Família Ceccato

A família Ceccato chegou ao Brasil por volta do ano de 1951. Esta é uma dentre várias famílias de origem italiana que vieram ao Brasil em busca de dias melhores. Se você é um descendente do Cecatto veja abaixo um pouco da história, origem e curiosidades deste sobrenome.

O sobrenome Ceccato, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Ceccato

Ceccato é um sobrenome de origem italiana. Trata-se de um patronímico, sobrenome cuja a origem vem de um nome próprio. Geralmente, a maioria dos sobrenomes classificados como patronímico tem sua origem relacionada ao nome do pai, fundador da família.

Esse sobrenome vem de Cecco (forma popular do nome Francesco). Ceccato tornou-se um sobrenome devido à expressão: Filho do Sr. Cecco, como eram conhecidos os filhos dos homens chamados Francesco.

Curiosidades

Há registros de que os primeiros antepassados da família Cecatto chegaram ao Brasil por volta de 1951 em busca de melhores condições. Diferente de muitos imigrantes vindo da Itália, a família Ceccato veio para o Brasil dentro da legalidade.

Com o apoio de um programa de imigração do governo Italiano eles conseguiram embarcar para o Brasil sem precisar fugir da Itália e com emprego garantido.

Variantes do sobrenome Ceccato

Existem para maioria dos sobrenomes variações na grafia, alguns possuem duas ou mais variantes como é o caso dessa família.

Foram encontradas quatro variantes para deste sobrenome. São elas: Ceccatto, Cecato, Seccatto e Secato. No Brasil, encontra-se muitos Ceccato e Cecato, mais a variante mais conhecida popularmente mantém a grafia na sua forma de origem, Ceccato.

Brasão da Família Ceccato

Brasão de armas ou simplesmente brasão é um desenho criado com a finalidade de identificar famílias, cidades, etc. Provavelmente, não foi desenvolvido um brasão para essa família. Pois foram realizadas algumas pesquisas e ao contrário de muitas famílias, não foi encontrado nenhum brasão de armas para identificar a família Ceccato.

Esta também não é uma família muito conhecida – ou reconhecida. Por este motivo, pode ser que não houve tempo bastante para ele se desenvolver.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

32 Comentários

  1. José Adão says:

    Procuro Oliva Ceccato,que esta morando no Rio Grande ou parente dela.

  2. Renata Gasparetto Balani says:

    Gente, consegui um pouquinho da história de algumas famílias Ceccato meio que por acaso… Abaixo deixo o link do meu blog, em que conto como consegui a genealogia dos meus bisavós, BORTOLO CECCATO FILHO e MARIA (GASPARETTO) CECCATO. No final da postagem tem as informações sobre um livro e o link desse livro. Tem muita família de origem italiana nesse livro…

    http://marchiorettogasparetto.blogspot.com.br/2016/06/arvore-genealogica-ceccatogasparetto.html

  3. nelsi lourdes zanella says:

    oi,minha vó era bortola cecatto ,casada com pedro zanella,moravam em RG, não sei muito deles se alguem souber me avise

  4. Davi Passos says:

    Meu avô, Eugenio Ciro Cecatto ou Cecato, foi casado com Joaquina dos Passos. Ele veio da Itali por volta de 1925 a 1928. Chegou em São Francisco, onde morou e casou-se com Joaquina dos Passos, natural de Santa Catarina (minha avó). Alguem tem alguma relação de parentesco com Eugenio Ciro Cecatto ou Cecato e Joaquina dos Passos? Ele saiu de Santa Catarina e foi para Curitiba Paraná, por volta de 1930.

  5. Davi Passos says:

    meu avo ” Eugenio Ciro Cecato ou Cecatto”, veio da Itália por volta de 1920 a 1927, ficou residindo em São Francisco do Sul, Santa Catarina e posteriormente foi para Curitiba – Paraná. Era casado com Joaquina dos Passos, natural de Santa Catarina. Alguem conhece ou tem referencias do casal?

