Família Cruz (da)

O sobrenome da família Cruz pode ser visto tanto no Brasil quanto em países hispânicos com um pouco mais de frequência. Veja abaixo algumas informações básicas e a origem deste nome na história.

O sobrenome Cruz, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Cruz

Este é um sobrenome português de origem cristã. Acredita-se que na idade media era comum que algumas famílias adotassem esse sobrenome e outros mais, de origem religiosa, a fim de que os mesmos trouxessem saúde e prosperidade para toda a família.

Cruz ou Da Cruz, faz referência à cruz carregada por Jesus Cristo no caminho para a crucificação. Dessa forma, essa era uma maneira de prestar homenagem ao cristianismo.

Além disso, a origem das famílias Cruz eram uma forma de afirmarem suas posições como bons cristãos. Como uma espécie de grupo religioso separado dos demais pelo sobrenome ao qual faz referências.

A origem do sobrenome foi uma só, mas o mesmo foi dado a diversas pessoas que não necessariamente são do mesmo sangue. Dessa forma, podemos concluir que a família Cruz não é uma só.

Variantes do sobrenome Cruz

A variante mais comum de se encontrar deste sobrenome é o “da Cruz”. Tanto o nome original quanto essa alternativa são bem populares no Brasil.

Em outros cantos do mundo é possível encontrar uma grande quantidade de pessoas com este sobrenome, só que traduzido para a língua original do país. Pode-se ver Cross (Inglês), Croix (Francês) e Kreuz (Alemão). Em espanhol o sobrenome Cruz permanece o mesmo e também é bastante popular em países hispânicos.

Brasão da Família Cruz

Dentre as cores básicas que compõem o brasão, podemos ver o amarelo, vermelho. Obviamente, o que não pode faltar neste brasão é o símbolo da cruz, que fica posicionada bem no meio. Além disso, podemos observar em volta o que parece ser uma armadura. Em alguns casos, é possível ver também um animal, uma espécie de cobra logo nos pés da cruz.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

160 Comentários

  1. CLEITON MC says:

    CLEITON MC

  2. Lolla cruz says:

    olá, me chamo Maria Leonora Cruz, sou filha de Jilvanir Pereira Cruz, neta de Maria Euripes Cruz (conhecida por Fia), bisneta de João Batista Cruz (cacheiro viajante) e Rosa Patrícia Cruz (índia de Bareiras/BA, divisa com Goiás) minha avó foi criada com uma madrinha em Barreiras, tendo como irmãos Elisa, Pedro, Sebastião e alguns outros, aos quais não me recordo, a mesma casou-se em Barreiras com um Baiano (Eleonor Pereira) e foram morar em Campinas, vieram para a Bahia e após isso nunca mais houve contato.
    caso alguém saiba de algum parentesco entrar em contato:
    BRLEONORA-CRUZ@HOTMAIL.COM

  3. Lauriane Lima says:

    Tenho um amigo que se Chama Luiz Alberto da Cruz,ele se diz ser o verdadeiro Cavaleiro Branco do Apocalípse ..que veio a esse mundo para ensinar o Evangelho em sua verdade e essência! ..Diz também ser Santo..e defende a idéia dos cavaleiros do Apocalípse em comunhão com Deus para darem equilíbrios sobre toda a espécie de maldades desse mundo .em atos espírituais…após a volta do nosso Senhor Jesus Cristo e Deus…para a salvação!…. Eu particularmente acredito em DEUS….Amém!

  4. flavia soares says:

    procuro pela familia de ANTONIO FRANCISCO DA CRUZ, ELE MORAVA NA PARAIBA , tem tempo q ele perdeu o contato com a familia dele, ele foi embora pro mato grosso , agora esta em minas gerais, ajudem a divulgar por favor , quem for da paraiba

  5. Paulo Cruz says:

    Meu nome é Paulo S. da Cruz e estou procurando um possível irmã que tenho porem desconheço, o nome do meu Pai é Nelson da Cruz, sua mãe chamava Jandira da Cruz e o seu irmão Wilson da Cruz, os dois desapareceram faz muito tempo, vivíamos na Barra Funda – SP, se alguém tiver alguma noticia agradeço

  6. Jones says:

    Uma observacao, existe uma rua no bairro chamado Aquidaban, Cachoeiro do itapimirim/ES q leva o nome de caboclo Honorio, q vem a ser irmao do meu avô antonio cruz.

  7. Jones says:

    Me chamo jones cruz, sou do rio de janeiro, meu pai tambem se chamava jones cruz e nasceu em cachoeiro do itapimirim ES, veio pro rj com 20 anos, meu avô, Antonio cruz pai dele saiu de casa , pq nao aguentou a minha avó , julia pereira la em cachoeiro do Itapimirim ES , alguns dizem q meu avo teve outros filhos, so 1 detalhe , ele era negro, e tinha um sinal na boca, e o meu avô antonio cruz, tinha um irmao chamado de caboclo Onorio.

  8. Andreia says:

    Procuro Luiz Antônio Gonçalves de oliveira 044-88026023wtts se alguém conhece entra em contato ele era de macaúba município de dourados

  9. Andreia says:

    Olá meu nome é Andréia to procurando os parentes da minha mae o nome dela é Geovana idelamara da cruz Pereira se alguém conhece entra encontato 044-88026023 wttis

  10. Rubia says:

    Têmos na família Cruz meu bisavô era Pedro José da Cruz foi com Ernestina Benetida da Cruz somos de São Paulo capital.

    • Adao Afonso Pereira da cruz says:

      meu nome e Adao Afonso Pereira da Cruz, meus pais sao mineiros de um lugar chamado agua boa, mas dizem que nao e a cidade de agua boa era um povoado, tambem mencionan grota,

      meu pai se chamava Santos goncalves da Cruz e minha mae, Maria Pereira da cruz

  11. VALDIVINO DE SOUZA CRUZ says:

    olá, me chamo Valdivino de souza cruz.nascido em Mundo Novo MS. sou filho de Jair Ferreira da Cruz. nascido em Tarumirim MG, em 1929.filho de Ana Paulina de Jesus e Valdivino Ferreira da Cruz. se tivermos certo parentesco por favor entre em contato

    • Nikki says:

      Italy is comittimng suicide which will further lead to murder of other European countries. EU needs to set up safe havens of Africans in other African countries. It was cost only a fraction to maintain one person in Africa rather than in EU countries. Moreover, its not about the cost, but the losing of the European culture.

  12. Natannael Alves da Cruz says:

    Olá, sou da Familia Alves da Cruz, e nasci no Estado do Piaui……

  13. Natannael Alves da Cruz says:

    Olá, sou da Familia Alves da Cruz, tem alguem?

  14. Danilo Cruz says:

    Bom dia caros colegas, tudo bem?
    Gostaria de saber se tenho o direito de utilizar o brasão da familia Cruz. Sem sofre represarias. Como posso proceder?
    “meu nome é: Danilo da Cruz Dias”

  15. Márcio Tadeu says:

    Olá, pessoal, estou à procura da origem da Família Cruz. Sendo assim o nome do meu trisavô paterno se chamava José Felix da Cruz

  16. iaworray says:

    Proucuro por Maria de Lourdes da Cruz e seu apelido é úta. Mora ou morava na rua campo de mangueira, travessa João da Cruz, em Macaíba RN.
    Seu irmão Luiz Barbosa do Nascimento que mora em Chupinguaia RO tenta contato com ela. Ja faz 46 anos que não se vêem. Contato para falar com Luiz é pelo email iaworray@gmail.com ou ligar no numero (69) 981404254 (TIM) (69) 84254212 (Oi);
    A quem puder ajudar nesse reenconto eu sou grato.
    ass. um vizinho e amigo.
    obrigado

  17. Wanderson cleiton da cruz says:

    A família CRUZ é muito grande e nem sempre a ligação de parentesco. Pois a maioria dos CRUZ aqui no Brasil são descendente de europeus seja portuguêses ou italiano espanhol …

  18. Heron Marcel da Cruz says:

    O bisavô do meu pai tinha o sobrenome de portela, e morava em portugal depois de arrumar confusão com pessoas ligadas a politica, fugiu para a espanha e la alterou o sobre nome para da Cruz, para não ser perseguido, depois de alterar o nome veio para o Brasil.

  19. Sidnei Dias Cruz says:

    Meu nome é Sidnei Dias Cruz, meu pai se chama Ciro Cruz, meus avos paternos se chamam Osvaldo Cruz, vieram do interior de São Paulo. Alguém que possa ser meus parentes?

  20. Ademílson says:

    Nome de pai era: João Braz Da Cruz, ele tinha parente em Santa Isabel do Pará. Como ninguém desta família nunca procurou por ele, não sei dizer se ele tinha parente por lá!

  21. Meu nome é marli vitor dá cruz,gostaria de encontrar meus irmãos por parte de pai, ele se chama José vitor da cruz, nasceu em igaporã BA,
    Filho de purcino vitor da cruz e Julia Maria da Conceição.
    Me disseram que meus irmãos se chamavam, marciano, elena, severiano, eu acho. ..
    Não lembro o nome de todos. ..

  22. mrio says:

    Oi sou Mario pereira da cruz meu avo e joao Francisco da cruz, ele e de marilia vizinho a canudos bahia, meus primeiros tios são jose gois, depois jose Alves da cruz, meu pai e julio Alves da cruz, sou neto também de maria Alves de jesus, filha de tiburtino de bom jesus da lapa, e seabra. Bom a família também por parte de mae e da antiga chapada velha terra dos meus antepassados da família pereira de matos, como qualquer um de vocês sou brasileiro, deus e o nosso projenitor pai.

  23. Carlos Augusto da Cruz Novo says:

    Cruz é o sobrenome mais comum entre os judeus de Belmonte Portugal.

  24. Lenine Barsanulfo da Cruz says:

    Meu nome é Lenine Barsanulfo da Cruz (Moro em Goiânia-Go, meu pai Geraldo Firmo Lourenço da Cruz, nascido em Itabira-MG, em 01/06/1921, filho de José da Cruz e Souza (nascido em Cachoeiro de Itapemirim-ES) e Ana Alves dos Santos, meu pai ainda criança estudou interno num colégio em Ouro Preto – MG, qdo faleceu sua mãe afogada num Ribeirão q cortava Itabira, foi qdo foi criado por uma tia em Belo Horizonte, até q atingiu a idade de fazer o Tiro de Guerra, qdo começou a servir sendo destacado para Uberaba-MG, sendo destacado posteriormente para Monte Carmelo-MG, daí perdeu todo contato que tinha com os seus familiares, sendo que até hj não conhecemos nenhum parente paterno, sei que passaram vários anos, mas tenho certeza que existe algum parente, o qual teremos um enorme prazer em conhecer. Segue meu telefone para contato, 62-9972-0075 e meu email: leninebc@gmail.com

    • Torie says:

      Ziva, I love that your work has the classical look of adornment from ani.tuiqytIt is imbued with your passion for the ancient world and your respect for the materials you use and your boundless creativity. I can’t wait to see what you make next!+1

  25. Felipe says:

    Tem alguma mulher que tenha o sobrenome Pereira da Cruz que o nome do pai biologico é lair,que mora em itapira?

  26. Carlos Augusto da Cruz Novo says:

    Meu sobrenome não é da Cruz, é Novo.

  27. Maria Aparecida da Cruz says:

    Meu nome é Maria Aparecida da Cruz meu pai chamava Agenor Barbosa da Cruz minha mãe Eulina Lula da Cruz ambos nasceram na Bahia mas viveram em Goiás

  28. JOSÉ APARECIDO DA CRUZ says:

    SOU JOSÉ APARECIDO DA CRUZ, FILHO DE JOÃO BRAZ DA CRUZ E OTACÍLIA ROSA DA CRUZ, ….IRMÃOS : MARIA ROSA DA CRUZ, MARIA APARECIDA DA CRUZ, ANTONIO CARLOS DA CRUZ, JOEL JOSÉ CRUZ E PAULO ROGÉRIO CRUZ…..MEU PAI É MINEIRO DE RIO PARDO E MOROU EM MONTES CLARO E MONTE AZUL..MINHA MÃE É BAIANA DE IBIPITANGA..MEUS AVÓS PATERNOS ERAM CLEMENTE BRAZ DA CRUZ E ANA JOSEFA DOS SANTOS..

  29. Solenir says:

    Meu nome é solenir Gomes da cruz sou filha de Divino Sebastião da cruz registrado em Inhumas Goiás nascido no dia 20/01/58 filho de José Miguel da cruz e Isabel Rita da cruz tinha ou tem um irmão chamado Pedro e irmã lia q eu me lembro e eles residia em Goianésia, contato 65999204122.

    • Nelson Ferreira Cruz says:

      Bom dia Solenir , a minha família veio de Quebrangulo-Alagoas, e que eu saiba nunca tive parentes dos lados de Goiás eu creio que dificilmente haja algun parentesco me desculpe gostaria muito que houvesse essas pessoas que vc comentou nunca houvi falar ou alguen da minha família comentar mais agradeço pelo contato e espero sinceramente que vc encontre seus parentes ou conhecidos um grande abraço Nelson.

  30. Fabiano cruz says:

    A todos que desejam saber mais sobre seus parentes e antepassados, visitem o site,

    https://familysearch.org

  31. Nelson Ferreira Cruz says:

    Bom dia pessoal, meu nome é Nelson Ferreira Cruz, e meu sobrenome Cruz veio da parte da família de meu Pai Antonio Ferreira Cruz já falecido ele era (a família Ferreira Cruz) por parte de meu avo pai de meu pai e sua mãe minha avo se chamava Josefa Madalena de Jesus de Quebrângulo, no estado de Alagoas disserão que tinha um certo parentesco com Lampião porque se chamava Virgolino Ferreira , se alguen de Quebrângulo tiver sobrenome Cruz meu e-mail e nelsonfcruz@gmail.com abços.

  32. procuro pela minha família materna. Minha mãe se chama Cleide Alves da Cruz, meus avós são Joaquim Alves da Cruz e Benedita Alves da Silva Cruz. Alguem que saiba de algo meu face é Raphael Da Cruz. Sou de sp.

  33. roberta says:

    olá me chamo roberta filha de gilson soares cruz ja falecido, estou a procura da familia da minha avô maria de lourdes soares cruz ja falecida,irma da sãozinha,filha de enedina rosas moram no bairro de santa luzia perdi contato com eles ha muitos anos,lembro que quando meu pai falava que moravam proximo a montes claros,quem souber de algo me chama no what 982443820

  34. valdomiro j crz says:

    meu sobrenome eh cruz meus avos sao de origem bahiana eu nao sabia mas ja imaginava que por se tratar de cruz ocviamente fica bem claro a ligaçao religiosa crista originaria de povos coloniais que se firmavao e se indentificavam como cristao tendo por sobrenome cruz.

  35. MARCIA DIAS CRUZ says:

    DOU MARCIA DIAS CRUZ .MEUS PAI E JOSÉ DE OLIVEIRA CRUZ MEU AVÓ E PEDRO BESSA DA CRUZ .FAMÍLIA ORIGEM PORTUGUESA MORO EM MG OS DESCENDENTE VEIO DO PORTUGAL A PROCURA DE OURO .

    • Rodrigo Cruz says:

      Olá Marcia, a minha família por parte de pai é mineira, a minha avó se chamava Célia de Oliveira Cruz. Qual seria a cidade de Minas que você mora?

      Att.
      Rodrigo Cruz

  36. LIOMARQUES DA CRUZ BARBOSA says:

    Sou Liomarques da Cruz Barbosa, minha mãe, Brandina da Cruz Brabosa, filha de Vitor da Cruz, filho de Belmiro Silveira da Cruz. Belmiro, meu bisavô, era gaúcho, casado com uma francesa de nome Eustaquia, o sobrenome dela desconheço. Meu avô, Vitor da Cruz, era irmão de Alcides da Cruz, Laerte da Cruz, e tinha irmãs, das quais não me lembro nome. Meu avô e seus irmãos se estabeleceram em Mato Grosso do Sul, mas tinham costumes gaúchos. Segundo minha mãe, meu bisavô e seus filhos viviam mudando-se de país em país, uruguai, argentina, paraguai, brasil, em busca de pasto para o gado e para os cavalos; inclusive, meu avô, Vitor da Cruz, nasceu na Argentina e viveu com seus pais e irmãos até seus sete anos de idade.

    Quem se identificar com a história, entre em contato. Hoje moro em Pontes e Lacerda-MT. 65 9649 7665

  37. Jader Jack Gonçalves da Cruz says:

    Boa tarde, sou Jader Gonçalves da Cruz, minha familia é de Minas Gerais, região de montes claros. Meu Avô Américo da Cruz , e minha Avó Antonia da Cruz, tiveram 10 filhos. Gostaria de saber se tenho algum parentesco por aqui.

  38. Edimilson da Cruz says:

    Meu nome é Edimilson da Cruz, sou de Braga/RS, sei que meu avo Ernesto da Cruz, era de Palmeiras das Missões, mas, se tiver algum parente desta família quero conhecer. Abraço aos da Cruz

    • Gleika Valéria da cruz Cabral Souza says:

      Meu nome é gleika Valéria da cruz moro em ribeirão preto são Paulo porém meus avós maternos e minha mãe eram de palmeira das missões nome do meu avo era Sebastião da cruz e da minha avó Belarmina da cruz

  39. marcos says:

    Meu nome é.marcos da cruz meu avô era João Batista severo da cruz.Somos do sul (alegrete)

  40. Jaqueline Cruz says:

    Olá galera, meu nome é Jaqueline Maria Cruz dos Santos… Um nome bem religioso, né? Kkk
    Minha avó era Maria de Lourdes da Cruz, e meu avô Profeta Rodrigues da Cruz…
    Eu acho um sobrenome maravilhoso, e adorei conhecer a origem dele. Achei interessante, apesar que eu já imaginava q fosse algo meio parecido com isso msm.

  41. Adonias Cruz says:

    Olá Meu nome é Adonias, tenho DA CRUZ no meu sobrenome, sou de Goias, meu avo era a mineiro e se chamava Pedro da Cruz, Minha avó Jovenília Rosaria da Cruz, se alguém tiver algum parentesco me chame.

    ¨(64) 9245-5220 Whats

  42. Edson Cruz says:

    Meu nome é Edson Cruz, e meus avós e bisavós tinham o sobrenome “da Cruz” e eram de Guaratinguetá – SP

  43. Manoela Da Cruz Nunes says:

    Oi gente, se alguém for Da Cruz Nunes me avisa. Sou do Sul, moro em Garopaba-SC! Vlw!

  44. Marcia Eliane Figueiredo Cruz Horta e minha familia e da Maria da conceiçao figueiredo Cruz filha de Maria Petrina de figueiredo Cruz e Joaquim Antonio da cruz se alguem souber algo contacte me por favor... quem sabe somos parentes says:

    Eu sou Márcia Eliane Figueiredo Cruz … filha de Maria da Conceiçao Figueiredo Cruz e neta de Maria Petrina de Figueiredo e Joaquim Antonio da Cruz… se alguem souber se somos parentes conte me …

    • Werek Cruz says:

      Olá, Marcia! Meu nome é Werek da Cruz Silva e meu avô se chamava Sansão Figueiredo da Cruz! já ouviu ou leu esse nome em algum lugar?

  45. Elaine says:

    Olá, alguém conhece ou ouviu falar de Silvio José da Cruz ou familiares de Lambari – MG?

  46. Mario Melo (Historiador) says:

    Bem vamos lá, antes de mais nada gostaria de anunciar que sou um AFICCIONADO por História, eis que vou falar um pouco sobre o sobrenome CRUZ. O site em questão é muito bom mas, nao pode se afogar em muitas informações informações que acabam fugindo da trajetoria correta. o brasões estão perfeitos e falam muito sobre a casa CRUZ, então vou começar por eles, o Nome Cruz vem dos cavaleiros templarios criados para lutar em favor da cruz de jesus contra os mulculmanos inicialmente, cerca de 20 mil soldados Templários deram a vida em batalhas contras as forças muçulmanas ao longo dos anos em que a ordem existiu.
    Com o tempo, os Templários também se tornaram numa força política e económica. ordem foi admitindo vários elementos não-guerreiros por toda a Europa, que iam penhorando os seus tesouros para adquirirem terras e edifícios e para criarem um império financeiro que funcionava como um dos principais sistemas bancários europeus. Chegaram mesmo a controlar o governo de Jerusalém. em fim nao vou alongar muito ja mesmo que a historia seja muito boa!, so ressalto que o declinio da ordem templaria iniciosse a partir da tomada da terra santa pelos mulcumanos acredita-se ainda que os templarios foram os primeiros a chegar na america e isso explica o simbolo da cruz que Cabra, Vespucio entre outros colocavam em suas caravelas para informar que eram amigos visto que a ordem templaria ja estava por aqui, (por favor nao confunda com as caravelas de vasco da gama).

    Em fim depois do declio desta importante ordem o sobre nome CRUZ fincou sua raiz principalmente na Espanha e Portugal que acredito descenderem a maioria dos nossos CRUZ. claro que nao posso deixar de dizer que durante a idade media e no fim da escravidao na america do sul muitas familias escolhiam sobrenomes do interesses dintintos visto sua importancia na antiguidade,

    Obrigado!

    mjunior_15@hotmail.com

  47. Adonias Rodrigues says:

    Olá, meu avô era mineiro se chamava Pedro da Cruz, procuro pessoas que tenha este sobrenome! Gostaria de saber mais sobre os descendentes da família Cruz.

    Obrigado.

  48. Rosane Cruz says:

    Olá, minha familia é Cruz, minha bisavó se chamava Flora Cruz e minha avó Diamantina Cruz, eles são de Pelotas/RS. Se alguém for Cruz dessa região entre em contato comigo. Grata.

  49. ilson izaias da cruz says:

    Vim de Petrolandia com 1 ano de idade e minha parentela tanto parte de mãe como de pai mora la meu sobrenome Cruz.

  50. marcos paulo costa da cruz says:

    Gostaria de encontrar parentes de meu pai FRANCISCO RODRIGUES DA CRUZ, e era filho de MARIA NUNES DE CASTRO e JOAQUIM RODRIGUES DA CRUZ não sei ao certo a historia dele mas ele nasceu em ITAMBACURI-MG. nome do distrito talvez seja frei serafim. ele perdeu contato com os irmãos muito jovem. gostaria de informações caso alguém queira trocar mais informações aqui está meu whatsap: (73)99479944. acredito que ele não tenha mais irmãos vivos mas gostaria de conhecer primos que os avos sejam os supra citados .

    • manoel santos cruz says:

      minha avo, seu pai tinha o sobrenome Nunes tambem sou Cruz, Meu nome e Manoel Santos Cruz Filho, meu avó chegou ao Brasil por volta de 1925 vindo de Portugal

  51. Aliny says:

    Sou de Goiás. Meu avô paterno de chamava Cirino Teodoro da Cruz, meu pai se chama: Waldivino Teodoro da Cruz, moravam em 1960 a 1970 em Adelândia -GO

  52. João Alex da Cunha Cruz says:

    Olá !! Sou JOÃO ALEX DA CUNHA CRUZ, meu pai é JOÃO DA CRUZ, meu avó é MANOEL RODRIGUES DA CRUZ . Sou de João Pessoa, dizem que meu avó andava pelo Rio Grande do Norte.

    • roberta says:

      ola meu nome é roberta cruz meu bisavó se chamava joão da cruz,poderia deixar teu email pra gente conversar

      • luis says:

        meu nome e luis joao da cruz meu pai ja falecido paulo joao da cruz tinha um tio que se chamava joao da cruz nasci em Itarantim na Bahia e meus pais sao de Sao Joao Do Paraiso Minas Gerais,um abco.

  53. Valéria de Sousa Cruz says:

    Meu nome é Valéria de Sousa Cruz, antes não sabia o significado do sobrenome Cruz, agora posso falar para minha família

  54. Márcia Batista says:

    O sobrenome do meu bisavô é Batista da Cruz e sei que ele era da Espanha, só não sei de que cidade, mas gostaria muito de saber se temos familiares lá.

  55. Deiber jose da cruz says:

    Meu nome e Deiber jose da cruz. Ate onde eu sei pelo meu pai que a bisavó da minha avó , que ela era índia .e por parte da minha mãe era cigano . vejo que só ai já da para perder a história da nossa família . minha família e de Guanhães e Ipatinga.que bom e saber um pouco da nossa família.

  56. Lucia Helena dos Santos Cruz says:

    O nome do meu Pai era AURÉLIANO DE OLIVEIRA CRUZ eu acho lindo o cruz me orgulho de ter esse nome

  57. Hamilton Pereira da Cruz says:

    Gostaria de encontrar Tios e Primos, que ainda mora nessa região.

