Família Cândido

O sobrenome Cândido é pouco conhecido no Brasil. Por aqui a palavra é mais utilizada como nome próprio. Mesmo assim, a família Cândido tem descendentes brasileiros espalhados em algumas partes do país. A sua falta de popularidade se dá pelo fato de que o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhois e os sobrenomes mais recorrentes por aqui são os originados nestes países. Confira logo abaixo um pouco da história do sobrenome Cândido, informações do brasão e muito mais.

Origem da Família Cândido

A família Cândido é de origem italiana. O sobrenome é de origem patronímica, ou seja, veio em homenagem ao fundador do tronco familiar, o primeiro integrante pai da família.  O nome é a tradução italiana de “branco”, “brilhante” e “radiante” ou “puro”, “ingênuo” e “inocente”. Este foi o apelido dado ao pai ou até mesmo utilizado incialmente como sobrenome.

Há relatos de que a primeira família surgiu na região de Siracusa, na Sicília. Os filhos de algum homem chamado Cândido, nome que era comum para época e região passaram a serem conhecidos como “Fulano filho de Cândido” até que essa designação se encurtou e o sobrenome virou “Fulano Cândido”. Dessa forma, o nome da família foi passado a gerações do modo em que foi constituído.

Curiosidades do sobrenome Cândido

Cândido ainda é bastante utilizado nos dias atuais, mas na maioria dos casos, como nome próprio. O sobrenome é conhecido por ser de italianos, então algumas famílias mais tradicionais deste sobrenome no Brasil ainda mantêm forte as tradições de seus ancestrais, como a preferência por comidas típicas, modo de agir, etc.

Variantes do sobrenome Cândido

Não existem muitas variações gráficas conhecidas para o sobrenome Cândido. Uma possível variação gráfica que deve surgir ao longo do tempo é Candido, sem o acento. No entanto, o sobrenome permanece bem sólido desde quando foi criado e nenhuma alteração foi feita de família para família.

Brasão da Família Cândido

O brasão da família Cândido é feito de um escudo azul com duas colunas de prata. Acima delas há leões dourados tenentes enfrentados e um castelo no meio. Abaixo do castelo se tem uma flor-de-lis prata com uma espécie de cabo em baixo dela. Este é um brasão bem característico e original da família Cândido.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

8 Comentários

  1. Carlos says:

    Olá meu nome CARLOS CANDIDO, nacido em Sertaneja-PR.

  2. Berenice says:

    O pai da minha mãe se chamava João Candido da Silva

  3. Dayelle says:

    Meu nome é Dayelle Francine Nunes Cândido, e o Cândido é do meu pai *-*

  4. Elen L says:

    Ola boa tarde meu nome e Elen Tais Liberato Candido so de Araraquara sp..

  5. Paulo says:

    Olá, me chamo Paulo Roberto de Candido, natural da serra gaúcha, Caxias do Sul RS. Brasil

  6. Oi, será que teria como fazer um com o sobrenome Luna?

  7. Sou Zilda beatrizCandido Pereira. Meu pai se Chamava Marcos Pocidonio Candido, meu avô Pocidonio Marcos.
    Meu ti se chamavaBruno, nao conheci sua família, mais gostaria!!

  8. mateus says:

    E o sobrenome Cândido da Silva?

Deixe um comentário