Família Cabral

A família Cabral conquistou seu espaço aqui no Brasil. Mesmo não sendo um nome tão popular, este ficou bastante conhecido desde a época do descobrimento. Na verdade, chega a ser um nome marcante desta época. Confira abaixo algumas informações de origem, curiosidades e brasão desta família.

O sobrenome Cabral, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Cabral

Este é um sobrenome nascido em Portugual com uma origem toponímica. Esta sua origem referente à geografia se dá pelo fato de se referir a um lugar onde há ou onde se pastam cabras.

O registro mais antigo conhecido deste nome é o de Aires Cabral, em tempo de el-rei D. Dinis, no tempo dos primeiros reis de Portugal, ocuparam os Cabraes lugares honrados e a eles permaneceu o senhorio de Belmonte e de outras terras.

Em outros registros podemos ver a presença de Pedro Anes Cabral, Reposteiro-Mor do Rei D. Afonso III no ano de 1271.

Curiosidades

Pedro Álvares Cabral, que leva este sobrenome, foi considerado o descobridor do Brasil.

Por sua origem de uma atividade tão comum, como o pastoreio de cabras, é possível que se encontre mais de uma origem para este sobrenome. Mesmo assim, existe um considerado o “mais oficial” que possui até mesmo um brasão conhecido.

Esta é uma família bem tradicional de Portugual.

Variantes do sobrenome Cabral

Não existem variantes válidas para este sobrenome. Desde que ele foi constituído ele permanece em sua forma original. Geralmente estes sobrenomes não sofrem alterações ao longo do tempo por se tratarem de nomes compostos de origem simples, que permanecem simples.

Brasão da Família Cabral

O brasão da família Cabral é constituído de prata, com duas cabras de púrpura, uma por cima da outra. Seu timbre é composto por uma das cabras do escudo ou pescoço e cabeça de cavalo de prata, enfreado de vermelho, com quatro feridas do mesmo e a boca com gotas de sangue.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

88 Comentários

  1. Sei que um tio de nome Manuel Inacio Cabral residia na cidade de Santos Brasil,certamente deixou descendentes ?…

  2. Bruno Cabral says:

    Olá Família Cabral! Tem um grupo no whatsapp pra família Cabral. Confiram nos posts. Vamos manter contato e descobrir novos parentes. Pra me seguir no #Instagram basta clicar no meu nome aqui. Abraços primos!

  3. Tallison cabral says:

    Ola.. me nome e tallison amorim cabral silva sou filho de sidimar cabral e raimundo cabral cruz .. sou do para e meu avo era do pernambuco.. a familia cabral tem uma grande linhagen

  4. adriana cabral says:

    meu nome é Adriana Agostinho Cabral ( Angola), filha de Santos João Cabral.(malanje/Angola)…. neta de José Cabral oriundo de cabo Verde…..

  5. Jeferson Cabral says:

    Boa noite Primos kkkk

  6. Patricia says:

    Ola
    ..gente que legal isso..sou neta de Damasio cabral de melo, nascido em pernambuco…na cidade de garanhoes…teve muitos irmaos..seu pai se chamava Francisco….que interessante saber essas linhagens…bjs a tds.

  7. Raquel Cabral says:

    Que família grande!!! Amo meu sobrenome ♡

  8. Jeferson says:

    Oi meu nome e jeferson Cabral dos santos
    Queria saber como faço para conseguir a nacionalidade portuguesa

  9. Lílian says:

    Sou Lílian Cabral d’Almeida de Salvador /BA.

  10. Sonia says:

    Boa noite!

    Sou neta de Paulino Alves Cabral (falecido).
    Não assino os nomes Alves e nem Cabral.
    Apenas tenho o nome do avô materno e do meu pai…
    Queria saber se eu sendo neta da Família Cabral que tem origem em Portugal, eu conseguiria a cidadania portuguesa.

  11. Andrea Pacheco Cabral says:

    Oi boa noite tb sou da família Cabral meu pai era joao da cruz Gonçalves Cabral ,que era de belem do pará ,era filho de Antônio da Silva Cabral que era da ilha da madeira ,sou do rio .

