Família Catini

Se você chegou até aqui, é porque você gosta de ler sobre as origens dos sobrenomes ou muito provavelmente você pertence aos descendentes Catini.

Neste artigo, vamos falar sobre as curiosidades da Família Catini. De onde surgiu este sobrenome, quais suas variações, sua prevalência, países com maior número de registro do sobrenome e a simbologia do seu brasão.

Como você deve ter percebido, Catini possui origem italiana e é um sobrenome de classificação domiciliar.

Origem da Família Catini

Originário do país da Itália, o sobrenome Catini é classificado como um “sobrenome domiciliar”. Isso significa que, sobrenomes domiciliares são aqueles que derivam seja do local de morada dos progenitores (pode ser tanto o nome do município, quanto o país que eles pertencem).

Sua classificação é muito semelhante aos sobrenomes toponímicos, que também são de procedência geográfica.

O sobrenome Catino, particularmente, vem da palavra “catino” (“bacia”, em português), que é compreendido como um vale constituído de um rio ou um lago.

Sendo assim, imagina-se que a constituição original deste clã familiar seja identificada por integrantes de comunidade que habitavam um vale, mais especificamente a bacia.

Curiosidades do sobrenome Catini

Segundo os registros, Catini ocupa o posto de 129.140° sobrenome mais comum em todo o mundo. Nos dias atuais, cerca de 3.060 pessoas em todo o globo possuem este sobrenome.

Originário na Itália a prevalência de descendentes Catini está em seu país de origem. O Brasil, ocupa o segundo lugar, com um número próximo de 800 famílias registradas com este sobrenome.

Veja a lista com os quatro países com o maior número de Catinis no mundo:

– Itália (1.668 famílias)

– Brasil (795 famílias)

– Argentina (493 famílias)

– Estados Unidos (78 famílias)

Também há registro do sobrenome na Espanha, no Chile, na Alemanha, na Inglaterra, nas Filipinas e na Hungria.

Variantes do sobrenome Catini

O sobrenome Catini possui algumas variações. Podemos citar, por exemplo, os sobrenomes Cattini, Catino, Cattani e até mesmo Martini. Aqui no Brasil, a variante do sobrenome mais comum é Castro.

Brasão da Família Catini

A família Catini possui um Brasão, cujas características se assemelham aos escudos de outras famílias.

As características do Brasão da Família Catini são: Uma bandeira azul escuro composta de seis flores douradas localizadas no centro, em coluna decrescente (três flores acima, duas flores no meio e uma flor embaixo).
Acima destas flores, no topo da bandeira, há três cruzes douradas entre quatro triângulos de cor vinho.

Segurando a bandeira estão, de cada lado, dois leões dourados e acima deles uma grande coroa de ouro. No topo da coroa há três pequenas plumas, de cores cinza, dourado e vinho; respectivamente.

Enfeitam o redor da coroa, folhas coloridas. Do lado esquerdo, as folhas têm as cores azul e dourado. Já no lado direito, as folhas são das cores vinho e dourado.

Se você gostou das curiosidades sobre este sobrenome muito popular na Itália e no Brasil, continue fazendo a leitura de outros artigos do site. Diariamente publicamos conteúdo sobre os mais variados sobrenomes e suas respectivas informações.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

5 Comentários

  1. Meu nome é Felipe Cattini q também vale

  2. walter cattinne says:

    Yasmim, o meu sobrenome é cattinne, portanto a definição é a mesma de catini, uma vez que
    quando nossos antepassados vieram para o Brasil, as pessoas que registravam naõ entendiam o italiano e portanto escreviam como achavam melhor.
    existe catini cattini cattine catinni cattinne, que são a mesma coisa
    um abraço
    walter v. cattinne

  3. Yasmim says:

    Meu nome é Yasmim Cattine e gostaria de encontrar uma definição para Cattine, procurei em muitos lugares e não encontrei, Cattine não seria uma variação de Catini?

Deixe um comentário