Família Bortolotti

A família Bortolotti não é muito conhecida no Brasil. Mesmo sendo um sobrenome raro por aqui, ainda é possível encontrar seus descendentes. Veja abaixo um pouco da história, variantes e modelo de brasão dos Bortolotti.

O sobrenome Bortolotti, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Bortolotti

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como um patronímico, pois deriva do nome do fundador deste tronco familiar. Vem do nome próprio Bortolo, o qual seria uma redução popular italiana de Bortolomeo, acrescido do sulfixo plural otti. Este sulfixo pode assumir a forma de um aumentativo ou um diminutivo.

Ele definiu-se como sobrenome através da expressão “Filius Quondam Bortolotto” ou Filho do Senhor Bortolotto. Tomou sua forma plural quando, na Itália, adotou-se o costume de as famílias morarem juntas em grandes casas. Assim, a Casa dos Bortolotos ficou conhecida como Cassata dei Bortolotti. A terminação i em italiano representa o plural.

Mesmo este sendo um sobrenome que de certa forma se tornou popular na Itália, ao que parece, ele só foi surgir em meados de 1700. De lá para cá, houve algumas mudanças na grafia, evoluções do próprio sobrenome e muitas outras razões que tornam ainda mais rica a história dos Bortolotti.

Variantes do sobrenome Bortolotti

Este sobrenome tem várias grafias diferentes. Ao que parece, todas possuem a mesma origem. Algumas delas são: Bortoloti, Bortoletto, Bortolotto, Bortoletti, Bertolotti, Bertola. Todos esses são variantes relacionadas ao nome próprio Bortolo. Elas são variantes utilizadas para distinguir as famílias, uma vez que este sobrenome tomou grandes proporções na Itália.

Brasão da Família Bortolotti

O brasão da família Bortolotti encontrado é bem simples. Ele tem um escudo azul com um leão de prata. Este animal está aparentemente segurando uma arma medieval de guerra. Acima do leão tem-se uma estrutura na cor vermelha com três símbolos não identificados feitos de ouro.

É possível encontrar outros brasões da família Bortolotti, uma vez que este possui variantes de famílias que criaram sua própria identidade. Mesmo assim, este parece ser o mais original desta família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

11 Comentários

  1. Luis Fernando Bortolotti says:

    Também sou Bortolotti, quem quiser entrar em contato bortolotti@bortolotti.com.br, neto de João Bortolotti e Adelaide Régis Bortolotti

  2. César Bortoloti says:

    Oi,sou César Bortoloti…meu avô se chama Primo Bortoloti,….italiano legítimo,…comedor de pizza…meu pai se chama João Bortoloti,….filho de italiano,…nascido no Brasil e comedor de lasanha,…..ele se casou com uma baiana e nasceu esse César Bortoloti aqui,…comedor de buceta.

  3. Tiago Bortolotti says:

    Olá sou Tiago Bortolotti , gostaria de parente rico ,para me dar herança ……kkkkkk

  4. KLEBER BORTOLOTTI says:

    sou kleber giuliano bortolotti, italiano comedor de macarrão e degustador de um bom vinho, muito orgulho em pertencer a este sobrenome.

  5. Luiz Gustavo says:

    Eu também sou um bortoloti

  6. Suelen says:

    João Pedro…meu avô tb se chama José Bortoloti…

  7. joao pedro bortoloti says:

    sou um bisneto de José Bortoloti meus familiares desconhecem a origem dos irmãos ou familiares do meu bisavo por favor se alguem de nossa familia ler este comentario entre em contato ficaria feliz em conhecelos

  8. Dreice Bortolotti says:

    Quero conhecer meus familiares Bortolotti.
    Face Dreice Bortolotti

  9. keller Bartoloti says:

    Quero conhecer meus parentes Bartoloti
    Face keller bartolti Robles
    Whats 67 84828629
    Snap kellerbr_07
    Outlook kellerbr@Outlook.com

  10. hermes Luiz bortolotti says:

    Ok.

    Tenho muito orgulho tmbm

  11. elidio bortolotti filho says:

    sou um bortolotti com muito orgulho

Deixe um comentário