  12. Guilherme Cabral dos Santos says:

    ola meu nome é Guilherme Cabral dos Santos Meu pai e Gilberto Cabral do Nascmento a minha avó se chamava Irene Cabral do Nascimento E sao de Origem de Recife…as ideisas batem porque a maiori aki tem origem de recife.

    era bom agente fazer um grupo do watzap para nos todos da familia Cabral

  13. Renato Cabral da Silva says:

    Me chamo Renato Cabral da Silva, sou de Assu-RN, Filho de Pedro Cabral da Silva, e neto de Maria Aguida Cabral de Oliveira

  14. Carlos Eduardo Maciel Cabral says:

    Sou Carlos Eduardo Maciel Cabral neto de Fernando de Andrade Cabral com origem de Recife, porém, se mudaram para São Paulo. Hoje moro em Curitiba e sei que tenho raizes em São Paulo

  15. pedro says:

    Oi meu nome é Pedro Alvares Cabral, sou portugues

  16. Anderson Fernandes Cabral says:

    Me chamo Anderson Fernandes CAbral, Meu pai Chamava Adão Cabral , sua irmã Eva Cabral, meu avo chamava Pedro Alvares Cabral, (serio) São do espirito Santo, a avo´chamava Alzerina Maria de Jesus, contato anfecabral@gmail.com 11981462515 facebook Anderson Fernandes CAbral.

  17. Tuany Cabral da Silva says:

    Olá, eu tbm sou Cabral. Filha de Luzia Cabral da Silva, neta de Iolanda Cabral da Oliveira, e bisneta de José Cabral Ribeiro, se alguém for de origem mineira assim como eu, por favor entre em contato comigo pelo email: tuanycabraldasilva@gmail.com

  18. Simone Christina de Souza Fernandes says:

    Boa noite.
    Estou perplexa em saber que apesar de não carregar Cabral no nome, venho diretamente dessa família. Minha avó paterna Braulina Cabral era filha de Calixto Cabral que por sua vez era filho de Francisco Cabral que aportou pelas terras de Macaé, Conceição de Macabu … no Estado do Rio de Janeiro. Ele por sua vez também tinha uma filha chama Donária Cabral que se casou com o primo passando a se chamar Donária Martins… de onde originou a minha família materna. Meu pai e minha mãe eram primos de segundo grau. No final das contas, o português FRANCISCO CABRAL é meu tataravô pelos dois lados. Será que consigo descobrir isso tudo mais a fundo? Os tataranetos podem ter cidadania portuguesa . Nova lei agora. Gostei disso. Sou escritora e talvez isso me ajude em Portugal. Um beijo no coração dos primos distantes…..

  19. Wanessa Cabral says:

    Gosto muito do meu sobrenome, principalmente porque ele faz parte da história do Brasil.

  20. Roberto Cabral Vicente da Silva says:

    Oi galera meu nome é Roberto Cabral São Paulo Z.Sul, meus pais ja falecidos são de Recife….essa familia é dez….

  21. Vera Lucia Cabral de Oliveira says:

    Me chamo Vera Lucia Cabral de Oliveira ,filha de Rivaldavio Cabral de oliveira , neta de Maria Cabral da cidade de Pedra Azul norte de minas

  22. Paula Cabral says:

    Nossa muito bacana esse histórico da Familia Cabral, ñ troco meu sobrenome por nenhum outro. Logo estarei partindo para Portugal e espero que este nome me dê muita sorte por lá.

  23. Kevin anderson says:

    Ola, meu nome é kevin anderson cabral de freitas, por algum motivo fiquei muito interessado em descobri a origem dos meus sobrenomes,de acordo com esse site meus dois sobrenomes sao de origem portuguesa, nao sei muito sobre a versão da minha família pois meus avós morreram e nao tive oportunidade de conhece-los, gostei muito de saber isso 🙂

  24. Aline says:

    Me chamo Aline Alves dos Santos Cabral, neta de Leontina Aleixo Cabral e Carmelindo Cabral e filha de Joaquim Fernando Cabral.. Achei super legal ^^

  25. NADIR CABRAL says:

    Gente aguardo contato…..

  26. NADIR CABRAL says:

    Oi gostaria de manter contato com a família Cabral srsrsr

  27. NADIR CABRAL says:

    Legal…também faço parte desta grande família Cabral..meu pai já falecido veio do norte de Minas Gerais seu nome José Luiz Cabral…. amo ser desta família….

  28. Glenda Cabral says:

    Ameiiii

  29. Shirley Cabral says:

    Meu nome é Shirley Cabral, de fato sei que grande concentração dessa família veio do Espírito Santo-MG, soube que os pais de minha avó eram grandes plantadores de café. Meu e-mail e Facebook para contato shcabralv@gmail.com

  30. junior says:

    O meu e sidney de souza cabral

  31. Willian arce cabral says:

    Qui da hora esse sobrenome e foda mesmo e bom saber q nois e grandy mesmo E nois familia CABRAL…:D:D:DB)

  32. Flávio Cabral says:

    Sou Flávio Cabral!

  33. Luciane Cabral says:

    Interessante, saber um pouquinho sobre a origem de nosso sobrenome, o que abre a curiosidade para novas pesquisas!

  34. Carlos Cabral says:

    Meu nome é Carlos Cabral, filho de Jorge Cabral ( falecido) e neto de Nilo Cabral ( falecido) . Minha família saiu do Espírito Santo e veio para a Itaborai (RJ) entre as décadas de 50 e 60. Quando criança, me lembro da visita de familiares do Espírito Santo e gostaria de fazer contato com os mesmos. Ficaria muito feliz casa isso ocorresse.

    • Ana says:

      Provável que somos parentes sim. Minha família é toda do Espírito Santo. Principalmente das cidades de Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua. Fica meio difícil fazer a árvore genealógica pois desconheço os demais parentes do meu avô Antônio Cabral, ex: Os tios do meu avô não sei de nenhum, só sei que eram muitos. Mas o pai dele era Antônio Cabral tb.

    • Claudio Adão Cabral says:

      Sou Cláudio Adão Cabral de Brejetuba Espírito Santo e quem sabe somos parentes

  35. Carlos Cabral says:

    Me chamo

  36. Ana Cabral says:

    Também quero entrar no grupo da família Cabral. Minha família é do Espírito Santo.

  37. Vou fazer um grupo da familia cabral quem quiser entra deixa o numero

  38. Gabriela Cabral says:

    Ameii <3…

  39. Gabriela Cabral says:

    Adoreiiii <3

  40. pedro cabral says:

    eu também sou da familia Cabral. meu nome completo é Pedro Lubian Cabral

  41. Laryssa Cabral says:

    Eu sou da família de Pedro Álvares ❤

  42. Flávia Cabral says:

    Será que posso recorrer a cidadania portuguesa? Sou Cabral e o que sei é que meu bisavô era português.

  43. Sandra da Silva Cabral says:

    Fico feliz por saber que eu faço parte da família real faço questão de usa esse sobrenome só sei que minha vo era de origem Europeu casada meu vo que tinha esse sobrenome

  44. Ameiiii… Abraçao ai pros meus parentes.

  45. Suellen Cabral says:

    ?

  46. Eduardo Cabral says:

    um grande abraço pra vcs meus parentes

  47. Eduardo Cabral says:

    Gostei de saber da origem do meu nome.

  48. lucas cabral says:

    fico feliz de saber a origem do nome

  49. Eronildo Cabral says:

    Gostei,. Vou pesquisar mais.

  50. Ilson Cabral says:

    gostei muito. agora quero descobrir mais sobre meus parentes. Cabrals

  51. Felipe Cabral says:

    Interessante.

  52. David de Aguiar Cabral says:

    Então porquê temos os mesmo sobre nome pois de alguma forma podemos ser parentes de uma árvore genealógica distante

  53. eduarda cabral says:

    sempre quis saber.

  54. Eduardo Cabral says:

    Sempre quis saber. Legal.

  55. rosileni cabral says:

    Pessoal tem um grupo da familia cabral no zapzap

  56. rosileni says:

    Aff sou apaixonada em meu sobrenome, orgulho mesmo… Amo ser cabral

  57. sthefany cabral says:

    Legal ameiii saber que tenho origens do tempo da primeira realeza de portugal

  58. rosilene cabral says:

    amei ser uma cabralzinha

  59. Eu gostei muito de sabe a origem do meu sobrenome 🙂

  60. joyce cabral says:

    Cabral e a família do Brasil

  61. clodoaldo pereira cabral says:

    Gostei muito sempre quis saber a origem

  62. Everaldo Cabral Guimaraes says:

    como posso busca dupla nacionalidade.

  63. Boti legau meu sobrenone heim…ameiiiii….

  64. Aline Cabral says:

    Massa gostei …

  65. andreza cabral says:

    pow gostei muitonao sabia q me sobrenome era tao legal assim

Deixe um comentário