Família Corgosinho

O sobrenome Corgosinho assim como alguns outros poucos tem sua história de origem no Brasil – ao menos pelo que se conheci de sua genealogia. Por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros, a maioria dos sobrenomes não surgiu por aqui, mas não é este o caso. Corgosinho tem uma história interessante e você pode conferir mais informações deste sobrenome logo abaixo.

Origem da família Corgosinho

O sobrenome é comumente encontrado no oeste de Minas e, segundo alguns, originou-se de um racha familiar na região de Onça do Pitangui, próximo a Pará de Minas, Itaúna, Divinópolis, e outras cidades da redondeza.

Segundo a história conhecida por lá, na região havia um senhor denominado Zé do Corgo (por passar, ao fundo de seu terreno, um pequeno córrego). Este senhor teria vários filhos bastardos. Com o intuito de registrar todos os seus filhos este homem acabou por criar uma nova família. Os filhos do famoso Zé do Corgo passaram então a se chamar Corgosinho, que posteriormente foi evoluindo para sobrenome.

Seguindo a linha de pensamento, este sobrenome pode ser classificado de duas maneiras distintas. Como toponímico, pois deriva de um lugar onde se passava um pequeno córrego e também como tendo sua origem derivada de uma alcunha, um apelido dado ao patriarca da família.

Curiosidades

O significado de corgo, palavra que deu origem ao sobrenome inicialmente é de córrego pequeno. Córrego é considerada a via estreita entre dois montes, uma espécie de mini vale onde passa uma pequena quantidade de água. Muito comum de se encontrar até mesmo dentro das cidades.

Variantes do sobrenome Corgosinho

Não são encontradas variantes válidas para este sobrenome. Além de ser de uma origem bem específica, este também é um sobrenome relativamente novo e não evoluiu a ponto de surgirem famílias que o modificassem e dessem outra grafia.

Brasão da Família Corgosinho

Não existe também um modelo de brasão para a família Corgosinho. Como já foi dito, este é um sobrenome relativamente novo, então ainda não possui um brasão das armas que pode ser reconhecido como o oficial da família. É possível que nem uma espécie de protótipo do mesmo exista.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

2 Comentários

  1. Caio Soares Lima Corgosinho says:

    Só eu tenho esse sobrenome no mundo

  2. katarina says:

    falta coutinho,carneiro,machado,barreto,carlos e muitos outros!!!!!!

Deixe um comentário