Família Bernardes

A família Bernardes foi constituída fora do Brasil, mas hoje em dia tem o seu espaço na população Brasileira. Ela não chega a ter um sobrenome raro demais, mas também não é tão popular. Confira abaixo algumas informações de origem, curiosidades e sobre o brasão.

O sobrenome Bernardes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Bernardes

O sobrenome de origem patronímica que surgiu em Portugual. Sua origem se dá pelo fato de se derivar de um nome próprio, que provavelmente vem do fundador da família que se chamava Bernardo.

A terminação “es” dada aos sobrenomes significa “filho de”. Inicialmente, se falava “Fulano filho do Bernardo”, até que se propôs a terminação “es” que deu origem ao sobrenome existente atualmente.

O nome Bernardo é de origem germânica e significa “forte como um urso”.

Curiosidades

No Brasil, uma figura que tornou este sobrenome Bastante conhecido foi a apresentadora do jornal nacional e atualmente do programa Encontro, foi Fátima Bernardes. Além disso, é possível encontrar outras figuras conhecidas com o mesmo sobrenome.

Variantes do sobrenome Bernardes

Uma das poucas variações do sobrenome Bernardes é o espanhol Bernardez. Fora isso, pode ser que existam algumas variações vindas de traduções de outros países. Pode ser que exista Bernard e Bernardi, entre outros.

Existem mais duas variações para o sobrenome Bernardes, mas estas não podem ser consideradas válidas oficialmente, uma vez que é possível que as famílias não são as mesmas. Esses sobrenomes são Bernardim e Bernardino, que são diminutivos do que estamos tratando.

Brasão da Família Bernardes

O brasão da família Bernardes é bem interessante e bonito. Ele é todo em ouro e negro. Constituído por um escudo com o fundo de ouro e duas águias afrontadas de negro. No seu timbre é possível encontrar uma armadura de guerra que no seu topo possui uma das águias do escudo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

94 Comentários

  1. Maria Luiza Ribeiro says:

    Alguém conheço pessoas da familia Bernardes da Costa de Belo Horizonte, com membros chamados Rosemberg e Rosemburgo ? Vamos enviar informaçoes para: netinho@tpnet.psi.br
    obrigada.

  2. Eduardo Antônio Pessoa Bernardes says:

    Eduardo Antônio Pessoa Bernardes natural de Belo Horizonte Meu pai
    nasceu em Candeias sul de Minas Gerais e meu avô de Santo Antônio do Monte Minas Gerais.

  3. João Antonio Bernardes says:

    Eu gostaria muito de montar minha árvore genealógica, mas tenho muito pouca informação de meu bisavô Eduardo Bernardes, gostaria que se alguém tiver maiores informações entre em contato pelo meu e-mail

  4. João Antonio Bernardes says:

    Olá, meu nome é João Antônio Bernardes, sou de Floripa, sou bisneto de Eduardo Bernardes e neto de Nelson Bernardes, muito bom achar mais descendentes da família Bernardes​.

  5. Olá pessoal,

    Meu nome é Thiago Bernardes da Silva, moro em Sorocaba-Sp, sou filho da Neide Bernardes da Silva e o meu avô se chama João Bernardes.
    O interessante é que meu avô tem descendência espanhola, porém vi que o nome Bernardes é natural de Portugal.
    Tenho uma grande dúvida sobre a árvore genealógica.
    Se alguém souber algo, por favor me avise.
    meu e-mail é thiagohmf@hotmail.com
    Obrigado.

  6. Eleazar Bernardes de Andrade says:

    Sou Eleazar Bernardes de Andrade moro em Valinhos SP meu pai Antônio Bernardes de Andrade já falecido nasceu em Ilicinia MG se casou com Maria Alves de Andrade e se mudou para a cidade de Oriente SP somos em 13 irmãos com muitos parentes em Ilicinia Guapé Boa Esperança MG .Sou parente do fundador dá rádio de Ilicinia MG se José Bernardes de Andrade ,em breve estarei em Ilicinia para conhecê-los

  7. Jose Paulo P Bernardes says:

    Olá.
    Sou José Paulo Bernardes. Bisneto de Manuel Francisco Bernardes que, com 2 irmãos, veio de Portugal para Paty do Alferes, RJ, no final do séc. XIX, onde constituiu família numerosa. A origem de meu bisavô é de uma localidade denominada Vilarinho do Porto.
    Sei que também há muitos Bernardes que, vindos de Portugal, foram para Minas Gerais. Os depoimentos aqui confirmam que a grande maioria é, efetivamente, de Minas Gerais.
    Fiquei surpreso, de acordo com os depoimentos, com o expressivo contingente de Bernardes localizado no sul do Brasil.

