Família Costa

Um dos sobrenomes que são bem comuns no Brasil é o da família Costa. Muitas pessoas buscam saber sobre suas origens e se você possui este no seu nome, veja abaixo algumas curiosidades e informações sobre a origem e brasão.

O sobrenome Costa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Costa

O Costa surgiu em Portugal e a sua primeira família era da nobreza medieval do século XIII. Ele é classificado como toponímico e vem do latim Costa que significa costela. Mês assim, foi aplicado metaforicamente na orografia, o que deu sua origem geográfica.

A família Costa é comum em países da Europa como Portugual, Itália e Espanha. A partir daí, ela passou a se espalhar pelo mundo através da imigração de pessoas naturais deste país para outros como Argentina e Brasil.

A família Costa é muito antiga em Portugal de onde se ramificou para o Brasil teve seu solar na Quinta da Costa, comarca de Guimarães, com torre e casa forte.

Variantes do sobrenome Costa

Nos primeiros registros da historia dos Costas tem se informações de um homem chamado Nicolau Kosta. Além disso, é bem difícil encontrar variações para este nome tão tradicional que foi disseminado com a mesma grafia para tantos países.

É possível, no entanto, encontrar “Fulano da Costa”.

Brasão da Família Costa

O brasão da família costa é representado por, ao que inicialmente parece, seis costelas de prata alinhadas em três faixas e dispostas em duas palas. Elas são firmadas nos flancos de um escudo na cor vermelha. Segundo estudos já realizados, assim como aparentemente parece, as costas destas armas não são representações de ossos da costela. O que representa essas costas é um tipo de faca de sapateiro de lâmina curva e sem ponta.

Este é o brasão oficial adotado pela família Costa. Algumas variações podem não ser verdadeiras, uma vez que a família Costa não possui muitas variações em seu sobrenome.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

79 Comentários

  1. Dezolina Costa says:

    Eu gostaria de saber se tem algum Costa de Peçanha-Minas Gerais.;
    Meu pai Olympio Costa, filho de Justiniano Costa e Rosa Costa. Ele saiu de lá com 15 anos.

  2. Ayala Maria F da Costa says:

    Paolo da Costa
    oi meu pai e nordestino, la da paraiba e meu sobrenome e da costa
    e a minha mãe e lima e paz ela tbm e nordestina, la no ceara

  3. Valdir Rodrigues Da Costa says:

    Sou Valdir Rodrigues Da Costa no Paraná, é muito interessante saber um pouco sobre a origem Costa. Meu pai, avô e bisavô são de Minas Gerais com sobrenome Rodrigues Da Costa.

  4. Evandro costa says:

    Minha bisavó veio de Portugal em 1920 e devo ter parentes em Portugal tenho até o passaporte dela

  5. Evandro says:

    Minha bisavó veio de Portugal em 1920 e devo ter parentes em Portugal

  6. wilson says:

    interessante os comentários sobre sobre a família Costa, eu também sou um deles;só que os meus bisavós vieram Espanha. O meu bisavô chamava Luis da Costa e a minha bisavó chamava Catarina da Costa eram dos olhos e cabelos claros e sua irmãs eram dos olhos azuis eu já sou moreno tenho mistura indígena moro em Mato Grosso, na capital Cuiabá

  7. Silvia says:

    Olá, meu nome é Silvia Costa Souza, sou de Caratinga- MG, recebi meu sobrenome Costa da minha mãe. Também tenho muito interesse em saber das minhas origens.

    • Cristiano says:

      Silva, Bom dia!

      Meu avó se chama Joaquim Dornelas Costa e mora na cidade de Pocrane. Está cidade fica a poucos km de Manhuaçu e ele vive dizendo que tem parentes que moram em Caratinga, será que sua mãe não é parente dele?

    • Welinton da Costa says:

      Olá silvia, meu sobrenome e da costa, minha familia tem origem de bom jesus do galho. e sao joao do jacutinga.

  8. Maria José says:

    Olá ! Meu nome é Maria José e estou buscando informações sobre descendentes dos avós paternos de meu primo (falecido ano passado). Seus avós eram do Maranhão e se chamavam Benedicto Mendes da Costa e Sophia Cezaltina da Costa. Quando o filho (Gumercindo) deste casal e minha tia (Alice) se casaram no Rio de Janeiro em 07.04.1934, eles já haviam falecido em datas ignoradas. Agradeço muito a quem puder me ajudar. Há um problema de família a ser resolvido.

  9. Maria de Fatima says:

    O meu nome é Maria de Fatima S.L. da costa , meu pai é de Campina Grande , na Paraíba eu sou nascida e criada no RIO DE JANEIRO.

    • CESAR COSTA says:

      MARIA DE FATIMA MINHA FAMILIA TAMBEM É COSTA DA PARAIBA, EXATAMENTE DE ESERANÇA E SOLEDADE, INERIOR DA PARAIBA. SERÁ QUE SOMOS PARENTES?

  10. Nilson costa says:

    Excellent

  11. Luis Magno Costa Neto says:

    Interessante saber da história da família, pois tinha curiosidade em saber da origem de meu sobrenome, com esse artigo fique sabendo um pouco, mas irei buscar mais coisas sobre a origem e a ramificação.

  12. EDEMIR JANUÁRIO DA COSTA says:

    EU sou de Santa Catarina da cidade de Caçador natural da cidade meu avô Francisco Farias da Costa ele veio do RS,eu pretendo encontrar meus parentes aqui no BRASIL e fora do BRASIL Europa quem quiser me encontrar no meu face,procure no face por Edemir costa no face está assim trabalha na prefeitura como agente de saúde,valeu meus amigos aguardo respostas podem também enviar email para minha esposa que vejo mais o email dela é porto.eunice@hotmail.com

  13. weldejaison costa says:

    Que legal…

  14. Meu nome é Manoelito Crispimda costa says:

    oi que legal saber um pouco sobre minha família considero vcs da minha família afinal somos costa, meu pai nasceu no brasil em 1894, meus avos eram donos de fazendas aqui na Bahia, ainda no tempo dos escravos, e meus ovos eram donos de muitos escravos meu pai me contava que conheceu muitos escravos já alforriados que ainda trabalhavam nas lavouras dos meus avos, já como homens e mulheres livres.
    estou contando um pouco da minha família porque eu gosto muito do meu sobre nome, e depois de muito tempo, perdi o contato de alguns familiares e gostaria de saber onde encontrá-los meu pai chamava-se Manoel Escolástico da Costa, um abraço a todos.

  15. Antonio rafael says:

    Otimo ter acesso a esta informacão pois se fosse pra pesquisar entre familiares não chegaria a conclusão tão eficaz de onde surgiu a nossa familia. “Costa”

  16. Maria do Rosário da Costa says:

    Olá, meu nome é Maria do Rosário da Costa. Tenho muito orgulho deste sobrenome que veio do meu querido e amado pai. Homem pobre, porém, nobre, honrado! Nasci em Niterói no RJ. Minha família “Costa” é bem numerosa. Embora, com o tempo tenhamos nos dispersado por este vasto país, chamado Brasil. Moro atualmente no RS.

    • Maria Carolina Silva says:

      Oi tudo bem meu nome é Maria Carolina Silva meu pai Vicente Marques da Costa ele teve um irmão que morou ou mora no Rio gostaria de saber mais sobre sua família
      meus avós paternos são Maria Carolina de Jesus e José Marques da Costa.

    • Jéssica Nayara Costa Lopes says:

      Olá Maria, meu nome é Jéssica procuro pelos familiares do meu avô, Manuel Paulo da Costa, somos de Campinas-SP e ele sempre falou que tinha familiares no RJ, poderíamos conversar?! Aguardo seu retorno.

  17. Ivson Araujo Costa says:

    Excelente informação!

  18. Carlos Alberto de Castro Costa says:

    Boa Noite família Costa sou Carlos Alberto de Castro Costa e amo meu sobre nome,pois meus tratará vós eram de Portugal e também Espanhóis,queria ter condicoes $$$ para reunirmos pois ficaria horas e horas festejando e conhecendo esse sobre bom que só me dá orgulhos….. à todos Costa e da Costa desejo-lhes muita prosperidade.
    Fiquem com o todo poderoso.
    King of The Kings
    Att,
    Carlos Alberto de Castro Costa

  19. Diego Costa says:

    É muito fantástico conseguir essas informações na palma da mão

  20. Viviane Costa says:

    Eu tbm sou Costa, a familia do meu pai tbm veio de Minas, que bacana saber das nossas origens!!!

    • Emanuel Da Costa Luz says:

      sou Costa também, ou seja “da Costa Luz” e meu tri avo era mineiro da região de ouro fino, pouso alegre e se chamava João da Costa Luz, nascido por volta de 1830 a 1840! Me bisavo já era paulista nascido em 1976!

  21. carlindomar Ferreira da costa says:

    Meu sobrenome “Ferreira da costa”, moro em sao paulo, meu pai José Otávio da costa era conhecido como Zé Arthur na cidade onde nasceu (caratinga-mg) e minha mãe celi
    ferreira da costa que nasceu em resplendor-mg.. nunca conheci parentes do meu pai (ele saiu de casa com 17 anos, quando casou com minha mae)…Se alguém puder me dar alguma notícia eu agradeço. Meus avós se chamavam Maria Rita de Jesus e Artur Otávio da costa, e sempre moraram por estes lados de Minas gerais. Meu e-mail é kda_ro@yahoo.com.br

  22. mario santana costa says:

    se eu pudesse so me chamava mario costa amo meu sobrenome

  23. Emanuel da Costa luz says:

    Interessante, sou mais um ” da Costa”, carrego o sobrenome do meu tataravô, segundo historias de nossa família sempre diziam ser mineiro e chamava-se João da costa luz nascido por volta de 1830 a 1840! Há possibilidade do meu tataravô ser filho de uns irmão mineiro (Eusebio da costa luz, joaquim costa e abreu e francisco da costa) sertanejo que foram responsável pela expansão sobre o sertão paulista! sou paulista do vale do paranapanema!

