Família Caldeira(s)

Veja a seguir a incrível história de formação da família Caldeira. Se você pertence a essa família, vai gostar de aprender mais sobre suas origens e se apaixonar ainda mais pelo feito histórico de seus descendentes.

O sobrenome Caldeira(s), assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Caldeira(s)

O sobrenome Caldeira(s) tem origem portuguesa. Os relatos históricos revelam que ele surgiu na batalha de Aljubarrota, marco da consolidação da nacionalidade portuguesa, na qual proporcionou uma nação independente e livre dos poderes castelhanos.

Na batalha de Aljubarrota o capitão, Gonçalo Rodrigues, pegou uma caldeira de ferro enorme dos castelhanos. E como gratidão pelos feitos na batalha, o rei D. João I ordenou que seu apelido fosse “Caldeira”. Sendo assim ficou conhecido como Gonçalo Rodrigues Caldeira e passou esse sobrenome aos seus descendentes.

Vale ressaltar que só os nobres possuíam sobrenome nessa época. Ele era um cavaleiro nobre da linhagem dos Roas. O rei da época era o primeiro descendente da dinastia Avis. Segundo relatos, na caldeira roubada poderia ser cozinhado mais de dois bois.

Curiosidades

Vale ressaltar que Gonçalo foi um importante escrivão de D. João I. No Brasil, a família Caldeira tem vários descendentes, assim como a família Silva. A árvore genealógica dessa família ainda não foi totalmente traçada, por isso ainda não há registros que foram os primeiros Caldeiras a chegar ao país.

Variantes do Sobrenome Caldeira(s)

No Brasil, o sobrenome Caldeira pode ser escrito com ou sem o “s” no final. Nos outros países o sobrenome é escrito como Caldeirão, Caulderon, Caldero, Calderon, Calderone, Calterone, Caldaro, Cowdron, Chaudron e Codron. Todos aparentemente são descendentes de Gonçalo Rodrigues.

Brasão da Família Caldeira(s)

O brasão da Família Caldeira é azul com uma faixa transversal prata. Nessa faixa é representado a figura de três caldeiras pretas. Há também o desenho de duas flores-de-lis de ouro. No timbre tem uma caldeira segurada por duas mãos que provavelmente fazem alusão a Gonçalo no dia do roubo da caldeira.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

18 Comentários

  1. Lilian says:

    Boa tarde ! Sou bisneta de portugueses nascidos na Ilha da Madeira, Antonio Caldeira e Conceiçao Caldeira, procuro mais informações. Entrem em contato

  2. Angela regina Caldeira says:

    Procuro informações sobre Manoel Marques Caldeira de Mendonça, veio para o Brasil em 1923 ou 1924 com sua familia esposa e filhos , natural da
    Ilha da Madeira ,Portugal .
    Gente e muito importante meu avô era irmão dele e nunca o encontrou aqui no Brasil, gostaria de encontrar seus descendentes..

  3. Rita says:

    Me chamo Rita de Fátima Caldeira, filha de Israel Caldeira Neto

  4. EDSON CALDEIRA SENA says:

    EU SOU NETO DE FELISBERTO TOLENTINO CALDEIRA E MINHA MÃE JOAZINA CALDEIRA SENA, MINHA MÃE NATURAL DE COQUEIRO (HOJE INDAIABIRA) – NA ÉPOCA DISTRITO DE RIO PARDO DE MINAS – MG , MEU AVÔ FALECEU EM TAIOBEIRAS – MG, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE NOSSA FAMÍLIA. E-MAIL: edsonsena2001@yahoo.com.br

  5. kelly cristina caldeira says:

    se alguem mais souber ou puder me ajudar quanto ao requerimento da cidadania caldeira entre em contato comigo kellygeisy2000@hotmail.com

  6. kelly cristina caldeira says:

    Ei sou neta de caldeira e gostaria de saber se o sobrenome caldeira ja tem cidadania Portuguesa.

  7. Barbara Caldeira says:

    Meu nome e Barbara caldeira sou neta de José Caldeira e Maria Martins de Minas Gerais( Machacalis)

  8. Sou neta de Juvenal Caldeira nascido na Ilha da Madeira. Veio para o Brasil em 1920 ou mais, não sei dizer ao certo. Meu pai é Juvenal Caldeira Filho e nasceu em 1939. Se tiver algum parente por favor entre em contato pelo meu e-mail. Obrigada !

  9. Marlene das Graças Firmino says:

    meu pai era Álvaro Caldeira, filho de Benjamim José Caldeira e Firmiana Catarina da Silva, naturais de Juirassu, municipiuo de São Domingo .
    do Prata

    • Wagner Caldeira says:

      Olá, sou Wagner Caldeira, filho de :Altamiro Jose Caldeira e neto de Antonio Jacinto Caldeira, também de São Domingos do Prata… tenho certeza de que somos parentes….

  10. Renato Caldeira says:

    Procuro pela família do meu falecido pai LUCAS EVANGELISTA CALDEIRA /MG.
    Sou Renato Nascimento Caldeira e minha mãe Valdelice Nascimento.

  11. Manoel Carlos da Silva Caldeira says:

    Procuro saber sobre minhas origens em Portugal meu avô paterno chamava-se Manuel da Cruz Caldeira e veio para o Brasil escondido num navio meu pai falava para nós que ele o vô tinha engraviddo uma moça eles eram novinhos e ele não queria casar e fugiu para o Brasil e nunca mais teve contato com seus familiares não tenho certeza mas me parece que a cidade era Aveiros será que voces podem me ajudar?

  12. Eila Caldeira Silva says:

    Procuro saber da minha origem avó Percilia Caldeira e avô Belaminio Fabrício Costa
    Pais Elias Rodrigues da Silva e Zeula Maria Caldeira da Costa
    Origem de minas gerais

  13. Julio Cesar says:

    Descendemos da família Caldeira, meu avô Paulo Pinto Caldeira, região de Gurinhata-MG

    • osvaldo caldeira de almeida junior says:

      Sou filho de Osvaldo caldeira de almeida filho de Alcindo caldeira de almeida e indalina caldeira. Meu pai tem 65 anos e natural de minas gerais ja faz mais de 40 anos que não vê nenhum parente e eu gostaria de saber ou pouco mais sobre nossa família.

  14. francisco alves caldeira says:

    Eu sou neto de Hortênio Francisco Caldeira e o meu pai Antonio Alves Caldeira,o que eu sei que meu pai nasceu em Casimiro de Abreu RJ

  15. ILZADEOLIVEIRA VIEIRA says:

    PROCURO SABER SOBRE MINHAS ORIGENS MEU AVÔ LEOPOLDO CALDEIRA , MINHA AVÓ CAROLINA CALDEIRA PAIS DE MEU PAI . MEUS PAIS ANToNIO CALDEIRA E DIOZINA MAICEL

Deixe um comentário