  8. JOSÉ RENATO BERNARDES says:

    Sou José Renato Bernardes…nascido em Irapuru/SP…alta paulista próximo a Dracena…Adamantina e Presidente Prudente…meu pai Vitelzino José Bernardes…e meu avô Paterno… Rodrigo José Bernardes…hoje moro na Zona Sul de São Paulo. Meu pai veio da cidade de Itaqui no estado da Bahia, e morou inicialmente após 1949 na região de Lavínia, Pacaembu e por último Irapuru/SP…gostaria muito de saber se alguém os conheceu…abraço forte em toda a grande família “Bernardes”

  9. Susan says:

    Poxa quantos Bernardes, a questão eh que não sou somente Bernardes e sim Bernardes da Costa, meus avós residiam em Ituiutaba MG,
    Geraldo Bernardes da Costa e Teresinha Teixeira da Costa ( que se disquitaram) , e bisavós Francisca Alves de Freitas e Genesio Bernardes da Costa.

    Quero muito buscar orientação e informações sobre eles e saber quem foi o patriarca da nossa família, e quem veio de portugal.
    Se alguem sou er entre em contato comigo pelo email susanbernardesbalchuna@ gmai.com

  10. Caroline Bernardea says:

    Olá, sou neta de Mário Bernardes Alves nascido em Minas Gerais filho de Antônio Bernardes Alves

  11. siony gomes vencio says:

    Corrigindo o nome da minha avó Maria Romana Gomes,

  12. siony gomes vencio says:

    Ola, me chamo Siony Gomes Vencio, sou filha de Magnolia Bernardes Gomes da Silva, que é filha de Maria Roma Gomes, que é filha de Pedro Bernardes Machado e Maria das Dores.
    Estou procurando informações dos meus bisavós e tataravós da familia Bernaredes.
    Obrigada

  13. Fabricia Lino says:

    Olá sou Fabricia Lino da Silva, meu pai se chama Luiz Bernardes da Silva, procuro os irmãos do meu pai, que até então se encontravam em Curitiba e São Paulo, o nome dos meus avós eram Maria Mauricia da Conceição e João Bernardes da Silva, s irmão s atendiam pwlo nome de Nelson, Arenita, Nida, Maria, se alguem ai se se identificar, entre em contato fabricia_lino16@hotmail.com … Obrigado

  14. Rejane says:

    Sou da familia Bernardes e meu pai era Gentil Diniz Bernardes e meu avo Adolfo Felix Bernardes nascidos em santa Maria Rio Grande di Sul.

  15. Adriana says:

    Estou a procura de possíveis parentes meu avô José Bernades da Silva, filho do senhor José Bernades da Silva morou em Campos Gerais em meados dos anos 60 ele era casado com Lucinda Maria de Jesus

  16. Fernando Bernardes Botado Quintão says:

    Eu sou Fernando Bernardes Botado Quintão, meu avô Joaquim Bernardes Botado era português casado com Efigenia Laureano Dias também portuguesa.Meu avô nasceu em Óbidos-Portugal e migrou para o Brasil depois da segunda guerra.Minha mãe nasceu no Brasil e meu pai e bisneto de portugueses.

  17. Ana Neri Bernardes says:

    Sou Ana Neri BERNARDES.

    Meu Pai José Silvio Bernardes

  18. Claudiney Bernardes Batalha says:

    Ola, minha mãe se chama Ana Bernardes Batalha, ela está com 69 anos, esses dias perguntei a ela se tinha algum desejo, pois é mulher bem simples e me cortou o coração quando ela disse que gostaria de conhecer a família dela, pois saíram de Campestre MG e vieram pro interior de São Paulo só meus avós, o restante permaneceu em Campestre, meus avós são José Bernardes e Antônia Lourenço.
    Sei que vai ser dificil, mas não custa tentar aqui né rsrs
    Whats 18 98129 7357

  19. Maria das gracas alves bernardo says:

    Sou de campos dos.goytacases.estado do rio de janeiro sou uma bernardo.meu avo se chamava benedito alves bernardo era construtor de obras .construiu varias usinas de alcool e acucar em campos.minha vo se chamava luiza alves barreto.meus familiares moravam em barcelos interior.de campos.busco familiares bernardo

  20. Juliana F. Bernardo says:

    Sou Juliana Feitosa Bernardo, eu e minha família moramos em Porto Velho capital de Rondonia. A familia do meu pai que toda é Bernardo, veio do Paraná para viver aqui.

  21. Tiago Bernardes Teixeira says:

    Há também o sobrenome Bernard , que também é uma variação de Bernardes e é comum em países como Alemanha , Irlanda e outros !

  22. EMERSON BERNARDES says:

    Ola meu e Emerson Luiz Caetano Bernardes que vem de meu pai Loricio Bernardes.
    morava em Sideropolis .

  23. Tatiane lima says:

    Ola minha avó é filha de Maria Rita Bernardo e de Pedro Tavares de Jesus moradores da região de Minas Gerais cidade de Abaeté, os pais morreram e ela ficou órfã e foi afastada dos familiares. Ela cresceu sem conhecer os tios e primos ela gostaria de saber se ainda existe familiares dos Bernardo ou Bernardes e dos Tavares desta região… qualquer informação meu email é tatiane_ bastos20@hotmail.com . Quem souber alguma informação pois minha avó já está bem idosa e gostaria de saber sobre sua família pois cresceu sem saber de ninguém. Obg

  24. Meu bisavô venho lá de Florianópolis Gustavo bernardes e venho embora para Caxias do sul e deixou 11 irmãos
    É meu avô nunca viu nenhum rio só de são marcos face kelly bernardes

  25. Helenilda says:

    Olá, meu nome é Helenilda Bernardo, sou natural de Recife -Pernambuco, meu pai Cícero Bernardo, não conheço meus familiares por parte do meu pai.

  26. iasmin souza bernardo says:

    sério do confusa meu sobrenome é bernardo,só q tem duas familias q eu posso fazer parte q são os bernardes ou os bernini.

  27. Adailson Bernardes says:

    Sou do Rio de Janeiro e sou da familia Bernardes

    • Pedro Bernardes Carneiro says:

      Sou Bernardes por via materna. Do meu conhecimento, este ramo está no lugar do Carvalhal, freguesia do Turcifal e concelho de Torres Vedras há, pelo menos, 5 gerações. O apelido “Bernardes” é relativamente vulgar em Portugal, país de onde julgo ter origem.

  28. Brenda Bernardes Spoo says:

    Desculpa gente na hora de digitar confundi com outra parte da minha família. Temos descendência Portuguesa não italiana, foi confusão minha com as partes da minha família. DESCULPAAAA kkkkllk

  29. Brenda Bernardes Spoo says:

    Também sou Bernardes. Família materna italiana, veio do meu avô materno, Dr René Bernardes de Souza, somos de São Paulo, eu moro em Guarulhos que é grudado em SP capital. Gente o nome vem realmente da Itália não é porque seus parentes sempre foram daqui, considere a quantos anos o Brasil foi colonizado, muitos vieram em meio a segunda guerra que não faz tanto tempo mas teve muitos que vieram logo que foi colonizado pra ter um pedaço de terra, lembre-se também que antigamente se tinham muitos filhos, e assim foi se espalhando pelo Brasil. Dos meus tios ex. Meus avós maternos tiveram 5 filhos todos Bernardes.. 2 tios Bernardes hoje moram e fizerem família em Minas, 1 é do Rio Grande do Sul e formou família lá também com mais 3 filhos Bernardes e 2 minha mãe e mais uma continuaram em São Paulo e constituíram família… assim com o passar dos anos vão se separando e perdendo contato mas provavelmente boa parte de nós vivemos dos mesmos atepassados.

  30. Geovani Bernardes says:

    Meu nome é Geovani Bernardes Dias Jr. Filho de Geovani Bernardes Dias, Neto de João Bernardes de Guimarânia – Minas Gerais. Até onde busquei informações, não consegui encontrar minhas ascendência ou descendência. Tenho um desejo imenso de ter a nacionalidade dos patriarcas da família..!

  31. Luciana Bernardes says:

    Olá , minha avó materna se chama Maria Bernardes da Silva. Gostaria de pesquisar mais sobre a minha família. Sei que ela nasceu em Campos, Rio de Janeiro

  32. john says:

    eu sou natural de coronel fabriciano meu pai se chama florismundo bernardes natural de sao francisco do gloria MG estou a proucura dos meus avos paterno e bis avos se alguem pude ajuda meu E_MAIL e john_bernardes@hotmail.com obrigado

  33. Antonio Bernardes de Oliveira FFilho says:

    Sou natural de Anápolis-GO e neto de Otaviano Bernardes de Oliveira

  34. Dalton dos Santos Bernardes says:

    Sou da cidade de Natércia MG, porém sei que meu pai Daniel da Silva Bernardes é natural de Divisa Nova MG e parte de seus familiares estão na cidade de Alfenas MG e região.

  35. Cristiane Bernardo says:

    Sou de minas gerais e também pertenço a família Bernardes. Meu avô se chamava Jerônimo Bernardes da silva e seu pai José Bernardes da Silva. Meu avô era natural de campo florido / mg. Estou a procura de possíveis parentes (gostaria de saber da origem da família em minas).

  36. Graziele Bernardes says:

    Ola me chamo Graziele Bernardes.
    Meu sobre nome vem do meu pai João Bernardes.
    Meu avo se chamava Manoel Bernardes.
    Eles residiam na zona da mata em minas Gerais.
    Proximo a Viçosa.
    Na cidade de São Miguel do Anta.
    O sitio dele ficava em Capivara minas gerais.
    Estou a procura dos Bernardes de Minas.

  37. Silvia Bernardes says:

    Olá.,.. Sou natural de Sao Caetano do Sul, SP – minha bisavó era da Italia, porem com sobrenome “Bernardi”.. MInha avó tambem tinha Bernardi como sobrenome…. Nao fui atras das minhas origens, mas acho que tenho um pé na Europa….kikikikiki

  38. Carlos Bernardo says:

    Sou da familia Bernardo, no Rio grande do sul, Brasil.

    também faço parte dessa família.

  39. Glaucilene Bernard says:

    Sou da família Bernard e moro no Rio de Janeiro. Sobrenome aqui não é comum. A única coisa que meus tios contam é que meu tataravô veio da França e aportou em Macaé, fugindo da guerra, mas essa informação não tenho certeza. Queria muito saber a origem da minha família.

  40. Marlene Bernardes says:

    Sou filha de José Dias Bernardes neta de Antonio Bernardes.minha cidade natal Piranga MG…sou da familia Bernardes

  41. Sou Bernardes e estou a escrever um livro sobre minha família. Minha família tem suas origens nos Açores e na região de Guimarães em Portugal. Sou the Luz em Minas Gerais. O trajeto da minha família vem das Ilhas Açorianas Pico e Santa Maria, e da Região de Guimarães no Norte de Portugal. De lá para a Comarca do Rios da Mortes (Forum São Jão Del Rei) no Sul de Minas Gerais. Ganharam sesmarias nas região de Padros, Lagoa Dourada, São João Del Rei, Freguesida do Tamanduá (hoje Itapecerica), Santo Antônio do Monte, Esteios e Luz. Santo Antônio do Monte, Esteios, e Luz foram parte da Comarca do Rio das Mortes e da Freguesia do Tamanduá. Conselho: para saber a origem de suas famílias pesquise nos cartórios e foruns de 1900 para cá, nas igrejas antes de 1900 e no IPHAN para testamentos e invetários de Trisavós, Tetravós, Pentavós, Hexavós… Eu tive sorte, pois minha família casaram-se primos com primos desde de Portugal. Boa sorte.

  42. Jessica Bernardo says:

    Boa noite! Sempre tive curiosidade em saber qual a origem do meu sobrenome. A família toda do meu pai é Bernardo. Somos de Jaú, interior de São Paulo. Sou Neta de Milton Bernardo e filha de José Antonio Bernardo. Tem alguém que mora por perto???

  43. Everton Aparecido Bernardes Ezequiel says:

    Olá pessoal meu sobrenome vem do meu avô e toda minha familia parte de pai tem o bernardes … criem um grupo pra gente como somos do mesmo clã. Meu whats app é 19 999210373 moro em serra negra sp. Mais meu pai é do parana meu avô ou bisavô é de minas.

  44. paulo bernardo says:

    Olá , sou paulo sergio bernardo , neto de julio bernardo sou de sorocaba sp , mas praticamente minha familia inteira é de capão bonito , será que há mais alguém aqui q morou lá ??? Abraços

    • Jessica Bernardo says:

      Paulo, o tio do meu chamava-se Julio Bernardo, porém a família toda é de Dois Córregos, interior de São Paulo. Coincidência ….

  45. Bruno says:

    alô pessoal meu nome é Bruno Bernardes Alkimin e sou natural de Itajubá – MG, cidade que fica localizada no sul de Minas Gerais.

