Família Cima

Veja abaixo as prováveis origens da Família Cima. Essa grandiosa família tem algumas curiosidades, variantes e um belíssimo brasão.

O sobrenome Cima, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Cima

Os genealogistas ainda não têm certeza da origem do sobrenome Cima, por isso são levantadas algumas hipóteses sobre seu surgimento. O sobrenome Cima provavelmente originou do verbo “cimare”, cujo significado é aparar o tecido. Nesse contexto, Cima foi uma derivação de Cimato que é uma das conjugações desse verbo. Assim, ficou subentendido que a pessoa que deu origem a esta família trabalhava com tecidos.

Outros pesquisadores afirmam que a primeira pessoa a ter esse sobrenome foi Giovanni Battista Cima, um pintor italiano renomado do período renascentista. O Cima do seu nome é considerado patronímico, pois faz referência ao nome da profissão do seu pai que era um cimador.

Em outro aspecto, Cima foi considerado uma derivação de alguns lugares, entre eles temos a parte mais alta, pico e broto.

Curiosidades

Giovanni Battista Cima foi influenciado por Giovanni Bellin, um dos grandes artistas renascentistas. A maioria das obras de Giovanni Battista retrata a figura de Cristo entre os seres humanos.

Entre as principais pinturas, as mais destacadas são “Batismo de Cristo”, “Apresentação da virgem Maria no templo”, “Cristo entre os doutores” e “Virgem e o menino Jesus com São João Batista e da Madalena”. Esse artista, sem dúvida, foi um dos membros da Família Cima mais importantes desde o surgimento desse sobrenome.

Variantes do Sobrenome Cima

O sobrenome Cima possui algumas variantes. Entre as mais escritas estão: Cinimo, Cenimo, Cenami, Cennimo, Cinami, del Cima, Cimato e Cimatore. Cima é umas das variantes com maior número de registros no Brasil.

Brasão da Família Cima

O brasão da Família Cima é coberto por um esmalte azul. Seu formato é levemente arredondado nas laterais e possui uma ponta no meio. Na parte central desse brasão tem o desenho de um lagarto amarelo gigante enrolado em um pano vermelho. O pano faz alusão ao surgimento do sobrenome. A cor azul representa a nobreza, o amarelo a riqueza e o vermelho a guerra.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário