Família Collin / Colin

Se você é um Collin/Colin ou possui como sobrenome alguma de suas variantes, vai gostar de saber um pouco mais sobre as origens de seus ancestrais. Confira logo abaixo a história, curiosidades e modelo de brasão dos Collin/Colin.

O sobrenome Collin, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Collin

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é considerado um patronímico, uma vez que deriva de um nome próprio, que geralmente é do patriarca e fundador deste tronco familiar.

A palavra é uma redução coloquial de Collino. Este é formado por Colla com o sufixo singular diminutivo ino. Colla ou Cola é uma forma familiar para o nome próprio Nicola (Nicolau) o qual também pode ter sido adotado como nome próprio.

Assim alguém de nome Nicola ou Cola ganhou a forma afetiva Collino de seus pais. Os filhos eram então conhecidos como “Fulano filho de Collino” e netos simplesmente por “Sicrano Collino”. Com o passar do este foi evoluindo para Collin, o qual é disseminado até os dias de hoje.

Curiosidades

Há alguns registros dizendo que este pode ser um sobrenome de origem Alemã. No entanto, nada foi confirmado e a origem que prevalece é a italiana, sendo a mais antiga e tradicional dos Collin/Colin.

Variantes do sobrenome Collin

As grafias mais conhecidas são realmente Collin e Colin. Mesmo assim, existem na língua inglesa alguns descendentes com o sobrenome Colins ou Collins. Este é um sobrenome bem popular nos Estados Unidos, porém não se sabe se é certo associar as duas origens como a mesma.

Brasão da Família Collin

O modelo de brasão dos Collin/Colin que foi encontrado é bem simples e fácil de ser reconhecido. Ele é feito de um escudo vermelho com três tigres, dois acima e um abaixo feitos de ouro. Pode ser que outros modelos de brasão existam para este sobrenome, no entanto, este é o único modelo encontrado para a família Colin e suas variantes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 Comentários

  1. Joney Collin says:

    Segundo relato de meus familiares meu bisavó Raúl Collin, era imigrante Italiano. Foi acolhido como trabalhador, junto ao grupo de indígenas e escravos na Antiga Fazenda são Mateus, Nilópolis como é atualmente conhecido o município do RJ. trabalhou com sua mão de obra, para pagar seu pedaço de terra, até conhecer a negra escrava (que agora de cabeça não lembro o nome).surgindo então meus avós e meu pai. descobri isso por acaso conversando com minha tia que me mostrou a “foto de tubinho de 7 carinhas” e ela me explicou quem eram todos os da foto.

  2. Margareth Collin says:

    Meu avô era Vigo Collin.
    A família tinha raiz no Rio de Janeiro, mas perdemos o contato.
    Muito interessante saber que a origem é italiana. Supúnhamos ser alemão ou francês. ( mas sem comprovação)

  3. Adriano says:

    Fato minha familia e descendente de italiano e o sobrenome é Colin

  4. eu do esse fantagem que que esse sobrenome eu naci no eno1961 eu ela bebe eu esdava no colo da minha mãe ele tem da familia italiano que ela garoto 6 anos eu fi pera outima feis minha a vo nome e ana colin

  5. Henrique says:

    Meu nome é Henrique Colini. Já me perguntaram se era colin ou colino, mas é colini mesmo. e sou descendente de italianos.

  6. cirene cunha colin says:

    Realmente a origem é italiano , minha avó por parte de pai era italiana pura.

Deixe um comentário