  58. Hamilton Pereira da Cruz says:

    eu morava em Limeira Minas Gerais cidadezinha, bem pequena proximo a pavão, meu Pai era Eduardo pereira da Cruz.

  59. Celia Regina says:

    Meu nome e Celia Regina de jesus da cruz

  60. Cruz Igreja says:

    Olá se alguém conhecer alguém da familia CRUZ IGREJA da um salve no e-mail….
    Eu sou da região Norte/Nordeste, como tenho o CRUZ e a IGREJA, gostaria de encontrar a história da familia do meu pai.
    vlw…

  61. Claudiney ferreira da cruz says:

    Gostaria de mais da familia ferreira da cruz sou do norte de minas gerais

  62. Amilton da Cruz says:

    Sou de Bh, sou negro sou da Cruz isto faz alguma diferença nesta historia?

    • manoel santos cruz says:

      Sou professor de História, tenho o mesmo sobrenome , geralmente aos ex-escravos eram dados os sobrenomes de seus senhores, Nao fique indignado comigo sou casado com uma afro descendente, Ache.

  63. Amilton da Cruz says:

    Sou de Bh, sou negro sou da Cruz isto faz alguma diferença nesta historia.

  64. Marcos says:

    Me chamo Marcos Antonio Ribeiro da Cruz, iguais ao meu nome tem 08 no Brasil que loco…sera que temos algum laço familiar?

  65. Adilson says:

    Meu nome Adilson da Cruz, segundo conta a familia meu bisavô veio escondido no porão de um navio de portugal para cá, ao chegar no porto de Santos ficou perdido sendo adotado por mercadores e trazido para Ibiúna-SP, antiga Una. Aqui constituiu familia, é o que sei…

  66. Paula says:

    Me avó era Joaquim Cruz e era do ceara

  67. Nadiele says:

    Olá, me chamo Nadiele Martins da Cruz. Meu pai se chama Ivair da Cruz e vem de uma família de 10 irmãos. Somos de Farroupilha- RS, mas em Bento Gonçalves cidade vizinha, encontramos a maior quantidade de pessoas da família da Cruz. Não sabia que tinha parentesco em todo Brasil 🙂

  68. Laynara Damascena Cruz says:

    Meu sobrenome herdei do meu pai, que se chama Jairo da Cruz de Deus, que herdou o nome do meu avô Waldivio da Cruz de Deus. Sei da história de minha família apenas quando residente no vale do jequitinhonha em MG. Estou a procura de mais informações da família Cruz (tbm de Deus – que não sei de onde veio) laynaracruz@hotmail.com

  69. Christiane Cruz says:

    Meu nome é Christiane Cruz, meu pai se chamava Wilson da cruz, meu avô Marcelino Fortunato da Cruz. Família de Baependi MG, cidade proxima de Caxambu.

    • Alexandre barreto says:

      Vi comentario seu sobre sua família, acho que somos parentes distantes. Seu pai não era caminhoneiro. Sou do RJ, o nome do meu pai e Fernando, filho de Elisa da Cruz. Meu pai hj, tem 75 anos, e morou com seu bisavô na fazenda, quando criança. Abs.

  70. marcos antonio da cruz says:

    Temos em comum a pesada cruz a se carregar ao longo da vida.talves pela eternidade.

  71. MARIA DAS NEVES CRUZ says:

    Meu none é maria das neves cruz, filha de Antinia cruz, neta de Antão Viana da cruz, moro em Candido mendes MA.

    • Nettie says:

      Hi, Can’t we use the android emulator for testing these builds? As it comes with general android sdk and perfectly works with all version of anTkdid.ohanrs for contributing your material to the mass.Good day.

  72. Iran Cruz says:

    Sou Iran Cruz filho de Mª do Rosário Cruz, Neto de João da Cruz Pereira.
    Família do interior do RN

    • Edna Cruz says:

      Sou …Edna Cruz…a familia do meu pai também é do RN…não conheço muito da familia dele…

    • cleuza Alves da cruz says:

      Sou Cleuza Alves da cruz.. meu pai Jorge Alves da cruz. Nasceu em macaiba/RN filho de Joana Francisca de Barros e de Manoel Alves da cruz.. nasceu em 1923.. já faleceu… moráva no estado sp. Não conheço ninguém da família dele.. saiu de casa muito jovem.. gostaria de saber se tem parentes. Meu email… cleuzaalvesjus@hotmail.com

  73. jose luiz cruz says:

    sobrenome cruz vem da espanha porque meu avo era neto de espanhol nos tinha uma blibia toda secrita em espanhol meu avo de chamava jose luiz de la cruz

  74. vanessa cruz says:

    Eu sou neta do Sansao da Cruz filho de JOAQUIM GREGORIO DA CRUZ E MARIA CELESTINA DO ESPIRITO SANTO de Sete Barras SP Agora temos familia com os sobrenomes Mendes da Cruz ou Mendes Dias.

