sei que ele morou em bananal (MG) nunca conhece parente por parte dle

  3. Eduardo Cupertino says:

    Também sou mais um, sou de Ipanema-mg aqui são cheio de Cupertino’s minha vó nasceu em vermelho novo mais meu bizavô mudou se pra região de Ipanema a aki nos lastramos. (Alguém aí já pegou cidadania Italiana pelo sobrenome)

  4. JUDAS TADEU CUPERTINO says:

    Sou de Viçosa MG e moro em Vitória ES mas minha família (todos Cupertino) moram em Viçosa, S.Miguel do Anta, Teixeiras… Abraço a toda família Cupertino.

  5. Davidson Cupertino de Almeida says:

    Que legal ! achei um monte de Cupertinos kkk sou de Pernambuco
    meu avô por parte de mãe se chamava Apolônio Cupertino de Almeida, Natural de Vitoria de Sto Antão. Meu Bizavô se chamava Emilio Cupertino de Almeida

  6. SERGIO ANTONIO CAMPOS CUPERTINO FILHO says:

    BOA TARDE , CUPERTINOS… ME CHAMO SERGIO ANTONIO CUPERTINO. SOU NATURAL DE PORTO ALEGRE,RS ,MAS MEU AVÔ, CUPERTINO VEM DA CIDADE DE RIO GRANDE,RS. INTERIOR DO ESTADO. SEI QUE A ORIGEM DO MEU SOBRENOME VEM DA ITÁLIA. BACANA SABER QUE EXISTEM MAIS CUPERS ESPALHADOS PELO BRASIL.

  7. jailson costa almeida says:

    Sou de Pernambuco, o avô da minha mãe era alagoano era José Cula Cupertino de Albuquerque, morava no timbó. Estou pesquisando toda origem da minha família, tanto por parte de mãe como por parte de pai. E estou descobrindo coisas interessantes até padrões comportamentais que estão se repetindo nas pessoas ao longo de suas gerações e que é necessário modificar no meu caso.

  8. jailson costa almeida says:

    Sou de Pernambuco, o avô da minha mãe era alagoano era José Cula Cupertino de Albuquerque, morava no timbó. Estou pesquisando toda origem da minha família, tanto por parte de mãe como por parte de pai.

  9. Evanilson Cupertono Costa says:

    Também sou da bahia e meu avô se chama José Felix Cupertino

  10. Evanilson says:

    Também sou da bahia e meu avô chama Jose Felix Cupertino

  11. celso says:

    meu avo nasceu em pedra do anta MG e se chamava jose raimudo cupertino depois foi para viçosa MG

  12. alguém de minas com nome cupertino dos anjos?

  13. Rodrigo Cupertino Cardoso says:

    Muito massa galera tb sou um cupertino moro em Alagoas Maceió…

  14. Otigibson Cupertino A.F. says:

    Nooooosssa ufaa..pensei que eu fosse extra terrestre kkk, até que enfim encontrei algo sobre meu sobrenome, pelo menos uma parte do meu nome ;D, vou continuar pesquisando!!!

  15. Verônica Cupertino ▓ says:

    Nossa, sou da Bahia, até que fim eu encontrei um site falando sobre meu Sobrenome, que tanto amo <3.

  16. Antes eu tinha vergonha do meu sobrenome pq a única família q tem eh a minha mais fui crescendo e descobri q eh um lindo sobrenome

  17. Antonio marcos santos da cruz says:

    Minha mãe se chama Nazaré Cupertino dos santos meu avo jose Cupertino

  18. Maria de Lourdes Cupertino says:

    Meu Cupertino vem do meu avô que era de Portugal,já achei vários Cupertinos no facebook, família bem grande! E eu amo o meu sobrenome!

  19. Claudina Barros says:

    Meu nome é Claudina Maria Barros
    Gostaríamos de saber da genealogia da família Cupertino.
    meu pai nasceu perto de Caratinga (Vermelho Novo) José Cupertino Filho. Seus pais José Cupertino e Jovelina (moravam em Santa Rita) era casado com Ester Ferreira Cupertino de Caratinga. Se você é da região de Caratinga, Manhuaçu, Dom Cavati, Vermelho Novo temos um parentesco. Ajude-nos.

