Família Cintra

Confira abaixo as curiosidades, as variantes e o modelo de brasão da Família Cintra. Se você pertence a esta família, vai gostar de saber mais sobre suas origens e o contexto histórico em que seus antepassados viveram.

O sobrenome Cintra, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Cintra

O sobrenome Cintra é de origem Germânica. Segundo relatos históricos, os Celtas chamavam a lua de Cynthia. Posteriormente a escrita como Cintra foi desenvolvida por outros povos. Depois disso os árabes ocuparam este território, pois naquela época era comum a ocupação de outros territórios para legitimar seu poder.

Os árabes deram o nome Cynthia a vila e a serra de Cintra. Vale ressaltar que a pronuncia desse povo era Chintra (Xintra) ou Zintira. Na Crônica dos Godos feita em Portugal há uma passagem que relata a revolta dos mulçumanos de Cintra e sua reconquista pelo Conde D. Henrique, genro do rei Afonso VI.

Curiosidades

Segundo a lenda um nobre apaixonou-se por uma escrava cristã – durante os domínios árabes em Chintra. Essa paixão foi tão intensa que eles se casaram. Em decorrência desse ato várias pessoas se opuseram e somente algumas aceitaram. Nesse contexto, o moço e seus aliados facilitaram a conquista de Chintra por Afonso Henrique.

No final da batalha o rei, como forma de agradecimento, permitiu que o nobre fosse batizado pela igreja católica e o apelidou (sobrenome) por Cintra. Assim, esse sobrenome foi passado a seus descendentes.

Variantes do Sobrenome Cintra

Atualmente a única variação do sobrenome Cintra encontrada é escrita com ‘’S’’. Ambos são derivados da mesma origem e possuem a mesma pronúncia.

Brasão da Família Cintra

O Brasão da família Cintra é constituído por cores fortes. O escudo é vermelho e possui uma torre, parte do castelo, entre uns arbustos. No lado direito e esquerdo do castelo tem-se a representação de uma estrela e uma lua como uma maneira fazer alusão a origem do sobrenome da família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

24 Comentários

  1. Olá a todos venho me apresentar:

    (Paterno) Jose da Silveira Cintra e Rosalina Nardini da Silveira Cintra x (Materno) Dr Salvador Ovidio de Arruda e Luiza Serroni de Arruda;

    (Paterno)Nelson da Silveira Cintra e Zélia de Arruda Cintra x (Materno) Ataíde Pereira Dias e Maria José Martins;

    (Pai) Nelson da Silveira Cintra Filho e (mãe) Glória Maria Martins Cintra;

    (eu)(3° filho) Nelson da Silveira Cintra Neto.

    Moro no Rio de Janeiro/RJ e tenho interesse em saber mais sobre minhas origens e expandir os laços familiares dos CINTRA`s

    Fico no aguardo de contatos:

  2. Olá a todos venho me apresentar:

    (Paterno) Jose da Silveira Cintra e Rosalina Nardini da Silveira Cintra x (Materno) Dr Salvador Ovidio de Arruda e Luiza Serroni de Arruda;

    (Paterno)Nelson da Silveira Cintra e Zélia de Arruda Cintra x (Materno) Ataíde Pereira Dias e Maria José Martins;

    (Pai) Nelson da Silveira Cintra Filho e (mãe) Glória Maria Martins Cintra;

    (eu)(3° filho) Nelson da Silveira Cintra Neto.

    Moro no Rio de Janeiro/RJ e tenho interesse em saber mais sobre minhas origens e expandir os laços familiares dos CINTRA`s

    Fico no aguardo de contatos:
    whatsapp: (21) 986201982

  3. Danilo Cintra says:

    Sou Danilo Cintra, quinto neto de José Felix Cintra que veio de Portugal com seu irmão e casaram-se aqui com 2 irmãs.. umas delas Andressa minha quinta avó.Moro em Bragança Paulista mas meu pai e sua familia são de Atibaia SP

  4. walter barbosa cintra says:

    Minha ancestralidade, pelas referências que disponho indicam que começa com Alarico José Coelho Cintra e Dr. José Cupertino Coelho Cintra. Sei que meu tio avô foi quem abriu o Túnel Alaor Prata, ligando Botafogo a Copacabana, sendo lhe prestado, como homenagem, ser o Túnel Novo (Avenida Princesa Isabel) batizado com seu nome Como recuperei um livro “Genealogia dos Cintra onde são citados os nomes de tios, avó e avô, parentes com quem convivi, gostaria de maiores esclarecimentos
    Atenciosamente
    Walter Cintra meus parentes l ,

  5. Mariane Alfredo Cintra says:

    Meu nome é Mariane Alfredo Cintra, natural de Olimpia SP. Sou neta de Joaquim Alfredo Cintra e filha de Joaquim Alfredo Cintra Jr. Meu avô segundo relatos da família o meu avô veio de Franca. Estou pesquisando para fazer um livro de biografia e gostaria de trocar informações porque não tenho muitos detalhes. Meu email marianealfredo@gmail.com conto com a colaboração para realizar este livro. Obrigada Mariane 06/09/2016

  6. DIHEGO CINTRA says:

    Gente sou um Contra também. Dihego Queiroz Cintra.
    Sou da Bahia meu bisavô se chamava Sebastião Gomes Cintra.

  7. RUT de Paula Cintra Terra says:

    Meu nome é Rut de Paula Cintra.
    Sou filha de José de Paula Cintra Filho e Leonice Barbos Cintra.
    Nasci em Pedregulho(SP).
    Gostaria muito de conhecer mais sobre a familia Cintra.

  8. Raphael Cintra Laignier says:

    Sou neto de Manoel Antunes Cintra e sou natural de Ceres Goias,

  9. Rodrigo Cintra says:

    Moro atualmente em Goiânia, mas o meu bisavô é da família Antunes Cintra de Niquelândia/GO.

  10. Thiago Cintra Leal says:

    Meu nome é Thiago Cintra Leal
    Filho de: Enice Cintra Leal
    Neto: Ojasta Maria Cintra

  11. Ednilson Cintra says:

    Sou Ednilson Cintra. Escritor. Sigam meu twitter. @CiEdnilson

    Deus abençoe.

  12. Sonia Maria Cintra says:

    Sou de Pedregulho S.P
    Filha de Mario Antunes Cintra(marinho)
    Maria do Carmo de Jesus.
    Neta de Clarimundo Antunes Cintra(Mundinho)
    Maria das Dores Cintra (maezinha)
    Moro em São Paulo S.P
    Tenho muito ougulho de pertencer a “Família Cintra”quero saber mais sobre meus antepassados .

  13. Joycy Cintra says:

    Tenho orgulho de pertencer a família Cintra. Moro em Campinas , mas nasci em São Paulo (capital). Minha família é de Franca – SP. Filha de Andre Luiz Cintra, neta de Nilton Cintra e bisneta de João Cintra. Jurava que nosso sobrenome era italiano, mas pelo que andei vendo aqui tem origem portuguesa.

  14. osmar cocsta Cintra says:

    Sou um Cintra, natural de Niquelândia – Goiás, filho de Zoroastro Cintra , neto de Getúlio Cintra.

  15. Boa noite!
    Sou da família Cintra e tenho curiosidade à respeito da origem do nome. Anteriormente já havia pesquisa algo a respeito, mas somente agora me interessei mais sobre o assunto. Tenho um interesse em especial, a partir da orgiem do nome, é saber a respeito da obtenção de uma possível cidadania em outro país, no caso o de origem do nome. Poderia me dar mais informações, se possível. A propósito, sou advogado e professor da PUC em Goiânia/Go.
    Abraço.
    Weiler

  16. Meu pai Aparecido de Paula Cintra, e minha mãe Paulina de Mattos Cintra, Infelizmente eu tenho poucas informações da região onde nasceram e cresceram, já estão falecidos. Eu sou de Osasco Sp. Meu pai acredito que seja de Casa Branca SP.

  17. Silvio Cintra Maia Filho says:

    Me orgulho de ser da Família Maia

  18. Camila Filordi Cintra says:

    Na minha família o Cintra eh escrito com C msm, e fico feliz de descobrir minha origem

  19. ANTONIO CARLOS CINTRA says:

    TAMBÉM ME ORGULHO DE SER UM DOS CINTRA,SOU DE TERESÓPOLIS-RJ,FILHO DE WALTHER CINTRA PAULISTA DE FRANCA-SP,E LUIZA CERINO DA SILVA CINTRA-PE. GOSTARIA DE ME CORRESPONDER COM FAMILIARES DA MINHA JÁ FALECIDA MÃE QUE ERA NATURAL DO INTE-
    RIOR DE PERNANBUCO.

    • João Paulo da Silva says:

      Minha avó materna é da família Cintra de Franca-SP. Toda família da minha mãe é Cintra em Franca.

    • Evaldo Cintra says:

      Com certeza meu caro primo sua família como todas as famílias Cintra tiveram suas origens em São Bento do una-PE

      • marciano cordeiro cintra says:

        Estou pesquisando se é possivel comprovar que a familia cintra tem desendencia portugal , para que possa dar entrada na cidadania portuguesa! alguem da familia tem algo tipo de documento que prove. sou de pernambuco, filho de eraldo cordeiro cintra e neto de nestor cordeiro cintra de sao bento do una-pe, meu pai foi para alagoas fez familia la, atualmente moro em garanhuns-pe bem pertinho de sao bento do na-pe. agradecido!

  20. Lucileide Cintra says:

    oi me chamo Lucileide Cintra e me orgulho disso sou de Itaiba/PE filha de Pedro S Cintra e neta Antonio de O. Cintra. E tenho muita curiosidade a respeito da familia cintra no Brasil e em Portugal.

Deixe um comentário