  46. Paulo Bernardes says:

    Olá Me Chamo Paulo Bernardes sou de São Caetano do Sul – SP a Família do Meu Pai que se Chama Messias Bernardes é do Sul de Minas Gerais espalhados por Poços de Caldas,Campestre,Ariado,Guaxupé,Guaranésia interessante essa história de todos os Bernardes serem do mesmo clã….

    • Marlene says:

      Olá. .meu pai tinha um primo que se chamava Messias Bernardes

      • Antônio Bernardes de Oliveira says:

        Sou neto de Otaviano Bernardes de Oliveira e de Antônia Cintra. A ascendência deles é de Uberaba. Ele teve vários irmãos e irmãs. Conheci um deles que se chamava Manoel Silvestre Bernardes de Oliveira.Ele nasceu em 1896 e viveu 86 anos em Anápolis-GO.

  47. Guilherme says:

    Olá. Me chamo Guilherme Bernardes. Sou de Catalão Meu familiares do sobrenome Bernardes vieram da região do entorno do Triângulo Mineiro.

  48. Bruno Bernardes says:

    Olá!
    Meu nome é Bruno Bernardes de lima, de Goiânia- Goiás, existem poucas pessoas com o sobrenome Bernardes aqui em Goiânia, conheço só os da minha família mesmo.

  49. George says:

    A família Bernardes pelo vista está em todo o Brasil, pois no Piauí não é diferente, somos mais de 70 BERNARDES. MUITOS ADVOGADOS, MÉDICOS, ENFERMEIRAS…

  50. Marcia Bernardes says:

    Rodrigo Bernardes,
    boa tarde
    Meu avô se chamava Saturnino Bernardes Coelho e nasceu em Passos Minas Gerais. Será que temos alguma relação? Entre em contato. Meu email marbernardes@ig.com.br

    • Rogério Bernardo says:

      oi Marcia e Rodrigo meu avô se Chamava Benedito Bernardes da Silva ele era natural de Itajubá MG eu me lembro apenas no nome da minha bisa que era Cândida

  51. Anderson Bernardes says:

    Boa Noite
    Sou Anderson Bernardes de Abreu, sou de Machado, Minas Gerais, sou filho de Cleuma Bernardes de Abreu e neto de Iolando Bernardes e Floripes Bernardes, gostaria muito de saber se tenho parentes em portugal e consequentemente tirar minha cidadania portuguesa..
    Abraços

  52. gostei muito de saber a origem do meu sobrenome

  53. Pedro Bernardes says:

    Sou Pedro Bernardes filho de Antônio Bernardes hoje com 86 anos, neto de Pedro Inácio Bernardes natural de Camboriú. Resido em Blumenau Santa Catarina

  54. Bianca Viana Bernardes says:

    Olá a todos. Meu nome é Bianca Viana Bernardes,tenho 16 anos e sou natural do Rio de janeiro. Meu pai chama-se Luis Mario Bernardes, meu avô se chamava João Felipe Bernardes e meu bisavô Olímpio Bernardes. Todos da minha família paterna compartilham o sobrenome.Telefone para contato: (21) 9 7666-5897 / (21) 3662-0278. E-mail: b_barbie27@hotmail.com. Fiquei feliz em saber que vocês fazem parte de minha família. Um abraço, Bernardes.

  55. Alzira Elesbão Bernardes says:

    Meu pai se chamava Antonio Dali Félix Bernardes,gostaria de saber a origem deste sobrenome,pois não conheci meu pai e ninguém da familia dele,quando ele morre eu tinha 1 ano de vida ,nem foto dele nunca vi.

  56. Rodrigo Bernardes says:

    Meu nome é Rodrigo Bernardes (toda a família do meu avô paterno carrega esse sobrenome). Sou mineiro de Passos (360 km de Belo Horizonte). Sempre tive interesse em descobrir as origens do meu sobrenome. Mas há muitas divergências sobre a mesma. 35 92365960. Um abraço a todos da família Bernardes….^^

    • Maria Aparecida says:

      Boa tarde Rodrigo
      Feliz Natal e Prospero ano novo. Sou Maria Aparecida Bernardes. Sou natural de Matozinhos-MG e moro em Belo Horizonte. Será que somos parentes?
      OBS: tenho familiares em Boa Esperança e Campos Gerais-MG.

      Abraços
      Att
      Cida

      • Bernardes says:

        Maria Aparecida, minha mãe é Bernardes. O pai dela e os tios eram de Dores de Boa Esperança, atual Boa Esperança, MG. O pai da minha mãe chamava-se José Marcelino Bernardes. Ele saiu de MG e foi para Goiás, mas os irmãos ficaram por Boa Esperança e Guapé e sei que nessa região há muitos Bernardes. Se quiser entrar em contato meu email é mendes.gb@gmail.com.

