Família Cordeiro

O sobrenome Cordeiro tem pouca popularidade no Brasil. Por aqui ele não chega a ser tão conhecido como Silva ou Oliveira, mas tem a sua participação na população o suficiente para não ser um sobrenome estranho aos brasileiros. A história de origem do sobrenome Cordeiro parece óbvia, mas a verdade é que ela possui vários caminhos diferente e interessantes. Confira abaixo a origem do sobrenome Cordeiro, informações sobre variantes gráficas e muito mais.

Origem da Família Cordeiro

A família Cordeiro surgiu em Portugual. Por lá o sobrenome possui duas histórias de origem, o que faz com que o sobrenome não seja único de uma só família. As duas histórias não têm conexão entre si, fazendo com que seja quase impossível que elas tenham a mesma origem ou até mesmo a mesma região de surgimento.

A primeira história conta que os Cordeiro foram irlandeses que se instalaram no litoral de Portugual e lá eram reconhecidos pelo trabalho que desempenhavam. Eles eram famosos por tecer redes e tarrafas e serem chamados de cordeiros. Dessa forma, o sobrenome surgiu através de uma atividade profissional relacionada à corda. Esta é uma história verídica, mas a família Cordeiro não foi reconhecida a ponto de ter o seu próprio brasão das armas.

A segunda história não fala ao certo em que região de Portugual surgiram os Cordeiro. O que se sabe sobre o surgimento do sobrenome por este caminho é que está relacionado ao animal cordeiro. Provavelmente devido a criação de cordeiros pela família ou as características de um cordeiro presentes em algum integrante fizeram com que este levasse o apelido de cordeiro que mais tarde foi passado aos seus descendentes como sobrenome.

Variantes do sobrenome Cordeiro

Não existem variantes conhecidas para este sobrenome. Desde de o seu surgimento ele permaneceu como Cordeiro ao longo das gerações. No entanto, por se tratar de uma palavra passível de tradução em qualquer língua, outros sobrenomes podem surgir que estejam relacionados a família Cordeiro.

Brasão da Família Cordeiro

Como já se pode imaginar, o brasão das armas da família Cordeiro possui símbolos de cordeiros no escudo. Este escudo é feito de verde com quatro cordeiros com a cabeça virada para esquerda, um em cada canto do brasão. Ele é bem simples e característico desta família e pode ser facilmente reconhecido como tal.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

57 Comentários

  1. Antônio Nunes Cordeiro says:

    Olá Elaene Dias Cordeiro dos Santos; sou Antônio Nunes Cordeiro, moro São Paulo;
    eu e meu pai nascemos em Águas Belas-PE, minha avó paterna nasceu no Ceará e
    meu bisavô paterno também.
    Será que somos parentes? Se você tiver mais informações, comunique comigo.
    Fico muito grato.

  2. Antônio Nunes Cordeiro says:

    Olá Marciana Antonia Cordeiro Medeiros, boa noite.
    A sua avó chamava-se Sebastiana Cordeiro dos Santos de Canhotinho-PE;
    a minha avó chamava-se Antonia Cordeiro dos de Águas Belas-PE, mas a
    família dela era do Ceará.
    Será que seriam parentes?

  3. Joel Ferreira Dias says:

    Olá! Sou Joel Ferreira Dias, sou de Barbacena (MG). O sobrenome Cordeiro está presente na família da minha avó materna, Cecília Cordeiro de Araújo. A família dela tem ramificações em Lima Duarte, Juiz de Fora, Santa rita do Ibitipoca, Santos Dumont e Barbacena. Temos alguns parentes no Paraná, segundo relatos de minha mãe. Sou muito interessado em saber das origens da minha família.

  4. Elizabete de Fátima Cordeiro says:

    Meus parentes de sobrenome Cordeiro viviam na Região de Palmeiras no Paraná. Minha avó se chamava Ana Cordeiro. Estou procurando meus parentes e investigando a história de minha família que possuía terras na Região e fugiram abandonando tudo por causa dos jagunços que os ameaçaram de morte. Hoje as terras estão nas mãos de uma Indústria de celulose.

  5. Romilda V Cordeiro says:

    Olá, meus bisavós eram Manoel Cordeiro da Motta e Geraldina Maria Cordeiro, meu avó Oscar Cordeiro Filho – nascido no estado do Rio de Janeiro.
    Meu avó após se casar com Vivaldina Rodrigues Alves, morou durante um tempo em Campos dos Goytacazes antes de mudar para Minas Gerais.
    Caso alguém sabia algo, gostaria muito de encontrar outras pessoas da família.

  6. Laete says:

    Olá, sou Laete de Oliveira Cordeiro.
    Minha família é da Bahia, meu avô residia em Jaguarari-Ba.
    Sou filho de Vivaldo Rodrigues Cordeiro.

    Se houver alguém da família, entra em contato laetepersonal@yahoo.com.br

  7. SERGIO says:

    OLA TUDO BEM! MEU NOME E SERGIO CORDEIRO DOS SANTOS MEU PAI ERA PARAIBANO DE JOÃO PESSOA BENEDITO CORDEIRO DOS SANTOS

  8. Alfredo says:

    Meu avô foi Antonio Cordeiro de Oliveira e era da cidade de Campos dos Goytacazes Rj, e seus pais eram portugueses.

  9. Alfredo says:

    A família da minha mãe é Cordeiro de Oliveira e também estou investigando as origens do nome, pois meu avô Antonio Cordeiro de Oliveira tinha pais portugueses.

  10. ODILON RICARDO ALBUQUERQUE CORDEIRO says:

    SOU DA FAMÍLIA CORDEIRO E ESTOU TENTANDO ENCONTRAR TODOS OS DESCENDENTES DE “ANTONIO JOAQUIM DE PAULA CORDEIRO”, QUE JUNTO COMIGO HERDARÍAMOS DELE + OU – 10 ALQUEIRES DE TERRAS AQUI EM CURITIBA

  11. Emilia mycaela cordeiro cavalcante says:

    Sou da familia cordeiro de aimores minas gerais. Gostaria de sabe minas oringens. Meu avó foi norvenil cordeiro ele era da época. Do coronel Bibi obrigado para quem pude ajuda e muito importante emiliamycaela@hotmail.com(27)32815111

  12. Alexandre says:

    A familia Cordeiro , vieram de Portugal eram três irmãos que se separaram aqui no Brasil São Paulo , Minas e Bahia na realidade é a unica familia que todos são parentes na realidade é uma familia que cresceu muito aqui no Brasil.
    Me chamo Alexandre Oliveira Cordeiro sou de vitória da Conquista Bahia.

  13. Elza Cordeiro Rodrigues says:

    Ola pessoal, sou Elza cordeiro rodrigues, moro em Cuiabá, MT. e procuro familiares de meu pai antônio cordeiro ja falecido ele nasceu no rio de janeiro, era filho de maria cordeiro, e joão cordeiro,casou- se com Dorvalina Gonçalves Cordeiro, que também era chamada de doca ou doquinha, ambos ja faleceram, sei o nome de alguns irmãos de meu pai, que são, Orestes, cordeiro, paulo cordeiro,Dirce cordeiro, conheci um irmão dele que tinha o apelido de Carlito,mas o nome dele, me parece q era Carlos ou Jose Carlos, esse irmão veio com meu pai pro mato grosso, ele era separado da mulher e deixou uma criança filho dele com ela, eu era muito pequena quando o conheci, depois ele e meu pai se separaram, meu pai tinha outros irmãos mas ñ me lembro o nome e só conheci esse Carlito, ele falava em umas parentes que chamavam de Dugue, e a outra Nadir, era o sonho do meu,saber noticias dos parentes dele, mas infelizmente não conseguimos, nenhuma noticias, desde que faleceu em 82, por favor me ajude a encontrar alguém eu agradeço muito se puderem me ajudar,Deus vos abençoe.

  14. Fernanda Coltri says:

    Meu nome é Fernanda Cordeiro e meu sobrenome é da parte paterna, meu pai chamava Fernando Alves Cordeiro e era natural de pão de açúcar-Alagoas, não conheço a família do meu pai, nunca fui para Alagoas e tenho curiosidade para saber mais sobre as origens do meu nome e dos meus ascendentes.

