Família Chagas

A família Chagas é pouco conhecida no Brasil. Por aqui não é um sobrenome raro, mas também não chega a ser um sobrenome popular como tantos outros. Não se sabe também ao certo o local do surgimento da primeira geração da família Chagas, uma vez que, devido à sua história de origem, pode ser até mesmo que o sobrenome tenha surgido em locais diferentes em um curto espaço de tempo. Confira abaixo algumas informações sobre a origem do sobrenome Chagas, seu brasão e variações gráficas.

Origem da Família Chagas

Ao que se sabe, inicialmente este sobrenome surgiu em Portugual. A verdade é que não se sabe ao certo se foi somente por lá, uma vez que, por sua origem religiosa, pode ser que ele tenha surgido também em outras regiões da Europa ou até mesmo no Brasil.

Por se tratar de uma homenagem à religião cristã, este sobrenome acaba abrangendo um grande número de famílias, com filhos que carregaram a homenagem uma invocação às chagas de Cristo e passaram posteriormente o sobrenome aos seus filhos e netos.

A origem do sobrenome Chagas é um pouco comum, quando se trada de sua história. As mais populares costumam ser origem por localidade ou por nome do fundador do tronco familiar, denominados toponímicos e patronímicos respectivamente. No caso de origem como homenagem religiosa, podemos conhecer vários exemplos como Nascimento, Bonfim ou Dos Anjos.

Variantes do sobrenome Chagas

Não existem variações gráficas conhecidas para o sobrenome Chagas. Este é um sobrenome que se firmou como foi realmente criado. Todos os descendentes da família têm sobrenome Chagas sem alterações, o que fica ainda mais fácil reconhecer as ligações com o passado.

Brasão da Família Chagas

O brasão da família Chagas é bem característico e único. Ele é feito de um escudo azul com uma torre dourada ao centro. Abaixo da torre tem-se ondas prateadas e azuis se alternando e o símbolo da torre se coloca de uma maneira que parece estar flutuando sobre as águas. Este é um brasão muito bonito e parece ser realmente o único que representa o sobrenome Chagas. Não se sabe ao certo quando foi concedido o brasão das armas à família Chagas, mas este torna a família ainda mais legitima e respeitada perante às tradições.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

20 Comentários

  1. claudino says:

    Pessoal procuro meus primos meu bisavô era Leonidio Atanazio chagas
    e minha bisavó Damazia duarte chagas

  2. Veronica Elizabeth Chagas da Silva says:

    FILHA DE ISRAEL APARECIDO CHAGAS, ORFAOS DE SEUS PAIS APOLINÁRIA ALVEZ E SEBASTIAO FRANCISCO CHAGAS ESTOU A PROCURA DA FAMILIA DO MEUPAI,, QUE NUNCA CONHECEU QUEM TIVER INFORMAÇOES ENTRE EM CONTATO COMIGO, COM ASSUNTO, FAMILIA CHAGAS ,ALGO ASSIM QUE EU POSSA SABER. veronica.elizabeth.chagas@gmail.com FACEBOOK VERONICA ELIZABETH CHAGAS DA SILVA

  3. Veronica Elizabeth Chagas da Silva says:

    ESTOU A PROCURA DA FAMILIA DO MEU PAI ,MEU AVÔ CHAMAVA SEBASTIAO FRANCISCO CHAGAS, A UNICA INFORMAÇAO QUE SEI É QUE ELE MORAVA EM ESPIRITO SANTO, PERTO DE RIO DE JANEIRO, O FILHO DO MEU AVÔ CHAMAVA AMERICO CHAGAS., E MINHA AVÓ CHAMAVA APOLINARIA ALVEZ AO QUAL NINGUEM CONHECEU.QUEM SABER DE ALGO POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO FACEBOOK OU EMAIL. veronica.elizabeth.chagas@gmail.com

  4. Clemir José Chagas says:

    Sou Clemir josé Chagas Nascido na cidade de Getulio Vargas RS, filho de Florêncio Chagas, e neto de Inocêncio Chagas. O meu Avô Inocêncio Chagas tinha irmãos chamados de Lauriano Chagas, Floriano Chagas e Santilho Chagas. Meu Bisavô era chamado de Amadeu Chagas, segundo meu pai, ele era natural de Tapejara-RS, meu pai Florêncio foi Batizado em Sananduva- RS.

  5. Clemir José Chagas says:

    Sou Clemir josé Chagas Nascido na cidade de Getulio Vargas RS, filho de Florêncio Chagas, e neto de Inocêncio Chagas. Irei atraz do meu bisavô.

  6. aldo says:

    Pesquisando meu sobrenome “DAS CHAGAS” encontrei vocês. Sou do RS e pouco conheço do passado de meu paí e avós paternos. Meu avô chama-se TEOTONIO AUGUSTO DAS CHAGAS e minha avó ALVERINA RIBEIRO DAS CHAGAS, segundo informações, ambos eram da cidade de CAÇAPAVA, aqui no RS.

  7. Rosiane says:

    Tambem tenho Chagas… do meu pai Dejaniro Chagas, filho de Sebastião Chagas

  8. Carla says:

    KKK,!! O que aconteceu foi que esqueceram de colocar o “S” no seu sobrenome

  9. Maria de Fatima das Chagas says:

    Me chamo Maria de fatima das Chagas… Chagas é do meu pai Adão Leonardo das chagas gostaria de encontrar alguém dessa familia pois ñ conheço ninguém..
    Tudo que sei. Minha vó chamava Felomena. Viúva ou mãe soltera e teve 5 filhos…Adão que é meu pai…um irmão cujo nome Antonio Leonardo das chagas. E 3 irmãs. Anuciata…Tarcila…E Maria todos Chagas…se alguém ai for dessa familia entra em contato comigo…Ia me esquecendo Naturalidade Petrolina Goias.

  10. Chagas Moura says:

    Raquel o escrivão que colocou errado. kkkkkkk
    Só para descontrair… Brincadeira!

  11. Priscila Mara Chagas Santos says:

    eu sou Priscila chagas
    de barbacena/mg

  12. minha vó era Ana ribeiro das chagas ´papai Eufrasio Chagas

  13. moisés chagas says:

    o meu é santos chagas

  14. creunice says:

    minha familia tb o sobrenome gonçalves chagas

  15. Darciana says:

    Meu pai tmb tinha o sobrenome Chagas

  16. Raquel says:

    O site aplicou uma informação errada, ao dizer que não existe variantes do sobrenome;Minha família tem sobrenome registrado CHAGA ,então venho por meio deste comunicar ao site que tenha maior precisão em suas informações,Apesar de encontrar com grande facilidade o meu segundo sobrenome.

Deixe um comentário