Família Braga

A família Braga tem seu sobrenome bastante conhecido aqui no Brasil, embora sua origem não seja daqui. Confira abaixo algumas informações sobre a origem, variantes e modelo do brasão da família Braga.

O sobrenome Braga, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Braga

Esta família surgiu em Portugual e seu sobrenome é considerado um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Pelo que se relata na história, um fidalgo que foi preso por Mouros conseguiu libertar-se da torre onde foi encarcerado. Ele ficou preso com um guarda e sua Braga no pé. Braga seria uma espécie de algema de ferro que se coloca no pé.

O que se encontra de mais preciso na historia dos Braga é a origem de sua família, que nasceu no dia seis de outubro de 1369, quando o Rei de Portugual concedeu o Brasão das armas da família Braga a Dom Gonçalo Esteves de Braga, o primeiro dessa linhagem. Este era senhor dono de muitas terras na região de Coimbra.

Este sobrenome foi retirado da cidade onde nasceu o primeiro membro da família Braga, Dom Gonçalo.

Variantes do sobrenome Braga

Há alguns registros de que Braga possa ter surgido de Bragança. Esta é não pode ser considerada uma variante, uma vez que Braga tem a sua própria origem.

Ele não possui variantes conhecidas, uma vez que desde o seu início ele sempre foi tratado da mesma forma. Qualquer variante pode ser considerada advinda de outra origem.

Brasão da Família Braga

O brasão da família Braga é constituído de um escudo de vermelho com uma faixa na diagonal colorida de verde. Ao meio podemos encontrar a torre que deu origem a toda historia deste sobrenome. Este é, provavelmente, o mais oficial dos brasões, podendo existir outros, advindos de origens diferentes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

73 Comentários

  1. Natália Rodrigues says:

    PROCURO descendentes de LUCÍLIO DIAS CARVALHO BRAGA.
    Sei que se casou e viveu no Brasil, deixando descendentes.

  2. Querida família Braga Barroso boa tarde, eu me chamo JOSÉ BARRSOSO DE MELLO, e sou natural do Rio de Janeiro, para tanto, eu assisti uma divulgação de uma publicação procurando pela família Braga Barroso no RJ. Portanto, eu sou neto do falecido vovô José Braga Barroso, em que o mesmo veio do Ceará para o RJ e, constituindo família nesta cidade, de modo que o mesmo casou-se com a senhora ELZA BRAGA MIRANDA BARROSO. E assim, a mesma constituiu família tendo seis filhos de nomes Elza,Eunice, Esther, Elmo Braga, Elson José e Eli Braga.Ao verificar o anúncio do ORKUT pela internet nao encontrei nenhum número de celular, como também algum e-mail. Mas segue o meu celular número 021 996218980 rj.

  3. Flavio says:

    Meu nome e Flavio Bispo de Braga sou filho de Domingos Geraldo Bispo de Braga de Recife Pernambuco se alguem tem o mesmo Sobrenome Bispo de Braga por favor entre encontado comigo.

  4. Joyce Braga says:

    Sou Joyce Braga, filha de Marcos de Oliveira Braga e neta de Aquiles de Souza Braga, meu avô veio de MG. Somos de São Gonçalo- RJ

  5. Diego Braga says:

    Sou Diego Braga, Filho de Jose Carlos Correa Braga, Neto de Tomé Correa Braga que é filho de Antonio Correa Braga e Carolina Correa Braga da cidade de Buenopolis-Mg

  6. Heleno Braga says:

    Heleno Braga .Nascido em Patos de Minas em 1956.Pai Adelino da Costa Braga.

    • Socorro Braga says:

      Pois bem Heleno, queria conhecer minhas raízes, mas como é um sobrenome bem comum..é um pouco difícil, estou fazendo minha arvore genealógica… obrigada …😢

  7. Maria do Socorro Braga Batista says:

    Boa tarde a todos, me chamo Maria do Socorro Braga…Procuro por meus parentes, que vieram da Paraíba…Vou_lhes narrar o pouco que sei…
    Meu Bisavó se Chamava ILDEFONSO FARIAS BRAGA, da Paraíba, e minha bisavó se chamava ANA MARIA da CONCEIÇÂO,do CEARÁ se casaram e , provavelmente foram para o Amazonas, onde constituíram família, e dessa união nasceu minha vozinha, Raimunda Braga…o pouco que sei foi mamãe que me contou..se alguém conhecer, por favor me de informações…quero apenas conhecer minhas raízes…obrigada

  8. andre says:

    Olá busco meus descendentes da família braga de faria do rio de janeiro que tem como parentes falecidos general edson braga de faria e do almirante newton braga de faria
    meu e-mail é dehlisboa@hotmail.com

    • fatima Braga says:

      Boa tarde. obrigada por sua atenção..olha meu marido já falecido era neto de augusto de Sá Pinheiro Braga, filho de Augusto de Sá Pinheiro Braga junior e o nome do meu marido era Augusto de Sá Pinheiro Braga Neto, a familia do pai e de Freguesia do Gaviao Distrito de Braga Portugal, há familia residindo aqui no Brasil ando a procura

    • Thamiris says:

      Oi Ande!
      Eu também sou Braga de Faria, de Campinas interior de SP.

  9. Paulo Renato de Souza Braga says:

    Paulo Renato De Souza Braga (08/12/1969Belo Horizonte MG )Filho de

    Carmelita De Souza Braga( 11/07/1950Barra De São Francisco ES )Filha de

    Francisco Braga Sobinho ( natural de Espirito Santo ES )filho de

    Manuel Cupertino Braga e Maria De Vargas Braga .

    E Eurides Marçal Braga (natural de minas Gerais MG ) filha de

    Pedro Marçal De Souza e Juventina Torres Marçal.

  10. fatima Braga says:

    EU PROCURO FAMILIA COM O SOBRENOME SÁ PINHEIRO BRAGA..QUE RESIDA NO BRASIL.OBRIGADA

  11. Carlos magno braga says:

    Olá , meu nome Carlos Magno Braga, meu avô paterno veio da região de Itajubá-MG , seus pais Antônio Braga e Francisca Ernestina Braga. Moro na região de Ribeirão Preto-SP. Caso alguém for parente próximo entre em contato. bymaguinho@gmail.com. Abraços a todos Braga.

    • fatima Braga says:

      Boa tarde. Senhor Carlos Magno Braga, eu já fui a Portugal este sobremone Braga e de origem Portuguesa mesmo..meu marido e filho de Portugues do distrito de Braga.. Não sei se sabe há em Portugal uma linda cidade chamada Braga..a familia de meu marido que reside em Portugal na Regiao do Gaviões é um conselho de Braga.. Aqui no Brasil há um numero grande de Braga..no nome da famiia do meu e marido já falecido contem Sá Pinheiro Braga.. abraços..e obrigada

  12. Fatima says:

    Meus filhos são netos de do Portugues Augusto de Sá pinheiro Braga Junior, procuro no Braga alguém dessa familia Sá Pinheiro Braga. obrigada

  13. Newton C Braga says:

    Minha família é Silva Braga e veio da região de Maria da Fé, em Minas, por volta de 1900-1910, para o estado de São Paulo, cidade ou distrito de Pratinha (ou Pratânia). Não sei ao certo qual a origem, mas meu pai acreditava que a família tivesse vindo de Portugal.

  14. Francine braga says:

    Sou uma braga . Muito feliz meu sobrenome vem do meu avo q veio da bahia .

  15. Inaldo da Silva Braga says:

    Meu nome é Inaldo Braga. meus avós era de portugal.

  16. andreza dos santos braga says:

    Eu queria saber qual e a cidadania do meu pai francisco lira braga e da minha tia francilda lira braga e do meu tio jose lira braga

  17. Lucas Braga says:

    Eu sou Lucas Braga de Petrópolis – RJ e gostei muito de conhecer um pouco sobre a origem do nome e ver tantos indivíduos carregando o mesmo sobrenome em diferentes lugares e realidades.