  75. Wallace Cruz says:

    Meu Pai (Cruz) é descendente de índios do nordeste 🙂

  76. Vilson Jorge Cruz says:

    Corrigindo é Mata de São João – Bahia

  77. Vilson Jorge Cruz says:

    Meu nome é Vilson Jorge Cruz, meu avô paterno se chamava João Davi Pantaleão da Cruz, ele era português, viveu e faleceu em Mata de São João -BH, foi casado com uma baiana e teve um único filho Vicente Jorge Cruz, que recebeu o Jorge por ter nascido no dia 23/04, dia consagrado ao santo.
    Gostaria de receber notícia de parentes que se identificarem com tal.

  78. Leidiane says:

    Sou Leidiane de Aguiar Cruz e minha família toda é do Norte de Minas de Gerais.

    • luis says:

      Meu nome é Vilson Jorge Cruz, meu avô paterno se chamava João Davi Pantaleão da Cruz, ele era português, viveu e faleceu em Mata de São João -BH, foi casado com uma baiana e teve um único filho Vicente Jorge Cruz, que recebeu o Jorge por ter nascido no dia 23/04, dia consagrado ao santo.
      Gostaria de receber notícia de parentes que se identificarem com tal.

  79. petterson says:

    sou de rondonopolis mt me chamo petterson renato de oliveira da cruz porém parte da familia e ribeiro da cruz por parte de pai.

  80. carlos augusto da cruz novo says:

    Eu li que esse sobrenome é de origem galega e não portuguesa

  81. Fernanda Cruz says:

    Sou de Belém/Pa , meu nome é Fernanda Cruz, Neta de Antônio Francisco da Cruz e filha de Luis Fernando Cruz, aqui no Pará a grande maioria da família Cruz é de Soure na Ilha do Marajó.

  82. edson da cruz says:

    Sou de Minas minha família por parte da minha avó é da Cruz por isso me chamo Edson da Cruz

  83. abraao says:

    Eu sou de amazonas, Manaus. Me chamo abraao da cruz muniz os dois são de origem espanhola

  84. Paulo Alves says:

    Olá Meu nome é ALVES DA CRUZ… https://www.facebook.com/atlaspaulo

  85. Celso Luiz Cruz says:

    O sobrenome “CRUZ” é de origem espanhola, vem da época das cruzadas.Todos os espanhois que voltavam da Guerra Santa, como era chamada eram condecorados pelo Rei e recebiam esse sobrenome como ecomenda afim de mostrar sua participação nas cruzadas.

  86. sirleide da cruz says:

    o meu sobrenome é cruz gostaria de saber a origem dele de que família meu nome é sirleide da cruz

  87. BOM, MEU NOME É TIAGO DA CRUZ, SOU DE ERECHIM RIO GRANDE DO SUL………..

  88. Adilson Cruz says:

    Meu nome é Adilson de Jesus Cruz e sou de Itabuna-Ba

  89. Fernanda Cruz says:

    Meu pai é Ribeiro da Cruz e somos de Porto Alegre/ RS.
    Fiz uma pesquisa há uns anos atrás no colégio e o local de origem é Castilla na Espanha. E de lá se espalharam pelo mundo ( Brasil, Portugal, Itália) mas acredito que a origem seja espanhola mesmo.

    • Fernanda Carolina says:

      Nossa meu nome é Fernanda Carolina da Cruz Silva

    • Roberto da Cruz says:

      Meu nome é Roberto da Cruz. Sou de Porto Alegre também. Meu pai, meu avô, meu bisavô, meu trisavô, meu 4º avô, meu 5º avô e o Meu 6º avô todos são “da Cruz”, sendo que o meu 4º avô era de Penafiel – Portugal e casou em Triunfo – RS em 1791 e ramificou os nossos Cruz por toda a grande Porto Alegre. O meu 5º e 6º avô não conheceram o Brasil e descobri no Arquivo Distrital do Porto, próximo a Penafiel documentos sobre eles. Em Penafiel conheço a Igreja Matriz em que meu 4º avô se batizou em 1770. Foi próximo a essa Igreja que ele nasceu e se criou e depois entrou no RS como jovem militar. Da minha parte os “da Cruz” são genuinamente de origem portuguesa.

  90. claudia says:

    Eu sou claudia Roberta bones da cruz minha avó se chamava Maria carolina fernades da cruz e meu vô Sezefredo

  91. david cruz says:

    sobre nome cruz e de origem espanhola nao tem nada a ver com portugues antes de postar alguma coisa procure estudar mais nunca se posta o que nao se sabe vai estudar e o melhor meio que voce pode ter em conhecimento

  92. madalena says:

    meu avô tbm era Ribeiro da cruz…

  93. maria says:

    Meu sobrenome tbm e cruz….sou do sul de minas gerais….

  94. José Carlos Cruz says:

    Meus amigos, quando mais novo, tentei fazer uma pesquisa junto aos meus avós sobre a origem do sobrenome “Cruz”, isso estou falando na década de 1960.
    E recordo que meu avô, informou-me que a família Cruz tem origem há 5 mil anos antes de Cristo, não tendo nada haver com o cristianismo.
    Foram muitas ocupações pelo mundo todo, inclusive no norte da Espanha, na formação dos bascos pela luta de independência, segundo meu avô, foram os mais bravos de todos os Cruz.

