Família Berrelha

                O sobrenome Berrelha é de origem portuguesa e muito pouco comum em nosso país, apesar da forte influência ibérica. A seguir, daremos maiores informações sobre a origem da família, curiosidades, variantes do sobrenome e o brasão.

Origem da Família Berrelha

É uma família com a parte histórica difícil de ser resgatada. Apesar de ser um sobrenome português, remonta à época da Roma Antiga, devido à alguns documentos históricos, e também há presença na cidade de Estella, região de Navarra, na Espanha, próxima à cidade de Pamplona. Esse sobrenome aparece em alguns documentos nessas regiões, mas não se sabe ao certo datas ou maiores detalhes.

Em Estella, há registros de uma família que residia dentro dos muros da cidade no final do século XII. Há referências dos descendentes dessa mesma família nos séculos XV e XIX. Há registros também de uma origem italiana, que tem como seio a cidade de Bitonto, na província de Bari, ao sul do país. Nessa região havia muitos castelos e pessoas com o sobrenome Berrelha estavam presentes nesses locais, e os seus descendentes foram disseminando o sobrenome, inclusive para outras regiões da Europa.

Curiosidades

No Brasil, há pessoas com esse sobrenome especialmente nos estados com maior presença de portugueses, italianos e espanhóis, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Fora do Brasil, há registros em outros países, com a presença de imigração européia, como: Estados Unidos, Austrália, Argentina, Itália, Espanha, Índia e Inglaterra. Mesmo para as variantes gráficas desse sobrenome, é difícil encontrar informações precisas sobre a sua origem e história.

Variantes do Sobrenome Berrelha

O sobrenome Berrella apresenta algumas variações, como veremos a seguir: Berrello (de Portugal); Berrela (de Portugal); Berrelo (de Portugal); Berrero (da Espanha); Berres (da Espanha, da região da Catalunha); Berrese (da Itália); Berrest (da França, da região de Lorraine); Berresua (da Espanha, da região de Biscaia); Berret (da França, da região da Bretanha); Berrateaga (da Espanha, da região de Biscaia); Berretta (da Itália); Berrettari (da Itália); Berretti (da Itália) e Berrevin (da Alemanha).

Brasão da Família Berrelha

Não há brasão da família Berrelha.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. dulci says:

    Quem é essa pessoa que procura pela família Berrelha no cabeçalho desta página e não se identifica? Pois sou também da família Berrelha. Será que ela ainda está procurando?

  2. Regina says:

    Estou à procura d meus parentes portugueses. Sei q minha bisavó, Matilde dos Anjos, havia acabado d perder o marido, Antonio Joaquim Berrelhas, em Portugal e muito desgostosa migrou p o Brasil com os filhos, Alvina, Alberto, Manuel, Filomena e Maria, por volta d 1911-1912, deixando em Portugal outros filhos adultos. Caso vc se identifique com os dados, entre em contato comigo. Regina. São Paulo.

  3. Otávio Tabelião HArter says:

    Meu nome tem Tabelião

Deixe um comentário