  18. Eder Braga says:

    Sou Eder Braga de Itajubá MG gostei muito de saber a história da origem de meu nome,der Braga me enche de orgulho.

  19. marcos rosa braga says:

    meu nome e marcos rosa braga gostei de saber sobre o meu sobreno e de honde vem

  20. solange correa braga da silva says:

    sou das familia correa e braga ,nao tenho nenhum conhecimento da minha decendencia,temos o direito de sabermos qual foi a nossa oringem,pois tenho dois sobrenomes fortes correas e braga, pois hoje tenho 50 anos,E total inguinorancia dos meus antepassados.

  21. Marco says:

    Jonata,

    Também somos de GV e temos o sobrenome Braga. Uma tia minha sempre afirmou que a família tinha origem italiana

  22. Enéas Braga Claudino says:

    Sou descendente de Português, meu avó era Arthur Braga.

  23. Ronaldo Braga says:

    Meu nome é Ronaldo Braga, meus bisavós tem descendência portuquesa. Que bom saber de parentes de várias partes do Brasil.

  24. Jonata says:

    Ola meu nome é JONATA CHAVES BRAGA, sou de Governador Valadares MG, disseram que minha familia e de Italiano, se alguém tiver informações…

  25. nelia farias says:

    Meu nome é nelia braga farias sou neta de Constância Braga Rodrigues que morava em cameta PA. Quero entrar em contado com meus parentes . Facebook naliafarias52@Gmail.com

  26. Luiza says:

    Alguém conheceu NAtalino Braga ele tinha uma irmão chamada Nenzinha

  27. Luciane says:

    Oi, sou neta de Jacinto Godofredo Braga de Cazuza Ferreira RS, estou procurando parentes. Gostaria de conhecer mais descendentes do mesmo, e conhecer mais da história dessas famílias em Portugal. Quero descobrir minha árvore genealógica. Agradeço quaisquer informações a respeito.

  28. Gabriel leite Braga says:

    Então essa a historia da minha familia

  29. Silvia Braga Franklin says:

    Sou Silvia Braga Franklin, bisneta de Antônio de Almeida Braga. Gostaria de conhecer mais descendentes do mesmo, e conhecer mais da história dessas famílias em Portugal. Quero descobrir minha árvore genealógica. Agradeço quaisquer informações a respeito.

    • jose says:

      Olá. ..O seu bisavô antonio almeida braga era português? Em que ano nasceu?

    • jose says:

      Sou português da cidade de Braga e existe aqui uma família almeida braga. No arquivo distrital de braga existe o arquivo de todos os pedidos de passaporte e pelo que pude constatar entre 1921 e 1924 existe a emissão de passaportes com destino ao Brasil de vários irmãos almeida braga tais como:
      ANTÓNIO ALMEIDA BRAGA
      Joaquim Januário lima de almeida Braga
      Carlos Lima de Almeida Braga
      Luís Carlos Lima de Almeida Braga

      Filhos de Carlos Almeida Braga e de Ana Maria Pereira de Lima

      Em relação ao António Almeida braga existe registo de dois pedidos de passaporte, em 1921 e 1924.

      Todos são nascidos na freguesia de s. Victor excepto o Januário que nasceu na freguesia de Tadim, ambas do concelho de BRAGA

      • Silvia Braga Franklin says:

        Não sei bem ao certo a data, mas sei que foi no final do seculo 19, ou comeco do seculo 20.
        descobri que o nome dele era Antonio Emiliano de Almeida Braga. Eles moravam no norte do Brasil, e se extenderam para as demais regiões. Tambem soube por uma tia(anda esquecida de muitas coisas), que tenho parentes na cidade de Braga aí em Portugal.
        Gostaria imensamente de encontrar aqueles que nas veias correm o mesmo sangue que o meu. Estou me programando para ir a Portugal de visita, mas não gostaria de chegar sem um plano.
        Obrigada pela atenção.
        Cordialmente,
        Silvia Braga.

  30. Eu gostaria de saber se francisco lira braga ,francilda lira braga ,jose lira braga sao oa verdadeiro que veio de portugua e se tem um livro da vida da minha disa vo maria ester de lira

  31. Edinalva Alves Braga says:

    Boa tarde! Eu sou Edinalva Alves Braga. O nome do meu avô é Teófilo Fernandes Braga e minha avó Isaura Maia Braga. Minha vó falecida a mais de 70 anos e meu avô a 50 anos. Amo meu sobrenome. Gostaria de obter dupla cidadania. Como proceder? Grata pela atenção. Edinalva

  32. FÁTIMA BRAGA says:

    PROCURO PARENTES COM SOBRENOME MESQUITA BRAGA,QUE VEIO DO NORDESTE, VEIO PARA O ACRE E SE INSTALOU NO AMAZONAS EM TEFÉ.

  33. enilda braga coutinho says:

    Somos parentes

  34. Gustavo says:

    eu sou mais um braga ´´mais sou viado´´ mais nao me critiquem

  35. Pamela braga dos santos says:

    Adoro meu nome kkkkkkkkk

  36. marcone braga says:

    como e bom saber que tem tantos braga adoro meu sobrenome

  37. Narah Braga dos Santos says:

    Também gostaria de ter dupla cidadania, como faço?

  38. victor braga pereira says:

    boa tarde..!!!Eu tbm tenho o sobrenome “braga”..

    me procure no facebook.. vai lah..

  39. Sara Souza Braga dos Santos says:

    Olá,boa noite!!!
    Gostaria de saber como posso descobrir parentes pelo meu sobrenome Souza e Braga fora do Brasil… Sei que meu bisavô era descendente de portugueses,João Manoel de Souza.

  40. NILVANE BRAGA E BRAGA says:

    MEU NOME É NILVANE BRAGA E BRAGA. GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OBTER DUPLA CIDADANIA. OBRIGADA.BEIJOS.

  41. Anderson Veloso Braga says:

    Queridos irmãos , como viram eu tenho dois sobrenomes português , tenho ajudado muitas famílias encontrarem seus parentes. Também ajudo muitas pessoas fazer suas duplas cidadania,( européia) .

    • paulino says:

      ola amigo anderson,gostaria de saber de voce como procedo para conseguir dupla cidadania,também possuo dois sobrenomes (apelidos),portugueses; “MARTINS BRAGA”,e pretendo em breve visitar uns amigos brasileiros que moram em portugal.
      desde já agradeço e aguardo respostas!!!

    • Jorgiane says:

      Oi,gostaria de saber sobre a cidadania Européia, tenho dois sobrenome português, Pinheiro e Braga

    • luis carlos braga de souza says:

      Eu ne chamos luis carlos braga de souza tbm gostaria de saber mais sobre dupla cidadania 983807580 tim

  42. João luiz braga de souza says:

    Tive um avó de nome LUIZ VIEIRA BRAGA segundo se sabe veio fugido de Rio Grande RS com 12 anos e parou aqui no ALEGRETE RS . SE alguém ou parente que ( desconhecemos ) em RIO Grande souber mais vamos nos falar e passar a nos conhecer melhor

  43. Francisco dos santos braga says:

    A localizaçaõ da Aldeia ou Alfãndega da fé

  44. Francisco dos santos braga says:

    Espero encontrar meus famíliares, se alguém puder me ajudar, fico muito agradecido

  45. Francisco dos santos braga says:

    procuro por primos com o sobrenome braga,de Alfãndega da Fé em Portugal,no qual o meu avõ de nome Francisco dos Santos Braga,falecido a + ou – 75 anos

  46. paulo martins braga says:

    segundo a net,um tal dom gonçalo fernandes braga,adquiriu do rei de portugal o brasão de armas de famila,parece ser esse indivíduo o “primeiro” braga conhecido,seria essa familia CERVEIRA os antecessores dos BRAGAS??

Deixe um comentário