    • Ronivaldo Cruz says:

      Gostaria de saber qual é o brasão da família Cruz.
      O mais antigo, na pesquisa aparece vários….

    • Jorge José Batista says:

      A respeito de falarem da família da Cruz ser 5 mil anos antes de Cristo acho um pouco de exagero, não que estou desfazendo do comentário, mas acho que é igual àquela historia, “eu já te falei mil vezes” e as vezes a pessoa falou umas cinco vezes e fala isto, mas voltando ao assunto sobre os 5 mil anos, acho difícil, pois 5 mil anos antes de cristo acho que daria na Pré historia, e acho que neste tempo ninguém usava sobrenome. O meu avô tinha o sobrenome Batista da Cruz e gostaria de encontrar familiares da origem espanhola, pois até onde eu sei eles vieram da Espanha na época da expansão cafeeira do Brasil.

  95. Antonio carlos says:

    Acho que da cruz esta em todo lugar sou de origem italiana imigrante da cecilia e com o sobre nome bertinetti da cruz.

  96. Wallace says:

    meu nome é Wallace Gabriel de Almeida Cruz

  97. ENEIDA says:

    MINHA MAE,QUANDO SOLTEIRA ERA DA CRUZ E, NADA SEI SOBRE A FAMILIA DELA E GOSTARIA DE SABER, ELA ERA ANTONIA A MÃE DELA ERA ANTONIETA E A VÓ DELA ERA CLARA, PARECE QUE ERAM DE ORIGEM ESPANHOLA

  98. regis says:

    Meu ultimo nome é cruz, e procuro por pessoas q possuam os sobrenomes ‘ribeiro da cruz’ das minas gerais’, por favor entrem em contato via facebook…regiseletricista1

    • Jorge says:

      Meu pai se chamava Jorge Ribeiro da Cruz

    • Maria José da Silva Cruz says:

      Olá Regis. A família do meu pai é Inácio da Cruz e são do Norte de Minas Gerais. Em Minas tem muitos da Cruz. Com certeza vc vai encontrar quem procura

      • Edimilson da Cruz says:

        Meu avo tinha um irmão com este nome e era das missões/RS

      • Márcio Cruz says:

        Olá! O nome do meu pai era Jailton da Silva Cruz. Nasceu próximo a Campos e viveu grande parte de sua vida em Queimados, Rio de Janeiro. Dos meus familiares, eu conheci minha bisavó que era portuguesa e se chamava Francisca Cruz, que morava em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Sou pardo e também carrego o sobrenome Batista vindo lado materno, cujo minha vó disse ter vindo de Carangolas, Minas Gerais.
        O meu nome é Márcio Vinícius Batista Cruz e gostaria de saber um pouco mais da história da minha família.

    • Jozimar Francisco da cruz says:

      Oi meu nome é jozimar Francisco da cruz família de meu todos eram do interior de minas perto de Valadares e tudo que eu sei eles foram embora para o espírito Santo o nome do meu avô era João Francisco da cruz.

      • marcos paulo says:

        Gostaria de entrar em contato, meu pai veio desse lado ele já é falecido mas gostaria muito de encontrar parentes dele: meu whatsap é (73)99479944. nome do meu pai era francisco rodrigues da cruz. ele saio de minas e foi para espirito santo, por ultimo Bahia.tenho alguns documentos dos pais dele e dos avos.aproposito nome da cidade de onde ele saiu chama se itambacuri MG.

        • Jader Jack says:

          Sou Jader, tenho sobrenome Gonçalves da Cruz, atraves da familia do meu pai. Eles sao de Sete Lagoa , Minas gerais. Gostaria de conhecer a relaçao com alguma familia e a origem tbm.

    • Alexandre says:

      Meu nome tem Ribeiro Cruz

    • Alexandre says:

      Meu nome tem Ribeiro Cruz de MG

    • Lucimarcia says:

      Meu sobrenome é da Cruz. Eu estou curiosa para saber mais sobre esse sobrenome, queria fazer a árvore genológica da minha mãe que se chama Maria Julia da Cruz, somos de Mato Grosso.

    • chrisley says:

      minha cunhada e ribeiro da cruz mas porque o cruz e de nossa familia e eu sou da cruz ribeiro porque herdei o ribeiro do meu marido que recebeu da mae,que tbm recebeu do pai.

  99. luana says:

    cruz e o meu ultimo nSobrenome português de origem cristã, refere-se à cruz carregada por nosso senhor Jesus Cristo. Na idade média era comum algumas famílias adotarem sobrenomes de origem religiosa, na esperança de que estes nomes trouxessem saude e prosperidade, além de afirmarem suas posições como bons cristãos.

    nome é bonito néeh

  100. felipe says:

    Cruz é de origem espanhol, especificamente das regiões espanholas de andalucia e Castilla

Deixe um comentário