Família Bernini

A Família Bernini teve muitos descendentes importantes. Se você pertence a esta família, vai gostar de aprender um pouco mais sobre sua origem, as curiosidade, as variantes e o modelo brasão.

O sobrenome Bernini, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Bernini

A Família Bernini tem origem italiana. Esse sobrenome é considerado patronímico, pois deriva do nome do pai. A palavra Bernini é o plural de Bernino que é diminutivo de Berno. Desse modo provém do nome popular Bernardo.

Nesse contexto, devemos ressaltar que alguns sobrenomes surgiram nas cruzadas italianas. As pessoas começaram a adotar sobrenomes de uma família corporativa, sendo assim eles não pertenciam à mesma família, mas tinham os mesmos objetivos, seja ele comercial ou religioso.

Posteriormente a essa época surgiram os sobrenomes patronímicos de origem onomástica para diferenciar as pessoas, pois era muito comum elas serem chamadas, por exemplo, de “Filho do Sr. Bernino”, “Antônio o filho de André” e com o passar do tempo foram se modificando. Assim, surge alguns sobrenomes entre eles “Bernini”.

Curiosidades

Pietro Bernini foi um grande escultor maneirista italiano. Seu filho Gian Lorenzo Bernini seguiu o caminho da arte igual seu pai, entretanto foi mais reconhecido. Bernini trabalhou como escultor, pintor, desenhista, cenógrafo e criou espetáculos pirotécnica.

Entre as obras esculpidas por esse grandioso artista do barroco italiano, tem a “Fonte dos Quatros Rios”, Rio Nilo, Rio Gangues, Rio Prata e Rio Danúbio, que está localizada na praça de Navona, em Roma. Essa obra tem um grande valor cultural, sendo considerada uma obra belíssima.

Variantes do Sobrenome Bernini

As principais variantes do sobrenome Bernini são: de Bernard, Benard, Bernat, Berth, Bernucci e Bieratowicz. No Brasil, dos registros encontrados, todos tem a grafia “Bernini”.

Brasão da Família Bernini

brasao-sobrenome-familia-bernini

O brasão da Família Bernini tem seu formato arredado na parte inferior e um alongamento no centro. O esmalte que recobre esse escudo é branco. Na parte superior tem o desenho de três folhas e embaixo tem um berrante preto com vermelho. Provavelmente, o patriarca dessa família tocava berrante e as folhas representam sua plantação.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário