Família Cavalcante

A família Cavalcante é considerada a maior família brasileira, pois tem apenas um ancestral em comum, Filippo Cavalcanti. Ele deu origem a todos os descendentes dessa numerosa família no Brasil.

O sobrenome Cavalcante, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Cavalcante

O sobrenome Cavalcante tem origem italiana, sendo derivado de uma atividade praticada por seu patriarca. Nesse caso, o ato de cavalgar que provem do latim medieval caballicare. De acordo com os estudos feitos por genealogistas os fundadores desse sobrenome eram nobres burgueses da província de Florença.

Os Cavalcante foram perseguidos durante século XIII por uma crise ocasionada pela guerra dos guelfos contra os gibelinos. Os guelfos ganharam e se dividiram em guelfos brancos e guelfos pretos. A Família Cavalcanti apoiou os guelfos brancos e por isso foram perseguidos. Somente na época em que Médici exerceu poder sobre Florença, essa família conseguiu de volta seus poderes e bens.

Florença era conhecida por ter um comércio de importação muito conhecido da época. Os comerciantes importavam produtos caros e desejados por todas as pessoas daquela época. Nesse contexto, iremos destacar Giovanni Cavalcanti, um importante comerciante e pai de Filippo Cavalcanti que veio para a colônia de Portugal (Brasil).

Ele recebeu a doação de sesmarias e montou um dos primeiros engenhos açucareiros na região. Seus descendentes seguiram a tradição de senhores de engenho e somente séculos depois um dos sucessores ocupou um cargo no Império.

Curiosidades

Um dos descendentes da família de Filippo foi Cavalcanti de Albuquerque. Ele teve sua vida ligada a política, sendo governador de Pernambuco mais de uma vez. Cavalcanti ocupou outros cargos importantes e recebeu o título de Visconde.

Variantes do Sobrenome Cavalcante

O sobrenome Cavalcante varia na escrita, podendo ser escrito com “i” no final. No Brasil, Cavalcanti é a variação mais encontrada.

Brasão da Família Cavalcante

O Brasão da Família Cavalcante no Brasil é representado por um escudo todo detalhado. Nesse escudo são encontradas as cores vermelha, azul e prata. Na parte azul há o desenho de duas flores-de-lis e um leão rampante no meio representados pela cor prata. Na parte vermelha há o desenho de várias flores.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 Comentários

  1. CARLOS WILLIAMS SA CAVALCANTE says:

    meu nome CARLOS WILLIAMS SÁ CAVALCANTE importante a gente saber nossas origens ,sou descendente dos sá e dos cavalcante

  2. Sônia Cavalcante says:

    Muito bom,saber um pouco mais das nossas origens…

  3. Gostei de saber que o meu sobrenome pertence a mmaior família do Brasil é com muito orgulho que pertenço a esta família gostaria se pudesse conhecer a minha cidade de origem.

  4. Anthony Giovani cavalcante alves says:

    Não sabia que minha família era tão grande assim

  5. Antonio Cavalcante Neto. says:

    Sou Descendente de Italianos. O nome da minha vó, era Maria Nazaré Cavalcante e o Nome Do Meu Avô, era Antonio Cavalcante Filho. Eles eram Primos

  6. Norma Colares says:

    Pelo que consegui pesquisar, “Cavalcanti” eram barões-soldados que viviam no castelo de “San Gigglio” em Colônia na Alemanha e que no século Vlll foram trazidos para a Itália, pelo “Rei Carlos Magno”, por convocação do “Papa Adriano l, para ajudar na luta contra os lombardos.
    Cavalcanti vem de “Cavali i canti” que quer dizer “Cavaleiro Cantante”.
    Tudo isto durante o “Império Romano Germânico”.

  7. Gabrielle says:

    olá gostaria que vocês postassem o sobrenome Corilov , esse sobrenome é de origem russa
    agradeço!!!

Deixe um comentário