  24. Marcelo says:

    Meu avó se chamava também Jose Paes da Costa no estado de Sergipe itabaiana e aracaju.

  25. lukas da costa says:

    muito bom ser da familia costa

  26. fabio costa says:

    eu me chamo fabio costa moro interior de sao paulo tenho varios parentes no sul de minas sei disso por meu avo dizer mas cnão tenho contato gostaria de saber mais sobre a familia se somso parentes , possivelmente primos qualquer coisa segue meu e-mail fabiaoflc@gmail.com

    • Gisele says:

      Ola Fábio costa ,meu nome e Gisele e estou pesquisando ,sobrenome costa,minha família e do Sul de minas ,da cidade de EXtrema estou procurando sobre meu bisavó que se chamava Francisco siqueira costa ,procurei no cartório da cidade,as nao encontrei nada,vc sabe alguma coisa dessa família costa do Sul Sul de minas?poderia me ajudar ate e obrigada

    • Maria Carolina Silva says:

      Oi Fábio tudo bem? meu nome é Maria Carolina,meu pai chama-se Vicente Marques da Costa e moramos em Minas gostaria de saber o nome do seu avô pois meu pai tem um irmão que mora no interior de São Paulo

  27. Alessandro Costa says:

    Gosto desse sobrenome.

  28. valmir costa says:

    eu gostaria de conhecer mais sobre esse sobre nome costa meu pai era da bahia da cidade de mucambo meu avo se chamava caraciollo costa,meu pai adnalvo costa muito conhecido como costinha ele tinha ate o ano de hoje 82 anos ele é de 1933,imãos dnalva costa,vada costa,vado,os irmão residem em são paulo,meu email e valmircostta@hotmail.com sou do rio de janeiro o meu nome é só valmir costa

  29. nilson costa says:

    Meu tataravo José costa
    Meu bisavô. João Costa
    Minha avó. Maria José costa
    Minha mãe. Ivonice costa
    O meu. Nilson costa e nenhum tem mas nenhum sobrenome é só costa.

  30. Edson Ricardo da Costa says:

    Edson Ricardo da Costa , será que tenho parente que não conheço com tanto da Costa existente. São Paulo sp.

  31. Jarley costa says:

    Sou da família costa entre tanto meu bisavô era português fiquei sabendo hoje por isso que veio a curiosidade em saber a origem do sobre nome costa fiquei muito feliz em saber minha origem também queria saber se nós que temos o sobrenome costa se temos direitos a transitar por Portugal com livre acesso, em breve estarei indo pra Portugal quero saber mas

  32. Sou do Maranhão também pertenço a família Costa

  33. André Cristiano Costa de Melo says:

    Certo dia fui resolver um problema no Cartório do Registro Civil de minha cidade ( Águas Belas – PE ) e conversando com a tabeliã do cartório ( de sobrenome Lins da Costa ) descobri algumas curiosidades sobre a família Costa. A primeira é que ela é misturada com a família Araujo e com a família Lins. A minha avó materna chamava-se : Joana Lins de Araujo Costa. E que as três famílias : Araujo, Costa e Lins são três famílias separadas, só que em certo momento da história, as três se uniram através de casamentos. Essa família é muito comum aqui no nordeste.

  34. ANA COSTA CARVALHO says:

    Minha família Costa é de origem portuguesa radicada em Sergipe (Itabaianinha e outras cidades vizinhas), mas meus avós e os irmãos vieram para o Sul da Bahia, (Itajuípe).

  35. Paulo Henrique da Costa says:

    Nossa muito legal gostei

    • joao pedro da costa says:

      Ola paulo bom dia!! Qual é o nome do seu pai. um abraço.

    • Renata Costa says:

      Olá Paulo, td bem?
      Meu avô veio de Portugal se chamava Albino Henrique da Costa.
      Procuramos por familiares que ele deixou lá em Portugal. a minha avó se chamava Maria Damas da Costa. Tinha uma irmã chamada Ligia, falava mt de Trás dos Montes, Coimbra…
      Se tiver alguma relação cm nossa família, ou conhecer alguém por gentileza nos avise.

      • Renata Costa says:

        Olá, procuro por alguém da família de meu avô. Ele veio de Portugal para o Brasil quando ainda era jovem. Ele se chamava Albino Henrique da Costa. Sua mãe se chamava Maria Rosa Damas e seu pai JAIME Henrique. Falava de cidade de Coimbra, Tras dos Montes…
        Ficaríamos felizes em conhecer alguém da família dele.
        Desde agradeço a atenção.
        Renata Costa

  36. Hayane Costa says:

    legal saber o significado do meu sobrenome…

  37. O meu nome de solteira e Costa. Fico espantada com a quantidade de Costas que existem no Brasil.
    Se for mesmo de origem italiana, ou portuguesa a minha familia tem todas caracteriticas, sao muito briguentos, so que somos bastante misturados.

  38. gostei de saber a origem do mel sobre nome

  39. Rosimeiry de Lira Costa says:

    Gostei da origem do meu sobrenome,tbm tenho como sobrenome Lira que e de origem italiana.

  40. romeu says:

    minha vó nascida em fevereiro de 1896, seu nome Maria Martinha da costa, nascida em jaguaruna Santa Catarina,desde pequeno ouço minha falar dessa cidade, este consegui chegar até lá, mais não conheci ninguem da minha familia, agradedeceria se aperece-se alguem da minha familia

    • Giane costa says:

      Oi romeu aqui pro Sul de Santa Catarina tem bastante da Costa até são meus parentes de longe o meu e só Costa….
      Quem sabe se tu procurar no face tu achas….

  41. andreza costa says:

    q legal sou decedente de potuqueses

  42. Beto Junior says:

    No meu caso que é Da Costa, com toda certeza se trata de alguém que veio da região litorânea, e sou de origem nordestina, deve ser portuguesa, apesar de uma vez, um dos meus professores, que tinha bastante contato com italianos, me garantiu que eu possuía muitas características físicas e de personalidade italiana!! Mas a real origem se perdeu pela falta de interesse de meus parentes, pela distância(já que sou, e resido, em São Paulo), e pela já ausência de meus avos!!

  43. ray costa says:

    ou valeu web.site pela informação vou procurar outro sobrenome

  44. ray costa says:

    kkk meu nome é Látim

  45. tiffany costa says:

    muito bom saber a origem do meu sobrenome assim posso terminar meu trabalho muito obrigado

  46. veronica costa says:

    muito interesante

  47. Júnior Costa says:

    legal agora eu tenho certeza do significado do meu sobrenome muito interessante , ajudou muito

  48. Angela da Costa says:

    Sempre desejei fazer a minha Árvore Genealógica, então estou começando hoje pela pesquisa do sobrenome. No meu caso, da Costa.
    Muito obrigada!

  49. ERICA COSTA says:

    ADORO O MEU SOBRENOME MAS AS VEZES SINTO VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!

  50. ERICA COSTA says:

    ADORO O MEU SOBRENOME

  51. Paolo da Costa says:

    É difícil de definir a origem do sobrenome “Costa” e o “da Costa”, tendo em vista que ele é encontrado em toda a Europa de origem latina… Itália, Espanha, Portugal e até na Grécia [que não é de origem latina]. Provavelmente os brasileiros que têm este sobrenome, principalmente aqueles que se encontram em partes do Sudeste e acima – Norte e Nordeste – tenham em sua origem o ramo português destas famílias. Mas àqueles do Sul e interior de São Paulo – regiões que foram colonizadas por italianos – devem ficar atentos. Só uma dica, claro. A origem do meu “da Costa” é italiana, por exemplo.

    • Boa tarde Paolo sou Fernando de São Paulo eu tenho interesse em saber minha origem pois pretendo tirar cidadania europeia sei que a avó do meu pai é portuguesa pois tenho o passaporte de estrangeiro dela só que gostaria de saber também se tenho origem italiana sendo o avô do meu pai é de Pernambuco e ouvi dizer que o bisavó do meu pai era italiana tendo o sobrenome Costa
      José da Costa Cabral
      Vc poderia me orientar como faço para saber a veracidade dessas informações.
      Fico muito grato se puder me ajudar
      Eu vi no google que alguns italianos imigrantes foram para Pernambuco com sobrenome Costa

  52. adejair antonio da costa says:

    gostei so queria saber se existem costa também na africa

  53. Carla Costa says:

    Gostei de saber de onde vem minha origem!

  54. eduarda costa says:

    gostei muito de saber o que significa o meu sobrenome!

  55. isabela da costa lorenseto says:

    mto legal e interessante

  56. maria Fatima COSTA says:

    Agora entendo que ser uma COSTA.e ser forte . e firme nunca desistir.kkkk Valeu meus Portugueses queridos, que enfrentaram muiro p-
    descobriram um lindo Pais meu Brasil brasileiro….

  57. muito legal saber a origem do sobrenome costa

  58. jose roberto neves da costa says:

    emuito interessane este topico!adorei.

Deixe um comentário