Família Campainha

A família Campainha é de origem portuguesa, é um nome pouco comum, apesar de nossa colonização e forte presença de portugueses em nosso país. Adiante, veremos maiores detalhes sobre a origem da família, suas curiosidades, variantes gráficos e o brasão correspondente.

Origem da Família Campainha

            A família tem origem portuguesa, mais precisamente na cidade de Rio Tinto, em Gondomar, região do Porto, ao norte de Portugal. O sobrenome foi originado da Quinta da Campainha, e a família que habitava no local passou a ser chamada de Campainha, formando o sobrenome.

No ano de 1765 foi construída no local a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que possui um lindo oratório e hoje em dia se encontra muito bem conservada. Ao lado direito da entrada há belos azulejos portugueses com o nome da Quinta da Campainha. O telhado da capela é formado por duas águas, dois pináculos e uma cruz ao centro.

Do lado direito, por fora, há um delicado e pequeno sino. No interior da igreja há a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que realmente é admirável, e um lindo e ao mesmo tempo simples altar, que abriga a imagem. Ela foi construída em cantaria granítica, com uma grande janela central em cima de sua porta principal, de entrada. Muitos turistas vem de outras regiões para visitá-la.

Curiosidades do sobrenome Campainha

            No Brasil, ele se encontra espalhado por todo o território nacional, pois os portugueses estão presentes em todos os estados, com força. No mundo, além de Brasil e Portugal, também encontramos pessoas que usam esse sobrenome nos Estados Unidos.

Variantes do sobrenome Campainha

            Existem algumas variantes de escrita para o sobrenome Campainha, como vemos em: Campanha; Campinha; Campain; Campana; Campinho; Campanya; Campaine e Camppana.

Brasão da família Campainha

            O brasão da família está no portão da Quinta da Campainha, e é esculpido em granito, em estilo barroco. Em volta do brasão há um feixe de plumas. Ele possui um escudo com um leão ao centro, em cima uma cruz quadrangular, e na parte de fora há as vieirinhas e a silva que originaram o nome da família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Maria Gomes says:

    Bom dia. Não encontro origem do apelido campainha. Tem alguma informação que possam facultar sobre o mesmo?

    Atenciosamente

Deixe um comentário