Família Carregosa

Dos sobrenomes mais comuns utilizados no Brasil, Carregosa não parece ser um deles. Atualmente, a variedade de sobrenomes é implicada pela quantidade de estrangeiros que adentram o país. Confira abaixo mais informações sobre a origem dos Carregosa.

O sobrenome Carregosa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Carregosa

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como um toponímico, como a maioria dos sobrenomes, tem sua origem geografica, vinda de alguma região de algum país.

Provavelmente a primeira pessoa a utilizar este nome para se diferenciar das demais residia em um local cheio de carregas ou nasceu em tal local, ganhando assim a designação e a transmitindo a seus descendentes.

Ele tem a mesma origem do sobrenome também português Carregal. O significado de ambos faz referência a um lugar cheio de carregas, ou carregal, como inicialmente foi adotado para reconhecer certas famílias. Carrega é uma espécie de gramínea.

Curiosidades

Os sobrenomes de origem toponímica, como já foi dito, tem sua origem referente a um espaço, uma região com caracteristicas próprias. Antigamente, estes sobrenomes vinham para reconhecer pessoas vindas desta região, como “Fulano de Oliveira”, que indicava alguém que vinha de uma região onde tinha uma, ou várias oliveiras.

Por indicar uma família vinda de alguma região, pode se afirmar que desde os primórdios da criação desse sobrenome, não são encontrados membros de uma só família, que tem o mesmo sangue, uma vez que qualquer um da região poderia adotá-lo e repassar aos seus descendentes.

Variantes do sobrenome Carregosa

Como já foi falado, o sobrenome Carregosa tem uma variante mais primitiva, Carregal. Além desses, outros sobrenomes não são encontrados para designar uma mesma família.

Brasão da Família Carregosa

Um dos modelos de brasão da família Carregosa mais originais é constituído por um escudo nas cores vermelho e dourado. Ao redor do escudo tem-se cruzes na forma de X e no interior há um leão dourado com quatro outros símbolos ao redor. Confira logo abaixo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Izabella says:

    Fundou a Freguesia Portuguesa de Carregal, a Vila Portuguesa de Carregal do Sal e a Vila Espanhola de Carregal

Deixe um comentário