Família Coimbra

A família Coimbra tem o seu espaço na população brasileira. Este não é um sobrenome tão popular, mas não chega a ser raro de se encontrar por aqui. Confira logo abaixo algumas curiosidades sobre a origem, modelo de brasão e outras informações sobre os Coimbra.

O sobrenome Coimbra, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Coimbra

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, tem origem geográfica, vinda de alguma região, neste caso, mais especificamente de Portugual. Coimbra é uma das cidades mais conhecidas de Portugual. Sua origem como sobrenome

A palavra Coimbra vem do Celta Conímbriga, cujo segundo elemento (-briga) significa castelo ou fortaleza.

Como sobrenome, ele surgiu quando pessoas eram reconhecidas por virem dessas localidades com tal nome. Dessa forma, os nativos eram chamados de “Fulano de Coimbra”. Com o tempo, esta designação passou a ser disseminada como sobrenome.

Curiosidades

O nome Coimbra é utilizado para designar regiões em diversos cantos. Como já foi falado, esta foi até mesmo a razão do surgimento do mesmo com sobrenome. O curioso é que aqui no Brasil o mesmo é usado para identificar bairros e ruas. Mesmo assim, não foram destas localidades que surgiu o sobrenome.

Variantes do sobrenome Coimbra

Desde sua origem, advinda de uma região, este sobrenome permaneceu como foi criado. Desde então, ele foi disseminado a outros países com a mesma grafia, nem ao menos sofrendo alterações linguísticas ou de qualquer outro tipo.

Brasão da Família Coimbra

O brasão da família Coimbra é feito da cor púrpura, com um cordeiro de prata e um cordão de S. Francisco do mesmo, posto em orla. Este é um dos modelos de brasões que podem ser encontrados para este sobrenome. Mesmo assim, devido à designação deste nome para regiões, é possível que se encontre outros modelos de brasões para as mesmas. Estes não podem ser todos associados à família Coimbra.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

10 Comentários

  1. Ione coimbra says:

    Olá boa noite, sou coimbra também de mg.

  2. Minha mãe Rita dos Santos Coimbra Pai Antonio dos Santos Coimbra de Itamarandiba MG queria encontrar descedentes

  3. SIDNEI COIMBRA DOS SANTOS says:

    Yara Lucia, minha família é de origem Vieira Coimbra de Cataguases – Minas Gerais

  4. Yara Lucia Coimbra Cardoso Barbosa says:

    Gostaria muito de ter a árvore genealógica da família Vieira Coimbra,
    de Minas Gerais.

    • danielle coimbra says:

      Yara. Boa noite. Interessante isso. Meu pai se chama Elsin Vieira Coimbra e ele é de Minas. Qq informação me manda tbm. Um abraço.

  5. Lorraine Bonifácio Barbosa says:

    Alguém tem conhecimento do nome Coimbra Bonifácio Barbosa nas regiões de minas e Goiás?

  6. Itaciara says:

    Por um acaso, você teria a imagem do brasão da família Coimbra ?
    Atenciosamente,

    Itaciara

Deixe um comentário