  6. Carina França says:

    Minha avó se chamava Sunta Cecato, filha de Izaqueu Cecato e Judite Dall Pizzoll. Saiu da região de Caxias do Sul (RS) para a região de Soledade (RS), tinha um irmão ou irmã, não sei ao certo, que migrou para o Paraná, não sei que região. É só o que sei.

    • Boa tarde, Carina França!
      Informações sobre sua avó: nascimento 06/10/1914
      Pais (nomes originais, pois nasceram na Itália, os nomes que você citou foram adaptados ao Português): Zaccheo Ceccato (nascido em 29/09/1884, Seren del Grappa, Belluno, Itália) e Juditha Dal Pizzol, também nascida na Itália.

      Pais de Zaccheo Ceccato: Bartholomeo Ceccato (*27/04/1850 Seren del Grappa, Belluno, Itália +19/07/1937 Flores da Cunha, RS) e Angela Domenica Scopel (*10/06/1857 Seren del Grappa, Belluno, Itália +27/04/1931 Otávio Rocha, Flores da Cunha, RS). Casaram em 29/04/1878 em Seren del Grappa.

      Pais de Juditha Dal Pizzol: Giovanni Dal Pizzol e Maria Triaca (o sobrenome não sei se está correto, retirei de um documento)

      Obs: Zaccheo Ceccato é irmão do meu bisavô Bortolo Ceccato. Somos parentes! 😀

      Caso queira mais informações a respeito da família Ceccato é só me pedir.

  7. Renata Gasparetto Balani says:

    Eu procuro por parentes de Bortolo Ceccato e Maria Ceccato que tiveram uma filha com nome Hilária. Essa filha é minha “nona”. Ela nasceu em 02/08/1918, no Rio Grande do Sul. Não sei ao certo que cidade, mas residiu a vida toda em Jacutinga-RS. Caso alguém tenha alguma informação entre em contato comigo: re.gasparetto@gmail.com

    • Milena cecato lira says:

      Ooi Renata o Bortolo Ceccato tbm eh meu bisavó e a Maria Gasparetto tbm entao somos.parentes e o meu nono eh irmao da Hilaria ! Eu moro em Campinas do sul entre em contato comigo Milena Cecato Lira no facebook

  8. João Luiz Ceccatto says:

    Muito legal! Também sou Ceccatto, João. Trineto de Luigi Ceccato que foi casado com Rosa, bisneto de Angelo, casado com Regina Piran e neto de Attilio, casado com Emilia Misson.
    Sou filho de Jacynto Ceccato, casado com Valdomira.
    Temos nossas raízes em Rio Claro-SP. e atualmente estamos através dos nossos sobrinhos buscando informações da nossa origem.
    Sabemos que Luigi chegou no Brasil em 24/10/1887, local de origem, Província de Pádua.
    Abraços a todos que valorizam suas raízes.

  9. Julio cesar seccatto says:

    Alguém com a mesma grafia que o meu seccatto , e alguém que já foi pra Itália?

    • JANETE says:

      MEU IRMÃO SE CHAMA JULIO CESAR CECATO, mora em rio claro/sp
      MEU PAI ERA JULIO CECATO
      O SOBENOME CERTO DE FAMILIA É CECCATO MAS MEU PAI FOI REGISTRADO COM UM”C”

  10. Elaine says:

    Minha nona nasceu em alfredo chaves em 1920 o pai dela veio da Itália não sei com que idade nem sei a história mas nome dele era( francisco cecatto )ou cecato ja na certidão óbito esta como cecatto e de casamento como cecato então não sei o correto e se casou com (angela marquesin ) segundo certidão de casamento ela é de Alfredo chaves minha nona se chamava (iza cecato) eu gostaria de saber se tem algum parente deles e de que lugar da Itália eles vieram se alguem souber manda email por favor .. obg

  11. Camila Ceccato says:

    Nossa li cada comentário e achei o máximo, sou apaixonada pela minha família em especial meu velinho meu avó veio da Itália aos 3 anos de idade ainda vivo, seus pais meus bisas por ser italianos nono e nona, meu nono era cozinheiro na guerra depois de tanto sofrimento resolveu vir para o Brasil no Paraná terra roxa. Dentre os quais meu avô tem mais 3 irmãos e só isso q eu sei sobre a família, parente mesmo só esses

  12. joao alfredo secatto says:

    meu nome e joao alfredo secatto o meu pai ja falecido e de 1935 o nome dele e walter secatto e o nome de meu avo era alfredo secatto,entao esta familia e bem mais velha do que essa data de 1951,gostaria muito de me relacionar com os membros de nossa familia com varias derivaçoes e quem sabe estudar a nossa arvore genealogica e gostaria muito de num futuro proximo podermos organizar uma reuniao entre a nossa grande familia,abraços a todos.

  13. Gleison says:

    José Carlos, quais os estados que os irmão do se avô foram morar? Meu bisavô chegou nesta época em Rio Grande/RS se chamava Januário Chicatte (uma das muitas variações do nome original italiano). Ele tinha apenas 2 anos quando chegou e não consigo descobrir os nomes dos pais dele. Minha bisa também veio no mesmo navio e se chamava Emília Carnelozo Chicatte. Se souber de alguma informação que possa ligar estes nomes me passe para gleysonchicatt@gmail.com. Grato!

    • rodrigo coelho says:

      minha esposa tem avós de sobrenome cecato, e do RS tb, de que cidade são os seus cecatos???

      • Emerson Ceccato says:

        Olá! Meu avô residiu na cidade de Soledade RS

        • Renata Gasparetto Balani says:

          Oi, Emerson!!! Vc conhece algum Ceccato de Jacutinga-RS? Minha nona é de lá.. O nome dos pais dela eram Bortolo Ceccato e Maria Ceccato (não sei o sobrenome de solteira da minha bisavó). Essa é a única informação sobre meus bisavós. Minha nona era casada com Izidoro Gasparetto, filho de Ângelo Gasparetto e Irene Gasparetto (a qual tbm não sei o nome de solteira). Será que temos algum parentesco???

    • Andiara de Almeida Bueno de Moura says:

      Gleison, Meus bisavôs também são Januário e Emilia Chicatte, busco informações há anos!!!! Minha Vó (já falecida) é a Amabelina (Vó Tita), de quem tu és neto? tenho várias informações, mas não muito!!! IFiz busca em todos os parentes da região, nclusive já estive no tumulo deles.. busco informações para tentar a cidadania italiana. Podemos trocar informações!!!! Meu email é andi.andre@hotmail.com

  14. Jose Carlos Ceccato says:

    Sou Jose Carlos Ceccato – Neto de Angelo Ceccato veio da Italia com 18 no ano de 1897,casou com minha vo Marina Mazzei Ceccato no Brasil ; tiveram 03 filhos homens Osvaldo , meu pai Wlademiro Ceccato e Rubens ; home resido em Santo Andre -SP

  15. geferson cecato says:

    meu avo tem 7 fillhoos por erro de catorio ficou cecato cecati secatto e o mais novo nem cecato saiu . meu avo er a julio cecato natural de alfredo chaves ESfilho de italianos mudou se para marilandia ESonde residem varios descendentes.

  16. Raphael Ceccato says:

    Olá, tenho as mesmas dúvidas dos outros colegas. Sou da família Ceccato em Jundiaí-Sp.
    Abraço

  17. Drieli says:

    oie meu nome é Ceccatto gostaria de saber mais obre esta familia, se puderem me informar a historia! aqui no Brasil eu sei que eram 3 irmaos e foram morar pra 3 estados diferentes.

  18. Karlla says:

    gostaria de saber sobre os imigrantes da família, se puder me envie por
    e-mail.

  19. EDSON says:

    ESSE É MEU SEGUNDO SOBRENOME GOSTARIA DE SABER SE ESSE SOBRENOME TEM BRASÃO E SE POSSIVEL VC PUDESSE ME ENVIA-LO.OBRIGADO

  20. Então venho da família Ceccato, mas com erro de registro meu avo deixou e assim ficou meu sobrenome hoje é Checcato. Minha familia unica Checcato.

Deixe um comentário