  15. Elina says:

    Sou Elina Rodrigues Cordeiro, filha de Saul Cordeiro e Dorvalina Rodrigues, do RS

  16. Olá. Algo sempre me chamou atenção na ordem do sobrenome Cordeiro. Todos dizem sua origem ser de Portugal e embora eu tenha um pouco de descendência portuguesa, o meu sobrenome veio do meu bisavô francês Benedict De Paula Cordeiro, que veio para o Brasil e aqui nasceu meu avô Ludgero De Paula Cordeiro e meu pai Irton De Paula Cordeiro, nascido em São Paulo/SP e eu, Iris Joana De Paula Cordeiro. Eu e meus irmãos não temos sobrenome materno. Ou seja, o sobrenome De Paula Cordeiro da minha família vem desde o meu bisavô francês.
    Se alguém se identificar com a história do meu sobrenome ou com meus antepassados me deixe uma mensagem ou procure no Facebook: IrisJoana De Paula Cordeiro.

  17. Elena Cordeiro says:

    Sou Elena Cordeiro, minha avó chama Maria das Neves Cordeiro, era uma família de 05 irmãos que foram adotados por famílias diferentes, minha avó perdeu o contato com os irmãos.
    Caso alguém tenha alguma informação de parentesco, entre em contato por favor.
    Whats 19-994333868

  18. João Cordeiro de Andrade says:

    Meu nome é João Cordeiro de Andrade, 66 anos sou mineiro de Salinas porém moro em Itabuna =-Bahia, em l992 escrevi um livro sobre as minhas origens ou seja pela parte da minha mãe que é da família Cordeiro que na realidade é proveniente da Europa ( da Península IBÉRICA ( Espanha e Portugal) na realidade esta família é de origem judaica vindo para a europa nos anos 132 d.C, quando o imperador romano Deocleciano invadiu o reino de Judá permanecendo uma parte na Espanha e Portugal. Vieram três irmãos desta família para o Brasil no ano de 1549 na esquadra de Thomé de Sousa. Esta família fixou-se no interior do estado da Bahia por várias regiões Feira de Santana, Serrinha , Tucano e Rio de Contas para os lados da Chapada Diamantina com o passar dos séculos esta família espalhou-se por todo território brasileiro. O meu tetravó chamava-se Manoel Cordeiro da Silva com uma numerosa descendência. Várias cidades brasileiras como Cordeiros, Cordeirópolis, Cordeiro, Condeúba e Itajú do Colônia foram fundadas por esta família.

    • Michael Vinícius de Oliveira says:

      Olá. Como compro o seu livro?

      • João Cordeiro de Andrade says:

        Michael Vinicius,
        Boa Noite,
        Sou o professor João Cordeiro de Andrade, professor de História sendo especialista em História Regional aqui em Itabuna na Universidade Estadual de Santa Cruz, já tenho 5 livros publicados e no prelo mais dois livros a ser lançado a
        no mercado para o ano de 2017. Segue para você, o meu endereço eletrônico .
        e-mail : memoriacondeuba@yahoo.com.br , meu Facebook : procure João Cordeiro de Andrade -Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC- Itabuna-Ba e os telefones é : do meu gabinete 73-3214-0804 pela manhã a partir das 10.00 antes estarei em sala de aula , segunda e quarta e o restante estarei livre . Na sexta feira estarei o dia todo no centro de memória da Igreja Batista Teosópolis realizando pesquisas sobre a implantação da Religião Presbiteriana e Batista desde 1912 no sul da Bahia. Estou aguardando o seu e-mail para que eu possa enviar o livro que você me pediu- Linhagens das Familias Souza E Cordeiro da Silva. Não tenho mais irei xerocá-lo e enviarei para você sem nenhum pagamento sendo pois, um presente para você. Abraços João Cordeiro
        Em tempo; mande seu endereço e também se identifique como pedido de livro Linhagens das famílias Souza e Cordeiro da Silva .

    • Deborah says:

      Olá João! Me chamo Deborah Dayane Cordeiro Martins e minha descendência cordeiro provém do norte de Minas. meu avô, filho de eralina Rodrigues cordeiro é proveniente de São João da ponte próximo a montes claros. Gostaria muito de ler seu livro sobre nossa família. Obrigada!

  19. Marciana antonia cordeiro medeiros says:

    Meu nome é marciana antonia cordeiro medeiros e gostaria de saber sobre a história da minha família, sei que o sobrenome cordeiro vem da minha avó que se chamava Sebastiana cordeiro dos Santos ela é natural de canhotinho pernambuco, mas morava em garanhuns pernambucano, mas também gostaria de saber sobre o sobrenome do meu avô Antonio medeiros de luna sei que ele era natural de cabrobo pernambuco, gostaria de saber se alguém conhecer alguém do mesmo sobrenome que seja de lá gostaria de saber alguma coisa sobre a família.

  20. RENATO says:

    Me chamo Renato Cordeiro da Paz.
    Herdei o sobrenome da minha mãe por ela não ter se casado com meu pai. Lidinalva Cordeiro da Paz, filha de Gercio Cordeiro da Paz e Carmena Olivia dos Santos. Gercio e Carmena vieram de Pernambuco, Garanhuns por volta de 1950 e vieram pra São Paulo e Paraná para as colheitas de café e algodão.
    Se alguém conhecer mais “Cordeiro da Paz” entre em contato.
    renatocp@hotmail.com

    Grato

  21. Dan Cordeiro says:

    Boa noite sou de Niterói! Meu avô veio de trás dos montes !
    Porém saiu de casa e não tivemos mais notícias o nome dele é domingos cordeiro veio a mais de 60 anos de Portugal!
    Se alguém tiver notícias!

  22. Eliane Cordeiro says:

    Meu bisavô e avô eram de Patos de Minas-MG, Boanergio José Cordeiro e João Cordeiro de Andrade respectivamente. Se alguém conhecer alguma história deles, coloque aqui por favor.

  23. Irá Cordeiro says:

    Moro na Bahia próximo a Feira de Santana, o meu sobrenome vem do lado paterno que é extensa avós, bisavôs, tataravôs. Todos Cordeiro. Cidades circunvizinhas também como Serrinha, Riachão do Jacuipe, Ichu… Tenho muitos parentes.

    • Aldo R. Cordeiro says:

      Você ver como é esta coisa do sobrenome temos Cordeiro como sobrenome em comum, mas temos ligações também em comum com os sobrenomes Guimarães e Nunes. Se não me engano você tem Araújo de sua mãe. Ao ler o comentário destas pessoas com o sobrenome Cordeiro penso nas primeiras pessoas com este sobrenome vindo da Europa na época da colonização do Brasil.

  24. Irá Cordeiro says:

    Moro na Bahia próximo a Feira de Santana, o meu sobrenome vem do lado paterno que é extensa avós, bisavôs, tataravôs. Todos Cordeiro. Cidades circunvizinhas também como Serrinha, Riachão do Jacuipe, Ichu…

    • Alexandre Cordeiro Caldas says:

      Olá, Irá Cordeiro. Me chamo Alexandre Cordeiro, meu avô Almir Cordeiro e o pai dele se chamava Manoel Cordeiro de Serrinha.

  25. LUANA BEATRIZ CORDEIRO DO NASCIMENTO says:

    OLÁ sou luana beatriz cordeiro do nascimento filha de Teresinha aparecida cordeiro do nascimento filha de Guilhermina cordeiro e Pedro frazão do Nascimento ambos de passo fundo, rio grande do sul desde já obrigada.

  26. JOSE CORDEIRO DE SOUZA says:

    ME CHAMO JOSE CORDEIRO DE SOUZA MORO EM AFONSO BEZERRA/RN MEUS AVÓS SÃO DA PARAIBA/SOU FILHO DE LUPERCIO CORDEIRO DE SOUZA (CAMPINA GRANDE-PB) E RITA CORDEIRO DE SOUZA (SANTA RITA_PB) AVÔ PATERNO/JOSECECH CORDEIRO DE SOUZA-PB AVÓ/ MARIANA CORDEIRO DE SOUZA-PB. PROCURO UMA TIA POR NOME DE ELVIRA IRMA DE MINHA MÃE RITA FILHA DE VOVÔ ARTHUR . DA FAMÍLIA DE MEU PAI QUE ERAM EM 24 IRMAOS DA PARAIBA SO EXISTE TIA CLEDITE EM PARELHAS/RN..DA FAMILIA DE MINHA DE MAE SÓ CONHEÇO MINHA TIA(MÃE) FRANCISCA DE ZEZITO QUE MORA EM MACAU/RN. ME AJUDEM A ENCONTRAR ESTA MINHA TIA ELVIRA, ELA DEVE ESTÁ NA PARSIBA OU….MEU CEL.084/987754391(PROFESSOR CORDEIRO)

  27. Lennon Lemos says:

    Gostaria de saber a origem do nome Cordeiro e Morais.