    • Airton R. Cupertino says:

      Claudina.

      Tambem sou da Familia dos Cupertino
      Airton R. Cupertino nasciso em Pedra do Anta MG e com parentes em Viçosa M.G., por inclivel que pareça o nome do meu pai e Jose Cupertino Filho, tambem será que tinha mais de 1 Jose neste mundo.

      • Eide Cupertino says:

        Meu avô erra José Cupertino
        Meus avós são Mineiros

      • Fernando says:

        Airton. meu nome é Fernando C. F. Cupertino, meus pais tbm são de Pedra do Anta MG, com parentes em Teixeiras MG, tbm nasci lá só que mudei para S.P. com 03 anos de idade, um abraço a todos os parentes.

      • celso says:

        meu avo e de pedra do anta mg e se chamava jose raimudo cupertino talves sejam parentes antonio celso cupertino volta redonda RJ

    • allan cupertino says:

      caratinga tem a familia cupertino tambem. muita gente

  20. Lucelena Compertino says:

    Gente vcs ainda acharam alguns, e o meu q nunca vi Compertino kkkkkk

  21. Olá eu me chamo iury martins Curpentino
    Se vcs quiser entrar em contato comigo meu Facebook é iury martins da cidade de unai, vivo atualmente na espanha já 7 anos um abraço a todos Curpentinos que na verdade eu nunca tinha visto um sobre nome assim

  22. Jorge Reis Cupertino Filho says:

    Parece que, no fim das contas, somos todos parentes rsrs

  23. Leon says:

    jose cupertino lopes, alguem conhce?ouviu falar? era meu bizavo mas nunca soube nada a não ser o nome,

  24. Simone Cupertino says:

    Ola, me chamo Simone Cupertino, sou de Pernambuco, minha avo sempre falava da origem dos meus parentes,mais faz tempo que não procuro saber a respeito.

  25. diego cupertino says:

    até q enfim achei mais cupertinos nesse planeta… tava me sentindo até sozinho..kkk

    • Daniela says:

      rsrsrrs antigamente tinha vergonha do meu sobrenome. Hoje amo a origem que tem o meu sobrenome.Bom saber que existe mais brasileiros com o mesmo.

  26. fabio says:

    e ai parentes??!! tem mais cupertino aqui praser fabio cupertino

  27. Airton says:

    Maravilha!

    Meu sobrenome remota ao inicio do Catolicismo no Mundo e com um Santo!
    Será que sou descedente do mesmo

  28. Verônica Cupertrino says:

    Nossa Que legal,que bom saber de onde se provem a origem do meu nome !

  29. Uriel says:

    Mais um Cupertino!!!!!!!Uriel Cupertino Soares!!!!!! vcs podem ser todos da minha familia sabia…em algum nivel

  30. jose aildo cupertino says:

    jose aldo cupertino

  31. jose aildo cupertino says:

    eu tambem sou cupertino jose aldo cupertino

  32. rosilene ap cupertino says:

    nao tenho mais meus pais para me falarem a respeito da cidade de origem dos meus avos mas eu sou bastante curiosa e adoraria saber tudo o q for possivel sobre esta cidade e claro saber se existem no brasil muitas pessoas q partilhen do mesmo sobrenome q eu

    • kátia Cupertino says:

      tbm tenho a msm curiosidade q vc Rosilene. Queria muito saber se todos os Cupertinos são parentes em algum grau ou se existem mais famílias com esse sobrenome. A única coisa q sei é q meus antecedentes vieram da Itália, assim dizia meu biza

  33. rosilene ap cupertino says:

    espero um dia poder conhecer a cidade que deu origem ao meu sobrenome e quem sabe ate encontrar um parente q eu nunca tenha tido a oportunidade de conhecer.

  34. rosilene ap cupertino says:

    adorei saber a origem do meu sobrenome

Deixe um comentário