  57. Kenedy Bernardes says:

    Me chamo Kenedy Bernardes (minha família toda compartilha esse sobrenome). Sou de Santa Vitória-MG e queria saber mais da origem do meu sobrenome e da minha ascendência.

  58. joao bernardes says:

    sou joão bernardes nasci em guaraci s/p, morei até os 02anos em guaraci depois mudamos para capital s/p bairro parque santa madallena,estudei no senai vila alpina,trabalhei fanaupe mooca, isso anos 80,hoje moro em barretos, s/p sou comerciante meu avo chamava joao bernardes tel 17 81350464 valeu……………………

  59. josimar says:

    Sou josimar bernardes natural do rio de janeiro. tel 21 77632850

  60. VALDECIR BERNARDO says:

    OLA PESSOAL, SOU BERNARDO.
    FIQUEI SABENDO QUE MEU BISAVÔ SE CHAMAVA GERMANO BERNARDO, PARECE QUE O PAI DELE NA EPOCA MORAVA EM SANTA ROSA, DA FAMILIA DOS BERNARDES, NA EPOCA ESSA COISA DE SOBRE NOME ERA MEIO POR CONTA. ELE TINHA UM VIZINHO QUE ERAM MUITO AMIGOS, O NOME DO VIZINHO ERÁ JOAO BERNARDO, GOSTOU TANTO QUE MUDOU O SOBRE NOME PARA JOAO BERNARDO.
    VE SE PODE UMA COISA DESSAS. MAS É A NOTICIA QUE TENHO DOS MEUS TIOS.

    ABRS. A TODOS.

  61. Meu nome é Patricia Bernardo…tive uma curiosidade em saber mais sobre meu sobrenome…sou natural de Minas Gerais…neta de Marcelino BERNARDO….acho lindo meu sobrenome…minha vontade era colocar o primeiro nome do meu filho de Bernardo,mas não queria perder o sobrenome,acabou q tive uma menina,LAVINIA BERNARDO…um abraço á todos BERNARDO e BERNARDES. 🙂

  62. Jacqueline Bernardes says:

    Sou Bernardes também. Aliás, os últimos que comentaram me fizerem ficar curiosa se somos parentes. Pois minha avó tem parentes no Paraná e também em Minas. Que sabe, né?

  63. Luiz Vinícius Bernardes Santos says:

    Bom, tenho 15 anos, sou de Barueri, São Paulo, e me deu essa curiosidade de pesquisar sobre minha família, prazer em conhecer TODOS vocês, achei meio estranho a familia ser Italiana, pois meu avô é Lyrio Bernardes Neves. E ele é de Minas Gerais e todos antes.dele também eu acho.

  64. Anderson Bernardes says:

    Olá meu nome é Anderson Bernardes, natural do Paraná – Brasil. Não sei a origem do meu nome e nem minha ascendência.

  65. claudio bernardo says:

    sou claudio bernardo sou natural de alagoas resido em colonia leopoldina
    sou da sua familia
    fone (79)98035074 mim liga pois somos familia

  66. adfevilton bernardes says:

    s
    sou adevilton bernardes,natural de florianopolis sc – o sobrenome bernardes e de origem iberica. todos os bernardes do mundo pertencem a mesma familia, que e unica no mundo.

    ou adevilton victor bernardes – bernardes e de origem iberica, todos os bernardes sao de uma

  67. A.C.Bernardes says:

    Um abraço do Bernardes.
    Sou natural de S.João de Vêr, da cidade de Santa Maria da Feira em Portugal.
    Meu pai chamava-se David Bernardes
    Eu chamo-me Américo Bernardes.
    Procuro saber informações mais detalhadas sobre o nome dos Bernardes em Portugal e no resto do mundo.
    Aparece muito, mas com pouca descrição.
    Se souberes mais passa parte.
    A.C.Bernardes

  68. paulo jiovane bernardes says:

    levei 33anos para descobrir a origem do meu sobrenome sou natural de alegrete rs morei por muito tempo em rosario do sul hoje sou proprietario de uma padaria em canoas a2 anos sera que pelo fato do sobrenome bernardes ser de origem potuguesa e´ que gosto de trabalhar com pao ja faz 18 anos que sou padeiro um abraco para todos da familia bernardes

Deixe um comentário