  28. Paulo Castelo Branco says:

    O Ceará tem grande presença da família Cordeiro. Não sei se todos com esse sobrenome pertencem ao mesmo tronco, já que, segundo pesquisa, há duas origens da família Cordeiro a partir de Portugal. A minha, por exemplo (Cordeiro da Cruz), vem da Cidade de Canindé, CE. Já a da minha esposa, Clarice Cordeiro, vem de Maranguape, CE e ainda não encontramos evidências de pertencermos ao mesmo tronco.

  29. Hygino jose machado de souza says:

    Minha mãe Ozelina cordeiro filha de pedro cordeiro indio
    Gostaria de localizar algum parente dela 17997380528 whats

  30. Randal alves cordeiro says:

    Randal alves cordeiro,Filho de Dijario cordeiro indio,Filho de Pedro cordeiro indio,Filho de Guilherme cordeiro indio,Filho de Francisco de oliveira lima, comandante da guarda nacional,Senhor de engeio proviniente de portugal,Provinintes de pejaú de flores,Palmeira dos indios-Alagoas

  31. Elaine Dias Cordeiro dos Santos says:

    Sou do Rio de Janeiro, Meu pai é filho de uma pernambucana chamada Genoveva Cordeiro de Freitas , que saiu de pernanbuco ainda pequena ,aos 2 anos de idade e se dirigui para a Bahia junto de sua mãe. Deixando para trás a sua irmã mais velha chamada Alice . Alice quando pequena ficou sendo cuidada por uma tia chama Alta. Gostaria muito de saber sobre a origem da minha família .Se alguém se identifcar com essa história por favor entre em contato.
    Meu Nome é Elaine Dias Cordeiro dos Santos.
    email: elainedcs.86@gmail.com.

    • Jefferson says:

      Oi sou Jefferson cordeiro dos santos de pernambuco,filho de Luís cordeiro dos santos, meu pai era do litoral sul do estado de uma cidade de nome camela se tiver alguém desta região que se identifique deixa uma resposta que entro em contato

    • Alberto Dias says:

      Boa noite
      Meu nome é alberto cordeiro dias
      Sou de pernambucano

  32. bruno erick cordeiro dos santos says:

    Sou bruno erick cordeiro dos santos de arapiraca alagoas sou filho de helson cordeiro pereira filho de Aleidia cordeiro pereira .

  33. selmo rodrigues cordeiro says:

    Meu sobrenome é por parte de Pai, originarios do Condado do Norte, Minas Gerais. Tenho diversos parentes em Minas, muitos ainda desconhecidos por mim.

  34. Edilene says:

    Oi sou Edilene Cordeiro de Jesus, meu avô Dionisio Cordeiro de Souza origem Pernambuco

  35. Cleuseni says:

    Olá sou Cleuseni Cordeiro dos Santos,o meu avô se chamava Luiz Cordeiro Vasco,descendente da Bahia,mas moramos em Goiás,segundo histórias dos antepassados,os cordeiros vieram de Portugual.

  36. Jaqueline Cordeiro says:

    Sou Jaqueline Cordeiro filha de Maria da Glória da Silva Cordeiro e neta de Zeni da Silva Cordeiro e Mário da Silva Cordeiro todos do Rio de Janeiro.

  37. Josué Cordeiro says:

    Josué Cordeiro, sou de Belém do Pará, tem um lugarejo chamado Genipauda, que impera o sobrenome que carrego, mas ainda assim quero a conhecer a origem!

  38. Ellen says:

    Me Chamo Ellen Cordeiro, Minas gerais

  39. Fábio Cordeiro says:

    Sou Fábio Cordeiro
    Neto de Eva Cordeiro e Leodoro Cordeiro.
    Sou de Indaiatuba-SP
    019991171613

  40. Cristiano says:

    Sou Cristiano Cordeiro, RJ, meus pais nasceram no Ceará e lá tenho muitos parentes com esse sobrenome… tb gostaria de conhecer a origem da família

  41. Sou Adriel Cordeiro, sou do Amapá, mas não conheço a origem da minha família, meu avô se chamava Juraci Santana Cordeiro, filho de Maria Santana Cordeiro e Cândido. Seria interessante conhecer meus parentes distantes, meu Whatsapp (96)988094972.

  42. Marcio Cordeiro da Silva says:

    gostaria de conhecer os cordeiro de Palmeira dos Indios- Alagoas
    A origem de meu avô é de lá.Rozendo Cordeiro

Deixe um comentário